You are on page 1of 33

Anatomia

Thiago Lopes Acadmico de Biomedicina - UFPI

Anatomia: palavra grega que significa cortar em partes ana: em partes tomein: cortar uma cincia que estuda macro e microscopicamente a constituio e o desenvolvimento dos seres (Dngelo e Fattini)
O conhecimento anatmico do corpo humano data de quinhentos anos antes de Cristo no sul da Itlia com Alcmon de Crotona, que realizou dissecaes em animais (Aula de Anatomia Web Page)

O que Anatomia Humana?

29/03/2013

Variao Anatmica e Normalidade

Diviso do Corpo e Posio Anatmica


O corpo humano divide-se em cabea, tronco e membros. A posio anatmica descrita da seguinte forma: Em p, ps paralelos com abertura na largura dos quadris, braos estendidos ao lado do corpo, mos em posio supinada, cabea no plano de frankfurt.

Posio Anatmica

29/03/2013

Planos de Seco do Corpo Humano

Planos de seco do corpo humano

Planos Mediano e Sagital

Planos Coronal e Transversal

MSCULOS: GENERALIDADES

msculos
Sistema mecnico efetor, que responde a estmulos. Converso de Energia Qumica (ATP) em trabalho mecnico. Constitudo por clulas organizadas em grupos distintos. Atravs da interao com grupos de tecidos vizinhos, como o esqueleto, e coordenados pelo Sistema Nervoso realizam complexas aes.

TIPOS DE MSCULOS
Msculo esqueltico (voluntrios): derivados dos somitos mesodrmicos; Msculo cardaco: derivado do mesnquima da esplancnopleura do pericrdio primitivo; Msculo no estriado (liso) tambm derivado da esplancnopleura ou do mesoderma intermedirio.

Msculo Esqueltico
219 msculos
Cabea e Pescoo Membro superior Membro inferior Tronco

44 48 47 80

Forma dos msculos


Msculos longos- disposio paralela das fibras predomina o comprimento -, Msculos largos quanto em msculos nos quais comprimento e largura se equivalem Msculos fusiformes -. convergncia das fibras musculares em direo aos tendes de origem e insero, Msculos penados fibras oblquas em relao aos tendes unipenado feixes musculares se prendem numa s borda do tendo fala-se em msculo, bipenado. se os feixes se prendem nas duas bordas do tendo, ser

Forma X Funo
Fibras Paralelas

Fibras Obliquas
Maior fora Menor volume

Unipenado

Bipenado

MSCULO ESQUELTICO

MSCULO ESQUELTICO

MSCULO ESQUELTICO

MSCULO ESQUELTICO

Tnus Muscular
Resposta da Unidade Motora = tudo ou nada; Fora muscular depende do nmero de unidades motoras ativadas No repouso fibras em estado de contrao parcial = tnus Tnus mantido pela ativao de algumas unidades motoras durante todo o tempo de forma alternada, mesmo durante o repouso. Ttano e clonus Estmulos 5a 10/seg = clonus Estmulos 50/seg= ttano

Regulao da fora muscular


Princpio do tamanho Recrutamento em ordem crescente de tamanho maior fibra = maior limiar de excitao Depende de;
Nmero de unidades motoras recrutadas; Freqncia de disparos

Ao Muscular
Exerccio Esttico Ao Isomtrica Concntric a Excntrica Comprimen to Constante Relao FI-FE FI = FE

Dinmico
Dinmico

Encurta
Alonga

FI > FE
FI < FE

MSCULO ESQUELTICO

Tipo II

Tipo I

Seco transversa de msculo esqueltico ATPase Fibras escuras = Tipo I lentas Fibras claras = tipo II - rpidas

Fibras tipo I e tipo II Diferenas em estrutura e bioqumica


Tipo I Ricas em mitocndrias e dependem da respirao celular para a produo de ATP Resistentes a fadiga Ricas em Mioglobina - cor vermelha Ativao por neurnios de menor dimetro e conduo mais lenta fibras de contrao lenta; Predominam em msculos da postura

Tipo II Poucas Mitocndrias Ricas em glicognio Dependentes da gliclise para a produo de ATP Fadiga mais rpida Pouca mioglobina cor mais clara Ativao por neurnios de maior dimetro e conduo rpida Fibras de contrao rpida; Dominantes em Msculos usados para movimentos rpidos

Os msculos esquelticos contm os dois tipos de fibras, porm, uma simples unidade motora inerva apenas um tipo de fibra A proporo de fibras tipo I/tipo II pode ser alterada a partir do treinamento fsico.

Classificao das fibras


Tipos de Contrao Velocidade Lenta Rpida a Intermedir ia Tipo IIa Rpida Moderada Alta Rpida b

Fibras Velocidade. Contrao Resistncia a fadiga Fora

Tipo I Lenta Alta Baixa

Tipo IIb Rpida baixa alta

Tendes

Tendes

Tendes e Ao Muscular

Fixao Muscular
Tendes Aponeuroses Fscias Origem:
Segmento fixo (proximal)

Insero:
Segmento mvel (distal)

You might also like