You are on page 1of 22

Estudo das Paisagens

Prof. Luiz Fernando


Out/2004

Paisagem

A paisagem, originada na linguagem comum, pode ser definida de diferentes formas, dependendo de quem a define e de que prisma ela vista.

Para um pintor, por exemplo, uma paisagem no passa de uma pintura que retrata determinada poro do espao, fictcio ou real, constitudo basicamente de elementos naturais (vegetao, relevo, rios, aves, etc.). Para um leigo, ela pode ser aquilo que ele v de uma vista qualquer; apenas os elementos visveis, externos.

Paisagem
A paisagem no deve ser vista apenas como determinada poro do espao composta de elementos externos, visveis e estticos. A paisagem do gegrafo, apresenta-se como um mosaico, constitudo de elementos concretos e abstratos, visveis e invisveis, que materializam as relaes estabelecidas entre o homem e o meio, e que a expresso da organizao de todos os elementos no espao geogrfico

Paisagem

vista como o produto concreto das aes da sociedade, construda pelo trabalho social e, portanto, com uma estrutura impregnada de uma dinmica comandada pelo homem, conjuntamente com a dinmica da natureza

Paisagem

Tomemos, por exemplo, a observao da vegetao, que o aspecto mais visvel da vida na superfcie da Terra. As formaes vegetais revelam muitas informaes sobre as condies do clima e do solo do lugar. Em uma rea tropical, quente e mida, a existncia de uma floresta exuberante e permanentemente verde mostra, quase sempre, que o clima favorvel ao desenvolvimento da vida vegetal. Entretanto, nessas mesmas condies de clima, pode ocorrer tambm a savana ou o cerrado, o que revela as limitaes do solo das reas tropicais com estaes seca e mida bem marcadas para o crescimento das rvores.

Paisagem
O termo paisagem tem origem do latim: pagus, que significa pas, no sentido de lugar, determinado setor territorial. A partir do pagus, derivaram diversas outras formas, nas mais diferentes lnguas. No ingls e alemo, com o mesmo sentido, originam de land, derivando a landscape e landschaft, respectivamente.

Paisagem

BERTRAND

"Uma paisagem , por definio, uma poro do espao material. A anlise espacial joga pois um papel privilegiado, em particular na classificao dos meios"
JEAN TRICART

"Uma paisagem uma dada poro perceptvel a um observador onde se inscreve uma combinao de fatos visveis e invisveis e interaes as quais, num dado momento, no percebemos seno o resultado global".

Paisagem

"a paisagem no a simples adio de

elementos geogrficos disparatados no espao. numa determinada poro do espao, o resultado da combinao dinmica, portanto instvel, de elementos fsicos, biolgicos e antrpicos que, reagindo dialeticamente uns sobre os outros, fazem da paisagem um conjunto nico e indissocivel, em perptua evoluo".

Paisagem

Geossistema (Bertrand)

Paisagem

Santos em a Natureza do Espao (2002),

A paisagem um conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranas que representam as sucessivas relaes localizadas entre homem e natureza. O espao so as formas mais a vida que as anima

Integrao da Paisagem

Com o desenvolvimento da Cincia Ecolgica, o conceito de sistema passa a ser incorporado aos estudos da paisagem, sendo entendido como um sistema aberto. Todas as entidades fsicas e biolgicas formam um nico sistema interagente unificado e que qualquer sistema completo maior do que a soma das partes componentes. Tal conceito essencial para entendermos a integrao da paisagem.

Regionalizao da Paisagem

Determinar o sistema de diviso territorial de indivduos espaciais de qualquer espcie (administrativos, econmicos, naturais etc.).
Uso e ocupao do sole Pedologia Geomorfologia Divisas de municpios, estados, etc...

Unidade Geolgica Territorial Unidade de Paisagem


a base para a gerao da legenda dos mapas e pode ser expressa atravs dos diversos atributos do territrio. Cada unidade possui forma homognea e, heterognea se comparada com as reas vizinhas

Unidade de Paisagem

Formas para gerar U.G.T.


Anlise e interpretao de foto de satlite Utilizao de Mapas Temticos Levantamento em campo

Dinmica da Paisagem

Atividades humanas-> a paisagem natural vai sofrendo mltiplas modificaes no decorrer do tempo, transformando-se numa paisagem humanizada, pela incorporao de elementos culturais.

Dinmica da Paisagem
Clima Relevo Localizao Geogrfica Outros aspectos naturais

Paisagem e Turismo

O turismo, definido como o deslocamento temporal de pessoas a determinados locais procura de lazer, recreao ou descanso , essencialmente, um fenmeno caracterstico da sociedade capitalista industrial e urbanizada

Paisagem e Turismo

A estruturao da paisagem como mercadoria de consumo para o turismo, sofre uma remodelagem, concreta ou virtual, criando, antes de tudo, uma imagem, manipulada pelo capital e pela informao

Paisagem e Turismo

Na maioria das vezes, a explorao se d em cima das condies naturais do lugar: clima, relevo, vegetao, guas etc. Outras vezes, so as remodelaes e outros valores intrnsecos que chamam a ateno do turista: edificaes, construes histricas, conforto, paz entre outros e mesmo os aspectos culturais marcantes (artesanato, culinria, festas etc.)

Paisagem e Turismo

O meio fsico, fonte da maioria dos atrativos tursticos de um local, isto , a matria-prima da indstria do turismo, ao sofrer remodelaes necessrias explorao turstica, termina por introduzir desequilbrios na dinmica do sistema ambiental deste espao. Estes desequilbrios ou impactos ambientais podem ser positivos ou negativos.

Paisagem e Turismo

MENDONA (1996), ressalta ainda que,

"a desconsiderao dos elementos culturais locais no planejamento e desenvolvimento de atividades tursticas est profundamente relacionada degradao ambiental gerada na grande maioria das localidades tursticas, tanto no Brasil como no exterior, podendo encontrar-se exemplos semelhantes em todo o mundo".

You might also like