You are on page 1of 45

INTRODUO INFORMTICA

SOFTWARES
Se o hardware o corpo, o software pode ser chamado
de alma, inteligncia e conhecimento do computador

Chamamos de software os programas que utilizamos para o computador funcionar.


O software um programa especial, pois no precisa ser escrito pelo usurio que o utilizar. Toda vez que quiser utiliz-lo, basta execut-lo, pois est guardado. Ele tem como principal caracterstica instruir a mquina para executar alguma tarefa.

SOFTWARES
Quanto ao tipo os softwares podem ser classificados em duas categorias: Software de Sistema (ou sistema operacional) Software Aplicativo O Sistema Operacional (ou Software Bsico) exerce um papel vital para o computador. O sistema operacional a base sobre a qual as demais aplicaes so construdas.

SOFTWARES
Sistema Operacional (ou Software Bsico)

SOFTWARES
Principais funes do Sistema Operacional (SO): responsvel pelo gerenciamento, funcionamento e execuo de todos os programas. Controla todos os perifricos, pois trabalha juntamente com a CPU. Tambm responsvel pela organizao de pastas e arquivos. Permite ao usurio interagir com o computador e seus perifricos.

Enfim, sem ele o computador no funciona.


Ex: Windows, MS-DOS, Linux, OS/2.

MS-DOS
Primeiro Sistema Operacional

MS-DOS (Prompt)

WINDOWS
Windows um sistema operacional que significa janela, desenvolvido pela Microsoft, empresa criada por Bill Gates.

WINDOWS
O Windows usado por mais de 90% dos computadores do mundo. Desde sua criao sofreu vrias mudanas e teve vrias verses:
Windows 95, 98, Me Windows 2000 Windows XP Windows Vista Windows 7 Windows 8

Outros Sistemas Operacionais


Linux software livre, desenvolvido por Linus Torvalds Unix software livre, desenvolvido por Ken Thompson Mac OS software proprietrio, desenvolvido pela Apple (Steve Jobs) Entre outros...

Softwares
Software aplicativo (ou aplicativo ou ainda aplicao) um programa de computador que tem por objetivo o desempenho de tarefas de ndole prtica. So programas com funo especfica, tais como: processador de texto, editor de imagem, agenda, jogos, controle de estoque, criao de banco de dados, confeco de planilhas, etc.

Softwares
Quanto permisso de uso o software pode ser classificado como: Software Livre Software Proprietrio

Software Proprietrio
Software Proprietrio ou no livre aquele cuja cpia, redistribuio ou modificao so em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao cdigo-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permisso ao proprietrio, ou pagar para poder faz-lo. Ser necessrio, portanto, adquirir uma licena, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas aes. Exemplos: Microsoft Windows, RealPlayer, Adobe Photoshop, WinZip.

Software Livre
Software Livre a denominao dada a determinados aplicativos cujo cdigo-fonte de domnio pblico. Permite que os usurios o executem, copiem, estudem, modifiquem e aperfeioem com liberdade e de acordo com suas necessidades.

Software Livre
As 4 liberdades do Software Livre so:

1) A liberdade de executar o software para qualquer uso. 2) A liberdade de estudar o funcionamento de um programa e de adapt-lo s suas necessidades. 3) A liberdade de fazer e redistribuir cpias. 4) A liberdade de melhorar o programa e de tornar as modificaes pblicas de modo que a comunidade inteira se beneficie da melhoria. Exemplos: SO Linux, Mozila, Calc, Writer, Impress, etc.

Softwares
Milhares de programas esto disponveis para uso nas mais diversas reas, atendendo as mais variadas necessidades dos usurios. Esses programas podem ser divididos por categorias (tipos) como foi dito anteriormente. A seguir ns conheceremos um pouco mais sobre algumas dessas categorias:

Softwares Bsicos (SO)


Tipo especial de software, responsvel por gerenciar as informaes que fazem com que a mquina se comporte de determinada maneira. Fazendo uma analogia, podemos dizer que o sistema operacional o chefe dos demais softwares, ou ainda o gerente do computador, pois tem como tarefa controlar a mquina para os outros programas rodarem.

Softwares Bsicos (SO)


O sistema operacional gerencia seus discos e arquivos, controla como o monitor exibe a imagem, define as prioridades de impresso de uma impressora, reserva um espao da memria para cada programa, enfim, organiza tudo. Existem vrios sistemas operacionais, como:

Softwares Bsicos (SO)


OS/2 IBM
OS/2 um sistema operacional da IBM. A sigla significa "Operating System/2". Competiu com o Windows nos anos 90, mas foi descontinuado pela IBM para o usurio final. Ele ainda vendido como pacote de solues para grandes empresas para rodar no servidor AS/306 permanecendo restrito ao meio corporativo.

Softwares Bsicos (SO)


MAC OS
Macintosh Operating System (Mac OS) a denominao do sistema operacional padro dos computadores Macintosh produzidos pela Apple. Foi o primeiro sistema grfico, amplamente usado em computadores, a utilizar cones para representar os itens do computador, como programas, pastas e documentos. Tambm foi pioneiro na disseminao do conceito de Desktop, com rea de trabalho com cones de documentos, pastas e uma lixeira, em analogia ao ambiente de escritrio.

Softwares Bsicos (SO)


Windows
O Windows um produto comercial, com preos diferenciados para cada uma de suas verses, embora tenha uma enorme quantidade de cpias ilegais instaladas, ele o sistema operacional mais usado do mundo, criado pela Microsoft. A palavra Windows em portugus significa janelas. A sua interface baseada num padro de janelas que exibem informaes e recebem respostas dos utilizadores atravs de um teclado ou de um clique do mouse.

Softwares Bsicos (SO)


Linux
Um sistema que est conquistando espao no mercado por ter uma poltica de software livre, o que elimina custos de licenciamento e possibilita implementaes e modificaes que se tornem necessrias. Sendo um software de cdigo-aberto tambm estimula o desenvolvimento de tecnologia local e cria possibilidades de trabalho para programadores brasileiros.

Softwares Bsicos (SO)


Distribuies Linux
Existem mais de 300 distribuies linux, ativamente mantidas, embora menos de 20 delas sejam largamente conhecidas. Vejamos algumas delas: KURUMIM O nome kurumin vem da Lngua Tupi-Guarani onde "curumim" significa menino, criana, em uma aluso a uma distribuio Linux mais leve e simples, para iniciantes no sistema.

Softwares Bsicos (SO)


Distribuies Linux
UBUNTU Antiga palavra africana que significa algo como "Humanidade para os outros" ou ainda "Sou o que sou pelo que ns somos". A distribuio Ubuntu trs o esprito desta palavra para o mundo do software livre.

Softwares Bsicos (SO)


Distribuies Linux
UBUNTU Ubuntu um sistema operacional baseado em Linux, desenvolvido pela comunidade, sendo perfeito para notebooks, desktops e servidores. Ele contm todos os aplicativos que voc precisa: um navegador web, programas de apresentao, edio de texto, planilha eletrnica, comunicador instantneo e muito mais.

Softwares Bsicos (SO)


Distribuies Linux
MANDRIVA CONECTIVA A Mandriva Conectiva foi a distribuio brasileira de maior destaque. A Conectiva se destaca por oferecer documentao totalmente em portugus, e pelo suporte oferecido ao usurio.

Softwares Aplicativos
So programas que cumprem finalidades especficas para determinados grupos de pessoas ou interesses individuais. Uma empresa, por exemplo, pode criar um software para controlar o nmero de empregados, seus endereos, etc. Porm, o prprio mercado se encarregou de criar alguns softwares aplicativos que so necessrios a uma grande parte dos usurios de computador, como o caso dos editores de texto, planilhas eletrnicas, entre outros.

Editores de Texto
Produzem documentos, cartas, malas-diretas, livros, etc. Praticamente decretaram a morte da mquina de escrever, pois apesar de ter a mesma funo que esta, permite corrigir um erro automaticamente, e melhorar o texto quando bem desejar, aumentando o tamanho da letra, alterando a cor, dividindo em colunas, inserindo um desenho ou foto, etc. Exemplo: BrOffice Writer, MS Word.

Planilhas Eletrnicas
So programas capazes de construir planilhas de clculos, envolvendo frmulas que voc cria ou outras que j vm embutidas no programa (frmulas cientficas, financeiras, etc.). Os softwares da categoria das planilhas eletrnicas criam ainda grficos com variados recursos em 3D, dentre outras aplicaes. Exemplos: BrOffice Calc, MS Excel.

Banco de Dados
So programas de uso especfico para o controle e gerenciamento de dados. Genericamente, qualquer coleo de informaes de tal forma que seja possvel localizar itens escolhidos. Os bancos de dados tradicionais organizam-se em campos, registros e arquivos. Exemplos: MySQL, PostgrSQL, Oracle.

Editorao Eletrnica e Programas Grficos


So programas que tm a capacidade de trabalhar com alta resoluo grfica e produzir criaes profissionais, como jornais, panfletos publicitrios, utilizando fotos, imagens e layout prprio. Exemplos: Gimp, CorelDraw, Photoshop.

Navegadores
Tambm chamados de browsers, so utilizados para navegar na Internet. , portanto, o programa responsvel por mostrar as pginas da Internet. Exemplos: Mozilla Firefox, Internet Explorer, Google Chrome, Opera, Safari, etc...

Linguagens de Programao
So programas com a funo especial de criar outros programas. Quando queremos criar algum programa, utilizamos as linguagens de programao e digitamos ou usamos seus recursos de criao. Existem diversas linguagens de programao com funes distintas e criadas para vrios tipos de situao. Exemplos: PHP, Perl, C, Delphi, Java Script.

Aplicativos Gerais
Alm dos grupos citados, existem diversos outros, tais como:

Softwares OCR; Gerenciadores de informaes pessoais; Gerenciadores de projetos; Autoria para multimdia; Software de distribuio de documentos eletrnicos; Software integrado; Softwares para controle administrativo; Softwares para CAD/CAM; Controle financeiro; Sistemas ERP; Sistemas CRM; Sistemas de gerenciamento de cursos on-line.

Software OCR
Reconhecimento ptico de caracteres. Tecnologia que permite digitalizar informaes impressas em papel e convert-las para a forma de arquivos de texto. Esse processo evita a digitao ou transcrio de longos documentos para a tela. Alguns desses softwares, se bem treinados, podem at entender a caligrafia humana.

Software OCR
Exemplos: OmniPage e PaperPort.

PIM (Personal Information Managers)

PIM ou Gerenciadores de informaes pessoais so softwares para controle de informaes pessoais, como agenda, compromissos, recados, artigos de revistas, etc. Trazem tambm ambiente de correio eletrnico e aplicativos em geral para a Internet. Exemplos: Lotus Organizer, Microsoft Outlook, ACT!, etc.

Como e de quem so adquiridos os softwares


Os softwares, na maioria das vezes, so desenvolvidos por empresas independentes conhecidas como casas de software, tais como Microsoft, Lotus, Macromedia, Adobe, Corel, Borland, etc. Estas empresas surgiram pelo fato de seus fundadores terem concebido softwares inovadores que as viabilizaram. A maior delas, a Microsoft, foi fundada em 1976 por um garoto de 17 anos, Bill Gates, que visualizava um futuro onde cada ser humano um dia teria o seu prprio microcomputador

Como so distribudos e atualizados os softwares


Vrias so as formas de distribuio e atualizao de software. No entanto, duas delas tm sido as mais comuns.

Pirataria de Software
Algumas verdades que pouca gente sabe ao adquirir um microcomputador: O custo do software maior do que o do hardware; A evoluo do software e do hardware medida em meses; As leis de proteo de software so muito severas

Pirataria de Software
Podemos dizer que software um bem, uma propriedade. Seu idealizador tem direitos sobre o seu trabalho. Ao copiar um software voc est infringindo leis. As casas de software no realizam fiscalizao de software. Passam esta tarefa para associaes especializadas.

Pirataria de Software
BSA (Business Software Aliance) uma associao mundial, da qual participam empresas interessadas em evitar a pirataria de Software. ABES (Associao Brasileira das Empresas de Software) a responsvel por esta fiscalizao no Brasil. Obs: Voc sabia que anualmente so pirateados 11 bilhes de dlares em Software apenas pela Internet ?

Pirataria de Software
A Lei de Software no Brasil (Lei 10.695 de 01 de julho de 2003) considera a pirataria como crime, e prev algumas penalidades: Recluso de 6 meses a 2 anos ou multa por violar direitos autorais; Recluso de 1 a 4 anos ou multa por realizar reproduo.

Pirataria de Software

Defesas das empresas Para evitar pirataria de software, as empresas geralmente utilizam recursos de ativao online de seus produtos. O Windows, da Microsoft, um exemplo. Ele usa um sistema de ativao que assimila o Cd Key do Produto com o hardware do computador, criando uma identificao exclusiva de instalao que permite reinstalar o Windows vrias vezes em um mesmo computador.

Pirataria de Software

Defesas das empresas H outros recursos semelhantes a esse em programas comerciais de variadas empresas. Mas isso no impede que criminosos continuem com a pirataria de software. A maioria deles consegue liberar informaes pela internet para quebrar esses sistemas de ativao e continuar suas atividades.

You might also like