You are on page 1of 18

Inventrio Multimdia de Habilidades Sociais para Crianas Del-Prette

Definio

Habilidade sociais so classe de comportamentos sociais que, quando emitidas, contribuem para um relacionamento saudvel e produtivo com as demais pessoas aumenta, aumentando a probabilidade de conseqncias reforadoras.

Aprendizagem de habilidades sociais na infncia

Os principais agentes de socializao na infncia so pais, professores e colegas.


O Processo ocorre principalmente por meio de trs processos Instruo verbal Modelagem Modelao

Pais e professores so os principais agentes desses processos quando estabelecem relaes educativas com as crianas.
A consecuo bem-sucedida dessa tarefa requer um conjunto de aes que Del Prette e Del Prette definem como habilidades sociais educativas Habilidades sociais educativas so aquelas intencionalmente voltadas para a promoo do desenvolvimento e da aprendizagem do outro, em situao formal ou informal

Apresentao do instrumento

Os materiais de avaliao do SMHSC-Del-Prette consistem de:


Inventario de auto-avaliao de habilidades sociais Avaliao da criana pelo professor Avaliao do professor sobre os itens de habilidades

Se apresentam em duas verses:


Informatizada sob a forma de CD-ROM Verso impressa sob a forma de caderno de pranchas, juntamente com fichas de respostas, folhas de instrues, cartes e outros materiais em papel

Tanto a verso impressa quanto a informatizada, so equivalentes e compostas por 21 itens de situaes de interao de:
Criana com criana Criana com adulto

Cada item apresenta uma situao seguida de trs alternativas de reao


Uma reao habilidosa esperada Dois tipos de reaes no-habilidosas

As situaes que aparecem no inventario ocorrem principalmente em ambiente escolar, dada sua importncia para a socializao e o ajustamento da criana nessa fase do seu desenvolvimento. (7 a 12 anos - Faixa etria correspondente a da primeira fase do ensino fundamental)

Materiais impressos para avaliao


Manual Caderno de pranchas Cartes com siglas das escalas Ficha de instrues para o aplicador Fichas de Respostas - Auto-avaliao (A,B e C) Fichas de Respostas Professor (A e B)

O que o IMHSC Del-Prette?

O IMHSC Del-Prete um instrumento de fcil aplicao que permite caracterizar o desempenho social da criana em diferentes situaes do contexto escolar, produzindo indicadores para o planejamento e avaliao de programas educativos ou teraputicos de promoo do repertrio social de escolares e para pesquisas na rea.

Verso Informatizada
Foi planejada para a auto-avaliao da criana e a verso impressa para a auto-avaliao e avaliao pelo professor; Alm das alternativas impressas, pelo computador o teste apresenta contedo didtico e de fcil entendimento, at mesmo para crianas que esto sendo alfabetizadas;

Habilidades Avaliadas

Os 21 itens retratam contextos do cotidiano escolar das crianas das sries iniciais do Ensino Fundamental, em suas interaes com outras crianas e com adultos. Cada tem tem 3 possibilidades de reao:
Habilidosa No-habilidosa No-habilidosa passiva

Habilidades avaliadas com o IMHSC Del-Prette

As habilidades foram separadas por 4 subescalas:

Empatia e civilidade:

Habilidades de expresso de sentimentos positivos de solidariedade e companherismo. Ex: oferecer ajuda e pedir desculpas Habilidade de afirmao e defesa de direitos e de autoestima, com risco potencial de reao indesejvel. Ex: resistir a presso do grupo

Assertividade de enfrentamento:

Autocontrole

Indicadores que Produz

Auto-avaliao:
a) frequncia das relaes sociais habilidosas, nohabilidosas ativas e passivas; b) dificuldade nas reaes habilidosas; c) adequao atribuda a cada uma das reaes.

Avaliao do Professor:
a) frequncia com que a criana apresenta as reaes sociais habilidosas e no-habilidosas ativas e passivas; b) importncia da reao socialmente habilidosa para o funcionamento psicossocial da criana; c) adequao atribuda a cada uma das reaes.

Material

Aplicao

Forma de aplicao

Individual e/ou coletiva

Tempo de Aplicao No h limite de terminado, a durao depender de acordo com a quantidade de indicadores que se pretende obter e do ritmo respondente. Em mdia, cerca de 35 minutos.

Padronizao

Referncias normativas preliminares obtidas em um grupo amostral de 853 crianas de ambos os sexos, na faixa etria entre 7 a 12 anos, de escolas pblicas de uma cidade de mdio porte do Estado de So Paulo.

Dados Psicomtricos

Validade e Confiabilidade:

a) consistncia interna aferida por meio do Alpha Cronbach de 0,6413 para frequncia e de 0,6890 para dificuldade; b) correlao positiva e significativa entre todos os itens e respectivos escores de dificuldade para frequncia e tambm os scores de teste e reteste; c) estrutura fatorial com trs fatores para frequncia e quatro para dificuldade, com coeficientes alfa variando de 0,7241 a 0,3058 no primeiro caso e de 0,7054 a 0,2160 no segundo; d) reaes habilidosas indicadas como mais adequadas que as no-habilidosas e, dentre estas, passivas consideradas mais adequadas que ativas; e) correlao positiva e significativa entre auto-avaliao e a avaliao por professores em vrios indicadores e reaes; f) indicadores de validade concorrente na comparao entre crianas com e sem dificuldades de aprendizagem e com diferentes padres de desempenho social.

Normas

O score total e os scores de cada fator, obtidos na amostra de referncia, foram convertidos em intervalos mdios (um desvio padro acima at um desvio padro abaixo da mdia) que permitem comparar o resultado de qualquer criana com os dessa amostra, tomada como referncia normativa.

You might also like