You are on page 1of 30

O Brasil, quinto pas do mundo em extenso territorial, ocupa 5,7% das terras emersas do planeta.

Foi o primeiro signatrio da Conveno sobre a Diversidade Biolgica (CDB), e considerado um pas megabiodiverso pela Conservation International (CI), pois rene ao menos 70% das espcies vegetais e animais do Planeta. A biodiversidade pode ser qualificada pela diversidade em ecossistemas, em espcies biolgicas, em endemismos e em patrimnio gentico. No sculo passado, muito antes do uso de satlites, os exploradores comearam a notar que grandes regies da Terra possuam vegetao semelhante, e que eram determinadas pelo clima (em especial temperatura e pluviosidade), mesmo em continentes diferentes.

Comearam ento a surgir classificaes das grandes formaes vegetais ou biomas da terra.

Devido a sua dimenso continental e grande variao geomorfolgica e climtica, o Brasil abriga 7 biomas, 49 ecorregies, j classificadas, e incalculveis ecossistemas. Biomas so grandes estruturas ecolgicas com fisionomias distintas encontradas nos diferentes continentes, caracterizados principalmente pelos fatores climticos (temperatura e umidade) e formaes vegetais relacionados latitude. Assim, podemos dizer que bioma um conjunto de vida (vegetal e animal) em escala regional de condies geoclimticas similares e histria compartilhada de mudanas, o que resulta em uma diversidade biolgica prpria. Entende-se por ecorregio um conjunto de comunidades naturais, geograficamente distintas, que compartilham a maioria das suas espcies, dinmicas e processos ecolgicos, e condies ambientais similares, que so fatores crticos para a manuteno de sua viabilidade a longo prazo (Dinnerstein,1995).

Classificao antiga dos Biomas Brasileiros.

Fonte: http://www.ibge.com.br

Classificao recente dos Biomas Brasileiros.


CERRADO

AMAZNIA

CAATINGA

PANTANAL

MATA ATLNTICA

PAMPA (CAMPOS)
http://www.mma.gov.br/port/sbf/dap/apbconc.html

ZONA COSTEIRA E MARINHA

ECOSSISTEMA

Ecossistema designa o conjunto formado por todos os fatores biticos e abiticos que atuam simultaneamente sobre determinada regio. Caracterizam-se pelo fato de serem sistemas altamente complexos e dinmicos, com tendncia para a auto-organizao e auto-renovao. Os ecossistemas so, no fundo, o objeto de estudo da Ecologia.
Os ecossistemas fazem parte de um bioma e so definidos formalmente como: unidade funcional de base em ecologia, porque inclui, ao mesmo tempo, os seres vivos e o meio onde vivem, com todas as interaes recprocas entre o meio e os organismos

http://www.mma.gov.br/port/sbf/dap/apbconc.html

(Dajoz, 1973).

Localizao dos principais Ecossistemas Brasileiros.

Fonte: http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/ecologia.html

NO CONFUNDA

Muitas vezes, o termo bioma utilizado como sinnimo de ecossistema, no

entanto, ao contrrio do segundo que implica nas inter-relaes entre fatores


biticos e abiticos, o primeiro significa uma grande rea de vida formada por um complexo de habitats e comunidades.

FATORES BITICOS E ABITICOS

Fatores Biticos

Ocasionados pela presena de seres vivos ou suas relaes. Os fatores biticos so todos os seres vivos da biosfera.

Fatores Abiticos

Tambm chamados de no vivos, so os fatores ambientais como a gua, o solo, a temperatura, a luminosidade e as propriedades fsicas e qumicas da biosfera. So ausentes da presena de seres vivos.

Biosfera

Conjunto de todos os ecossistemas da terra incluindo as regies da hidrosfera (as guas) da litosfera (o solo) e da atmosfera (camada gasosa onde existe alguma forma de vida).

Os ecossistemas que compem a biosfera so condicionados por sua posio geogrfica, sua histria geolgica e pela evoluo biolgica do planeta.

Os grandes ecossistemas contm comunidade clmax que chamamos de


biomas, em equilbrio dinmico com as condies ambientais.

BIOMAS BRASILEIROS E SUAS TRANSIES

Amaznia. Cerrado. Caatinga. Mata Atlntica. Pantanal.

Pampa (campos sulinos).


Zona Costeira e Marinha.

Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/2470

Amaznia

A grande maioria das florestas tropicais brasileiras est concentrada neste bioma que fica localizada a norte do continente sul-americano. 67% esto em territrio brasileiro, sendo o restante distribudo entre a Venezuela, Suriname, Guianas, Bolvia, Colmbia, Peru e Equador. A existncia de uma expressiva diversidade biolgica determinada por fatores como a grande heterogeneidade ambiental e a sua dimenso.

Amaznia

Existem de 5 a 30 milhes de plantas diferentes, a maioria no identificada.

30 mil espcies vegetais reconhecidas, ou 10% das plantas do mundo, espalhadas em 3,7 milhes de Km2 (parte brasileira).

A Floresta Amaznica est distribuda em diversos tipos de ecossistemas associados como: Florestas fechadas de terra firme; Campinas; Vrzeas ribeirinhas; Igaps; Campos; Campinaranas.

Amaznia

*Sapopemas:
Razes que formam divises tabulares em torno da base do tronco de certas rvores.

As matas alagadas possuem vrias espcies arbreas de importncia econmica e esto ao alcance das enchentes anuais. As flutuaes do nvel da gua podem chegar a 10 metros ou mais. As rvores das florestas alagadas tm vrias adaptaes morfolgicas e fisiolgicas para viverem submersas, como razes respiratrias e sapopemas*, razes laterais situadas na base da rvore. Plantas e animais da floresta alagada vivem em funo das suas diversas adaptaes especiais para sobreviver durante as enchentes.

Amaznia

A vegetao das florestas de vrzea mais rica do que as da floresta de igap devido fertilidade oriunda dos sedimentos.

As vrzeas so especialmente ricas e produtivas.

Concentrava grandes comunidades indgenas.

Atualmente so desenvolvidos vrios projetos agropecurios e industriais.

Amaznia

A regio da bacia amaznica ostenta a maior variedade de aves, primatas, roedores, jacars, sapos, insetos, lagartos e peixes de gua doce de todo o planeta. Por ali circulam 324 espcies de mamferos, como a onapintada, a ariranha, a preguia e o macaco-uacari. Vivem cerca de 25% da populao de primatas do globo e 70 das 334 espcies de papagaios existentes. Com relao a peixe de gua doce, concentra de 2500 a 3000 espcies diferentes. S no Rio Negro podem ser encontradas 450 espcies enquanto que na Europa no se contam mais de 200.

CERRADO

o nome regional dado s savanas Brasileiras. Estende-se pela regio central do Pas, compreendendo os estados de Gois, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, o oeste da Bahia, o sul do Maranho e parte de Piau, chegando a Rondnia e Par. Cerca de 85% do grande plat que ocupa o Brasil central era originalmente dominado pela paisagem do cerrado, representando cerca de 1,5 a 2 milhes de km2, ou aproximadamente 20% da superfcie do Pas.

CERRADO

O clima tpico quente, semi-mido, com vero chuvoso e inverno seco. A pluviosidade anual fica em torno de 800 a 1600 mm. A paisagem do cerrado caracterizada por extensas formaes de savana, com matas ciliares ao longo dos rios, no fundo de vale. Outras vegetaes podem aparecer na regio dos cerrados, como os campos midos e as veredas de buritis. Nas maiores rupestres. altitudes podem ocorrer os campos

CERRADO

As rvores do cerrado so muitos peculiares, com troncos tortos, cobertos por uma cortia grossa, e de folhas geralmente grandes e rgidas. Muitas plantas herbceas tm rgos subterrneos para armazenar gua e nutrientes. Cortia grossa e estruturas subterrneas podem ser interpretadas como algumas das muitas adaptaes desta vegetao s queimadas peridicas. Acredita-se que, como em muitas savanas do mundo, os ecossistemas de cerrado vm co-existindo com o fogo desde tempos remotos, inicialmente como incndios naturais causados por relmpagos ou atividades vulcnicas e, posteriormente, causados pelo homem.

CERRADO

Mais de 1.600 espcies de mamferos, aves e rpteis j foram identificados nos ecossistemas de cerrado (Fauna do Cerrado, Costa et al., 1981). Entre a diversidade de invertebrados, os mais notveis so os trmitas (cupins) e as formigas cortadeiras (savas). So eles os principais herbvoros do cerrado, tendo uma grande importncia no consumo e na decomposio da matria orgnica, constituindo uma importante fonte alimentar para outras espcies animais. Considerado at recentemente como um ambiente pobre, o cerrado hoje reconhecido como a savana mais rica mundo com a presena de alta diversidade vegetal e animal. A fauna apresenta diversas espcies de aves, mamferos, anfbios e rpteis, sendo muitas delas endmicas.

CERRADO

Estima-se que existam no bioma 10.000 espcies plantas, sendo 4.400 endmicas. O cerrado se constitui ainda, num verdadeiro pomar natural, em que frutos se destacam pela variedade de formas, cores, sabores e aromas. Centena de espcies vegetais dessa regio fornecem ao homem frutas saborosas e nutritivas, e um nmero incalculvel utilizado pela fauna silvestre. Destacam-se a mangaba, cagaita, marmelada-de-cachorro, o batiput ou bacupari, o baru, marolo, pequi, guabiroba, ara, araticum, caju, jatob e o murici. Estudos recentes estimam o nmero de plantas vasculares em torno de 5 mil.

CERRADO

O bioma permaneceu relativamente preservado at a dcada de 1950. A partir do incio dos anos 60 iniciou-se um processo de ocupao e o estabelecimento de atividades agrcolas na regio o que propiciou a rpida reduo da biodiversidade. Nas dcadas de 1970 e 1980 muitos programas governamentais foram lanados com o propsito de estimular o desenvolvimento da regio do cerrado.

Este acelerado crescimento da fronteira agrcola originou desmatamentos, queimadas, uso de fertilizantes qumicos e agrotxicos que resultou em 67% de reas do cerrado a serem consideradas altamente modificadas com voorocas, assoreamento e envenenamento dos ecossistemas.

CERRADO

Atualmente, a regio contribui com mais de 70% da produo de carne bovina do Pas (Corra, 1989). tambm um importante centro de produo de gros (soja, feijo, milho e arroz). Como uma atividade secundria, grandes extenses de cerrado so ainda utilizadas na produo de polpa de celulose para a indstria de papel. Outra atividade recentemente implantada o turismo. No entanto, as introdues dessas atividades reduziram o cerrado a cerca de apenas 20% de rea do bioma em estado conservado. A necessidade urgente de se criar e manejar adequadamente novas unidades de conservao representativas do cerrado, de enorme importncia para a preservao da rica e variada biodiversidade deste bioma.

CAATINGA

Considerado como o nico bioma exclusivamente brasileiro, est localizado na faixa sub-equatorial, entre a floresta amaznica e a floresta atlntica, compreendendo quase 10% da rea total do territrio brasileiro, com aproximadamente 740.000 km2. Abrange os estados do Cear, Rio Grande do Norte, Paraba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piau e norte de Minas Gerais. Possui um clima semi-rido com temperaturas mdias anuais entre 27C e 29C, e ndices pluviomtricos irregulares variando de 250 a 1000mm por ano, concentrando-se durante 3 a 5 meses. Na estao seca a temperatura do solo, que raso, pedregoso e alcalino, pode chegar a 60C.

CAATINGA

A vegetao da caatinga extremamente diversificada proporcionando a ocorrncia de espcies adaptadas s condies do ambiente (solo e clima). As espcies arbreas e arbustivas apresentam folhas pequenas ou modificadas em espinhos, outras, com razes superficiais para absorver o mximo de guas pluviais. Foram registradas cerca de 932 espcies vegetais, sendo 380 endmicas (MMA, 2002). Algumas das espcies nativas da caatinga so: barriguda, amburana, aroeira, umbu, barana, manioba, macambira, mandacaru e juazeiro.

Mandacaru

CAATINGA

A paisagem mais comum apresentada durante a seca.

da

caatinga

aquela

As plantas apresentam um aspecto seco porm no esto mortas, apenas perdem as suas folhas para suportar a ausncia de gua. Suas folhas so caducas ou caduciflias, ou seja, caem na poca da seca.

Viso da Caatinga na poca de Estiagem

Viso da Caatinga na poca das Chuvas

CAATINGA

Os rios so intermintentes, correm apenas durante o perodo de chuvas, tendo seus cursos interrompidos durante a estao seca. O escoamento superficial intenso, pois os solos so rasos e situados acima de lajedos cristalinos. Aps as chuvas as plantas florescem e os animais se reproduzem, deixando descendentes que j possuem adaptaes para suportar o longo perodo de seca seguinte. Mesmo durante a seca, a vida animal tambm rica e diversificada. Espalhados pela caatinga existem regies midas e de solo frtil chamadas de brejos.

CAATINGA

Vive na caatinga as duas espcies de aves mais ameaadas de extino do pas a ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) e a arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari). Alguns animais tpicos da caatinga so o sapo cururu, asa-branca, cotia, pre, veado catingueiro, tatu-peba, sagi-do-nordeste e cachorro-do-mato.
Veado catingueiro

Ararinha Azul

Arara Azul de Lear

Sagui

CAATINGA

O serto nordestino uma das regies semi-ridas mais populosas do mundo. Os principais problemas que ameaam o bioma so:

No utilizao de tcnicas adequadas em sistemas de irrigao o que resultou na salinizao de determinadas reas e tornou a agricultura impraticvel; A contaminao da gua por agrotxicos; O corte ilegal da vegetao nativa para a produo de lenha e carvo por parte de siderrgicas e olarias.

Todos esses fatores tm contribudo na transformao de aproximadamente 40mil km2 da caatinga em reas desrticas.

You might also like