You are on page 1of 31

DOENA CARDIOVASCULAR

DIETOTERAPIA II Profa. Daniela Augusta Cabral

O termo doena cardiovascular engloba uma srie de doenas diferentes:

Doena Arterial Coronariana; Hipertenso Arterial Sistmica; Acidente Vascular Cerebral; Angina Pectoris (dor no peito, resultante de isquemia); Infarto do Miocrdio, entre outras.

ATEROSCLEROSE

Processo complexo de espessamento e estreitamento das paredes das artrias causado pelo acmulo de lipdeos, principalmente colesterol oxidado, na camada ntima ou interna, em combinao com tecido conjuntivo e calcificao.

FATORES DE RlSCO PARA DOENA


CARDIOVASCULAR

FATORES DE RISCO ENDGENOS IDADE: Fator de Risco dominante e irreversvel, se pronuncia a partir da 4 dcada de vida. SEXO: maior propenso para homens a partir dos 45 anos ?, mulheres a partir do climatrio, ao do Estrognio. HEREDITARIEDADE: Diversas patologias envolvidas

FATORES DE RISCO EXGENOS

SEDENTARISMO : A atividade fsica promove a melhora nos nveis de lipdeos; PA, obesidade, aumenta a sensibilidade Insulina. TABAGISMO : Aumenta LDL, TG, Agregao Plaquetria, PA, FC, Resistncia insulina, o monxido lesa a parede arterial . DIETAS EQUIVOCADAS: Gordura Transisomrica, fibras insuficientes, gordura saturada, contaminantes qumicos e biolgicos.

FATORES DE RISCO MISTOS

OBESIDADE: A obesidade acelera o processo aterosclertico antes dos 50 anos de idade. Atentar para a obesidade centrpeta ou andride. HIPERTENSO ARTERIAL SISTMICA: Gera o estresse mecnico sobre as clulas endoteliais em pontos especficos, de alta presso na rvore arterial, gerando assim leses crnicas que iro favorecer a aterognese. DISLIPDEMIA: Os lipdes plasmticos tm sido considerados fatores de risco quando se encontram aumentados, verificado uma correlao entre o aumento do colesterol total , LDL-c , e Triglicrides com o avano da idade, em contra partida o HDL-c diminui em ambos os sexos.

CONDUTA NUTRICIONAL
Controle das dislipidemias; Menor ingesto de gord. Saturada, colesterol e trans; Aumentar consumo de alimentos fontes de vit. do complexo B: cereais integrais, frutas, leguminosas, peixes, Aumentar consumo de cido flico: leguminosas, cereais integrais, vegetais folhosos verde- escuros.

A dieta deve ser balanceada, promovendo perda de peso se necessrio (reduo de 10% do peso corporal em 6 meses). Fazer uso dos alimentos funcionais; Demais orientaes para dislipidemias.

INSUFICIENCIA CARDACA CONGESTIVA

Sndrome clnica ou estado patolgico complexo em que o corao tem sua funo de bombeamento sanguneo insuficiente para a demanda metablica dos tecidos, ou o faz por elevada presso de enchimento.

ICC
A ICC possui na sua fisiopatologia inmeros fatores relacionados a alteraes bioqumicas, histolgicas e metablicas. O processo de remodelao miocrdica (hipertrofia e dilatao) conduz a disfuno ventricular e alteraes sistmicas.

Causas da Insuficincia Cardaca

Obesidade; Hipertenso; Aterosclerose; IAM; Alteraes das Vlvulas; Anemia; Embolia pulmonar; Cardiopatias imunolgicas; Cardiopatias infecciosas; Fatores de risco hipertrofia ventricular Esquerda doenas coronarianas; diabetes mellitus;

Sintomas

Dispnia; Cianose; Palpitao; Sncope; Fadiga; Edema cardaco, em geral se inicia nos ps e tornozelos, diminui ou desaparece aps repouso noturno, nos acamados evidenciado na regio sacral, em crianas e jovens pode ocorrer edema facial. Ascite; Plenitude abdominal; Anorexia, m absoro, constipao; Hepatomegalia; Confuso mental; Tonturas;

Caquexia Cardaca

A evoluo clnica dos pacientes com IC, via de regra , caminha para quadros variveis de desnutrio, chegando a caquexia cardaca. Estima-se que 50% dos portadores de IC exibem sinais evidentes de desnutrio, devido grande incidncia de complicaes que podem estar associadas a desnutrio e a imobilidade que ela ir desencadear, considerada um mau prognstico nos pacientes cardiopatas crnicos.

CAQUEXIA CARDACA (perda macia de massa muscular)

Observada geralmente em quadros clnicos prolongados, onde a perda de massa corprea ir afetar o metabolismo em geral (nutrientes e eletrlitos). Caracteriza-se pela perda de aproximadamente 22 a 27% da gordura corprea em homens e de 15 a 29% em mulheres, ou quando a porcentagem do peso ideal for menor que 80-90%.

MECANISMO DA DESNUTRIO NA IC
Fatores Ligados ao Doente Anorexia; Alterao da digesto; M absoro; Gasto energtico aumentado; Catabolismo exacerbado; Hipertermia; Aumento do consumo de oxignio; Infeces. Fatores Externos: Manipulaes;punes; Terapia medicamentosa associada; Rotao de pessoal; Ausncia de interveno nutricional em estado hipermetablico; No observao da ingesto alimentar.

Interao Droga X Nutriente

Na IC geralmente utilizada uma combinao de medicamentos, entre eles: aminas, diurticos, digitlicos (est. Contrao cardaca), beta-bloqueadores, etc... furosemida => depleta K, mg, Na, CI, Ca, ( Lazix) Aumenta > cido rico, uria, glicose, TG, LDL, VLDL. Na para repor devemos dar suco de 2 laranjas + 1 banana Digitlico => depleta: Zn, Mg ( Digoxina) Aumenta eventualmente o K. captopril => depleta Na e glicose em diabticos aumenta K, cido rico, prolactina.

Os digitlicos devem ser tomados separadamente dos alimentos ricos em fibras, pois as fibras diminuem em 25% a sua absoro. Na pelo menos com 2 horas de diferena. Intoxicao por digitlico cuidado com alimentos ricos em Clcio. O paciente fica com nusea, tonteira, falta de apetite.

GASTO ENERGTICO

Em portadores de IC as frmulas preditivas de gasto calrico possuem aplicao limitada e passvel de crticas importantes acerca de seu resultado, pois o comportamento metablico destes pacientes ainda no est bem esclarecido, medidas como o peso podem estar mascaradas pela presena de edema, anasarca e inclusive o subclnico (edema pulmonar).

O gasto energtico na descompensao cardaca leva a um aumento da secreo de hormnios como cotecolaminas, glucagon e cortisol que influenciam a utilizao de substratos pelo miocrdio. A ao desses hormnios gera hiperglicemia e maior consumo de gorduras em relao aos carboidratos, permitindo a perda macia de tecido adiposo e protico.

Requerimento Nutricional:

H.Benedict: fatores de injria que variam entre 1,2 e 1,3. A reposio protica se faz importante quando o paciente portador de IC especialmente edemaciado, e os valores percentuais giram em torno de 8-27%. O paciente pode apresentar hipoproteinemia por diversos fatores como: Perda de albumina pela urina; Diminuio da absoro intestinal (atrofia de vilosidade e edema de ala intestinal); Perda de albumina ao espao extracelular; Insuficincia do fgado em regenerar as protenas plasmticas.

A oferta de carboidratos gira em torno de 35-65%, sempre observando a necessidade de reposio de glicognio e o quociente respiratrio; A oferta de lipdeo deve atender a demanda metablica lembrando que devemos dar maior ateno aos poli e monoinsaturados, com objetivo de evitar a progresso da doena aterosclertica. Os percentuais indicados so 25-42%, tambm observando o quociente respiratrio.

As fibras so especialmente necessrias principalmente nos pacientes acamados, sendo a recomendao atual: polissacardeo de soja em especial, e demais fibras com cerca de 25g por dia. Vitaminas sero suplementadas de acordo com a necessidade do paciente, geralmente so suplementadas a Vit, C 500mg e complexo B. A restrio hdrica deve ser instituda nos pacientes com real necessidade, pois por diversas vezes o paciente faz uso de potentes diurticos que combatem o edema e permitem maior flexibilidade na oferta hdrica.

A restrio de sdio necessria, o excesso de sdio contribui para a falncia miocrdica, mesmo com terapia medicamentosa associada, desta forma geralmente so prescritas dieta assdica e hipossdica. O cloreto de sdio ofertado varia entre 2-4g/dia. Na cada grama de sal faz o paciente reter em mdia 200mL de gua. Potssio 1,5 2,5g Clcio 500 1000mg Magnsio 40 250mg

Caractersticas da dieta:
Geralmente a pastosa bem aceita, pois minimiza o trabalho digestivo e conseqentemente o cardaco; Fracionamento aumentado; Volume reduzido (em mdia 250 mL)

Pesquise- para prxima aula:

ALTERAES METABLICAS ASSOCIADAS A CAQUEXIA


Reduo do uso da glicose pelo tecido muscular; Utilizao da glicose por via anaerbica; Aumento da produo de lactato; Aumento de 40% na produo de glicose heptica. Acidose metablica; Aumento da produo heptica de glicose e do ciclo de cori; Intolerncia glicose; Resposta anormal da insulina; Perda de proteina corprea; Aumento da excreo de nitrognio urinrio; Balano nitrogenado Negativo

Diversas alteraes imunolgicas da clula podem estar envolvidas no desenvolvimento da caquexia cardaca. O sistema imunolgico produz diversos mediadores humorais (citocnas) responsveis pelo aumento do catabolismo:
Transformao Orgnica Diminuio do tecido muscular Diminuio do tecido Adiposo Diminuio da massa ssea Aumento da Liplise Aumento da degradao proteica Mediador TNF, IL-1 TNF, IL-1 IL-6 Catecolaminas e Cortisol Catecolaminas e Cortisol

HOMEM , 27ANOS , SEDENTRIO ,170 Cm, 98Kg , APNIA , POLIRIA, TGI = NORMAL, COL T = 230 mg/dl; TGL= 206 mg/dl; LDL = 210 mg/dl; Circ. Cintura: 180 e do quadril: 150.
Determinar. Diagnstico nutricional; Peso ideal ; IMC, TMB, VET (H.B. e Mtodo prtico); Caractersticas da dieta; Cardpio com fracionamento, sendo qualitativo e quantitativo; Considerar Macronutrientes + Vit C, Vit E, Selnio, Zinco, Fibra (RDA). Orientaes dietticas; Listar alimentos cardioprotetores.

You might also like