You are on page 1of 18

SEMINRIO

Eliane Lopes Sarmento Fabola Barbosa da Silva Alves Francisca Juliana Diniz

Gabriela Ferreira de Medeiros

Prof.. Raquel Lima Silva

CUIDANDO DO CUIDADOR
OBJETIVO DO SEMINRIO Identificar as percepes e concepes acerca do cuidado de si, estimular um olhar interior, de todos os profissionais de Enfermagem, sobre o cuidado com o seu corpo holstico.

CUIDANDO DO CUIDADOR
CONCEITOS E SIGNIFICADO O verbo cuidar em portugus denota ateno, cautela, desvelo, zelo. na realidade uma atitude de preocupao, ocupao, responsabilizao e envolvimento afetivo com o ser cuidado.

CUIDANDO DO CUIDADOR
O cuidado sob o olhar da enfermagem
A predominncia do modelo humanstico destaca-se na histria da enfermagem devido sua relao com as mais variadas formas de cuidar. Proporciona o conforto e bem-estar fsico e mental. Com o surgimento da primeira escola de enfermagem, criada por Florence Nightingale, no sculo XIX, a profisso do cuidar influenciada do esprito religioso, da organizao militar e dos princpios da diviso social do trabalho. Encontramos uma abordagem mais profunda sobre o cuidado, quando se conceitua o cuidado como necessidade humana essencial, identificando em diversas culturas diversas maneiras de cuidar.

TEORIA TRANSPESSOAL WATSON A cincia da enfermagem deve trabalhar sob uma nova tica. A enfermagem deve estar mais

CUIDANDO DO CUIDADOR

preocupada com a sade do que com a doena. A estrutura da teoria transpessoal define os conceitos do ser humano, sade, ambiente/sociedade, enfermagem. Todos esses fundamentos filosficos so empregados no cotidiano do processo de cuidar, que se estabelece nas relaes de intersubjetividade.

CUIDANDO DO CUIDADOR
A noo de seif
O conceito de seif vem sendo desenvolvido desde o momento em que o ser humano comeou a preocupar-se com sua dimenso desse conceito, buscamos o apoio de vrios autores. Conhecendo a interao da arte como cuidado A arte apresenta, atravs de sua histria, cdigos de significao relacionada vida humana. De modo, a enfermagem contempornea une a arte-cincia-ideal do cuidar, possibilitando aes que beneficiem o resgate do ser humano integral, fortalecendo os vnculos entre o sentir e saber-fazer.

CUIDANDO DO CUIDADOR
PORQUE O PROFISSIONAL PRECISA SE CUIDAR? Quem garante ao enfermeiro, em seu trabalho, o alvio do sofrimento e manuteno da dignidade em meio s experincias de vida e de morte? (Esperidio e Munari ) - O processo de formao do enfermeiro foi guiado, pela tcnica, fundamentada no modelo biolgico, sem que fosse dada a mesma importncia para os processos relacionais, fundamentais nos dias de hoje.

CUIDANDO DO CUIDADOR
EMEN, (1993) o ser humano no foi configurado, como uma mquina, podendo despirse de suas vontades e necessidades. emos clareza da importncia do papel da Enfermagem, no apenas dentro de um hospital,

CUIDANDO DO CUIDADOR
ERNANDES et al. (2003) sinalizam aspectos relevantes e necessrios a esse processo, como por exemplo, a implantao de planos de desenvolvimento profissional e pessoal. ARTINS (2003) por sua vez, indica que tais providncias so fundamentais para o fortalecimento dos projetos de humanizao das instituies de sade, to em evidncia nos dias de hoje. oje, at os mais humildes cidados tm

CUIDANDO DO CUIDADOR
OSTENARO & LACERDA, (2002). A Enfermagem deve se preocupar, com seriedade, em ser direcionada para consolidar-se como a profisso do cuidado e cada vez mais, deve primar por cuidar de seus prprios cuidadores.

Martins, (2003) Ningum pode dar ao outro o que no tem, diz um antigo provrbio, fato, por conseguinte, que seremos mais eficazes

CUIDANDO DO CUIDADOR
O DESAFIO DE APRENDER A CUIDAR DE QUEM CUIDA Para que tenhamos sucesso no processo de aprender a cuidar de quem cuida e para aprender a construir um ambiente de trabalho mais digno e feliz. ESPERIDIO (2001) mostrou atravs do seu estudo a importncia para o fato das instituies que formam enfermeiros repensarem a questo da formao do profissional enfermeiro dentro de uma perspectiva que possibilite ao aluno o cuidado sua pessoa como base para a estruturao de um bom profissional.

CUIDANDO DO CUIDADOR
urante o referido curso de graduao, principalmente na rea de Sade Mental, o aluno tem oportunidade de aprender e desenvolver habilidades que contribuem para sua auto percepo e autoconscientizao.

ensino no uma atividade com fins teraputicos, mas uma atividade de ajuda para aqueles que desejam

CUIDANDO DO CUIDADOR
fundamental o investimento no desenvolvimento da abordagem holstica no processo de formao do enfermeiro, considerando a humanizao do ensino uma estratgia necessria para o estabelecimento de relaes humanizadas com as pessoas que este profissional assiste (ESPERIDIO, 2001, p. 96). esse modo, o grande desafio consiste em minimizar fatores como este, entendido

CUIDANDO DO CUIDADOR
s instituies formadoras necessitam aprimorar suas metodologias de ensino relacionadas ao cuidado, incluindo nesse contexto preocupaes com a sade do cuidador.

onsiderando que o ambiente de formao acadmica, em muitos casos, o mesmo da atuao profissional, podemos aproveitar esta riqueza de contato com pessoas e suas experincias para conhecer e estudar tambm nosso comportamento e

CUIDANDO DO CUIDADOR
iante disso, consideramos necessrio que os graduandos em Enfermagem sejam incentivados e orientados a se perceberem como pea importante para o bom funcionamento de nosso Sistema de Sade.

lm disso, desempenharemos um trabalho que responda

CUIDANDO DO CUIDADOR
Causas de Estress
Dificuldades e falta de estrutura no trabalho. Desentendimentos interdisciplinar Trabalho sem descanso.

CUIDANDO DO CUIDADOR
CUIDADOR TAMBM PRECISA DE CUIDADO A psicloga autora da dissertao de mestrado Dores dos cuidadores em sade . FORMAO Em muitos casos, no existem disciplinas especficas para a complexidade do tema nas grades curriculares dos formandos dessas reas. Em decorrncia disso, a dificuldade de trabalhar em grupos e em equipe interdisciplinar uma dos grandes desafios a superar.

CUIDANDO DO CUIDADOR
CONCLUSO

O cuidador precisa permitir o contato com o seu interior para sentir o outro, e como conjunto do corpo-mente-esprito, os quais se complementam procurando encontrar- se consigo mesmos, estimulando a sua internalizao e os despertar da conscincia sobre a necessidade de cuidar de si para cuidar do outro.

You might also like