You are on page 1of 10

Um conflito desta magnitude no comea sem importantes causas ou motivos.

Podemos dizer que vrios fatores influenciaram o incio deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela frica e sia. Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na dcada de 1930, na Europa, de governos totalitrios com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o territrio Alemo, desrespeitando o tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territrios perdidos na primeira guerra. Na Itlia estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itlia, com poderes sem limites. Tanto a Itlia quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econmica no incio da dcada de 1930, com milhes de cidados sem emprego. Uma das solues tomadas pelos governos fascistas destes pases foi a industrializao, principalmente na criao de indstrias de armamentos e equipamentos blicos (avies de guerra, navios, tanques etc). Na sia, o Japo tambm possua fortes desejos de expandir seus domnios para territrios vizinhos e ilhas da regio. Estes trs pases, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes caractersticas militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.

Alemanha Japo Itala Romnia Hungria Bulgria

Reino Unido Frana Unio Sovietica Estados Unidos China Polnia Canad Australia Nova zelndia Iuguslvia frica do sul Nepal Dinamarca Noruega Blgica Grcia Brasil E outros

EUA entraram na guerra a partir do bombardeio, efetuado pelos japoneses, da base de Pearl Harbor (Hava), em dezembro/1941.

O ataque a Pearl Harbor foi uma operao aeronaval de ataque base norte-americana de Pearl Harbor, efetuada pela Marinha Imperial Japonesa na manh de 7 de Dezembro de 1941.
O ataque em Pearl Harbor, na ilha de Oahu, Hava, foi executado sem prvio aviso contra a frota do Pacfico da Marinha dos Estados Unidos da Amrica e as suas foras de defesas, o corpo areo do Exrcito estado-unidense e a fora area da Marinha. O ataque danificou ou destruiu 11 navios e 188 avies e matou 2403 militares estadounidenses e 68 civis. Contudo, os trs porta-avies da frota do Pacfico no se encontravam no porto, pelo que no foram danificados, tal como os depsitos de combustvel e outras instalaes. Utilizando estes recursos a Marinha foi capaz de, em seis meses a um ano, reconstruir a frota.

O ataque marcou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial e o incio da Guerra do Pacfico, ficando conhecido como Bombardeamento de Pearl Harbor e Batalha de Pearl Harbor, embora o nome mais comum seja Ataque a Pearl Harbor ou simplesmente Pearl Harbor.

Embora estivesse sendo comandado por um regime ditatorial simptico ao modelo fascista (o estado novo getulista), o Brasil acabou participando da Guerra junto aos aliados. Em de fevereiro de 1942, submarinos alemes e italianos iniciaram o torpedeamento de embarcaes brasileiras no aceano Atlntico em represlia adeso do Brasil aos compromissos da carta do Atlntico(que previa o alinhamento automtico com qualquer nao do continente americano que fosse atacada por uma potncia extra-continental), o que tornava sua neutralidade apenas terica. Devido presso popular, aps meses de torpedeamento de navios mercantes brasileiros, finalmente o Brasil declarou guerra Alemanha nazista e Itala fascista, em agosto de 1942. Sendo na poca, um pas com uma populao majoritariamente analfabeta, vivendo no campo, com uma economia com foco principal voltado para exportao de commodities, uma poltica internacional tradicionalmente isolacionista com eventuais alinhamentos automticos contra "perturbadores da ordem e do comrcio internacionais", sem uma infra-estrutura industrialmdico-educacional que pudesse servir de sustentao material e humana ao esforo de guerra que aquele conflito exigia[111], o Brasil no apenas se viu impedido de seguir uma linha de ao autnoma no conflito como encontrou dificuldades em assumir mesmo um modesto papel [112]. A [[Fora Expedicionria Brasileira],por exemplo, teve sua formao inicialmente protelada por um ano aps a declarao de guerra. Por fim, seu envio para a frente de batalha foi iniciado somente em julho de 1944, quase 2 anos aps a declarao. Tendo sido enviados cerca de 25 000 homens, de um total inicial previsto de 100 000. Mesmo com problemas na preparao e no envio, j na Itala, treinada e equipada pelos americanos, a FEB cumpriu as principais misses que lhe foram atribudas pelo comando aliado.

Em 11 de julho, os lderes aliados se reuniram em Potsdan,na Alemanha. L eles confirmam acordos anteriores sobre a Alemanha e reiteram a exigncia de rendio incondicional de todas as foras japonesas, especificamente afirmando que "a alternativa para o Japo a rpida e total destruio." Durante esta conferncia, o Reino Unido realizou a sua eleio geral, e Clement Attlee substitu Churchill como primeiro-ministro. Como o Japo continuou a ignorar os termos de Potsdam, os Estados Unidos lanam bombas atmicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em agosto. Entre as duas bombas, os soviticos, em conformidade com o acordo de Yalta, invadem a Manchria,dominada pelos japoneses, e rapidamente derrotam o exercito de Guangdong, que era a principal fora de combate japonesa.

Os combates na Europa Ocidental foram decididos em 6 de Junho de 1944: vindos da Inglaterra, cento e cinquenta e cinco mil soldados desembarcaram em Caen, no Norte da Frana. Esse dia ficou conhecido como o Dia D - o dia da invaso da Normandia. Foi ento a maior operao aeronaval da histria militar. Os nmeros apontam: 1.200 navios e 1.000 avies de guerra. No lado do Oriente, os nazistas foram completamente cercados por tropas soviticas e exatamente no dia 22 de Abril de 1945 a cidade de Berlim foi tomada pelos russos. E no dia 30, Hitler suicidou-se. No dia 7 de Maio de 1945, o que restou do governo alemo simplesmente se rendeu. A guerra na Europa estava terminada. No Pacfico, as batalhas entre o Japo e os Estados Unidos (lembrando que estava sendo auxiliado pela Inglaterra e Austrlia) continuaram e marcaram um dos perodos mais tristes da histria da humanidade. Os americanos jogaram duas bombas atmicas na cidade de Hiroshima (6/8/45) e trs dias depois na de Nagasaki (9/08/45). O Japo rendeu-se na data de 02 de Setembro de 1945. Era o final da Guerra.

O Tratado de So Francisco ou Tratado de paz com o Japo serviu para finalizar oficialmente a Segunda Guerra Mundial, formalizar a posio do poder imperial, e especificar as compensaes aos civis aliados feitos prisioneiros de guerra que tinham sofrido crimes de guerra por parte das foras imperiais japonesas. O tratado fez uso extensivo da Carta das Naes Unidas e da Declarao universal dos direitos humanos para anunciar os objetivos dos aliados.

You might also like