You are on page 1of 31

ARTE ROMNICA

Em 476, com a tomada de Roma pelos povos brbaros, tem incio o perodo histrico conhecido por Idade Mdia. Na Idade Mdia a arte tem suas razes na poca conhecida como Paleocrist, trazendo modificaes no comportamento humano, com o Cristianismo a arte se voltou para a valorizao do esprito. Os valores da religio crist vo impregnar todos os aspectos da vida medieval. A concepo de mundo dominada pela figura de Deus proposto pelo cristianismo chamada de teocentrismo (teo = Deus). Deus o centro do universo e a medida de todas as coisas. A igreja como representante de Deus na Terra, tinha poderes ilimitados.

ARQUITETURA
No final dos sculos XI e XII, na Europa, surge a arte romnica cuja a estrutura era semelhante s construes dos antigos romanos. As caractersticas mais significativas da arquitetura romnica so: * abbadas em substituio ao telhado das baslicas; * pilares macios que sustentavam e das paredes espessas; * aberturas raras e estreitas usadas como janelas; * torres, que aparecem no cruzamento das naves ou na fachada; * arcos que so formados por 180 graus.

Nas abbadas gticas, arcos ogivais encontram-se no alto e se apoiam em colunas: a abbada de nervuras. A bbada renascentista tem forma de um semi-crculo formando um teto liso ou em quadros.

O arco ogival ou em ponta tpico do estilo gtico e permitia sustentar abbadas elevadas. O arco renascentista, ao contrrio do arco gtico, tinha a forma curvilnea, de pura inspirao romana clssica.

ARCOS

A coluna gtica, constituda de feixes de pilares, devia servir de sustentculo estrutura da abbada. A coluna renascentista, simples, com capitis corntios, foi empregada na construo de prticos e arcadas.

O capitel a extremidade superior de uma coluna, de um pilar ou de uma pilastra.

Capitel Jnico

Capitel Drico

Capitel Corntio

A janela gtica, alta e estreita, tem vitrais coloridos e frontes bastante pontiagudos. A janela renascentista, quadrada e mais ampla que a gtica, tem o vidro transparente e incolor, dando maior claridade.

ABBADAS

Estufa de trs abbadas em estrutura metlica - Curitiba

A primeira coisa que chama a ateno nas igrejas romnicas o seu tamanho. Elas so sempre grandes e slidas. Da serem chamadas: fortalezas de Deus. A arte desse perodo passa, assim a ser encarada como uma extenso do servio divino e uma oferenda divindade. A mais famosa a Catedral de Pisa sendo o edifcio mais conhecido do seu conjunto o campanrio que comeou a ser construdo em 1.174. Trata-se da Torre de Pisa que se inclinou porque, com o passar do tempo, o terreno cedeu. Na Itlia, diferente do resto da Europa, no apresenta formas pesadas, duras e primitivas.

Catedral de PISA

Catedral de Pisa

Catedral de Pisa

Fronto

Theatro da Paz - Par

Roscea

Vitrais e Roscea

PINTURA E ESCULTURA
Numa poca em que poucas pessoas sabiam ler, a Igreja recorria pintura e escultura para narrar histrias bblicas ou comunicar valores religiosos aos fiis. No podemos estud-las desassociadas da arquitetura. A pintura romnica desenvolveu-se sobretudo nas grandes decoraes murais, atravs da tcnica do afresco, que originalmente era uma tcnica de pintar sobre a parede mida. Os motivos usados pelos pintores eram de natureza religiosa. As caractersticas essenciais da pintura romnica foram a deformao e o colorismo. A deformao, na verdade, traduz os sentimentos religiosos e a interpretao mstica que os artistas faziam da realidade. A figura de Cristo, por exemplo, sempre maior do que as outras que o cercam. O colorismo realizou-se no emprego de cores chapadas, sem preocupao com meios tons ou jogos de luz e sombra, pois no havia a menor inteno de imitar a natureza.

MOSAICO
A tcnica da decorao com mosaico, isto , pequeninas pedras, de vrios formatos e cores, que colocadas lado a lado vo formando o desenho, conheceu seu auge na poca do romnico. Usado desde a Antigidade, originria do Oriente onde a tcnica bizantina utilizava o azul e dourado, para representar o prprio cu.

PISO

You might also like