You are on page 1of 41

Acadmicas: Camila Santos Mariana Rodrigues Paula Rocha Thas Fernanda

Das primeiras horas at 1 a 2 dias aps o nascimento, os ossos do crnio so muito mveis, o que lhes permite se moldar e deslizar um sobre o outro, ajustando a circunferncia da cabea para se acomodar ao formato varivel do canal do parto.

As suturas principais do lactente so : Sagital; Coronal; Lambdide;

Regies moles so: Fontanela anterior; Fontanela posterior.

Embora existam grandes variaes na idade de fechamento entre diferentes crianas, normalmente as fontanelas esto ossificadas nas seguintes idades:

8 meses: fontanela posterior fechada; 6 meses: unio fibrosa das linhas de sutura e encaixe das bordas sseas; 18 meses: fontanela anterior fechada; 12 meses: as suturas no podem ser separadas por elevao da PIC.

Microcefalia: doena neurolgica caracterizada pelo tamanho muito pequeno da cabea em relao idade ou ao sexo do beb ou da criana. A microcefalia pode ser congnita, adquirida ou desenvolver-se nos primeiros anos de vida.

O desenvolvimento das funes motoras e da fala pode ser afetado. A hiperatividade e o retardo mental so comuns. Podem ocorrer convulses, fraqueza dos membros, quadriplegia e paralisia.

Os seguintes fatores podem predispor o feto a sofrer os problemas que afetam o desenvolvimento normal da cabea durante a gravidez so: Fenilcetonria; Rubola; Toxoplasmose; Uso materno de drogas; Desnutrio; Diabetes materna;

A microcefalia geralmente diagnosticada no nascimento ou durante as consultas de rotina com o pediatra, quando so medidos peso, altura e a circunferncia a cabea. No h tratamento especfico para a microcefalia. Os cuidados so assistenciais e dependem da condio que causou a microcefalia.

Craniossinostose: o fechamento precoce das junes entre os diferentes ossos do crnio que resulta em diferentes formatos da cabea.
Esse fechamento precoce das suturas cranianas ocorre ainda durante o perodo fetal.

O diagnstico feito pela observao clnica aps o nascimento da criana e pode ser confirmado por exames de imagem como o Raio X e a tomografia computadorizada

O tratamento da craniossinostose cirrgico e est indicado assim que se faz o diagnstico, pois tem os melhores resultados quando realizada at 1 ano de vida. risco de hipertenso intracraniana; sofrimento cerebral; alteraes oftalmolgicas;

O tipo da deformidade depender de qual sutura foi fechada prematuramente.

A craniossinostose coronal unilateral (CCU) ocorre devido fuso prematura da sutura coronal e apresenta incidncia aproximada de 1 para cada 10.000 nascidos vivos. Tem sido descrita como a segunda mais frequente sinostose identificada em centros de referncia para o tratamento das deformidades craniofaciais.

A Escafocefalia uma forma da craniossinostose, aplica-se fuso prematura da sutura sagital, caracteriza-se por uma cabea longa e estreita. A cirurgia apresenta bons resultados em mais de 80% dos casos e tcnicas modernas de anestesia, e do prprio procedimento permitem que este seja feito com segurana, apesar da pouca idade da maioria dos pacientes.

A Braquicefalia ocorre quando a sutura coronal se funde prematuramente, causando um encurtamento longitudinal (eixo occipito-frontal) do dimetro do crnio.

A Oxicefalia caracteriza-se pelo fechamento prematuro das suturas coronal e sagital, gerando um crnio excessivamente alto e estreito. Estudos mostram que mes que fumam mais de um mao de cigarros por dia tm maior chance de terem filhos com oxicefalia.

A Plagiocefalia resulta da fuso unilateral prematura das suturas coronal ou lambdide. Uma de suas variantes mais estendidas a plagiocefalia Posicional que consiste numa deformao cranial, produto de uma postura prolongada numa s posio.

Na maior parte das vezes a situao resolve-se espontaneamente, sem necessidade de nenhum tratamento especfico, bastando estimular mais o bebe do lado "no preferencial.
imprescindvel que a observao e diagnstico da Plagiocefalia Posicional aconteam a partir dos quatro meses de vida. Isso, porque as correes podem acontecer somente at os dois anos, poca em que as suturas cranianas so fechadas de forma definitiva.

O tratamento para a plagiocefalia posicional feita atravs de uma capacete, com as medidas do crnio da criana.

Normal

Plagiocefalia

Braquicefalia

Escafocefalia

Trata-se de uma craniossinostose da sutura coronal e lambdide que pode comprometer ocasionalmente outras suturas. Tem transmisso hereditria, autossmica dominante, resultante de mutaes genticas. Apresenta uma deformidade facial tpica: olhos espaados, maxila hipoplsica e nariz em forma de bico; a lngua parece grande e protrusa.

O diagnstico da sndrome de Crouzon pode ser feito atravs do exame citologia gentica durante a gravidez, ao nascer ou durante o primeiro ano de vida. As causas da sndrome de Crouzon so genticas. A idade dos pais pode interferir e aumentar as chances do beb nascer com esta sndrome, pois quanto mais velhos forem os pais, maiores so as chances de deformidades genticas.

No existe um tratamento especfico que cure a sndrome de Crouzon.

A criana pode ser submetida a diversas cirurgias no crnio a fim de: Aumentar o espao entre as suturas sseas, para dar mais espao para que o crebro desenvolver-se o mais prximo do normal; Com o intuito de diminuir a hipertenso intracraniana; Para melhorar o aspecto facial

Desequilbrio entre produo e absoro de LCR no sistema ventricular. Produo > absoro, ocorre acmulo do LCR, geralmente compresso elevada, provocando dilatao passiva dos ventrculos.

LCR se forma atravs de secreo pelos plexos corides e a drenagem linftica pelo lquido extracelular do crebro. O LCR circula pelo sistema ventricular e ento absorvido nos espaos subaracnideos por um mecanismo no muito compreendido. Hidrocefalia comunicante: Os ventrculos se comunicam. Hidrocefalia no comunicante: Os ventrculos no se comunicam.

Dilata os ventrculos e estes comprimem o parnquima cerebral contra os ossos rgidos do crnio ao redor. Quando isso ocorre antes da fuso das suturas cranianas, provoca o aumento do crnio, assim como a dilatao dos ventrculos. A maioria dos casos de hidrocefalia no comunicante resulta de mal formao no desenvolvimento. Outras causas incluem neoplasias, infeces e trauma.

Defeitos no desenvolvimento so responsveis pela maior parte dos casos de hidrocefalia do nascimento aos 2 anos de idade. Hidrocefalia nos lactentes: Mielomeningocele, infeco intrauterina, hemorragia perinatal e meningoencefalite neonatal. Hidrocefalia em crianas mais velhas: Infeces intracranianas, hemorragias e astenose do aqueduto.

Fatores que influenciam o quadro clnico: O momento de incio e a presena de leses estruturais pre-existentes (suturas cranianas abertas e fechadas). Lactentes: Aumento da circunferncia e sinais neurolgicos associados presentes e progressivos. Realizar exames para localizar a obstruo do LCR.

Medies dirias da circunferncia ceflica so realizadas em lactentes com Mielomeningocele e infeces intracranianas. Na avaliao de um lactente prematuro, grficos so consultados para distinguir o crescimento anormal presente. Crianas maiores: Sinais e sintomas causados por aumento da PIC e leses focais. As ferramentas diagnsticas principais para detectar a hidrocefalia so a TC e a RM.

O Tratamento dirige-se a avaliar a hidrocefalia, tratar complicaes e solucionar problemas relacionados ao efeito do distrbio no desenvolvimento psicomotor. Tratamento cirrgico (maioria dos casos). Remoo direta de uma obstruo. Colocao de uma derivao que drena o LCR dos ventrculos para um compartimento extracraniano, geralmente o peritnio.

A maioria dos sistemas de derivao consiste em um cateter ventricular, uma bomba de fluxo, uma vlvula de fluxo unidirecional e um cateter distal. As vlvulas so projetadas para se abrirem a uma presso intraventricular predeterminada e fecharem quando a presso cai abaixo desse nvel, impedindo assim o fluxo retrgrado de secrees.

As principais complicaes de Shunts VP so infeces e mau funcionamento. Infeces: Mais grave, e pode ocorrer a qualquer momento, sendo que o perodo de maior risco entre 1 a 2 meses aps a colocao. Ocorrem geralmente no momento da colocao da derivao, tratada com altas doses de antibiticos IV e uma infeco persistente requer a remoo do Shunt at que a infeco seja controlada. Mau funcionamento: Dificuldades mecnicas, toro, tampes, separao ou migrao do tubo.

O prognstico para crianas com hidrocefalia tratada depende:

da

velocidade com que a doena se desenvolve da durao da elevao da PIC da frequncia de complicaes da causa da hidrocefalia.

A hidrocefalia tratada cirurgicamente com acompanhamento clnico e neurolgico continuado tem uma taxa de sobrevida de cerca de 80%. A maior incidncia de mortalidade ocorre no primeiro ano de tratamento. Das crianas sobreviventes, aproximadamente um tero intelectual e neurologicamente normal, e a metade tem deficincias neurolgicas.

O lactente, com hidrocefalia no perodo properatrio observado quanto a sinais de elevao da PIC. A cabea medida diariamente (circunferncia occipitofrontal). Fontanelas palpadas. Lactente com PIC normal apresentar abaulamentos sob certas circunstncias (esforo ou choro).

Letargia, convulso, alteraes nos sinais vitais e irritabilidade podem indicar uma condio patolgica progressiva. Crianas mais velhas: geralmente internadas para reviso do Shunt. O indicado mais preciso da elevao da PIC uma alterao na maneira como a criana interage com o ambiente. Cuidados de enfermagem em relao nutrio do paciente.

Enfermeiro responsvel por preparar a criana para exames diagnsticos e auxiliar mdicos nos procedimentos.
Se o aumento ceflico for significativo, necessrio maiores cuidados para que a cabea esteja bem apoiada na alimentao ou na movimentao, para evitar esforo sobre o pescoo.

Posicionar a criana ou lactente sobre o lado no operado para prevenir a presso sobre a vlvula da derivao. Criana mantida em posio plana. Se PIC aumentada, o cirurgio prescrever a elevao da cabeceira.

A observao mantida para a pesquisa de sinais de elevao da PIC, que indica obstruo do Shunt. A avaliao neurolgica inclui a mensurao da dilatao pupilar e da presso arterial. A ingesta e o dbito hdricos devem ser monitorados. Sinais de infeco: elevao dos sinais vitais, m alimentao, vmitos, reduo da responsividade e a atividade convulsiva. Cuidados com a pele: sinais de presso, irritao ou infeco.

Preocupao dos pais quanto ao motivo de internao da criana (reviso do Shunt, infeco, diagnstico) e aos demais procedimentos. Necessidade de maiores informaes melhores explicadas. Ajuda dos enfermeiros quanto preocupao dos pais. Preparar os pais para alta hospitalar (reconhecimento de sinais).

Enfatizar que a hidrocefalia ser um problema por toda a vida. Estabelecer metas realistas e um programa educacional apropriado que ajude a criana a atingir seu mximo potencial. Criana deve ser estimulada a viver como qualquer outra com a mesma idade e capacidades. Pais devem ser encorajados a lidar com problemas possivelmente encontrados nas relaes com amigos e outras pessoas. Famlias podem ser encaminhadas a instituies comunitrias para receber apoio e orientaes.

Risco de crescimento desproporcional relacionado a distrbios congnitos Risco de atraso no desenvolvimento relacionado a distrbios congnitos

WONG, D.L. Enfermagem Peditrica: Elementos essenciais interveno efetiva. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

You might also like