You are on page 1of 44

Scrates, os sofistas e a democracia grega clssica

Prof. (a) Viviane Fernandes

A democracia grega

Com o estabelecimento da democracia em Atenas as discusses prticas sobre as relaes entre o homem e o Estado tornam-se centrais.
Assim, a poltica, a tica e a teoria do conhecimento ganham importncia em filosofia, em contraposio cosmologia e ontologia que dominavam o interesse pr-socrtico. Os sofistas surgem nesse cenrio em que a arte da argumentao torna-se essencial.

Os sofistas

Mestres da oratria, eles ensinam a desenvolver argumentos a favor e contra uma mesma posio. Viajaram por toda a Grcia, fazendo conferncias e fundando uma forma de ensino itinerante e remunerada. So os primeiros professores de que temos notcia na histria, e prezavam a erudio.
A partir dos sofistas o homem substitui a natureza como objeto principal da reflexo filosfica.

Os sofistas

A filosofia torna-se antropolgica. Dentre os principais sofistas podemos destacar: Protgoras, Grias, Hpias, Prdico,Crtias, Antfon,Trasmaco e Licfron. No formaram uma escola, no tinha uma doutrina comum nem estavam organizados. Representam a substituio do esprito racional e cientfico dos pr-socrticos por outros interesses, pedaggicos e sociais.

Os sofistas

So muitas vezes classificados como cticos, porque desprezam as discusses filosficas que achavam desnecessrias, para as quais no se poderiam encontrar respostas ou solues.
Para muitos os sofistas fundam na filosofia um reino de relativismo filosfico e subjetivismo, pois o homem passa a ser a medida de todas as coisas, da natureza e de todos os valores. Historicamente a interpretao da importcia dos sofistas tem variado bastante.

Os sofistas

Podemos encontrar leituras extremamente negativas, que buscam desqualificar sua filosofia como a do prprio Scrates, at leituras bastante positivas como a de Werner Jaeger.
Chamamos ainda hoje de sofista, em portugs, quele que argumenta com sofismas, argumentos falsos ou invlidos que visam enganar os outros. Viso que comeou a se estabelecer com a tradio de Scrates, Plato e Aristteles. Jaeger defende que os sofistas abrem os horizontes da filosofia.

Os sofistas (Jaeger)

Se constitua uma seita intelectual fechada, j que a democracia grega exigia uma melhor preparao intelectual de seus governantes.
Por isso, a educao - dos lderes polticos - no apenas dos nobres, mas de todos os cidados livres da polis passaram ento a ter direito educao. com os sofistas que a paideia, no sentido de uma ideia e de uma teoria consciente da educao, entra no mundo e recebe um fundamento racional.

Os sofistas (Jaeger)

O desenvolvimento da medicina acaba participando decisivamente da construo do conceito de natureza humana e, por consequncia, da democratizao do ensino, ajudando a destruir a ideia de nobreza sangunea.
Com a transposio do conceito de physis da totalidade do universo para o ser humano. O conceito mdico de phisys humana substitui o de sangue divino.

Os sofistas (Jaeger)

Se passa a um conceito mais amplo de natureza humana que significa agora a totalidade do corpo e da alma e, em particular, os fenmenos internos do ser humano.
Essa a ruptura sofista: O homem a medida de todas as coisas Protgoras. Fase em que o homem colocado no centro das atenes, com todas as suas ambiguidades e contraditrias posturas.

Os sofistas

Ligado discusso de interesses comunitrios, a discursos e elocues pblicas, manifestao e deliberao em audincias polticas, ao convencimento dos pares, ao alcance da notoriedade no espao da praa pblica...
Viso de Scrates e Plato: aparncia, opinio e retrica. Homens desconhecedores das coisas, pseudo-sbios. Aristteles: d continuidade e esse entendimento.

Os sofistas

A importncia do discurso.
A retrica e a prtica judiciria: as palavras tornaram-se o elemento primordial para a definio do justo e do injusto, demonstrando aquilo que aos olhos vulgares no imediatamente visvel. S se pode definir a justia ou a injustia diante da anlise de sua situao concreta, de sua ocorrncia efetiva, de sua apreciao imediata.

Os sofistas e o discurso judicirio

Conquanto bem articulado, pela fora da expresso oral, e bem definido perante os magistrados, o efeito a ser produzido pode favorecer aquele que deseja por ele ser beneficiado.
A justia a servio dos interesses: relativizao da justia. Em contraposio aos conceitos fixos e eternos surge o relatitvo, o provvel, o instvel, o convencinal.

Os sofistas

Natureza das leis (phsis) x arbitrariedade das leis (nomos). A lei (nomos): seria responsvel pela libertao humana dos laos da barbrie. Diziam ser o homem o princpio e a causa de si mesmo, e no a natureza.
Deliberar sobre qual ser o contedo da lei atividade preponderantemente humana.

Os sofistas

A natureza (phsis) faria com que as leis fosse idnticas em todas as partes. O homem, pelo contrrio, produz culturas diferentes, vivem legislaes e valores jurdicos diferentes, na medida em que se encontra em seu poder definir o que o justo e o que o injusto.
A lei da natureza = a lei do mais forte sobre o mais fraco. A lei convencionada pelo homem, artificial = atentaria contra a ordem natural das coisas.

Os sofistas

Logo, os homens deveriam submeter-se ao poder daquele que ascendesse ao controle da cidade por meio da fora.
A justia assim, vantagem para aquele que domina e no para aquele que dominado. Conceito de justia igualado ao conceito de lei: o que justo seno o que est na lei? Lei, relativa, se esvai com o tempo.

Os sofistas

A mesma inconstncia da legalidade passa a ser aplicada justia. Debate: a lei natural ou convencional?

Scrates
Conhece-te a ti mesmo Sei que nada sei

O pensamento de Scrates

O homem, a tica e o conhecimento surgem como as questes centrais da filosofia. a sada de Cosmologia.
Procura os homens mais sbios (sofistas) para saber o que a sabedoria e descobre que a sabedoria deles nula. Compreende assim que nenhum homem sabe verdadeiramente nada, e o sbio aquele que reconhece isso.

O pensamento de Scrates

Conhece-te a ti mesmo: significa que o conhecimento no um estado de sabedoria, mas um processo, uma busca, uma procura da verdade.
Assim, para Scrates o conhecimento uma busca incessante da sabedoria, e a cada conhecimento obtido uma nova ignorncia se abre diante de ns. Isso no significa que a verdade no exista, e sim que deve ser sempre procurada e que sempre ser maior do que ns.

Crtica de Scrates aos sofistas

Sob esse aspecto, torna-se clara a diferena entre Scrates e os sofistas e por que ele os critica. O sofista um professor de tcnicas, de poltica, de virtude e de sabedoria, portanto, algum que julga possuir conhecimentos e ser capaz de transmiti-los.
As prelees dos sofistas eram aulas onde alguma coisa era ensinada, um contedo era transmitido j acabado, pronto.

Crtica da Scrates aos sofistas

As prelees eram solilquios ou monlogos, apenas o sofista falava enquanto os outros escutavam. Os sofistas eram cticos, para eles, tudo por conveno e tudo opinio; tudo tal como nos aparece e tal como nos parece.
O sim e o no dependem apenas dos argumentos para persuadir algum e manter ou mudar de opinio. Deste modo, no h porque buscar a verdade, pois ela no existe.

Crtica de Scrates aos sofistas

Diferente dos sofistas, Scrates no se apresenta como professor. Pergunta, no responde. Indaga, no ensina. No faz prelees, mas introduz o dilogo como forma de busca da verdade. Essa foi a razo de no haver escrito coisa alguma.
Dizia que a escrita muda e que a mudez cristaliza ideias como verdades acabadas e indiscutveis.

Scrates e os sofistas

Diferente dos sofistas, Scrates mantm a separao entre opinio e verdade, entre aparncia e realidade, entre percepo sensorial e pensamento.
Sua busca visa alcanar algo muito mais precioso: passar da multiplicidade de opinies contrrias, da multiplicidade de aparncias opostas, da multiplicidade de percepes divergentes unidade de ideia. Unidade da ideia: definio universal e necessria da coisa procurada.

Scrates e os sofistas

Ao exigir de si mesmo o conhecimento de si, exigia dos outros que conhecesse a si mesmos, motivo pelo qual a primeira tarefa do dilogo socrtico fazer com que cada um descubra sozinho que aquilo que julgava ser ideia ou coisa era apenas uma opinio sobre ela.
Era apenas uma imagem, que aquilo que julgava ser a ideia da coisa era apenas uma opino, aquilo que julgava ser a verdade eram somente preconceitos sedimentados pelo costume.

Scrates e os sofistas

Scrates exerce influncia na medicina grega, contribui no aspecto dialgico e participativo, que leva o paciente a falar sobre a doena, a buscar a sua origem e com isso a sua prpria cura.
Os sofistas davam preferncia outra atitude do mdico, quela praticada depois de anamnese e do diagnstico, quando, ao iniciar o tratamento, o mdico empregava recursos persuasvos para que o paciente aceitasse o processo teraputico.

Scrates e os sofistas

No dilogo de Mnon, a personagem Mnon compara Scrates com o torpedo, peixe-eltrico, querendo dizer que as suas descargas eltricas, entorpece, paraliza o adversrio.

Scrates faz isso com suas perguntas e comentrios sobre as opinies de outros que com eles conversavam. Ao dizer-se parteiro das almas, no queria dizer que era o pai das ideias que nasciam da alma de seu interlocutos, mas que seu papel era apenas de auxiliar o nascimento das ideias, onde o trabalho de parto tinha que ser realizado pela parturiente.

Scrates e os sofistas

Seu trabalho era sucitar no interlocutor o desejo de saber e auxili-lo a realizar sozinho esse desejo. Tudo isso afirma contra o sofista, que a verdade existe e podemos conhec-la. Se estudarmos a natureza e chegarmos a doutrinas antagnicas, isso significa que a verdade no pode estar na prpria natureza.
O verdadeiro e o falso esto em ns.

Scrates e os sofistas

Se no conseguimos contemplar a verdade na natureza porque fomos busc-la no lugar errado: no est fora de ns, mas dentro de ns.
Se no a encontramos porque vivemos como autmatos, obedecendo cegamente s ordens externas, aceitando passivamente os preconceitos estabelecidos. O pensamento deve deslocar-se da contemplao exterior para a contemplao interior.

O Mtodo de Scrates

Com Scrates a filosofia comea a empregar um mtodo de investigao. Seu mtodo, exercitado sob a forma de dilogo, consta de duas partes:

1. Protrptico: exortao, convida o interlocutor a filosofar, a buscar a verdade. 2. lekhos: indagao, fazendo perguntas, comentando as respostas e voltando a perguntar, caminha com o interlocutor para encontrar a definio da coisas procurada.

O Mtodo de Scrates

O lenkhos dividido em duas partes e so essas comumente chamadas de mtodo socrtico:

1. Feita a pergunta Scrates comenta as vrias respostas que a ela so dadas, mostrando que so sempre preconceitos recebidos, imagens sensoriais percebidas ou opinies subjetivas e no a definio buscada. Ironia (eirneia): refutao com a finalidade de quebrar a solidez aparente dos preconceitos. 2. Scrates vai sugerindo caminhos ao interlocutor at que este chegue definio procurada. Maieutica (maieutik): arte de realizar um parto, no caso, parto de uma ideia verdadeira.

Scrates

A cincia socrtica o resultado do mtodo.


Segundo Aristteles, essa cincia visa encontrar as definies universais e necessrias das coisas, ou a essncia universal delas, fazendo desta uma ideia alcanada apenas pela razo. A ideia socrtica manifesta racionalmente o que a coisa em sua essncia universal e necessria porque apresenta a causa pela qual ela o que , por que e como ela o que .

Scrates

Opera com o exame de opinies definies parciais, subjetivas, confusas, contraditrias para chegar a uma definio universal e necessria, a mesma para todos.
Considera que a razo sempre a mesma para todos.

D incio ao que Aristteles chama de induo: chegar ao universal por meio do exame dos casos particulares.
A lgica socrtica ergeu-se sobre dois pilares: o raciocnio indutivo e a ideia.

Scrates e os sofistas

Raciocnio indutivo: do particular para o geral.


Ideia: reunio dos traos comuns presentes em todos os casos particulares e que so os traos essenciais de todos eles; a ideia uma sntese do diverso, a unidade racional de uma multiplicidade. Como os sofistas interessa-se pela virtude, porm, diferente deles, falava da virtude no singular. Sofistas: coragem, temperana, amizada, justia...

Scrates e os sofistas

Scrates: a investigao filosfica deve chegar ideia de virtude, e com ela, determinar quais comportamentos so virtuosos.
por sabermos o que virtude que poderemos determinar se a coragem, a amizade, a prudncia, a piedade, a justia, a temperana so ou no virtudes. A induo socrtica constitui a dialtica socrtica, diferente da retrica dos sofistas.

Scrates e os sofistas

No podemos negar uma contribuio de Grgias induo e dialtica socrtica: foi o primeiro a separar linguagem e coisa (o ser); e o verbo de ligao entre um sujeito e um predicado (x Y).
Essa distino mantida por Scrates e graas a ela, segundo o testemunho de Aristteles, pode introduzir duas grandes novidades, decisivas no desenvolvimento posterior da filosofia:

1. Diferenas entre realidades e qualidades; 2. Compreenso de que o pensamento e a linguagem so a capacidade para atribuir qualidade, a um ser.

Scrates e os sofistas

As realidades so capazes de permanecer e subsistir em si e por si mesmas. As qualidades so predicadas das realidade, existindo nelas e por elas. H (de acordo com a terminologia aristotlica) substncias e qualidades que no podem ser confundidas, como faziam os pr-socrticos, que tomavam as qualidades como se fossem coisas ou seres.

Scrates e os sofistas

H qualidades acidentais: aquelas que podem surgir e desaparecer num ser, sem alter-lo em sua realidade. H qualidades essenciais: aquelas que no podem ser retiradas de um ser sem destru-lo, pois so sua essencia.
O preconceito lida com qualidades acidentais como se fossem essenciais, por isso as opinies variam. O conceito: a reunio das qualidades essenciais de um ser.

Scrates e os sofistas

Por isso conhecer passar do acidental para o essencial, da opinio verdade, da aparncia ideia. A definio verdadeira aquela que pensa e diz os predicados essenciais da coisa, pensando e enunciando a essncia dela.
Scrates no aceita ocupar o lugar que seria de um sofista, de um professor. Critica a perda de autonomia daquele que passa a agir conforme a vontade daquele que lhe d o pagamento.

Scrates e os sofistas

Critica tambm a heteronomia do sofista.


Tambm os critica porque impe a heteronomia aos alunos apresentando-se como mestre que tudo ensina, no os deixa pensar por si mesmos.

Critca-os por ensinar apenas tcnicas de combate verbal e, protanto, uma relao de violncia recproca, para que vena o mais forte e no a verdade, comum a todos.

Scrates

Vislumbra nas leis um conjunto de preceitos de obedincia incontornvel, possam estas serem justas ou injustas.
O direito aparece como um instrumento humano de coerso social, que visa a realizao do Bem Comum. Consiste no desenvolvimento integral de todas as potencialidades humanas, alcanvel por meio do cultivo das virtudes.

Scrates

Assim, as leis da cidade so inderrogveis pelo arbtrio da vontade humana. Scrates empenhou-se em restabelecer para a cidade o imprio do ideal cvico, liame indissocivel entre indivduo e sociedade.
O valor da lei como elemento de ordem do todo. Respeito absoluto, mesmo que em detrimento da prpria vida, s leis comuns a todos, s normas polticas.

Scrates

O homem, radicado naturalmente na forma de vida comunitria, tem como dever o cumprimento de seu papel como cidado participativo, deve buscar a manuteno da sacralidade e da validade das instituies convencionadas que consentem o desenvolvimento da harmonia comunitria. O descumprimento de sua sentena significaria a falta de eficcia, a desordem social haveria de reinar como princpio. A inderrogabilidade do valor das leis ganhou fora de princpio dogmtico, coercitivo e vinculativo.

Scrates

A justia poltica, que se fazia viva por meio das leis positivas, representou entre os gregos a orientao da vida do prprio indivduo.
Amplamente restritivas da liberdade individual.

A moralidade e a legalidade cominham juntas.


A lio de vida da tica socrica j uma lio de jusia.

Scrates

Cr

You might also like