You are on page 1of 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR Faculdade de Economia, Administrao, Aturia e Contabilidade Curso de Cincias Econmicas

Defesa de Monografia

A Agricultura Familiar e o Combate Pobreza Rural:


Evidncias em Assentamento Rural no Cear
Discente: Francisco Wellington Ribeiro Prof. Orientador: Jos de Jesus Sousa Lemos
Fortaleza-CE, 17/12/2007

1. Abordagem Introdutria e Conceitual

1.1. Objetivos - Geral: investigar a capacidade da prtica agrcola familiar como um elemento de mitigao da pobreza rural e, conseqente, promoo do desenvolvimento rural em assentamento de reforma agrria no Cear. - Especficos: i) evidenciar o papel da agricultura familiar na construo do desenvolvimento econmico; ii) verificar a insero econmica da agricultura familiar na economia brasileira, bem como alguns dos principais instrumentos de promoo dessas unidades e de combate pobreza rural no Brasil e no Cear;

1.1. Objetivos (Continuao) iii). Aferir as caractersticas scio-econmicas dos agricultores familiares do assentamento Sousa em Canind; iv). Avaliar qualitativamente a importncia e as limitaes do assentamento rural em apreo para a construo de uma melhor qualidade de vida dos agricultores.

1.2. Metodologia - Pesquisa bibliogrfica, descritiva e exploratria; - Mtodos histrico, analtico-descritivo e quantitativoqualitativo; - Documentao direta e indireta (pesquisa de campo); - Questionrio aberto (30 famlias).

1.3. Conceitos Agricultura Familiar - Diferena entre campons e agricultor familiar; - Semelhana entre campons e agricultor familiar; - Agricultura familiar definida com relao rea e s relaes sociais; Desenvolvimento - Diferena entre crescimento e desenvolvimento; - Desenvolvimento econmico: crescimento com incluso social e econmica; - Desenvolvimento rural: desenvolvimento agrcola e agrria com incluso social e econmica;

1.3. Conceitos (Continuao) - Desenvolvimento sustentvel. Pobreza - Pobreza com privao e como excluso social e econmica; - Pobreza relativa e absoluta; - Pobreza rural.

2. A Agricultura Familiar no Desenvolvimento Econmico, na Economia e nas Polticas Pblicas.


2.1. As UAFs no Desenvolvimento dos Pases - Camponeses nos pases ricos transformaram-se em agricultores familiares; - A prtica agrcola familiar no se extingui com o capitalismo; - As UAFa garantiram a reproduo do capital; - O Estado foi imprescindvel na promoo da agricultura familiar. - Nos pases emergentes as UAFs foram deslocadas do processo de desenvolvimento econmico; - Apoio estatal para os grandes proprietrios exportadores de bens primrios.

2.2. A Insero Diferenciada das UAFs no Brasil - 4,8 milhes de estabelecimentos, com uma participao de 85% das unidades, 31 da rea total, 38% do VBP, 25% dos recursos; - UAFs integradas ao agronegcio e agroindstria; - As UAFs no Sul e no Nordeste; - Sul: 22% dos estabelecimentos, 55% dos recursos, renda domiciliar mdia igual a 5,2 mil reais; - Nordeste: 50% dos estabelecimentos, 14% dos recursos, renda domiciliar mdia igual a 1,2 mil reais.

2.3. Polticas para as UAFs e o Meio Rural Pobre Pronaf - A primeira poltica pblica efetivamente direcionada s UAFs no Brasil; - Instrumento de investimento produtivo; - 8 bilhes em 2006, 3 bilhes em 2002; PCPR - Poltica de promoo da qualidade de vida das comunidades rurais; - Instrumento de investimento produtivo e em infra-estrutura bsica; - 2003-2006 184,5 milhes de reais com cerca 1,9 mil projetos.

3. As UAFs no Cear: o Caso do Assentamento Sousa em Canind-CE


3.1. Localizao - Canind fica na regio Norte do Estado do Cear; - Distante a 120 km de Fortaleza, com acesso pela BR 020; - Clima tropical quente semi-rido; - Assentamento Sousa situa-se a 4km da sede do municpio, com acesso por estrada carroal; - rea de 3,2 mil hectares, aproximadamente; - 58 famlias cadastradas pelo INCRA; - 3 grupos/localidades de moradores: Quintas, Sousa e Pompeu.

3.2. A Conquista da Terra - Fazenda Sousa era improdutiva; - Havia muitos moradores nas terras, alguns trabalhavam na fazenda; - Um grupo motivou-se a criar de um assentamento; - Represarias por parte do fazendeiro, dos trabalhadores de fazenda e de alguns moradores; - Apoio de entidades representativas e governo; - A conquista da propriedade foi a alforria dos trabalhadores rurais.

3.3. A Terra, a gua e Infra-Estrutura - Terra em tamanho e qualidade adequados; - Uso na forma mista (parcelado e coletivo); - Dedicao maior s terras individuais; - gua de baixa qualidade; - Atende o consumo animal e humano; - H insuficincia de gua para as atividades produtivas; - No h distribuio de gua para as residncias; - Local para armazenagem de gro individual; - Estrutura para os animais coletiva e individual; - Insuficincia de mquinas e equipamentos;

3.3. A Terra, a gua e Infra-Estrutura (Continuao). - Casas dispostas em lotes; - Construo adequada (tijolos, telhas, piso de cimento); - Estrutura em parte adequada (banheiro com fossa, n de compartimentos, falta de gua encanada); - Oferta de energia generalizada; - No h coleta de lixo; -

3.4. A Educao e a Sade - Oferta de educao infantil e de jovens e adultos; - No existe sede prpria para as atividades de educao; - Alunos em diferentes idades e sries so agrupados; - Transporte escolar precrio; - Oferta de servio de sade do PSF; - No existe local adequado para atendimento mdico; - Visita uma vez por ms; - Equipe: enfermeira, auxiliar, agente de sade; no h mdico e nem odontlogo; - Dificuldades de atendimento na cidade de Canind.

3.5. O Trabalho e a Renda - Maior dedicao ao trabalho individual; - Trabalho dentro do assentamento insuficiente para prover o sustento familiar; - Realizao de atividades agrcolas e no agrcolas fora do assentamento; - No h estmulo s atividades no agrcolas dento do assentamento; - Parte significante da renda familiar provem de aposentadorias e/ou transferncias do Bolsa Famlia; - Falta de recursos a maior dificuldade gerao de trabalho e renda no assentamento.

3.6. A Assistncia e o Mercado - Vacinao de animais sistemtica e atingi a todo o rebanho; a distribuio de sementes tem falhas; - Assistncia tcnica ineficiente; - Financiamento de capital pelo Pronaf A (coletivo e individual); - Acesso individual ao mercado fornecedor e consumidor; - Oferta de bens primrios sem valor agregado.

3.7. Os Problemas e as Mudanas com o Assentamento - Falta de recursos hdricos suficiente um grande problema; - Dbil infra-estrutura de produo; - Dificuldade de assistncia tcnica, administrativa, financeira; - Transformao de moradores em agricultores familiares; - Acesso a servios (sade, educao, etc.) e infra-estrutura bsica (moradia, energia, etc.); - Perspectiva de uma ao definitiva para se tornarem emancipados, independentes; - Melhoria substancial da qualidade de vida com o assentamento.

You might also like