You are on page 1of 15

As alteraes na concepo do objeto de trabalho em Fisioterapia em diferentes momentos da sua constituio

Desde seu surgimento, no existiu, na Fisioterapia, um objeto de estudo ou de interveno claramente definido.

E uma das formas de examinar o que caracteriza o objeto de trabalho de uma profisso ou de estudo de uma rea de conhecimento explicitar de que maneira, nos diferentes momentos da histria da profisso, ele tem sido concebido, definido ou exercido.

Antiguidade
A historia da fisioterapia iniciou-se na Antiguidade, no perodo mais o menos compreendido entre 4000 a.C. e 395 d.C., e os pontos mais marcantes dessa poca so:

Forte preocupao com as pessoas que apresentavam diferenas incomodas, designadas doenas.

E por consequncia, havia uma forte preocupao em eliminar essas diferenas incomodas por meio de recursos, tcnicas, instrumentos, procedimentos, etc.

Segundo Shestack (1979, p.1) os medicos na Antiguidade conheciam os agentes fsicos e os empregavam em terapia e j utilizavam a eletroterapia, sob a forma de choques com um peixe eletrico. O imperador chins Hoong-Ti criou um tipo de ginastica curativa que continha exercicios respiratorios e exercicios para evitar a obstruo dos orgaos. Galeno informa que conseguiu, por meio de uma ginastica planificada do tronco e dos pulmoes, corrigir o toraz deformado de um rapaz ate lograr condioes normais.

O autor Chaves (1980) props niveis de aplicao das aes de sade:


As aoes contidas nos niveis 1 e 2 so denominadas medicina preventiva e os niveis 3, 4 e 5 so denominadas medicina curativa.

Nivel 1 correspoderia a promoo da saude; Nivel 2 proteo especifica; Nivel 3 diagnostico e tratamento pronto; Nivel 4 limitao do dano; Nivel 5 reabilitao.

Neste perodo da antiguidade, o que as pessoas pretendiam era, basicamente curar os indivduos que fossem portadores de uma diferena incomoda denominada como mal, doena, deformidade, etc.

Idade Mdia
Na Idade Media (perodo aproximadamente compreendido entre os sculos IV e XV): As diferenas incomodas eram consideradas como algo a ser exorcizados; Os homens organizavam-se hierarquicamente em clero, nobreza e camadas populares, cabendo a cada grupo uma funo especifica, estabelecida pela ordem divina.

De acordo com essas caractersticas foi uma epoca em que ocorreu uma interrupo no avano dos estudos e da atuao na area da saude. A interrupo desses estudos, podem ter tido dois aspectos:
1 - relacionou-se ao corpo humano a ser considerado algo inferior. 2 - foi relativo s camadas mais privilegiadas (a nobreza e o clero) comearam a ter interesse por uma atividade fsica dirigida para um objetivo determinado (aumento da potncia fsica).

Na Idade Media o interesse pelos estudos ou aplicaes dos cuidados com o corpo ficavam relegados a um plano secundrio.

Renascimento
Perodo compreendido pelos sculos XV e XVI, comeou na Itlia por meio de movimentos artsticos e literrios e depois difundiu pela Europa. O homem nessa poca, comea a se interessar pelo seu mundo exterior e a ter mais liberdade para atender a esse interesse. A beleza fsica do homem e da mulher comea a ser valorizada, ao mesmo tempo em que os rgidos valores morais estabelecidos na Idade Media sofrem uma decadncia.

Aps a estagnao dos estudos relativos ao bem-estar fsico do homem, ocorreu uma retomada desses mesmos estudos, nos quais a preocupao e a atividade no aparecem dirigidas somente ao tratamento ou aos cuidados com o organismo lesado.

Mercurialis apresentou princpios definidos para a ginastica medica que compreendiam: 1. Exerccios para conservar um estado saudvel j existente; 2. Regularidade no exerccio; 3. Exerccio para os indivduos enfermos cujo estado pode exacerbar-se; 4. Exerccios individuais especiais para convalescentes 5. Exerccios para pessoas com ocupaes sedentrias.

Aps Idade Media e o Renascimento onde houve a estagnao dos estudos relativos ao bem-estar fsico do homem, ocorreu uma retomada desses mesmos estudos, nos quais a preocupao e a atividade no parecem dirigidas somente ao tratamento ou aos cuidados com o organismo lesado, apresentam tambm uma preocupao com a manuteno das condies normais j existentes em organismos considerados sos. O que caracterizou o nascimento da medicina preventiva.

You might also like