You are on page 1of 65

Curso de Psicopedagogia Disciplina: Psicopedagogia Institucional

O diagnstico na Psicopedagogia sinaraduarte@yahoo.com.br

O psicopedagogo institucional
Diagnostica, orienta, atende em tratamento e investiga os problemas emergentes nos processos de aprendizagem. Realiza o diagnstico-psicopedaggico, com especial nfase nas possibilidades e perturbaes da aprendizagem; esclarecimento e orientao daqueles que o consultam; a orientao de pais e professores, a orientao vocacional operativa em todos os nveis educativos. Recurso principal: realizao de entrevistas operativas dedicadas a expresso e a progressiva resoluo da problemtica individual e/ou grupal daqueles que a consultam.

Teoria do Vnculo de Pichon-Rivire


A investigao deveria se dar em trs dimenses: individual, grupal, institucional ou social, que nos permitiria trs tipos de anlise: Psicossocial - que parte do indivduo para fora; Sociodinmica - que analisa o grupo como estrutura; Institucional - que toma todo um grupo, toda uma instituio ou todo um pas como objeto de investigao.

Diagnostico institucional
Relao que cerca todo sujeito Relao professor-aluno Relao aluno-professor Instituio escolar (espao sedutor?) Instituio familiar Meio social

24/06/12

O Cdigo de tica e os Testes


(Captulo I - Dos Princpios - Artigo 1) podemos utilizar procedimentos prprios da Psicopedagogia. Neste sentido, realizando o diagnstico psicopedaggico, esse est utilizando procedimentos prprios de sua rea de atuao. No artigo 2, enfatiza-se o carter interdisciplinar da Psicopedagogia, destaca o uso de recursos das vrias reas do conhecimento humano para a compreenso do ato de aprender, tambm, menciona o uso de mtodos e tcnicas prprias.
5

RUBINSTEIN (1996) destaca que o psicopedagogo:


pode usar como recursos a entrevista com a famlia; investigar o motivo da consulta; procurar a histria de vida da criana realizando Anamnese; entrevistar o cliente; fazer contato com a escola e outros profissionais que atendam a criana; manter os pais informados do estado da criana e da interveno que est sendo realizada; realizar encaminhamento para outros profissionais, quando necessrio.
6

Os recursos apontados por RUBINSTEIN (1996)


Constituem-se em instrumentos para a realizao do diagnstico e interveno psicopedaggica. Porm, BOSSA (1994), destaca outros recursos para o diagnstico psicopedaggico, referindo-se a Provas de Inteligncia (Wisc); Testes Projetivos; Avaliao perceptomotora (Teste Bender); Teste de Apercepo Infantil (CAT.); Teste de Apercepo Temtica(TAT.); tambm, refere-se a Provas de nvel de pensamento (Piaget); Avaliao do nvel pedaggico ( nvel de escolaridade); Desenho da famlia; Desenho da figura Humana; H.T.P - Casa, Arvore e Pessoa (House, Tree, Person); Testes psicomotores: Lateralidade; Estrutura e rtmicas ...
7

Quanto ao uso de testes, segundo BOSSA (1994)


no apresenta restries quanto ao uso dos instrumentos a que ela se refere para o diagnstico psicopedaggico. Mas, orienta que alguns so testes exclusivo de psiclogos, como: as Provas de Inteligncia (Wisc), Testes Projetivos, Avaliao perceptomotora (Teste Bender), Teste de Apercepo Infantil (CAT.), Teste de Apercepo Temtica(TAT.). Porm, a autora chama ateno para as recomendaes dos autores dos testes, como no CAT Infantil, no manual, afirma-se que o mesmo poder ser aproveitado por psiquiatras, psicanalistas, psiclogos, assistentes sociais e professores.
8

Bossa, ainda orienta:


Para evitar conflitos, o psicopedagogo pode ser criativo e desenvolver atividades que possibilitem observar os aspectos da inteligncia e da projeo e, se o profissional achar que os testes psicolgicos so importantssimos para concluir um diagnstico, pode encaminhar o cliente para uma avaliao psicolgica, efetivando um trabalho multidisciplinar.
9

FERNNDEZ (1991) e PAN (1985) sugere: o uso de jogos considerando que o sujeito atravs deles pode manifestar, sem mecanismos de defesa, os desejos contidos em seu inconsciente. desenhos e brincadeiras para manifestar o que sente.

10

O QUE DIAGNSTICO?

Segundo Cunha (1986), a palavra oriunda do francs diagnostic, que vem do grego diagnostiks e significa "capaz de ser discernvel". Ela procede de diagnosis discernimento, exame...

11

Vieira (2001) cita trs razes para o uso do diagnstico: 1) - para existir comunicao, trocas e transmisso de informaes; 2) - para que seja possvel obter uma opinio coerente que atribua um relativo poder ao que se analisa; 3) - o diagnstico possibilita adquirir orientaes importantes para se ter uma ideia de como agir e administrar a terapia.

12

Reflexes sobre o diagnstico psicopedaggico

Diagnstico = anlise O que estamos diagnosticando?

O que estamos analisando? (que recorte?)


pensar em problema de aprendizagem, vem o questionamento: o que est compondo esse problema?
de que ordem esse problema? da famlia? da escola? da criana? da sociedade? de todos estes fatores associados?
13

O QUE ANAMNESE?
trazer de novo e mnesis quer dizer memria histrico de vida do cliente/paciente invasiva, pois revira a pessoa do avesso e mexe muito com as emoes e sentimentos deve ser realizada com muito zelo e percia... possibilita dimensionar passado, presente e futuro do cliente.
14

Sugestes de anamenese
Tem atraso na leitura de dois ou mais anos em relao s crianas da mesma idade? A velocidade na leitura inferior a 50/60 palavras por minuto? Comete erros frequentes na leitura (omisses, substituies, inverses de fonemas vogais e consoantes sonoras)?

Compreenso do texto muito pobre? Apresenta um baixo rendimento na rea da ortografia? No gosta de ir escola (Fracassa nas avaliaes, no gosta do meio escolar, falta de motivao para aprendizagem)? Apresenta ansiedade e medo na hora de ler em voz alta?

Lembrar de descartar
No existe diagnstico nem evidncia mdica de atraso mental. No existe diagnstico nem evidncia mdica de transtorno neurolgico. No existe diagnstico nem evidncia fonolgica de problemas de audio. No existe diagnstico nem evidncia mdica de defeitos de viso.

interessante perguntar se foi uma gravidez desejada ou no, se foi aceito pela famlia ou rejeitado. Estes pontos podero determinar aspectos afetivos dos pais em relao ao filho.

s vezes de forma explcita, preenchendo o questionrio; ou de forma velada, quando se capta um ato falho significante sobre uma determinada experincia. A magnitude e a intensidade aplicada, algumas pessoas se desestabilizem emocionalmente e at falta s prximas sesses, ou abandona de vez.

...

19

QUEIXA PSICOPEDAGGICA

No Aurlio a compreenso sobre esse termo corresponde: 1. Ato ou efeito de queixar-se. 2. Motivo de desprazer, de ressentimento, de mgoas, de ofensas, de dor.... 7. Reclamao, protesto. 8. Sintoma relatado pelo doente.

a queixa o primeiro passo para o diagnstico psicopedaggico


20

Escuta
A escuta de uma queixa requer uma postura responsvel, porm descontrada semblante -, sem demonstrar surpresa, temor, repulsa ou qualquer outra emoo relacionada histria que est sendo contada. Ao analisar a queixa, segue-se com a formulao de hipteses denominadas essenciais. Assim o Pp faz algumas suposies da causa do problema para poder traar um plano investigativo o mais apurado possvel que possibilite anunciar com segurana o diagnstico clnico. 21

REFLEXES SOBRE O DIAGNSTICO PSICOPEDAGGICO Pensar em problema de aprendizagem: de que ordem esse problema? da famlia? da escola? da criana? da sociedade? de todos estes fatores associados? Por que este indivduo no aprende? ou Por que este indivduo no est conseguindo utilizar em plenitude as suas potencialidades? O que est impedindo de se desenvolver?.

22

...
No so respostas simples..., temos que ver aquilo que no est visvel; temos que ver o que est no no dito, tanto no jeito de dizer diferente quanto naquilo que silencia.

um olhar transdisciplinar

23

EFES ENTREVISTA FAMILIAR EXPLORATRIA SITUACIONAL essa sesso dever ser realizada com os responsveis (pai, me, etc.), devendo ser observado durante a entrevista a preocupao dele(s) com a queixa inicial da criana.

24/06/12

DIAGNSTICO PSICOPEDAGGICO: O DESAFIO DE MONTAR UM QUEBRA-CABEA

Fernndez (1990) afirma que o diagnstico, para o terapeuta, deve ter a mesma funo que a rede para um equilibrista. ele, portanto, a base que dar suporte ao psicopedagogo para que este faa o encaminhamento necessrio. observar a dinmica de interao entre o cognitivo e o afetivo de onde resulta o funcionamento do sujeito (BOSSA, 1995, p. 80)
25

...
Na linha da Epistemologia Convergente, Visca nos informa que o diagnstico comea com a consulta inicial (dos pais ou do prprio paciente) e encerra com a devoluo (1987, p. 69).

26

Entrevista contratual com a me e/ou o pai e/ou responsvel Identificao da criana: nome, filiao, data de nascimento, endereo, nome da pessoa que cuida da criana, escola que frequenta, srie, turma, horrio, nome da professora, irmos, escolaridades dos irmos, idade dos irmos

27

...
Motivo da consulta; Procura do Psicopedagogo: indicao; Atendimento anterior; Expectativa da famlia e da criana; Esclarecimento sobre o trabalho psicopedaggico. Definio de local, data e horrio para a realizao das sesses e honorrios.

28

Diagnostico institucional
Relao que cerca todo sujeito Relao professor-aluno Relao aluno-professor Instituio escolar (espao sedutor?) Instituio familiar Meio social

24/06/12

Sequncia Diagnstica (WEISS, 1994)

1 - Entrevista Familiar Exploratria Situacional (E.F.E.S.) 2 - Anamnese 3 - Sesses ldicas centradas na aprendizagem (para crianas) 4 - Complementao com provas e testes (quando for necessrio) 5 - Sntese Diagnstica Prognstico 6 - Devoluo - Encaminhamento
30

EOCA Entrevista Operativa centrada na aprendizagem

Visca, a EOCA um instrumento simples, porm rico em seus resultados. Consiste em solicitar ao sujeito que mostre ao entrevistador o que ele sabe fazer, o que lhe ensinaram a fazer e o que aprendeu a fazer, utilizando-se de materiais dispostos sobre a mesa...

recursos: folhas de ofcio tamanho A4, borracha, caneta, tesoura, rgua, livros ou revistas, barbantes, cola, lpis, massa de modelar, lpis de cor, quebra-cabea, apontador, papis coloridos, papel pautado, emborrachado, giz de cera, cola colorida, durex colorido, hidrocor, livros, domin, pega varetas, xadrez, dama, e outros.
31

Atitudes do paciente/cliente:
Alguns imediatamente, pegam o material e comeam a desenhar ou escrever etc. Outros comeam a falar, outros pedem que lhe digam o que fazer, e outros simplesmente ficam paralisados: modelo de alternativa mltipla (Visca), voc pode desenhar, escrever, fazer alguma coisa de matemtica ou qualquer coisa que lhe venha cabea... (1987, p. 73). Sara Pan, A hora do jogo, a relao do sujeito com o objeto):

32

Outras Atitudes
Evitao fbica - ansiedade intensa Desligamento da realidade Indiferena sem ansiedade Dobra-se s vezes sobre seu prprio corpo Irritao Abandono do ambiente

33

Visca - o que nos interessa observar na EOCA


seus conhecimentos, atitudes, destrezas, mecanismos de defesa, ansiedades, reas de expresso da conduta, nveis de operatividade, mobilidade horizontal e vertical, etc (1987, p. 73).

34

Desenvolvimento cognitivo, Segundo Weiss:

O nvel de estrutura cognoscitiva com que opera registros detalhados dos procedimentos da criana, observando e anotando suas falas, atitude, solues que d s questes, seus argumentos e juzos, como arruma o material. Isto ser fundamental para a interpretao das condutas.

35

Estratgias
Entrevista Familiar Exploratria Situacional, que tem como objetivo a compreenso da queixa nas dimenses familiar e escolar, Entrevista de Anamnese. Encaminhamento equipe multidisciplinar EOCA Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem; a percepo das relaes familiares alm do engajamento dos pais e da criana no processo de diagnstico; Sesses ldicas centrada na aprendizagem; Observao frente produo do sujeito; Testes e Provas Operatrias; Provas projetivas; Provas psicomotoras;

36

Maleta de provas operatrias

Provas Piagetianas
Conservao do nmero (bolinhas vermelhas) Conservao de massa (massa de modelar) Conservao de liquidos (copos) Conservao de rea Seriao de palitos Incluso de classes

1. Conservao de nmeros Material: 11 circulos pequenos Vermelhos e 11 Crculos azuis (pode ser tampinha de garrafa, EVA, papelo...)

A criana recebera um saquinho com 22 fichas, explicamos a ela que as fichas estavam divididas em dois grupos, um grupo de ficha azuis e outro de ficha vermelha. no deixar explicita, em momento algum, a quantidade de ficha A criana deve, no decorre da aplicao da prova, contar a quantidade, se julgasse necessrio. Montar uma fileira horizontalmente com as fichas azuis e pedir a elas que montem uma fileira igual a nossa. Perguntar se h mais azuis ou mais vermelhas. Confronto: A transformao ser feita na frente da criana, ampliando o espao entre as fichas azuis, perguntar novamente se hs mais fichas azuis ou mais fichas vermelhas.

No caso de suspeita de deficincia mental, os estudos de B. Inhelder (1944) em El diagnstico del razonamiento en los dbiles mentales mostram que: os oligofrnicos (QI 0-50) no chegam a nenhuma noo de conservao; os dbeis mentais (QI 50-70) chegam a ter xito na prova de conservao de substncia; os fronteirios (QI 70-80) podem chegar a ter sucesso na prova de conservao de peso; os chamados de inteligncia normal "obtusa" ou "baixa", podem obter xito em provas de conservao de volume, e s vezes, quando bem trabalhados, podem atingir o incio do pensamento formal (2003, p.111112).

Trs nveis:
Nvel 1: No h conservao, o sujeito no atinge o nvel operatrio nesse domnio. Nvel 2 ou intermedirio: As respostas apresentam oscilaes, instabilidade ou no so completas. Em um momento conservam, em outro no. Nvel 3: As respostas demonstram aquisio da noo sem vacilao.

41

Testes projetivos
Desenho da famlia; Desenho da figura Humana (eu, H, M); H.T.P - Casa, Arvore e Pessoa (House, Tree, Person) Fonte: http://pt.scribd.com/doc/6737585/Segred os-Dos-Testes-de-Desenhos

Para Sara Pan, o que podemos avaliar atravs do desenho ou relato a capacidade do pensamento para construir uma organizao coerente e harmoniosa e elaborar a emoo. Tambm permitir avaliar a deteriorizao que se produz no prprio pensamento. Esta autora ainda nos diz que o pensamento fala atravs do desenho onde se diz mal ou no se diz nada, o que oferece a oportunidade de saber como o sujeito ignora (1992, p. 61).

Teste das 4 palavras (ferreiro)


Pre-silbico Silbico Silbico- alfabetico Alfabtico

Pr silabico I

24/06/12

Pr silabico II

24/06/12

Pr-Silbico II

24/06/12

Silbico sem valor sonoro

24/06/12

Silabico com valor sonoro

24/06/12

Silabico alfabetico

24/06/12

Silbico alfabetico

24/06/12

Roteiro de Sesses Diagnsticas

Roteiro de Sesses Diagnsticas

Exemplo de atendimento
N DA SESSO DATA ATIVIDADES

1 2 3 4 5 6 7

ANAMNESE EOCA (entrevista operativa centrada na aprendizagem) Tcnicas Projetivas Tcnicas Projetivas Provas Operatrias Provas Operatrias Provas Pedaggicas

8
9 10

Provas Pedaggicas
Sesso ser realizada caso haja necessidade Devolutiva

24/06/12

Exemplos de atividades
Caa palavras Alfabeto mvel Jogos diversos concretos e online www.atividadeseducativas.com.br SL educacional
http://atividadesnotuxpaint.wordpress.com/

24/06/12

Sete erros

http://atividadesnotuxpaint.wordpress.com/ 24/06/12

Ditado

http://atividadesnotuxpaint.wordpress.com/ 24/06/12

http://atividadesnotuxpaint.wordpress.com/ 24/06/12

24/06/12

24/06/12

http://atividadesnotuxpaint.wordpress.com/

http://atividadesnotuxpaint.wordpress.com/

Tuxpaint software livre


Software de desenho que pode ser adaptado a qualquer disciplina. http://atividadesnotuxpaint.wordpress.co m/ By Liduina Vidal

24/06/12

Referencias
DOLLE, Jean-Marie. Essas crianas que no aprendem: diagnstico e terapias cognitivas. Petrpolis, rio de Janeiro, Vozes, 2002. PAN, Sara. Diagnstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre, Artes Mdica, 1985. RUBINSTEIN, Edith. A especificidade do diagnstico psicopedaggico in Sisto, Fermino Fernandes...[et al.]. Atuao Psicopedaggica e Aprendizagem Escolar - Petrpolis, RJ, Vozes, 2002.

VISCA, Jorge. Clnica Psicopedaggica. Epistemologia Convergente. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1987.

___________. Psicopedagogia: novas contribuies; organizao e traduo Andra Morais, Maria Isabel Guimares - Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1991.

___________. El diagnostico operatorio em la practica psicopedagogica. Buenos Aires, Ag.Serv,G,. 1995.

___________. Tcnicas proyetivas psicopedagogicas. Buenos Aires, Ag. Serv.G., 1995.

WEISS, M. L. L. Psicopedagogia Clnica: uma viso diagnstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro, DP&A, 2003.

Dicas de leitura

Oficinas psicopedaggicas

Tnia Mara Grassi

24/06/12

Reflexo
Ningum nasce sabendo. Tudo aprendido. O que as pessoas tm dentro de si, um dia esteve fora. Nascemos com um potencial infinito de aprendizagem.
(Iami Tiba)

64

Reflexo Final
Ningum ignora tudo.

Ningum sabe tudo.


Todos ns sabemos alguma coisa.

Todos ns ignoramos alguma coisa.


Por isso aprendemos sempre.
FREIRE, Paulo.

65

You might also like