You are on page 1of 36

Discentes: Jssica de Souza Gola; Valdeir Moreira da Silva; Sergio Carlos Matteussi;

- Espcie como elemento malevel; - Suas explicaes no eram confirmadas com observaes e experimentaes; - No admitia que mudanas ao acaso pudessem constituir a base para o processo evolutivo.

- As espcies no so to maleveis;

- Dedicou sua vida em observaes sistemticas e criteriosas para fundamentar suas teorias;
- Para Darwin a evoluo era OPORTUNISTA.

Um agricultor, para obter melhores laranjas, no interfere diretamente nas laranjeiras, introduzindo esta ou aquela modificao que considere desejvel. Ele apenas elimina sistematicamente as laranjas menores ou menos saborosas, selecionando e plantando sempre as sementes que retira das frutas maiores e mais doces. O aparecimento de frutas doces e grandes, porm, se deu ao acaso.

Utilizar algumas ferramentas que esto ao seu alcance para tirar um molde da fechadura e fabricar uma chave.

Recorrer a uma mquina, que tambm est ali a seu lado, a qual est continuamente fabricando, ao acaso, uma infinidade de tipos e formatos de chaves: s ela escolher, isto , selecionar a chave que possa servir.

Se lanarmos um grande numero de pedras ao acaso numa mesma direo, observamos, ao final, que a maior parte delas se concentrou em um mesmo lugar no espao.

Isso acontece porque toda seleo aleatria, realizada por meio de um grande nmero de tentativas, leva a um resultado estatisticamente mais provvel.

Divide em duas hipteses principais:

Isso no daria margem ao acaso;

Dessa

forma seria possvel prever e estudar fenmenos da natureza, espcies e tudo o que fosse possvel estudar; Abre a possibilidade da existncia do livrearbtrio O ser humano escolhe entre o bem e o mal

A aceitao da interveno do acaso nos fenmenos da natureza torna mais aceitvel o princpio da evoluo pelo processo de seleo natural;
Deus pode ter criado o mundo direta ou indiretamente disse o padre Gasto Liberal Pinto em 1928

Baseia-se

nica e exclusivamente no que est escrito na bblia

No

Criacionismo acredita-se que Deus criou tudo diretamente


texto bblico levado ao p da letra

Acreditam

que apenas a expulso de Ado e Eva do paraso e o dilvio universal como fatos histricos incontestveis que o mundo foi criado em 7 dias h uns 6 mil anos

Acreditam

Gregor

Mendel (1822-1884) considerado o pai da gentica professor de botnica

Era

Se

dedicava ao cultivo e cruzamentos de plantas Possivelmente queria contestar idias tranformistas

Demonstrando um carter conservador da hereditariedade


Mantendo as caractersticas originais da espcie

Atravs de estudo estatstico Mendel provou que combinaes de caracteres acontecem inteiramente ao acaso

O estudo de Mendel permaneceu desconhecido durante cerca de 40 anos Foram descobertas em 3 pases diferentes por 3 pesquisadores diferentes

Hugo de Vries (1848-1935) botnico holands

Descobriu que eventualmente surgiam modificaes espontneas conforme as leis de hereditariedade de Mendel
A essas modificaes ele deu o nome de mutaes As mutaes passaram a constituir a base das alteraes ao acaso

Todas a s espcies esto sujeitas a pequenas mutaes

Essas mutaes podem ou no beneficiar a espcie em relao ao meio em que ela vive

H ento 2 alternativas para as espcies:a normal e a mutante


Vencer a luta pela vida a qual se adaptar melhor ao meio em que vive

Esse exemplo mostrado nos trabalhos de alguns cientistas como o norte americano Carl Sagan que mostra a histria de uma caranguejo com a carapaa cuja se assemelha com uma pessoa foi deixada de ser consumida devido a uma lenda de um prncipe que se atirou ao mar e que seria essa imagem do caranguejo e os outros eram consumidos. Nesse exemplo, teria havido uma mutao natural, casual, que provavelmente nenhum beneficio direto ou indireto traria a espcie de caranguejo se no fosse pela presena do homem e de sua lenda.

A Teoria darwinista teve na poca muita dificuldade tinha muitas restries da ordem religiosa, pois as preocupaes eram que para os evolucionistas a origem do homem estaria vinculada ao mesmo processo biolgico que a dos outros animais. Em outras palavras a espcie humana deveria provir das formas inferiores de vida, teoria jamais aceita pelas autoridades religiosas da poca alm disso Darwin tinha dificuldade de mostrar essa teoria.

A Teoria da evoluo ou Neodarwinismo foi formulada por vrios pesquisadores durante anos de estudos, tomando como essncia as noes de Darwin sobre a seleo natural e incorporando noes atuais de gentica. A mais importante contribuio individual da Gentica, extrada dos trabalhos de Mendel, substituiu o conceito antigo de herana por meio da mistura de sangue pelo conceito de herana por meio de partculas: os genes que atravs desses genes conseguiram se aprofundar mais sobre a gentica.

A teoria dos genes levou, a principio, a um conceito extremamente reducionista ou analtico do fenmeno evolutivo, no considerando o organismo como um todo Essa tendncia hoje combatida em biologia, sendo substituda pelo conceito sistmico que leva a considerar cada organismo como um todo , e no como simples soma de partes, rgos, clulas ou genes. Um exagero foi o conceito chamado mecanismo onde os seres eram comparados a simples mquinas formadas de peas independentes onde as peas pode ser reunidas ou separadas ou reunidas, sem perda de suas caractersticas.

oConjuntos de organismos interdependentes ECOSSISTEMAS.

oCo-evoluo e Evoluo em conjunto: vrios organismos interrelacionados em um mesmo sistema.

Paleozoico

DEVONIANO

Aranhas
Detritvoros

CARBONIFERO
PRIMEIROS HERBIVOROS: na forma de insetos semelhantes s baratas atuais.

Se alimentam apenas de esporos e sementes

Produo

Transformao

conservao

Armazenamento

Representa a principal forma de Armazenamento da energia

MATRIA

Quanto mais complexa, maior Concentrao de energia apresenta

Convulses tectnicas Reaes Qumicas Impactos metereolgicos

A energia necessria para esse processo era obtido inicialmente Da degradao de outros compostos e, mais tarde, pela utilizao Da prpria energia solar direta.

Motivo central da evoluo biolgica

Potencial de adaptao s mais variadas situaes existentes

You might also like