You are on page 1of 45

PASSA OU REPASSA

Leia este anncio:

O leitor que se interessar ter uma dificuldade: a) conhecer o preo do imvel, que no est escrito no anncio. b) contatar o proprietrio, que no informou um meio de contato ( telefone e/ou e-mail). c) conhecer a qualificao do imvel, como a proximidade da praia. d) contatar a imobiliria, que no informou as formas de pagamento ou de negociao. e) conhecer a descrio do imvel alugado para temporadas no litoral de Macei.

Texto I Juliana Paes madrinha da campanha de amamentao A atriz Juliana Paes, madrinha da campanha para incentivar o aleitamento materno no pas, amamentou o filho Pedro na frente das cmeras para incentivar as mames brasileiras. Ela contou que queria muito ter feito parto normal e amamentar - no conseguiu fazer o primeiro, mas realizou o segundo desejo e foi alm: virou porta-voz na luta para conscientizar a populao da importncia do aleitamento materno. A Semana Mundial de Aleitamento Materno comemorada entre os dias 1 e 7 de agosto em mais de 120 pases. Texto II

Leia os textos I e II:

Os dois textos tratam da amamentao e possvel afirmar que:


a) o texto I pode circular em jornais e sites e o texto II em cartas. b) o texto I pode circular em cartazes e o texto II em rtulo ou embalagens. c) o texto I pode circular em jornais e sites e o texto II em cartazes. d) o texto I pode circular em livros de receitas e o texto II em cartazes. e) o texto I pode circular em rtulo ou embalagens e o texto II em cartas.

Leia esta notcia publicada na Revista Veja, de 13/07/2011:


88% dos bacharis em direito foram reprovados na ltima prova da Ordem dos Advogados do Brasil. Recorde histrico, o indicador reflete a m qualidade do ensino.

De acordo com a notcia, esse resultado se deve:


a) ao ensino excelente que oferecido nas universidades do pas. b) ao recorde histrico do ensino de qualidade oferecido no pas. c) Ordem dos Advogados do Brasil, que elaborou a prova para os bacharis. d) m qualidade do ensino, demonstrada pelo recorde de reprovao. e) ao ensino de boa qualidade que atingiu recorde de aprovao.

Leia este relato de uma mulher migrante:


Tinha ona, sim. E um dia, meu marido perguntou: - Escuta, voc sabe se tem um gatinho pintadinho, assim? - Ah! Tem bastante! - Olha l em cima do pau. Quando eu olhei, catei as crianas e a gente se escondeu dentro de um rancho de palmito.

Fonte: Adaptado de http://www.rc.unesp.br/igce/simpgeo/606-621douglas.pdf

De acordo com o relato, de que(m) e onde a mulher estava se escondendo?


a) Da ona, no rancho de palmito. b) Das crianas, no quarto da casa. c) Do marido, na casa da vizinha. d) Do gatinho, no quintal da casa. e) Da cobra, no matagal.

Leia este convite:


Pessoal Espero vocs para o nosso Tradicional Arraial Junino: muita pipoca, cachorro-quente, pescaria, quadrilha e fogueira! Ser dia 13/06, a partir das 17h, no Clube Municipal. Alberto

Trata-se de um convite de:


a) batizado. b) noivado. c) ch de cozinha. d) casamento. e) festa junina.

Observe os textos a seguir para responder questo.


Observe os textos a seguir para responder questo. Texto 1: Texto 2:
Pai, Preciso de sua ajuda! No aguento mais o Valter! Ele fica todos os dias me xingando na escola! Ser que o senhor pode falar com a minha professora? Preferi escrever porque no tenho nem coragem de contar tudo o que ele me faz! Snia

Assinale a alternativa que indica o que os textos 1 e 2 tm em comum:


a) so escritos para divertir leitores adultos e crianas. b) tratam de brincadeiras infantis na escola e na rua. c) apresentam atos de violncia psicolgica, o bullying. d) descrevem solues para os problemas das crianas. e) indicam atitudes que no precisam de interveno do adulto.

Leia a frase:
A verdade que a fabricao de qualquer produto deixa rastros no meio ambiente.
Aps anlise da frase e das informaes abaixo, marque V paras as VERDADEIRAS e F para as FALSAS. Ao fabricar os produtos, os funcionrios das empresas marcam com o calado o ambiente em que trabalham. ( ) V ( ) F Qualquer fabricao produz resduos que agridem, com maior ou menor intensidade, o meio ambiente. ( ) V ( ) F A indstria de calados polui mais o meio ambiente do que as demais, por utilizar o couro como matria-prima. ( ) V ( ) F As indstrias deixam pistas de que o meio ambiente precisa de cuidados. ( ) V()F Os resduos provenientes de qualquer indstria causam poluio. ( ) V ( ) F

Leia o texto a seguir:


A LUA NO BOLSO
Exatamente s 23 horas, 56 minutos e 31 segundos (hora de Braslia), o comandante Neil Armstrong tocou o solo da Lua, descendo pela cabine do Mdulo Lunar, 6h38 depois de ter pousado na superfcie do satlite natural da Terra. A porta est se abrindo _ disse Armstrong s 23h39. Um minuto depois o astronauta vislumbrava diretamente a superfcie da Lua. Lentamente, com movimentos extremamente seguros, comeou a descer a escadinha do mdulo, pisando sempre com o p esquerdo. Quando alcanou o segundo degrau, a televiso comeou a transmitir diretamente da Lua para a Terra, focalizando perfeitamente o astronauta. J sobre o solo lunar, Armstrong afastou-se do mdulo e comeou a executar suas primeiras tarefas, tornando realidade um sonho milenar do homem. Folha de S. Paulo, 21/07/1969

A notcia que acabou de ler foi publicada no jornal Folha de So Paulo um dia aps a chegada do homem Lua. O ttulo dessa notcia A Lua no Bolso significa que:
a) uma das primeiras tarefas do astronauta era colocar amostras do solo lunar no bolso. b) a vestimenta do astronauta continha uma grande lua desenhada no bolso. c) ao tocar o solo lunar, o astronauta enxergou a superfcie da lua em seu bolso. d) a televiso transmitiu para a Terra a imagem da lua no bolso do astronauta. e) a conquista da lua pela humanidade foi comparada ao ato de colocar a lua no bolso.

A imagem abaixo corresponde a uma pirmide alimentar, que divide os alimentos em seis grupos bsicos e recomenda um nmero de pores de cada grupo.
Observando a pirmide podemos afirmar que para ter uma alimentao balanceada devemos consumir: a) a mesma quantidade de pores para todos os grupos de alimentos. b) maior quantidade de pores de carnes e ovos do que de frutas. c) menor quantidade de cereais, pes e tubrculos do que de hortalias. d) a mesma quantidade de pores de acares, doces e leos. e) quatro pores de leite, derivados, leguminosas e gorduras.

Leia o texto a seguir:


Gabi, D um pulo na festa do Anibal. Te espero l! Beijos, Mariana

Assinale a alternativa que indica a finalidade e o gnero do texto lido:


a) Comunicar ao leitor mensagens rpidas e simples. um bilhete. b) Entreter o leitor com adivinhaes. uma adivinha. c) Informar o leitor sobre as descobertas cientficas. um texto cientfico. d) Noticiar ao leitor o transplante de clulas-tronco. uma notcia. e) Anunciar ao leitor um carro que est venda. um anncio.

O texto que voc ler contm abreviaes devido ao valor cobrado, por linha, nos suportes em que circula:
ALUGO Mat. p/ festas. Inox e descart., Mesas, Cad., Telo, Projetor, etc. Tr. c/ Luana, (0XX11) 2545-4500.

O texto acima um(a):


a) Carta, que pode ser formal ou pessoal, manuscrita ou digitada. b) Anncio, que circula normalmente em jornais impressos e em sites. c) Receita, que pode circular em jornais, em revistas e em sites. d) Piada, que pode ser encontrada em livros, jornais e sites. e) Poesia, encontrada normalmente em livros e em convites comerciais.

O texto que voc ler contm informaes precisas ao leitor, para que realize as aes indicadas, veja:

Orientaes ao paciente: - Tome 1 comprimido aps as refeies; - Beba com gua.


Reaes adversas: Nuseas, cefaleias e diarreias podem ocorrer. Sonolncia e distrbios de concentrao no foram relatados. Em caso de manifestao destes sintomas, suspenda o uso do medicamento e procure um mdico.

O texto em questo um(a):


a) Bilhete. b) Cordel. c) Bula de remdio. d) Manual de instruo. e) Receita de bolo.

O texto a seguir circula em caixas e em maos de cigarro, leia:

O Ministrio da Sade adverte: Fumar causa dependncia!

A finalidade do texto :
a) Incentivar o leitor a fumar mais. b) Informar o leitor sobre nveis de nicotina. c) Alertar o leitor sobre os benefcios do cigarro. d) Convencer o leitor a beber mais. e) Alertar o leitor sobre os malefcios do cigarro.

Sobre os textos pode-se afirmar: a) Os textos I e II referem-se ao meio ambiente e tm a finalidade de instruir os leitores a no se Texto I preocuparem com o solo. A agricultura orgnica um sistema de produo que tem b) O texto I e II referem-se ao meio por objetivos: preservar a sade do meio ambiente, a biodiversidade, os ciclos e as atividades biolgicas do solo. ambiente, sendo que o texto I tem Uma das questes que a distingue da agricultura tradicional a finalidade de convencer o leitor a a no utilizao de agrotxicos. usar agrotxicos. Texto II c) O texto I e II referem-se ao meio Projeto prev medidas de combate contaminao do solo ambiente, sendo que o texto II tem 31/1/2012 12:54, Por Redao, com Agncia Cmara - de a finalidade de convencer o leitor a Braslia aprovar o Projeto de Lei. A Cmara analisa o Projeto de Lei 2732/11, do deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), que estabelece medidas para d) O texto I e II referem-se ao meio prevenir a contaminao do solo. (...) ambiente, sendo que o texto II tem Segundo a proposta, os rgos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) devero atuar de forma preventiva para a finalidade de noticiar o Projeto evitar a contaminao do solo e promover a identificao e o de Lei ao leitor. gerenciamento de reas contaminadas. O Sisnama dever, e) O texto I e II referem-se ao meio por exemplo, desenvolver aes para proteger a populao ambiente, sendo que o texto I tem quando ocorrer concentraes de substncias qumicas no solo que possam causar risco sade humana. a finalidade de convidar o leitor a praticar apenas a agricultura tradicional.

Leia os textos I e II:

Leia o trecho da crnica Consumistas, de Ivan Angelo:

Voc realmente precisa de doze pares de culos escuros? J no adequado dizer "culos de sol", porque moda us-los dentro de shoppings e at em discotecas, na maior escurido. Eles se tornaram algo mais do que culos: so mscaras, aquela coisa que o Spirit dos quadrinhos botava nos olhos ou que o Fantasma botava para virar outra pessoa. Eles fazem a mgica da troca de personalidade. Na frase Eles fazem a mgica da troca de personalidade, a palavra eles pode ser substituda, sem alterar o sentido do texto, por:

a) os shoppings b) os culos c) os heris d) os consumistas e) os homens

No anncio a seguir, a frase Joga-se bzios contm um erro.

Assinale a alternativa em que a mesma frase est escrita corretamente:


a) Jogam-se bzios. b) Bzios jogado. c) Se joga-se bzios. d) Bzio so jogado. e) Se joga bzios.

Veja a carta que um leitor encaminhou a uma revista:


Caros leitores,
No sei mais a quem recorrer. A Prefeitura no mantm limpo as ruas e cansei de enviar cartas Prefeitura solicitando soluo para o problema. O bairro onde moro sofre constantemente com enchentes causadas pelo excesso de lixo. Quem sabe com esse protesto a Prefeitura resolva o problema! Algum mais poderia me ajudar, enviando cartas de protesto como essa? Joo Carlos

A carta foi redigida com um erro na escrita da frase A Prefeitura no mantm limpo as ruas. A frase est escrita corretamente em:
a) A Prefeitura no mantm limpa as ruas b) A Prefeitura no mantm limpo a rua c) A Prefeitura no mantm limpas as ruas d) A Prefeitura no mantm limpos as ruas e) A Prefeitura no mantm limpo as rua

O texto a seguir a letra da msica Petrolina, Juazeiro, de Jorge de Altinho:


Petrolina, Juazeiro Nas margens do So Francisco nasceu a beleza E a natureza ela conservou, Jesus abenoou com sua mo divina Pra no morrer de saudade, vou voltar pra Petrolina Do outro lado do rio tem uma cidade Que na minha mocidade eu visitava todo dia, Atravessava a ponte, mas que alegria Chegava em Juazeiro, Juazeiro da Bahia

Assinale a frase do texto em que a expresso em destaque no se refere a um lugar: a) Pra no morrer de saudade vou voltar pra Petrolina. b) Nas margens do So Francisco nasceu a beleza. c) Do outro lado do rio tem uma cidade. d) Que na minha mocidade eu visitava todo dia. e) Chegava em Juazeiro, Juazeiro da Bahia.

Petrolina, Juazeiro Juazeiro, Petrolina Todas as duas eu acho uma coisa linda, Eu gosto de Juazeiro, Mas adoro Petrolina.
Jorge de Altinho

Leia um trecho do texto de Charles Chaplin O homem e a vida


Neste mundo, h lugar para todos. E a boa terra rica, apta a fornecer a subsistncia de cada um. O caminho da vida pode ser livre e magnfico, mas perdemos esse caminho. A voracidade envenenou a alma dos homens, rodeou o mundo com um crculo de dio e nos fez entrar no passo de ganso da misria e do sangue. Evolumos na velocidade, mas somos escravos dela. Charles Chaplin Se considerarmos o trecho como uma previso do que ocorreria no futuro, a frase A voracidade envenenou a alma dos homens, rodeou o mundo com um crculo de dio ficaria: a) A voracidade envenena a alma dos homens, rodeia o mundo com um crculo de dio. b) A voracidade envenenava a alma dos homens, rodeava o mundo com um crculo de dio. c) A voracidade envenena a alma dos homens, rodear o mundo com um crculo de dio. d) A voracidade envenenaria a alma dos homens, rodeava o mundo com um crculo de dio. e) A voracidade envenenaria a alma dos homens, rodearia o mundo com um crculo de dio.

Leia e responda
Texto 01 - A FORMIGA E A POMBA A formiga ao se aproximar do riacho para beber gua, escorregou e caiu dentro dgua, tendo sido salva por uma bombinha que por ali estava que jogou uma folha para que a formiga subisse em cima. Noutra ocasio, a formiga viu um caador que apontava a espingarda para matar a pomba, e, picando-a, salvou a pomba.

Moral da Histria: Nenhum ato de boa vontade ou gentileza coisa em vo.


O texto acima uma: A) Fbula

B) Conto
C) Crnica D) Histria

Leia e responda
O BEIJO
O beijo uma coisa que todo mundo d em todo mundo. Tem uns que gostam muito, outros que ficam aborrecidos e limpam o rosto dizendo j vem voc de novo e tem ainda umas pessoas que quanto mais beijam, mais beijam, como a minha irmzinha que quando comea com o namorado d at aflio. O beijo pode ser no escuro e no claro. O beijo no claro o que o papai d na mame quando chega, o que eu dou na vov quando vou l e mame obriga, e que o papai deu de raspo na empregada noutro dia, mas esse foi to rpido que eu acho que foi sem querer... (Millr Fernandes).
O que d aflio no autor?
A) B) C) D)

O beijo
A irmzinha A vov A irmzinha beijando o namorado

Leia e responda
SOPA DE MANDIOCA COM CARNE INGREDIENTES 500 g de mandioca (de preferncia amarela) 300 g de paleta ou costela de boi 1 cubo de caldo de carne 1 dente de alho 1 cebola picadinha Cheiro verde e pimenta do reino a gosto Sal a gosto leo para refogar

Modo de Preparo Pique a mandioca e a carne em cubos mdios Corte o bacon em cubinhos e leve ao fogo, em uma panela de presso, para fritar Acrescente o alho e a cebola e deixe dourar Adicione a carne e deixe refogar, at secar a gua Coloque a mandioca e acrescente gua suficiente para cobrir os ingredientes Acrescente o caldo de carne, sal e pimenta Tampe a panela de presso e deixe cozinhar por 25 minutos, depois que comear a chiar Retire a presso e adicione o cheiro verde Dependendo do tipo de mandioca, pode ser necessrio um tempo maior de cozimento, ento retorne ao fogo com a panela tampada por mais uns 5 minutos, verificando antes o nvel de gua para no queimar O ponto correto quando a carne e mandioca esto bem molinhas e formam um caldo grosso

Segundo o texto, quanto tempo necessrio para preparar a mandioca com carne
A) B) C) D) At 35 minutos At 25 minutos At 30 minutos At 12 minutos

Leia a cano e responda


XOTE ECOLGICO

Luiz Gonzaga
No posso respirar, no posso mais nadar A terra est morrendo, no d mais pra plantar E se plantar no nasce, se nascer no d At pinga da boa difcil de encontrar Cad a flor que estava aqui? Poluio comeu. E o peixe que do mar? Poluio comeu E o verde onde que est ? Poluio comeu Nem o Chico Mendes sobreviveu

Qual o tema central da cano


a)
b) c) d) e)

Luiz Gonzaga
Agricultura Chico Mendes Natureza Poluio

Segundo a noticia, podemos afirmar que:

A) B) C) D)

O texto fala sobre poltica O gnero pode ser encontrado em um jornal O menino ter que usar colar cervical durante 12 dias O incidente ocorreu em Minas Gerais

De acordo com o texto, responda a questo que se segue


Num comcio daquela pequena cidade, dizia o prefeito: - Queridos cidados e cidads, durante todo o meu mandato, coloquei a minha honestidade acima de qualquer interesse poltico. Vocs podem ter certeza que neste bolso - e batia no bolso do palet com uma das mos - nunca entrou dinheiro do povo. Neste instante algum grita: Palet novo, hein?

O gnero textual acima


a) b) c) d) Um conto Uma crnica Uma piada Uma noticia

Responda a questo que se segue, de acordo com o texto


Pedagoga Nome: Patrcia Ferreira Aquino Idade: 38 anos Empresa em que trabalha: Banco Safra 1. Quando e em qual faculdade voc se formou? O que a fez escolher o curso de pedagogia? Eu me formei em 1997, na faculdade Sumar. Escolhi pedagogia porque j possua o magistrio, sofri certa influncia por parte da minha me que tambm professora. Aps terminar o magistrio eu parei de estudar por um tempo, quando tive meu filho Theo, quando ele fez mais ou menos trs anos voltei a estudar, e tenho que admitir que o curso de pedagogia foi a minha escolha pois era um dos cursos mais acessveis financeiramente, e felizmente, foi ele quem abriu portas para que eu fosse admitida em meu atual emprego

De acordo com o texto acima, Patrcia escolheu o curso, porque


a) b) c) d) e) Presso familiar Era o curso mais rentvel J possua o magistrio Era mais acessvel financeiramente C e D esto certas

Leia e responda

O que d humor tirinha


a) b) c) d)

Calvin nervoso A lio de casa O fato da lio ser um pargrafo Calvin estar reclamando, mas seu amigo tigre est fazendo a tarefa

Responda de acordo com o que se pede


O anncio de telefone celular acima apresenta a palavra dancei em situaes diferentes. Leia as possveis interpretaes apresentadas abaixo e marque a NICA opo que NO aceita nesse contexto. A) O primeiro personagem, indicado na tela, conta ao outro que, na festa, ele danou, se divertiu. B) O segundo personagem, indicado na tela, conta que tambm danou, mas na prova, pois tirou nota ruim. C) A imagem na tela ilustra a ideia danar em ambas as colocaes feitas pelas personagens.

D) A imagem na tela do aparelho ilustra o significado primeiro da palavra danar.

Atravs do grfico responda

Analisando os dois grficos POSSVEL perceber que


a) Os ndices pluviomtricos da regio grfico 1 so, no geral, maiores do que os da regio do grfico 2. b) O grfico 1 apresenta um perodo chuvoso entre julho/agosto e o grfico 2 chuvoso no vero. c) Nos perodos de chuva, chove mais na regio do grfico 1 que a do grfico 2. d) Os meses mais secos foram fevereiro e junho, respectivamente.

Leia e responda

Para que um texto seja compreendido preciso que haja uma organizao lgica das palavras no texto. Selecione a opo que apresenta um texto coerente. a) b) c) d) Velhos eram meio apertados meus sapatos. Meio apertados e velhos eram meus sapatos. Apertados velhos meio meus sapatos eram. Sapatos velhos meus eram meio apertados.

Leia e responda
Eu nada entendo Eu nada entendo da questo social. Eu fao parte dela, simplesmente... E sei apenas do meu prprio mal, Que no bem o mal de toda gente,

No ltimo verso da 1 estrofe, a palavra bem poderia ser substituda, sem prejuzo do sentido, por
a) b) c) d) que no proveitoso o mal de toda gente. que no exatamente o mal de toda gente. que no correto o mal de toda gente. que no suficiente o mal de toda gente.

Nem deste Planeta... Por sinal


Que o mundo se lhe mostra indiferente! E o meu Anjo da Guarda, ele somente, quem l os meus versos afinal... Entre os Loucos, os Mortos e as Crianas, l que eu canto, numa eterna ronda, Nossos comuns desejos e esperanas!

(QUINTANA, Mrio. Antologia Potica. 1977. So Paulo.)

Responda como se pede


Voc vai conseguir falar com gente que voc nunca falou antes.

A frase acima, em registro formal, corresponde a:


a) Voc vai conseguir falar com gente com quem nunca falou antes. b) Voc vai conseguir falar com pessoas com as quais nunca falou antes. c) Voc vai conseguir falar com pessoas que nunca falou antes. d) Voc vai conseguir falar com gente com que nunca falou antes.

Leia e responda

A respeito das palavras CRASH, BOOM, PAF, PUM e CLANG podem-se fazer todas as afirmativas abaixo, EXCETO:
a) no tm sentido claro, como comum nas pichaes. b) tentam reproduzir ou imitar diversos tipos de rudos. c) opem-se ordem expressa na placa SILNCIO HOSPITAL. d) esto em letras grandes atendendo s intenes do pichador.

Leia atentamente a charge abaixo e faa a questo


Aps a leitura do verbete e do texto, todas as alternativas abaixo esto corretas, EXCETO. a)A palavra ressaca no texto foi usada no sentido figurado, como indisposio de quem bebeu. b)A imagem que o autor mostra do homem confirma o que o personagem diz estar sentindo. c)A fisionomia da mulher sugere que ela RESSACA s.m. 1. Refluxo de uma vaga, depois de se espraiar concorda com o diagnstico levantado pelo ou de encontrar obstculo que a impede de avanar livremente. marido. d)A palavra bafo foi utilizada na charge no 2. A vaga que se forma nesse movimento de recuo. 3. O sentido de ar exalado dos pulmes; hlito. encontro dessa vaga com outra (a saca), que avana para a praia ou para o obstculo. 4. Bras. Investida fragorosa, contra o litoral, das vagas do mar muito agitado. 5. Fluxo e refluxo; inconstncia, versatilidade, volubilidade. 6. Bras. Fig. Indisposio de quem bebeu, depois de passar a bebedeira. 7. Bras. Fig. Enfado

Leia e responda

Todas as alternativas abaixo esto corretas, EXCETO. a)O autor usou como recurso traos pontilhados e em curva, indicando o trajeto percorrido pelos personagens, para demonstrar que os mosquitos esto voando. b)A linha pontilhada no balo foi utilizada como recurso para sugerir que o personagem est falando baixo, sussurrando, comprovando que o inseto no est verdadeiramente preocupado. c)Na primeira orao do balo, h um adjetivo presente na fala do mosquito que comprova o sexo do personagem. d)O autor usou propositalmente como personagens da charge dois mosquitos, para dar nfase crtica que se pode inferir na expresso turma da dengue.

Leia o texto abaixo para responder a questo


O SAPO Era uma vez um lindo prncipe por quem todas as moas se apaixonavam. Por ele tambm se apaixonou a bruxa horrenda que o pediu em casamento. O prncipe nem ligou e a bruxa ficou muito brava. Se no vai casar comigo no vai se casar com ningum mais! Olhou fundo nos olhos dele e disse: Voc vai virar um sapo! Ao ouvir esta palavra o prncipe sentiu estremeo. Teve medo. Acreditou. E ele virou aquilo que a palavra feitio tinha dito. Sapo. Virou um sapo. (ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. Ars Potica, 1994.) No trecho O prncipe NEM LIGOU e a bruxa ficou muito brava., a expresso destacada significa que (A) no deu ateno ao pedido de casamento. (B) no entendeu o pedido de casamento. (C) no respondeu bruxa. (D) no acreditou na bruxa.

Leia o texto abaixo


As Amaznias Esse tapete de florestas com rios azuis que os astronautas viram a Amaznia. Ela cobre mais da metade do territrio brasileiro. Quem viaja pela regio, no cansa de admirar as belezas da maior floresta tropical do mundo. No incio era assim: gua e cu. mata que no tem mais fim. Mata contnua, com rvores muito altas, cortada pelo Amazonas, o maior rio do planeta. So mais de mil rios desaguando no Amazonas. gua que no acaba mais. SALDANHA, P. As Amaznias. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995. No texto, o uso da expresso gua que no acaba mais (. 11) revela (A) admirao pelo tamanho do rio.

(B) ambio pela riqueza da regio.


(C) medo da violncia das guas. (D) surpresa pela localizao do rio.

Leia e responda
Seja criativo: fuja das desculpas manjadas
Entrevista com teens, pais e psiclogos mostram que os adolescentes dizem sempre a mesma coisa quando voltam tarde de uma festa. Conhea seis desculpas entre as mais usadas. Uma sugesto: evite-as. Os pais no acreditam. Ns tivemos que ajudar uma senhora que estava passando muito mal. At o socorro chegar... A gente no podia deixar a pobre velhinha sozinha, no ? O pai do amigo que ia me trazer bateu o carro. Mas no se preocupem, ningum se machucou! Cheguei um minuto depois do nibus ter partido. A tive de ficar horas esperando uma carona... Voc acredita que o meu relgio parou e eu nem percebi? Mas vocs disseram que hoje eu podia chegar tarde, no se lembram?

De acordo com o texto, os pais no acreditam em (A) adolescentes. (B) psiclogos. (C) pesquisas. (D) desculpas.

Eu tentei avisar que ia me atrasar, mas o telefone daqui s dava ocupado!

Leia o texto abaixo


Prezado Senhor, Somos alunos do Colgio Tom de Souza e temos interesse em assuntos relacionados a aspectos histricos de nosso pas, principalmente os relacionados ao cotidiano de nossa Histria, como era o dia-a-dia das pessoas, como eram as escolas, a relao entre pais e filhos etc. Vnhamos acompanhando regularmente os suplementos publicados por esse importante jornal. Mas agora no encontramos mais os artigos to interessantes. Por isso, resolvemos escrever-lhe e solicitar mais matrias a respeito.

O tema de interesse dos alunos (A) cotidiano. (B) escola. (C) Histria do Brasil. (D) relao entre pais e filhos.

Leia o texto e responda

H muitos sculos, o homem vem construindo aparelhos para medir o tempo e no lhe deixar perder a hora. Um dos mais antigos foi inventado pelos chineses e consistia em uma corda cheia de ns a intervalos regulares. Colocava-se fogo ao artefato e a durao de algum evento era medida pelo tempo que a corda levava para queimar entre um n e outro. No h registros, mas com certeza diziam-se coisas como: Muito bonito, no? Voc est atrasado h mais de trs ns! Jornal O Estado de So Paulo, 28/05/1992.

A finalidade do texto (A) argumentar. (B) descrever. (C) informar. (D) narrar.

Responda com respeito ao texto


O drama das paixes platnicas na adolescncia 5 Bruno foi aprovado por trs dos sentidos de Camila: viso, olfato e audio. Por isso, ela precisa conquist-lo de qualquer maneira. Matriculada na 8 srie, a garota est determinada a ganhar o gato do 3 ano do Ensino Mdio e, para isso, conta com os conselhos de Tati, uma especialista na arte da azarao. A tarefa no simples, pois o moo s tem olhos para Lcia justo a maior crnio da escola. E agora, o que fazer? Camila entra em dieta espartana e segue as leis da conquista elaboradas pela amiga. REVISTA ESCOLA, maro 2004, p. 63 Pode-se deduzir do texto que Bruno (A) chama a ateno das meninas. (B) mestre na arte de conquistar. (C) pode ser conquistado facilmente. (D) tem muitos dotes intelectuais.

Leia e responda

Na tirinha, h trao de humor em (A) Que olhar esse Dalila? (B) Olhar de tristeza, mgoa, desiluso... (C) Olhar de apatia, tdio, solido... (D) Sorte! Pensei que fosse conjuntivite!

Leia e responda
A ideia principal do texto

(A) o crescimento da rea cultivada no Brasil.


(B) o crescimento populacional.

(C) o cultivo de gros.


(D) o sucesso da agricultura moderna.

Leia e responda
Considerando-se os dados relativos s verbas recebidas e ao desempenho em matemtica, nos estados, concluise que (A) h uma relao direta entre quantidade de verbas por aluno e desempenho mdio dos alunos. (B) Minas Gerais teve menos recursos por aluno e apresentou baixo desempenho mdio dos alunos.

(C) o maior beneficiado com recursos financeiros por aluno foi Roraima.

(D) So Paulo recebeu maiores verbas por aluno po ser o maior estado.

You might also like