You are on page 1of 13

Aonde Surgiram?

Assim como muitas outras tecnologias, as redes wireless, tambm conhecidas como Wi-Fi, WLAN ou sem fio surgiram no meio militar como forma de implementar um mtodo simples e, ao menos na poca, mais seguro para troca de informaes durante combates (especialmente no caso de guerras).

Dicas importantes para uma rede wireless


Posicionamento do Roteador e dos Computadores O Roteador Wireless deve ser colocado em lugares altos para uma melhor transmisso de sinal, nunca deixe no cho, embaixo de mesas ou qualquer lugar que possa bloquear o sinal do aparelho. Adicionalmente, ele deve ser colocado em uma posio central de sua casa ou escritrio, pois quanto mais perto os computadores estiverem melhor ser a potncia do sinal. Para saber o limite de computadores que podem ser conectados em sua rede, verifique o manual do roteador. Tambm bom ter em mente que a velocidade da rede pode cair conforme o nmero de estaes conectadas. Caso voc deseje que este sinal alcance at o seu jardim ou quintal, o ideal colocar o roteador prxima a uma janela aberta at o local. Vale lembrar que isto requer certo cuidado, evite janelas diretamente voltadas para a rua, pois o sinal pode acabar sendo transmitido para locais estranhos que podem comprometer a segurana de sua rede.

Segurana
SSID e Senha da Rede

O SSID (do ingls, Service Set ID), uma forma de identificar a rede. Nesta opo, voc pode cadastrar uma senha (ou cdigo alfanumrico) visando manter a segurana do acesso. Cada fabricante utiliza um valor padro para esta opo, mas voc deve alter-la para garantir que sua rede no ser acessada por pessoas indesejadas. Existe uma opo para redes pblicas (como as encontradas em shoppings) que normalmente estar disponvel no utilitrio de configurao do ponto de acesso chamada "broadcast SSID". Caso esta opo esteja ativada, qualquer um poder acessar seu ponto de acesso, ento, por medida de segurana, recomendado mant-la desativada.

Mtodos de Criptografia
O Wired Equivalency Privacy (WEP) um dos mtodos criptogrficos usados nas redes wireless. Ainda hoje ele muito utilizado e baseia-se no algoritmo RC4 para criptografar os pacotes que sero trocados numa rede sem fios como forma de tentar garantir que seus dados no sejam acessados por pessoas no autorizadas. O WEP vem desativado na grande maioria dos pontos de acesso, mas pode ser facilmente ativado atravs do utilitrio de configurao.Entretanto, o WEP praticamente perdeu sua credibilidade devido a vrios estudos e testes efetuados neste protocolo nos quais foram encontradas vulnerabilidades e falhas. O WPA2 (do ingls Wi-Fi Protected Access) uma substituio de sua primeira verso, o WPA (tambm chamado de WEP2 ou TKIP). Trata-se de uma certificao que foi criada pelo Wi-Fi Alliance para garantir a integridade de segurana em redes sem fio. Este protocolo foi criado devido as diversas falhas encontradas no WEP, introduzindo um novo algoritmo, o CCMP, considerado mais seguro. Neste sistema h uma forma de fazer com que cada usurio tem uma senha exclusiva, que deve ser digitada no momento da ativao. Alm disto, no decorrer da sesso, a chave de criptografia trocada automaticamente em um determinado perodo de tempo, tornando as tentativas de conexo de usurios no autorizados mais difcil.

Segurana Adicional
Mude a senha padro de acesso ao roteador Todos os roteadores contam com uma senha para configurao do aparelho. O comportamento normal de quem tem rede Wi-Fi deixar os valores padro (geralmente o usurio de login admin e a senha tambm). O problema que a senha padro de cada roteador est disponvel na internet em pginas como o routerpasswords.com. Lembre-se: esta a senha para configurao do roteador, no a senha para acessar a rede sem fio. Com a senha padro em mos, um usurio malintencionado pode conectar um cabo de rede ao roteador e tomar conta da rede, configurando o aparelho para limitar a internet para o prprio dono do aparelho, por exemplo.

Esconda a rede Wi-Fi O SSID um conjunto de caracteres que d nome a uma rede. Quando o nome de tal rede visitantes ou hotel significa que este o SSID dela. Por padro, todos os roteadores deixam o nome da rede exposto. Basta ter um dispositivo porttil (smartphone, tablet ou laptop) para saber que existe uma rede sem fio em determinado local. No entanto, por questo de segurana, possvel esconder a rede, tornando-a acessvel apenas para quem souber que existe uma rede naquele local (ou seja, se o dono disser e ceder o login e senha). Como fazer: O processo para esconder varia de roteador para roteador, mas em linhas gerais esta especificao fica em Configuraes Wireless e pode ser encontrada com os nomes Hide your network (Esconder sua rede), Enable SSID Broadcast (Emitir difuso SSID neste caso, a opo deve ser desmarcada) ou Hide SSID (Esconder SSID). Com esta opo ativada, os dispositivos s podero se conectar depois de configurada neles a nova rede. Desligue o roteador quando no estiver usando recomendado desligar o roteador durante o perodo que ningum usa. Alm de economizar energia, pode evitar que usurios mal-intencionados tentem burlar a rede, diz Pugliese. Alis, se no h rede ativa, no h nem tentativa de ataque.

GLOSSRIO DE WI-FI
802.11a Variante Wi-Fi que opera na freqncia de 5 GHz e atinge velocidade de 54 Mbps (megabits por segundo). incompatvel com as redes 802.11b. 802.11b Padro original de redes sem fio definido pelo IEEE. o mais lento de todos, com transmisso de 11 megabits por segundo. Adaptadores compatveis com 802.11b do acesso a hotspots pblicos. 802.11g Padro Wi-Fi com velocidade similar ao 802.11a (54 Mbps). compatvel com redes 802.11b. 802.11i Atualizao de segurana do padro 802.11. Conta com o novo protocolo AES (Advanced Encryption System), que oferece maior proteo que o WPA. 802.11n Grupo do comit IEEE 802.11 que trabalha na definio de um padro com taxa de transferncia em redes sem fio de pelo menos 100 Mbps, mas com o objetivo de atingir at 540 Mpbs. O plano do grupo ratificar o padro em 2007.

802.16 Ver WiMax

AirPort Denominao usada pela Apple para Wi-Fi, com padro 802.11b ou 802.11g (Airport Extreme).
Bluetooth Tecnologia de transmisso sem fios de curto alcance a 2,4 GHz e velocidade de 1 Mpbs. usada em redes locais para conectar, por exemplo, celulares, teclados e mouses ao computador. Hotspot Local onde adaptadores Wi-Fi se comunicam com um ponto de acesso e tm conexo com a internet. IEEE 802.11 Especificaes desenvolvidas pelo comit 802.11 do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) que estabelece padres para redes Ethernet sem fio. Essas especificaes definem a interface entre clientes wireless e estaes-base ou pontos de acesso que esto fisicamente conectados a redes cabeadas. MIMO Acronnimo de multiple-in, multiple-out, tecnologia de multiplexao que amplia o alcance e a velocidade de redes sem fios, podendo atingir 108 megabits por segundo. Ponto de acesso Receptor Wi-Fi que se comunica com adaptadores Wi-Fi e d acesso internet. Em casa, preciso ligar a conexo em alta velocidade ao ponto de acesso para usar uma rede sem fio. Access point, em ingls.

Rede domstica Configurao de dois ou mais aparelhos que transferem e compartilham informaes e dados entre si, em diversos protocolos de rede, como Ethernet, Bluetooth e Wi-Fi. Rede multimdia Rede com pelo menos um computador e equipamentos eletrnicos conectados, compartilhando acesso entre eles, com um roteador dividindo o acesso entre os aparelhos. SSID Acrnimo de Service Set Identifier. Identifica os pontos de acesso em uma rede WiFi e diferencia uma rede wireless de outra. UWB Ultra Wide Band, tecnologia para transmisso de dados sem fios com velocidades entre 40 Mbps e 60 Mbps, indicada para conectividade de equipamentos em casas e transmisso de vdeo digital em ambientes fechados. Voice over Wi-Fi Servio de VoIP sobre redes sem fio.

VoIP Voz sobre IP, tecnologia de transmisso de chamadas telefnicas pela internet, usando redes baseadas em pacote em vez da rede de telefonia comutada.

WEP (Wired Equivalent Privacy) - um padro desenvolvido pelo IEEE, cujo objetivo proporcionar um esquema de proteo para redes sem fio que cumpram o padro 802.11. O padro WEP no suporta uma autenticao e uma criptografia seguras, seu nico objetivo proteger os dados de escutas passivas. O algoritmo WEP se baseia em uma chave secreta compartilhada entre o ponto de acesso e os clientes. O WEP utiliza esta chave para codificar toda a informao que circula pela rede.O WEP utiliza como algoritmo de criptografia o RC4, que foi desenvolvido pela RSA. A chave secreta compartilhada pode ser de 64, 128 ou 256 bits. WPA - Personal (Acesso Protegido Wi-FiPessoal) Trata-se de um mtodo de segurana sem fio que fornece proteo forte dos dados e evita o acesso no autorizado s redes de tamanho pequeno. Utiliza criptografia TKIP e impede os acessos no autorizados rede mediante o uso de uma chave pr-compartilhada (PSK). WPA - Enterprise (Acesso Protegido Wi-FiEmpresarial) Trata-se de um mtodo de segurana sem fio que oferece forte proteo dos dados para vrios usurios e para redes administradas de grande tamanho. Utiliza o sistema de autenticao 802.1X com criptografia TKIP e impede os acessos no autorizados rede verificando os usurios mediante um servidor de autenticao.

WPA2 - Pessoal e WPA2 - Enterprise Melhorando esta srie de padres de segurana apareceram recentemente os padres WPA2-Pessoal e WPA2-Enterprise, que aperfeioam as medidas de segurana correspondentes proteo dos dados e aos acessos e autenticao dos usurios dos dois padres anteriores. Utiliza o algoritmo de criptografia denominado AES (Advanced Encription Standard, ou Padro Avanado de Criptografia). Wi-Fi Abreviao para wireless fidelity , que denota qualquer tipo de rede sem fios que utilize tecnologia 802.11. Wi-Fi Certified Certificao que se refere a produtos WLAN baseados no padro IEEE 802.11 que passaram por testes de interoperabilidade. WiMax A sigla significa Worldwide Interoperability for Microwave Access. O WiMAX est conectado ao conceito de WMANs (Wireless Metropolitan Area Networks). Ou seja, para criar uma rede de rea metropolitana preciso ter um alcance de cobertura de algumas dezenas de Km2. Com essa idia em mente, o WIMAX capaz comportar milhares de usurios por setor e de cobrir reas de at 50 quilmetros. A tecnologia usa o padro 802.16 tambm conhecido como Air Interface for Fixed Broadband Wireless Access Systems. O padro possibilita taxas de transferncia de at 75Mbp. O WiMax indicado para ambientes urbanos. Isso traz algumas dificuldades para uma rede sem fio. Por exemplo, o sinal refletido em edifcios deve ser o suficiente para que o receptor recupere o sinal transmitido.

Mesmo assim, os custos de infra-estrutura e implantao do WiMax so menores do que os da tecnologia celular. At o momento, existem trs variaes principais do padro: a 802.16a (fixed wireless access), 802.11d (fixed wireless access) e o 802.16e (mobile wireless access). Os padres esto sendo desenvolvidos por empresas participantes do WiMAX Forum, que tem como principais membros a Intel, Alcatel, AT&T Nokia, Fujitsu, France Telecom, Motorola, Siemens, entre outros. Wireless USB Padro de conexo sem fios que promete substituir o uso de cabos USB na ligao entre computadores e perifricos. Tem taxa de transferncia de 480 megabits por segundo e alcance de at trs metros. WLAN Wireless Local Area Network, um tipo de rede local em que as informaes trafegam por ondas de rdio de alta freqncia em vez de cabos ou fios. WMAN Wireless Metropolitan Area Network, rede de dados sem fio comparvel a uma rede de telefonia celular na qual usurios de uma rea metropolitana podem acessar livremente a internet. Ver WiMax. Zigbee Padro para transmisso de dados sem fio para a automao de tarefas domsticas. Utiliza equipamentos de baixo consumo de energia na troca de dados

You might also like