You are on page 1of 20

Portugus

Formao de palavras
Profa. Vivian Gusmo

Onde a Lngua Portuguesa falada? O portugus lngua oficial dos seguintes pases: Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guin-Bissau, Moambique, So Tom e Prncipe. No Timor Leste uma das duas lnguas oficiais a outra o ttum. O portugus convive com idiomas nativos nos seguintes territrios: Diu, Damo, Goa e Macau. A frica do Sul e a Frana so os pases onde existe um maior nmero de falantes do portugus como lngua estrangeira. H, aproximadamente, 216,5 milhes de falantes da lngua no mundo, distribudos nos 5 continentes: Amrica (Brasil), frica (Guin-Bissau, Cabo Verde, Angola, Moambique Repblica Democrtica de So Tom e Prncipe), Europa (Portugal), sia (Macao, Goa, Damo, Diu) e Oceania (Timor).

Formao de palavras
Uma sociedade em permanente mudana, que cria a todo instante novas necessidades e novos objetos de consumo, precisa ter tambm uma linguagem dinmica, que acompanhe essas transformaes. O falante de uma lngua poder formar uma palavra nova: a partir de elementos j existentes, importando um termo de uma lngua estrangeira ou alterando o significado de uma palavra antiga, sempre que for necessrio um nome para designar uma idia ou objeto novo.A palavras assim criadas, d-se o nome de neologismos.

Os avanos na era da informtica nos ltimos tempos, por exemplo, acabaram por incorporar lngua portuguesa inmeros termos novos. H, na lngua portuguesa, muitos processos pelos quais se formam palavras e cujos mecanismos so constantemente utilizados para traduzir, em palavras novas, novas realidades. Entre os processos de formao de palavras, dois so mais comuns em portugus: a derivao e a composio.

Derivao
o processo pelo qual a partir de uma palavra se formam outras, por meio do acrscimo de certos elementos que lhe alteram o sentido primitivo ou lhe acrescentam um sentido novo. Os processos de derivao so: Derivao prefixal: ocorre quando h acrscimo de um prefixo a um radical.

Contrapor contra + por


prefixo radical

Derivao sufixal:ocorre quando h acrscimo de um sufixo a um radical. arvoredo arvor + -edo


radical sufixo

Derivao parassinttica: ocorre quando h acrscimo simultneo de um prefixo e de um sufixo a um radical. Engarrafar en- + garraf + -ar
prefixo radical sufixo

As formas parassintticas so constitudas por substantivos e adjetivos e podem ser nominais (alinhamento, embarcao, desalmado) e verbais ( anoitecer, enraivecer, endurecer). Os prefixos que geralmente so empregados na formao de parassintticos verbais so: es-, em-,a-.

Derivao prefixal e sufixal: ocorre quando h acrscimo no-simultneo de um prefixo e de um sufixo a um radical. imperdovel im- + perdo + -vel
prefixo radical sufixo

Derivao regressiva: ocorre quando h eliminao de elementos terminais (sufixos, desinncias). Consumir consumo
Observao: s vezes difcil distinguir se a palavra primitiva ou derivada. O fillogo Mrio Barreto sugere (...) se o substantivo denota ao, ser palavra derivada, e o verbo palavra primitiva; mas se o nome denota algum objeto ou substncia, se verificar o contrrio. Assim choro, socorro e emprego, denotadores de ao, so palavras derivadas; azulejo, alimento e fumo so palavras primitivas que do origem aos verbos azulejar, alimentar e fumar.

Derivao imprpria: ocorre quando h mudana de sentido e de classe gramatical. S possvel identificar uma derivao imprpria dentro de um contexto ou de uma frase.

O animal foi capturado pelo zoolgico e a festa foi animal.


substantivo adjetivo

COMPOSIO
Consiste na assoiao de duas ou mais palavras (ou radicais), para formar uma outra de significao nova, qual se denomina palavra composta. Os dois tipos de composio so: justaposio e aglutinao.

Composio por justaposio As palavras unem-se sem qualquer alterao fontica e grfica. Ex.: guarda-noturno, dona-de-casa, obra-prima, p-de-moleque, dia-a-dia, joo-ningum, alma-gmea etc. Composio por aglutinao As palavras associadas se fundem num todo fontico, com um s acento tnico, e o primeiro componente perde alguns elementos, normalmente acento tnico, vogal e consoante. Ex.: petrleo(pedra + leo), aguardente (gua + ardente), embora (em + boa + hora), vinagre (vinho + acre), fidalgo (filho + de + algo)

Outros processos
Hibridismo O hibridismo a formao de palavras por derivao ou composio, a partir de elementos (radicais e afixos) provindos de lnguas diferentes. Ex.:burocracia (francs e grego), goiabeira (tupi e portugus), sociologia (latim e grego), asmtico (portugus e latim) Abreviao vocabular (ou reduo)

Consiste em reduzir as palavras, com o objetivo de economizar tempo e espao na comunicao falada e escrita. Ex.: auto (automvel), pneu (pneumtico), nibus (auto-nibus), moto (motocicleta), foto (fotografia), quilo (quilograma).

Siglas So empregadas principalmente como reduo de noms de empresa, firmas, organizaes internacionais, partidos polticos, servios pblicos, associaes estudantis e recreativas. Ex.: IBOPE, ONU, UNE, IBGE, CD, AIDS, etc.

Abreviatura
a reduo na grafia de certas palavras, geralmente, as limitando letra inicial ou s letras iniciais e, s vezes letra inicial com a final. Ex.: p. ou pg. (pgina), cal (caloria), Sr. (senhor), av. (avenida)

Onomatopia A onomatopia consiste na formao de palavras que buscam reproduzir vozes de seres, sons ou rudos da natureza.

zas! tique-taque piu! bum! toque-toque miau! cabrum! zigue-zague au! Observao: em geral, os verbos e substantivos denotadores de vozes de animais tm origem onomatopica. Ex.: ciciar (cicio da cigarra), coaxar (coaxo da r e do sapo).
Palavra-valise

Palavra-valise uma reduo que utiliza parte de duas palavras primitivas para formar uma palavra nova. Elefantstico (elefante + fantstico); portunhol (portugus + espanhol), brasiguaio (brasileiro + paraguaio).

Estrangeirismo o emprego de palavra estrangeira em frases de lngua portuguesa. As palavras estrangeiras incorporadas lngua pelo uso constante podem ganhar ortografia portuguesa e/ou originar novas palavras por meio de processos tpicos do portugus. Do ponto de vista formal podemos reconhecer 3 tipos de estrangeirismos: a) Decalque Verso literal do lexema modelo na lngua originria. Ex.: antipoluente, bens de consumo, carto de crdito, toca-fitas, freio, fim de semana, pra-brisa, supermercado, etc.

b) Adaptao da forma estrangeira fontica e ortografia brasileira Isso ocorre em geral quando o estrangeirismo j foi adotado h muito tempo pela nossa cultura. Exemplo:

Anglicismos: boicote (boy-cott), clube (club), coquetel (cocktail), drinque (drink), estoque (stock), filme (film), futebol (foot-ball), xampu (shampoo), sanduche (sandwich), teste (test), etc.

Galicismo: ateli (atelier), buf (buffet), boate (boite), pat (pat), piv (pivot), ruge (rouge), toalete (toilette), chofer (chauffeur) etc

c) Incorporao do vocbulo com a sua grafia e fontica originais anglicismos: best-seller,check-up, close-up,cowboy, gangster, hamburguer, hardware, know-how, layout, marketing, poster, play-boy, show, smoking, software, xerox, etc. galicismos: avant-premir, couvert, gourmet, lingerie, tourne, maitre-dhtel, pot-pourri, reveilln,etc.

outros idiomas: karat (coreano), quibe (rabe), vodca (russo), iogurte (turco), pizza (italiano), campus, curriculum (latim), etc

No h dvida alguma de que, aps a Segunda Guerra Mundial, os emprstimos e apropriaes da lngua inglesa proliferaram, seja porque a cultura norte-americana invadiu vrios segmentos (cinema, informtica, msica), seja pelo poder poltico e econmico dos Estados Unidos.

Grias So palavras ou expresses de criao popular que nasem em determinados grupos sociais ou profissionais e que, s vezes, por sua expressividade acabam se estendendo linguagem de todas as camadas sociais.

Grias curiosas
Anos 60 e 70 bulhufas ou lhufas: nada. carango: carro cricri: chato gaita: dinheiro mora? Entende? t ruo: t ruim broto:moa boko-moko: pessoa que no sabe se comportar, seja no modo de falar, seja no modo de vestir. papo-firme: que no d mancada na crista da onda: em pleno sucesso

dos metaleiros capilas: dinheiro breja: cerveja po molhado: policial dos lutadores de jiu-jitsu amarelo: medroso cheio de marra: metido casca grossa : lutador muito bom tomar toco: levar o fora dos internautas lemmar: falso internauta lag:demora no recebimento de mensagens [ ]e: abraos

Heavy metal do senhor


Zeca Baleiro o cara mais underground que eu conheo o diabo que no inferno toca cover das canes celestiais com sua banda formada s por anjos decados A platia pega fogo, quando rola os festivais enquanto isso deus brinca de gangorra no playground do cu com os santos que j foram homens de pecado de repente os santos falam toca deus um som maneiro e deus fala agenta vou rolar um som pesado

a banda cover do diabo acho que j t por fora o mercado t de olho no som que deus criou com trombetas distorcidas e harpas envenenadas mundo inteiro vai pirar com o heavy metal do senhor.

You might also like