You are on page 1of 27

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM NAS NECESSIDADES DE ELIMINAO

VESICAL

ANATOMOFISIOLOGIA RENAL
RINS: filtram o sangue

URETERES: transportam a urina para a bexiga BEXIGA: reservatrio de urina at que ela seja excretada pelo corpo

NEFRN

FUNES DOS RINS


-Regulao

da Excreo de cido:

Catabolismo de protenas substncias cidas(cidos fosfricos e sulfrico). O excesso de cido inibe a funo celular. -Regulao da Excreo de Eletrlitos: Na: se excretado a mais= desidratao se excretado a menos= reteno K:sua reteno indica IR.

FUNES DOS RINS


-Regulao

da Excreo de gua:

ADH-aumenta reabsoro de gua -Regulao da presso sangunea: Renina/angiotensina -Armazenamento de urina e mico

MICO
Dois centros na ponte regulam a mico: 1- o centro M ativa o reflexo detrusor. 2- O centro L coordena o tnus do assoalho da pelve. Uma vez que a mico acontece, resposta a contrao da bexiga e o relaxamento coordenado dos msculos do assoalho plvico.

A bexiga normalmente retm 600 ml de urina. O desejo de urinar pode ser sentido quando a bexiga contm (150 a 200 ml no adulto e 50 a 200 ml na criana); Leso espinhal acima da regio sacra provoca a perda do controle voluntrio da mico, mas a via reflexa pode permanecer intacta, permitindo que a mico acontea reflexamente (bexiga reflexa).

FATORES PREDISPONENTES PARA ALTERAES DA FUNO RENAL


1-CONDIES PR-RENAIS: Diminuio do volume intravascular: desidratao, hemorragias, queimaduras, choque. Resistncia muscular perifrica alterada: sepse, reaes anafilticas (alrgicas). Falncia da bomba cardaca: insuficincia cardaca congestiva, infarto do miocrdio, doena cardaca hipertensiva, doena valvar, tamponamneto cardaco.

FATORES PREDISPONENTES PARA ALTERAES DA FUNO RENAL


2- Condies Renais: Agentes nefrotxicos (gentamicina); Reao a transfuso; Doenas do glomrulo(glomerulonefrite); Neoplasmas renais; Doenas sistmicas(diabetes mellitus); Doenas hereditrias ( doenas do rim policstico) Infeces

FATORES PREDISPONENTES PARA ALTERAES DA FUNO RENAL


3- CONDIES PS-RENAIS: Obstruo uretral, vesical: clculos, cogulos sangneos, tumores; constries; Hipertrofia prosttica; Bexiga neurognica; Tumores plvicos.

DISFUNES URINRIA E RENAL


*DOR
Dor renal: sentida no ngulo costovertebral Dor vesical:distenso excessiva ou infeco Dor no meato uretral: devido a infeco, traumatismo ou corpo estranho no meato urinrio. Dor escrotal:inflamao e edema do testculo ou epiddimo.

ALTERAES NA MICO
-Polaciria: aumento do nmero de mices por 24h, eliminado pequenas quantidades de urina,infeces; -Nictria: necessidade de levantar, durante o sono, noite para urinar; -Poliria:Aumento do volume urinrio acima de 1800ml por 24h, DM, diurticos;

-Oligria: dbito urinrio entre 100500ml/24h, IR;

ALTERAES NA MICO
-Anria: diurese menor que 50ml nas 24h, ICC, choque, hemorragia, IR; -Hematria: presena de sangue na urina(macroscpica e microscpica); -Proteinria: quantidades anormais de protena na urina, IR.

Reteno URINRIA
Incapacidade de urinar, sendo que ao mesmo tempo a urina est sendo produzida normalmente.

Cuidados de Enfermagem na Continncia Urinria


-Auxiliar o paciente a assumir uma posio natural de mico; -Providenciar cadeira higinica ou ajudar o paciente a ir ao banheiro;

-Assegurar privacidade e esperar mico do lado de fora do quarto; -Providenciar uma comadre ou papagaio;
-Abrir torneira e deixar gua correr de modo que o paciente oua o rudo;

Cuidados de Enfermagem na Continncia Urinria


-Dispor de gua em que o paciente possa agitar os dedos; -Verter gua morna sobre o perneo;

-Aplicar bolsa de gua quente na regio hipogstrica;


-Passar sonda vesical de alvio ou de demora, em ltimo caso, spm -Observar caractersticas da urina.

Incontinncia Urinria- a perda do


controle sobre a mico. Ela pode ser temporria ou permanente. Os cinco tipos de incontinncia so: 1- Funcional- passagem involuntria, imprevisvel, de urina com os sistemas nervoso e urinrio intactos. CAUSAS- mudana no ambiente; dficits sensorial, cognitivo ou de mobilidade. SINTOMAS- urgncia para urinar que causa perda da urina antes de alcanar o recipiente apropriado.

2-Hiperfluxo (Reflexa)- perda

involuntria de urina acontecendo de alguma forma a intervalos previsveis. O volume pode ser grande ou pequeno. CAUSAS: inibio da mico pela anestesia ou medicamentos; disfuno da medula espinhal SINTOMAS- desateno quanto ao enchimento da bexiga, falta de urgncia para urinar, inibio do espasmo e contrao vesical.

3-Esforo- presso intra-abdominal aumentada provocando extravasamento de uma pequena quantidade de urina, em uma uretra intacta. CAUSAS: tosse, gargalhada, vmito ou levantamento de peso com a bexiga cheia; obesidade, musculatura plvica enfraquecida. SINTOMAS: perda da urina com a presso intra-abdominal aumentada; urgncia de freqncia urinria.

4- Urgncia- paciente percebe a urgncia de urinar mas incapaz de inibir a mico. CAUSAS: capacidade diminuda da bexiga; irritao dos receptores de alongamento da bexiga; ingesto de lcool ou cafena; aumento da ingesto hdrica, infeco. SINTOMAS: urgncia urinria, espasmo ou contratura da bexiga, mico tanto em pequenos volumes como em grandes quantidades.

5-TOTAL- perda urinria total, no controlada e contnua. CAUSAS: neuropatias dos nervos sensoriais; trauma ou doena dos nervos na medula ou do esfncter uretral; fstula entre a bexiga e a vagina. SINTOMAS: fluxo constante de urina em horrios imprevisveis; nictria, desateno quanto ao enchimento da bexiga ou incontinncia.

Cuidados de Enfermagem na Incontinncia Urinria


-Assegurar ambiente favorvel;

-Dispor papagaio e comadre ao alcance do paciente;


-Ajudar o paciente a selecionar roupas que facilitem sua colocao e retirada; -Incentivar o paciente a realizar exerccio do assoalho plvico;

Cuidados de Enfermagem na Incontinncia Urinria


-Aumentar a ingesta hdrica para evitar constipao e tentar induzir controle da mico; -Manter o paciente limpo, seco e confortvel; -Colocar Uropen no paciente do sexo masculino; -Realizar balano hdrico

Desvios Urinrios- a realizao de um estoma para


desviar o fluxo da urina. Este desvio pode ser temporrio ou permanente 1- Possveis indicaes quanto aos Desvios Urinrios: Cncer de bexiga, prstata, uretra, vagina, tero, crvix, trauma, cistite crnica, fstula vesico-vaginal e/ou uretrovaginal

Tipos de Desvios: Ureterostomia- compreende a fixao da extremidade de um ou de ambos os ureteres na superfcie abdominal. Nefrostomia-intalao de um dreno diretamente dentro da pelve renal para promover a drenagem urinria.

Sistematizao da Assistncia de Enfermagem


1- HISTRICOReviso dos padres de eliminao; Sintomas de alteraes urinrias do cliente; Avaliao de outros fatores que podem estar afetando a capacidade de urinar normalmente; Padro de mico- freqncia, os horrios do dia, o volume normal a cada mico e as alteraes recentes. Sintomas de alteraes urinrias- sinais e sintomas de disria, oligria

Sistematizao da Assistncia de Enfermagem


Fatores que afetam a mico-idade, fatores ambientais, uso de medicamentos, situaes de estresse, doenas de base, gravidez, incio da atividade sexual. Exame Fsico-inspeo de massas no abdome superior; inspeo do meato externo, palpao renal observando aumentos; percusso acima da snfise pbica quanto bexiga distendida

Sistematizao da Assistncia de Enfermagem


Avaliao diagnstica e exames laboratoriais:
-Exame de urina; -Coleta de urina de 24 horas; -Urina do jato mdio; -Cistoscopia; -Bipsia renal

-USG;
-Raio X de RUB; -Pielografia

REFERNCIAS
ARAJO, M.J.B. Tcnicas Fundamentais de Enfermagem. 3 ed. Rio de Janeiro, Bezerra de Arajo, 1983.

DUGAS, B.M. Enfermagem Prtica, 4 ed. Rio de Janeiro, Interamericana, 1988.


KAWAMOTO, Emlia Emi. Fundamentos de Enfermagem. So Paulo; EPU, 1997. NETTINA, S. M. Prtica de Enfermagem. 7ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

POTTER, P. A. Fundamentos de Enfermagem.5 ed. Guanabara Koogan S.A. Rio de Janeiro, 2004.
SMELTZER, S. C.; BARE, B.C. Tratado de Enfermagem MdicoCirrgica. V.01, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1994.

You might also like