You are on page 1of 11

OBJETO DA TICA

Nas relaes cotidianas dos indivduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou no devo falar a verdade! Desta forma faz se necessrio que o indivduo conduza o seu comportamento de acordo com normas que julgar mais apropriadas ou mais dignas de ser cumprida. Estas normas precisam ser aceitas intimamente e reconhecidas como obrigatrias. Agindo assim moralmente.

PROBLEMAS MORAIS & PROBLEMAS TICOS

PROBLEMAS MORAIS
(Problemas Prticos)

So os problemas que se apresentam nas relaes efetivas, reais, entre indivduos ou quando se julgam certas aes dos mesmos.

(Generalidade)

PROBLEMAS TICOS
(Problemas tericos)

So as reflexes sobre o comportamento prtico. Quando o indivduo toma uma deciso pautado na reflexo d-se a passagem dos problemas prticos para os problemas tericos.

O CAMPO DA TICA
A tica pode contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamento moral. A funo da tica explicar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes. O valor da tica como teoria est naquilo que explica, e no no fato de prescrever ou recomendar com vistas ao em situaes concretas. A tica parte do fato da existncia da histria da moral, isto , toma como ponto de partida a diversidade de morais no tempo, com seus respectivos valores, princpios e normas.

META-TICA

TICA

MORAL

CONDUTA HUMANA

DEFINIO DA TICA
A tica a teoria ou cincia do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, a cincia do comportamento humano.

Definies do Dicionrio:
Moral parte da filosofia que trata dos costumes ou dos deveres do homem (idia para cada situao). tica parte da filosofia que estuda os deveres do homem para com Deus e a sociedade; cincia da moral (idia de geral)
tica vem do grego ethos que significa modo de ser ou carter. Moral vem do latim mos ou mores que significa costumes. A moral no cincia, mas objeto da cincia. Lembrando, que a tica estuda os atos humanos, mas, estes atos tem que ser:

Conscientes, Livres e Voluntrios.

Moral o ato que est de acordo com uma norma tica ou

indicao de conduta social.


Imoral o ato que fere uma norma tica ou uma conduta estabelecida pela moral social ou individual. o ato pelo qual se

do os anti valores: da injustia, do mal, etc.(vai contra a introjeo


da norma) Amoral o ato que no pode ser avaliado do ponto da tica ou da moral, pois nele no se do as condies transcendentais para a moralidade.(no h introjeo) No-moral o ato em que no esto envolvidos diretamente os valores morais, como por exemplo, assistir a um jogo de futebol ou

ir praia.

TICA E FILOSOFIA

A tica ento apresentada como parte de uma filosofia especulativa. A tica questiona e teoriza sobre o que o justo, sobre o agir adequado a uma determinada situao, na qual se realize o bem e se evite o mal. O comportamento moral prprio do homem como ser histrico, social e prtico, isto , como ser que transforma conscientemente o mundo que o rodeia, mas de uma natureza que est sempre sujeita ao processo de transformao que constitui precisamente a histria da humanidade. Desta forma, a tica nunca pode deixar de ter como fundamento a concepo filosfica do homem que nos d uma viso total deste como ser social, histrico e criador.

TICA E OUTRAS CINCIAS


A tica se relaciona com outras cincias que estudam as relaes e comportamento dos homens em sociedade e proporcionam dados e concluses que contribuem para esclarecer o tipo peculiar de comportamento humano que o moral. TICA & PSICOLOGIA Psicologia Presta uma importante contribuio tica quando esclarece as condies internas, subjetivas, do ato moral. A explicao psicolgica do comportamento humano possibilita compreenso das condies subjetivas dos atos dos indivduos e contribui para a compreenso da sua dimenso moral.

TICA & ANTROPOLOGIA SOCIAL E A SOCIOLOGIA

Nestas duas cincias se estuda o comportamento do homem como ser social sob o ponto de vista de determinadas relaes, assim como formas de organizao e de relao dos indivduos concretos dentro delas. SOCIOLOGIA Pretende estudar a sociedade humana em geral, na base da anlise das sociedades concretas, e ainda investiga os fatores e condies da mudana social. ANTROPOLOGIA SOCIAL Estuda as sociedades primitivas ou desaparecidas, sem preocupar-se com a sua insero num processo histrico de mudana e de sucesso. Em resumo, a antropologia e a histria, ao mesmo tempo que contribuem para estabelecer a correlao entre moral e vida social, propem tica um problema fundamental: o de determinar se existe um progresso moral.

TICA & DIREITO


A tica e o direito possuem uma estreita relao e, sabido que as duas disciplinas estudam o comportamento do homem como comportamento normativo. De fato, ambas as cincias abordam o comportamento humano sujeito a normas, ainda que no campo do direito se trate de normas impostas com um carter de obrigao exterior e, inclusive, de maneira coercitiva, ao passo que na esfera da moral as normas, embora obrigatrias, no so impostas coercitivamente.

TICA & ECONOMIA POLTICA

A tica se relaciona com a economia poltica como cincia das relaes econmicas que os homens contraem no processo de produo. Esta vinculao se baseia na relao efetiva, na vida social, entre os fenmenos econmicos e o mundo moral. Na medida em que as relaes econmicas influem na moral dominante numa determinada sociedade. O conhecimento desta moral tem de se basear nos dados e nas concluses da economia poltica. Os atos econmicos no podem deixar de apresentar uma certa conotao moral.

You might also like