You are on page 1of 20

MUITO ALM DO CIDADO KANE

BBC Londres (1993)

Sobre o Filme
Relata a trajetria do reprter Thompson para descobrir o significado da ultima palavra do empresrio da imprensa Charles F. Kane: rosebud; Kane, nascido em famlia humilde e camponesa foi, de certa forma, negociado por seus pais com um rico banqueiro que o adotou, Sr. Thatcher. Aps a morte do banqueiro, Kane, j moo, dedica-se a menos rentosa de todas as empresas que herdou, um jornal de interior. Mas com um jornalismo agressivo e a contratao dos melhores profissionais do ramo, o transforma em pouco tempo. Cria a reputao de campeo dos pobres e oprimidos levando ao conhecimento geral fatos antes no noticiados.

Sobre o Filme
Por se recusar ser conivente com aquilo que no achava correto seu jornal acaba falindo. Ainda assim, Kane passou o resto de seus dias em um Castelo na Florida, onde morreu sozinho. Sua morte comoveu a nao, que a cada descoberta do jornalista via-o perdendo suas virtudes e se tornado mais amargo, sombrio, arrogante, manipulador e cruel. Sua trajetria remete ao Sonha Americano: idealista de fama, dinheiro, poder e imortalidade.

O outro Kane
Charles F. Kane uma aluso fictcia ao milionrio da poca, William Hearst, dono da ainda viva Corporao Hearst, e que uma vida parecida com a mostrada no filme, mesmo que no tenha nascido pobre, William tambm casou-se duas vezes, sendo vivo da primeira esposa, depois envolveu-se com uma atriz fracassada para quem comprou um estdio de cinema, no filme Kane se casa com uma cantora fracassada a quem presenteia com um teatro de 3 milhes de dlares. Ambos morreram ss em seus castelos, o de Hearst em San Simon.

O Outro Kane II
No documentrio feito pela BBC de Londres, Muito Alm do Cidado Kane em 1993 e censurado pelo governo brasileiro, feita uma comparao ao empresrio brasileiro ROBERTO MARINHO, dono da Rede Globo, do Jornal O Globo (herdado do pai), em fim, de uma Corporao. Mostra o nascimento e o desenvolvimento da TV no Brasil, quando em plena Ditadura Militar s podia ir ao ar emissoras que cumprissem todas as exigncias do Governo Federal, ou seja, nada de crticas ou divulgao de material constrangedor para sua administrao.

O Outro Kane II
Ao contrrio de Kane, no filme, Marinho no se recusava as exigncias do governo que chegou a enviar memorandos com crimes que no poderiam ser apresentados antes mesmo deles acontecerem. Ex: No ser permitida a divulgao do suicdio que ocorrer em Salvador no dia 30/08. Marinho pula de galho em galho, quanto a seu apoio. Hora apia o governo ditatorial, hora apia a Democracia, ou seja, o que melhor lhe favorea. Mas apesar disso, a Televiso Brasileira ainda acoberta fatos importantes sobre a administrao do pas, e claramente escolhe um lado durante eleies nacionais.

O Poder Da Emissora
A Rede Globo comeou em 1965, com apoio e alianas governamentais se tornou uma das maiores redes de Televiso da Amrica Latina. Com 113 emissoras geradoras e afiliadas; Alcana 99,89% dos 5043 municpios brasileiros. (E a nica que no cai em dia de chuva.); Detm 40% dos publicitrios; Monoplio da transmisso de alguns esportes e campeonatos, nacionais e internacionais.

O Poder Da Emissora
Ideologia: criou uma subcultura que domina a conscincia popular. um monoplio ideolgico que molda a imaginao e impede a formao de senso crtico, o que mantm o seu domnio. A televiso no Brasil no era tanto para entender o pblico. Muito Alm do Cidado Kane BBC Londres (1993); Faltava algo, a verdadeira vida poltica no estava l. No havia a voz dos sindicatos, das diferentes classes, mas vozes e mentes doutorais. Muito Alm do Cidado Kane BBC Londres (1993);

O Poder Da Emissora
O principal na dominao o desvio da ateno enquanto o Mundo passava por intensas mudanas, a Globo se preocupava com as novelas, algumas alcanaram 100% de audincia. Impedia o interesse por cincia, economia, psicologia, e outros; Bordes, Personagens Marcantes e outros fazem parte dessa dominao; Algumas vezes notcias falsas foram divulgadas para maquiar aes do governo, mitos foram criados para desviar a ateno do pblico: Etes, Conspiraes e outros.

Governo e a Televiso
Concesses para funcionamento o governo decidia o que poderia ser divulgado; Favorecimento mtuo monoplios, financiamentos, patrocnios; Fim da Rede Tupi, a primeira do Brasil por no atender as exigncias do governo; As emissoras mascaram os fatos e vendem os olhos de quem REALMENTE as financia.O povo.

Poder Nas Mos de Poucos...


... para dominar a maioria; Desde os primrdios da comunicao, jornais, revistas e principalmente a televiso so controlados e censurados pelo governo pouco preocupado com mudanas sociais. Sutileza ao controlar as emissoras e enganar os indivduos; Comunicao social - dominao do poder e do lucro. Denncias sujas.

Viso Crtica?
Quem decide o que ser veiculado est preocupado em desenvolver viso crtica e elevar o conhecimento dos espectadores? Manipulao de informaes; AUDINCIA: violncia, sexo, baixaria; Programao inadequada para menores de ... anos.

Viso Crtica?
Cultura: conhecimentos, crenas, arte, moral, lei, costumes, hbitos de um grupo ou sociedade, ou seja, indivduos que participam de grupos sociais e da sociedade, sem dvida, possuem cultura. Cultura Popular: manifestaes de cultura para o povo e do povo, mas nem todas as classes tem acesso a tais manifestaes. Geralmente so resistncia uma cultura dominante.

Viso Crtica?
Indstria cultural: nasceu com o capitalismo e a expanso dos meios de comunicao, uma fase de intensas manifestaes culturais para ser acessvel s classes mais pobres. o conjunto de instituies, empresas e redes de comunicao que executam, distribuem, comercializam, transmitem materiais artsticos para fins econmicos.

Viso Crtica?
Ideologia: conjunto de idias ou pensamentos de um grupo ou indivduo, ligada a aes polticas, econmicas e sociais. Alienao: forma de tirar a identidade de um indivduo, manipular suas idias, sua ideologia de forma sutil. O indivduo se submete a qualquer coisa.

Viso Crtica?

A censura proibiu as pessoas de serem pessoas. Muito Alm do Cidado Kane. BBC Londres (1993).

Vulgarizao da Arte e da Cultura


PROGRAMAS DE AUDITRIO.

Vulgarizao da Arte e da Cultura


NOVELAS

Vulgarizao da Arte e da Cultura


OUTROS

Alunos 3E
Barbara n7 Bianca n10 Eduardo n18 Lissa n26 Rodolfo n35 Thiago n38

You might also like