You are on page 1of 35

UNICEL - FACULDADE LITERATUS SADE DO ADULTO E IDOSO II

SISTEMATIZAO DA ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE CIRRGICO NO PS-OPERATRIO DE PROSTATECTOMIA

MANAUS

ACADMICAS
CTIA LANA AQUINO DE OLIVEIRA DEIZE DE SOUZA LIMA MARIA ADRIANA DE LIMA FIRMINO

INTRODUO
Ensino Clnico desenvolvido durante o Estgio Curricular da disciplina de Sade do Adulto e Idoso II, no Hospital SAMEL, no perodo de 05 a 14 de novembro de 2012, no horrio de 12 s 17 horas, sob orientao da preceptora/ Enfermeira Ana Beatriz. Trata-se de um estudo de caso que tem como tema a Sistematizao da Assistncia de Enfermagem ao Paciente Cirrgico no PsOperatrio de Prostatectomia por RTUP que ser abordada em todos os seus aspectos, desde admisso do paciente at sua alta.
3

HISTRICO DE ENFERMAGEM

07/11/2012. 14:40. A.A.X, 49 anos, sexo masculino, pardo, natural de Monte Alegre/PA. H seis dias foi avaliado pelo cirurgio que o internou com o diagnstico Hiperplasia Benigna da Prstata - HBP. Vindo de casa, deambulando. Refere dor, desconforto em regio hipogstrica, disria, polaciria, urgncia miccional, nictria, diminuio do jato urinrio, cansao e fraqueza. Em uso de Captopril 25mg VO 1Xdia, AAS 100 mg VO 1Xdia, Glicaron 80mg VO 1Xdia, Cefazotina 1g EV6/6 horas, Dipirona 1g EV 6/6 horas, Tilatil 20mg EV 12/12 horas, Tramal 100mg EV 12/12 horas. Afirma etilismo, Diabetes tipo 2 e Hipertenso Arterial. Nega alergias e tabagismo. Antecedentes familiares: me Hipertensa e Diabtica tipo 2 e pai falecido de cncer de Prstata. Ao Exame Fsico: Sinais Vitais: T=35.9oC; P=78bpm, rtmica; R=16vpm, regular; PA=140/80mm/Hg, sentado MSD; peso=68Kg; altura=1,69m.

No momento encontra-se sentado, acordado, consciente, orientado no tempo e espao, comunicativo. Couro cabeludo ntegro, sem sujidades. Pupilas fotorreagentes, isocricas. Mucosas ntegras, hidratadas e normocoradas. Pavilho auricular sem alteraes. Acuidade auditiva normal D e E sem sujidades ou anormalidades. Nariz sem coriza e desvio de septo. Cavidade bucal sem uso de prtese dentria, higiene satisfatria. Pescoo com boa motilidade, gnglios apalpveis em regio cervical. Pele ntegra, normocorada, aciantica, hidratada, sem edema, manchas ou leses. Em ar ambiente. Trax: simtrico com boa expansibilida. AP=MVSRA. AC=BNF 2T. AB=globoso, flcido, doloroso palpao em regio hipogstrica, RHA+. MMSS com boa motilidade. Mantm AVP salinizado, MSD, sem sinais flogsticos. Aparelho genital ntegro, sem alteraes, ausncia de sondas. Eliminaes vesico intestinais presente. MMII com boa motilidade, integridade ssea mantida. Perfuso perifrica presente. Exames Laboratoriais: Hematcrito - 42%; Hemcias - 4,93 milhes/mm3. Eosinfilos - 702/mm3; PSA total: 1,02ng/mL Glicemia 313mg/dl; USG Prstata Trasn-Retal: peso 47,0 gramas.

EXAMES COMPLEMENTARES

HEMOGRAMA COMPLETO

RESULTADOS ALTERADOS

RESULTADOS NORMAIS

Hematcrito Hemoglobina Hemcias


LEUCOGRAMA

42 % 14,2 g/dl 4,93 milhes/mm3


RESULTADOS ALTERADOS

41 - 50% 11,2 -14,5 g/dl 4-5 milhes/mm3


RESULTADOS NORMAIS

Leuccitos Bastes Linfcitos Segmentados Plaquetas PSA TOTAL Glicose Triglicrides USG Prosttica Transretal

7.800 2% 22% 57% 140.000/mm3 1,02 ng/dL 313 mg/dL 274 mg/dL 47 gramas

5.000 -10.000 0-3% 20 40% 47 - 67% 140.000 a 440.000 2,00 4,00 ng/dL 70 110 mg/dL < 150 mg/dL 10-30 gramas

Fonte: Wallach, Jacques B. Interpretao de Exames Laboratoriais. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

MEDICAMENTOS

Dipirona (analgsico, antipirtico e antitrmico) 1g EV 6/6 hs SN. Tilatil (anti-reumtico e anti-inflamatrio no esteroide) 20 mg EV 12/12 horas DIL. Tramal (analgsico opiide) 100mg EV 12/12 horas DIL. Cefazolina (antibacteriano cefalosporina de 1 gerao) EV 1g 6/6 horas DIL. Captopril (anti-hipertensivo, vasodilatador) VO 25mg 1Xdia. cido acetilsaliclico AAS (analgsico, antiinflamatrio no esteride, antitrmico, anti-agregante plaquetrio) VO 100mg 1Xdia. Glicaron (antidiabtico) VO 80mg 1Xdia. Indicado diabetes mellitus tipo 2.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM COLABORATIVOS Todas as medicaes devem ser administradas


conforme prescrio mdica, obedecendo aos horrios aprazados, principalmente os antibiticos. Os antibiticos devem ser bem diludos e administrados lentamente, pois seu uso sistemtico pode causar flebite. Explicar o procedimento ao paciente e as reaes adversas. Observar sinais flogsticos na regio da puno venosa. Informar nome, leito, data, hora, preparo e assinar. Atentar para queixas. Registrar o procedimento no pronturio.

DIAGNSTICO MDICO

HIPERPLASIA BENIGNA DA PRSTATA


Aumento ou hipertrofia nocancerosa da prstata. Os lobos hipertrofiados podem obstruir o colo vesical ou a uretra prosttica, causando o esvaziamento incompleto da bexiga e reteno urinria, em consequncia, pode ocorrer uma dilatao gradual dos ureteres e dos rins. As infeces do trato urinrio podem resultar da estase urinria. A urina restante no trato urinrio serve como um meio para os organismos infecciosos. (Smeltzer & Bare, 2011).

Fonte: http://drauziovarella.com.br

PRSTATA
uma glndula do tamanho de uma noz (3cm de dimetro), com aproximadamente 20 gramas de peso, presente apenas no sexo masculino. Localiza-se abaixo do colo da bexiga, circunda a uretra e atravessada pelo ducto ejaculatrio. A prstata faz parte do sistema reprodutor masculino, sendo responsvel pela secreo de um fludo alcalino (com pH elevado) que protege os espermatozides do ambiente cido da vagina e aumenta sua mobilidade, facilitando a chegada dos mesmos ao vulo. Como apresenta ntima relao com a uretra, alteraes no tamanho da prstata podem comprimir a mesma e dificultar a passagem de urina.
(Smeltzer & Bare,2011)

SISTEMA GENITAL MASCULINO

Vista Anterior da Prstata

Vista Lateral da Prstata Vista Lateral da Prstata

Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre:

MANIFESTAO CLNICA
Aumentada da mico, Nictria, Urgncia miccional, Hesitao no inicio da mico, Diminuio no volume e fora do jato urinrio, Interrupo do jato urinrio,

Gotejamento, Sensao de que a bexiga no foi totalmente esvaziada, Reteno urinria aguda e infeces recorrentes do trato urinrio.

DIAGNSTICO LABORATORIAL

O Exame retal digital (ERD) revela uma glndula elstica e aumentada de volume. A cistoscopia mostra a extenso da invaso uretral e os efeitos sobre a bexiga. A dosagem de PSA (Antgeno prosttico especfico) pode estar discretamente elevada. A ultrassonografia transretal (TRUS) indica o tamanho da prstata e ajuda a descartar a hiptese de que o aumento seja recorrente de processo maligno. (Smeltzer & Bare, 2011).

TRATAMENTO

Resseco da prstata atravs da endoscopia. O instrumento cirrgico e ptico introduzido diretamente atravs da uretra at a prstata, a qual pode se visualizada, sendo a glndula ento removida em pequenas lascas com ama ala de corte eltrica. O tecido tratado vaporiza ou torna-se necrtico e desprende-se.

RESSECO TRANSURETAL DA PRSTATA - RTUP

A transuretral emprega radiofrequncia de baixo nvel para produzir calor localizado que destri o tecido prosttico, enquanto poupam a (Smeltzer & Bare, 2011). uretra, nervos, msculos e membranas.

O procedimento realizado no ambiente ambulatorial e, em geral, resulta em menos sangramento ps-operatrio que em uma prostatectomia cirrgica tradicional.

RESSECO TRANSURETAL DA PRSTATA - RTUP

Em geral, a RTUP requer internao hospitalar por uma noite. Em quase todos os casos, aps uma prostatectomia transuretral, prescreve-se a irrigao vesical contnua para remover cogulos sanguneos e resduos tissulares.
Fonte: http://drauziovarella.com.br

PLANEJAMENTO DE ENFERMAGEM

ACHADOS DE ENFERMAGEM: Dor, desconforto, irritabilidade. DIAGNSTICO DE ENFERMAGEM: Dor aguda relacionada

com a inciso cirrgica, aplicao do cateter e espasmos vesicais evidenciadas por relato verbal de dor. (NANDA, 2009-2011).
PRESCRIES DE ENFERMAGEM JUSTIFICATIVA CIENTFICA

1. A obstruo do fluxo urinrio contribui para a dor. (Smeltzer & 1. Verificar se a sonda est Bare, 2011). permevel e drenando antes de administrar o 2. Os analgsicos alteram a medicamento. percepo da dor e proporcionam conforto. 2. Administrar analgsicos ou (Smeltzer & Bare, 2011). opiides a intervalos regulares, de acordo com a 3. Determinar a natureza e as prescrio. causas da dor e sua intensidade ajudam a selecionar a 3. Avaliar a natureza da dor do modalidade de alvio da dor paciente, sua localizao e apropriada e fornece a linha de intensidade usando a escala base para a comparao de quantificao da dor. posterior. (Smeltzer & Bare,

DIAGNSTICO DE ENFERMAGEM: Risco

de infeco relacionada ao comprometimento tissular e a possvel contaminao de cateteres. (NANDA, 2009-2011).


PRESCRIES DE ENFERMAGEM JUSTIFICATIVA CIENTFICA

1. Lavar as mos antes realizar os cuidados enfermagem.

1. A lavagem das mos o mtodo isolado mais importante para reduzir o risco de de disseminao de de microrganismos. (Smeltzer & Bare, 2011).

2. Manter limpas as sadas 2. Uma sada contaminada utilizadas para o representa uma entrada para esvaziamento da drenagem. microrganismos que podem atingir outras estruturas do 3. Reforar ou trocar curativos trato urinrio. (Smeltzer & midos empregando Bare, 2011). tcnicas de assepsia cirrgica. 3. A umidade em um curativo permite que microrganismos penetrem na ferida. (Smeltzer

DIAGNSTICO DE ENFERMAGEM: Risco

de reteno urinria relacionada obstruo do cateter urinrio por resduos tissulares e cogulos sanguneos ou pela estenose uretral. (NANDA, 2009-2011).
PRESCRIES DE ENFERMAGEM JUSTIFICATIVA CIENTFICA

1. 1. Estimular o paciente a ingerir cerca de um copo de gua a 2. cada hora enquanto estiver acordado. 2. Palpar a bexiga e avaliar o volume urinrio real a cada quatro horas, sempre que o paciente se queixar de dor ou se houver extravassamente de urina em torno do cateter. 3. 3. Manter a bolsa de drenagem abaixo do nvel da bexiga.

A ingesto generosa de liquido mantm a urina diluda e o cateter permevel. (Smeltzer & Bare, 2011). A bexiga somente palpvel quando est distendida. O volume urinrio real avaliado subtraindo-se o volume da soluo de irrigao do dbito urinrio total. A dor e o extravasamento de liquido sugerem acmulo de urina sem sada adequada. (Smeltzer & Bare, 2011). O liquido flui pela ao da fora da gravidade, do local mais alto em direo ao mais baixo. Quando a bolsa de drenagem urinria se encontra acima da bexiga, a urina reflui para o interior da bexiga.

ACHADOS DE ENFERMAGEM: dvidas relao ps-operatrio.

Conhecimento deficiente relacionado sobre o procedimento cirrgico, ao cuidado e tratamento ps-operatrio evidenciado verbalizao do problema. (NANDA, 2009-2011).
DIAGNSTICO DE ENFERMAGEM: PRESCRIES DE ENFERMAGEM JUSTIFICATIVA CIENTFICA

1. Utilizando linguagem no mdica, orientar o paciente sobre equipamentos e procedimentos comumente usados no perodo ps operatrio.

1. O fornecimento de explicaes compreensveis ajuda o paciente a entender as informaes efetivamente. (Smeltzer & Bare, 2011).

2. Essa explicao promove a adeso aos tratamentos e procedimentos 2. Preparar o paciente explicando necessrios no perodo ps as razes do tratamento e dos operatrio. (Smeltzer & Bare, procedimentos ps operatrio. 2011). 3. Explicar a administrao de 3. Os pacientes temem a dor, saber analgsicos no perodo ps que ela ser controlada reduzir operatrio para reduzir e seu medo. (Smeltzer & Bare, controlar a dor. 2011).

AVALIAO DE ENFERMAGEM

08/11/2012 14h30min Paciente no leito, em posio dorsal, 1 DPO por Prostatectomia RTUP. Encontra-se acordado, consciente, calmo, orientado no tempo e espao, contactuando, respondendo corretamente aos estmulos verbais. Higiene satisfatria. Eupneico, afebril, normotenso, normocardio. Relata dor e desconforto, cansao e fraqueza. Em ar ambiente. Pele ntegra, normocorada, hidratada, aciantica, sem edema, manchas ou leses. AB= globoso, flcido, doloroso a palpao em regio hipogstrica. Rha+. Mantm AVP em curso MSD, sem sinais flogsticos. Aparelho genital com SVD em sistema de trs vias para irrigao da bexiga. Eliminaes vesico intestinais presente. Pulsos perifricos palpveis. Perfuso perifrica presente.

09/11/2012 14h45min Paciente no leito, em posio Trendelemburg, no 2 DPO. Paciente acordado, consciente, orientado, comunicativo, eupneico, afebril, normotenso, , normocrdio, normocorado, aciantico, sem edemas ou leses. Mantm AVP em curso MSD, sem sinais flogsticos. Demonstra tranquilidade e no queixa de dor ou desconforto. O lquido de irrigao e o dbito urinrio esto dentro dos parmetros determinados pelo cirurgio. No apresenta sinais e sintomas de retenao de lquidos. Ausncia de evidncias de infeco. Participa das atividades e deambula diariamente. Mantm os sinais vitais dentro dos limites de normalidade. O paciente demonstra compreenso do procedimento cirrgico e da evoluo ps-operatria.

Fonte: Smeltzer & Bare, 2011

CONSIDERAES

O cuidado de enfermagem inclui a ateno nos diversos momentos do processo sade-doena e do ciclo vital. Geralmente, pacientes no ps-operatrio de Prostatectomia por RTUP prescrito a irrigao vesical contnua para remover cogulos sanguneos e resduos tissulares. A enfermagem monitora as complicaes como, sangramento, eliminao de cogulos, diminuio no jato urinrio, reteno urinria ou sintomas de infeco. de grande importncia o papel da enfermagem no que diz respeito s intervenes e orientaes ao paciente acometido por RTUP. Neste estudo de caso identificamos os problemas e aplicamos os Cuidados de Enfermagem para que estes possam com segurana e qualidade permitir um acompanhamento individualizado, pensando na melhoria do cuidado o paciente.

A arte do cuidar dependente do saber cientfico associado ao compromisso e dedicao

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
SMELTZER & BARE. Brunner & Suddart. Tratado de Enfermagem Mdico-Cirrgica. 12 ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. TIMBY & SMITH. Enfermagem Mdico Cirrgica. 8 ed. So Paulo: Manoele, 2005. NANDA, Diagnstico de Enfermagem: definies e classificao 2009-2011/NANDA Internacional. Porto Alegre: Artmed, 2010. FURAST, P. A. Normas Tcnicas para o Trabalho Cientfico: Elaborao e Formatao. 14 ed. Porto Alegre: Brasil, 2008. ROBBINS & COTRAN. Fundamentos de Patologia. Rio de janeiro: Elsevier, 2010. WALLACH, Jacques B. Interpretao de Exames Laboratoriais. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. RANG & DALE. Farmacologia. 6 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

You might also like