You are on page 1of 15

Mdia-Educao

tica e esttica

1- O papel da TV no processo de socializao

2-Violncia
Belloni analisa a Tv em dois aspectos: Esttico- Em termos estticos, o uso excessivo de cenas de violncia tende a banalizar o efeito no telespectador, que passa a ach-las engraadas. ticos- Em termos ticos o exemplo da violncia real e fictcia na TV acaba construindo uma realidade (virtual e longnqua) que obscurece a compreenso da realidade imediata.

A esttica da violncia uma das frmulas de maior sucesso da tv e do cinema. A repetio dessa frmula leva padronizao globalizada dos diferentes gneros televisuais tanto do ponto de vista tico e esttico. Pesquisas revelam que os jovens tem fascinao pelas imagens de violncia. Na televiso existem novas linguagens, novos cones, novas formas de comunicao, em que a violncia ao mesmo tempo tema e linguagem (contedo e forma).

-Exemplo: Os filmes de Quentin Tarantino Metalinguagem (maior persuaso)

O excesso de imagens violentas na TV tende a naturalizar e a legitimar o uso da violncia como forma de resolver conflitos A violncia fsica passou a ser encarada como um elemento natural e comum, presente no cotidiano, confirmando a tese da banalizao da violncia como resultado recorrente das mensagens da violncia na mdia.

Para muitos jovens a violncia aparece como sinal de coragem e a no violncia como sinal de covardia.
Num pas de profundos contrastes sociais a violncia acaba sendo percebida como meio legtimo de sobrevivncia.

As crianas tendem a justificar o uso da violncia como meio legtimo de resolver os conflitos, desde que usadas em defesa do BEM. Bem X Mal

Na sala de aula possvel encontrar sinais de agitao das crianas aps assistirem programas violentos tornando difcil a realizao de atividades cooperativas de aprendizagem.

Todas as observaes sobre a televiso tambm podem ser aplicadas s mais novas tecnologias de informao, especialmente os jogos virtuais.

Sexualidade
A televiso como uma espcie de janela para o mundo dos adultos, apresentando aos jovens esteretipos de valores, normas e modelos de comportamentos socialmente dominantes.

Novelas, por exemplo, expem os jovens a situaes que eles ainda no tm maturidade e no esto preparados, o que gera confuso.

O autor fala sobre "estruturas significativas" bastante recorrentes na construo de uma representao radicalmente moderna dos papeis de gnero A repetio dessas estruturas ao longo de vrias telenovelas revela a inteno de mensagem televisual uniforme: as narrativas vo sendo construdas atravs de formulas de sucesso que so repetidas, refinadas e com maior potencial comunicativo.

Surge a partir da um movimento cclico e de integrao entre produo e receptividade. Os jovens percebem valores contidos no personagem, aceitando-os ou no, segundo uma combinao sutil e complexo de fatores, ligados representao dominante em seu grupo sociocultural.

Mensagens impregnadas e contedo mascarado pela forma:


As mensagens da tv pode agem por impregnao, de modo quase subliminar , pois o contedo mascarado pela forma, por meio de apelos comunicacionais muito eficazes. Ex: situaes humorsticas de grande dramaticidade, personagens vividos por gals ou atrizes muito apreciadas.

A sexualidade das crianas influenciada por mensagens de televiso em nveis e temticas diversificadas e sutilmente trabalhadas, construdas sistematicamente a partir de conhecimentos cientficos sobre os processos perceptivos e cognitivos.

O apelo a esteretipos e a mulher como objeto sexual

No Brasil, a paisagem visual transpira sexo, de modo geral apresentado de modo aviltante para a mulher, as minorias, os adolescentes, para a pessoa comum que est na plateia, o telespectador.

You might also like