You are on page 1of 20

INSTITUTO SUPERIOR DE CINCIAS DA EDUCAOHUAMBO DEPARTAMENTO DE CINCIA DE EDUCAO SECTOR DE PSICOLOGIA AULA METODOLGICA DEMONSTRATIVA PARA OBTENO DO GRAU

U DE LICENCIATURA EM CINCIAS DA EDUCAO

ESTAGIRIO: ISAAC KENETCHIPIVELA XAVIER ORIENTADORA: Dr. Maria das Dores. DATA: 21-12-2012

PROGRAMA DE PSICOLOGIA:
12 CLASSE ESCOLA: Do II Ciclo Ensino Secundrio KapangoHuambo . UNIDADE I Psicologia social UNIDADE II Psicologia do desenvolvimento UNIDADE III Aprendizagem e memria UNIDADE IV Motivao.

SUGESTES METODOLGICAS DO PROGRAMA:


Utilizar-se-a sempre que necessrio para a introduo de novos elementos tericos, os mtodos expositivos. Procurar-se sempre dinamizao sistemtica do dilogo. SISTEMA DE AVALIAO. O programa prev que a avaliao seja feita continua e sistematicamente e ainda de forma sumativa.

UNIDADE TEMTICA III Aprendizagem e Memria. SUBTEMA: Factores de aprendizagens. OBJECTIVO GERAL DA UNIDADE: Compreender a aprendizagem como uma mudana relativamente estvel e duradoura do comportamento e do conhecimento.

ESTRUTURA DO PLANO 1. INTRODUO; 2. DESENVOLVIMENTO;

3. CONCLUSO.

1 - INTRODUO
Saudao, (saudar os alunos e os alunos respondem).
Organizao da turma, ( organizar a turma e os alunos cooperam). Fazer a chamada pelos seus nmeros, ( os alunos respondem a chamada).

Asseguramento do nvel de partida, ( motivao).


-Correco

da tarefa (fazer avaliao).

-Fazer o resumo da aula anterior

Apresentao do novo Tema.

Classe: Data: 21-12-2012


Lio 13
Unidade temtica III: Aprendizagem e Memria. Sumrio: Os Factores de Aprendizagem. Tipo de aula: Tratamento do Novo Contedo. Durao: 45m.

12

Objectivos:
Instrutivo: Analisar os factores que influenciam no desenvolvimento da aprendizagem. Educativo: Valorizar tais factores no processo de aquisio de novas aprendizagens.

Mtodos de ensino
Conversao heurstica Elaborao conjunta Expositivo. Explicativo Trabalho independente

Meios de ensino
Texto de apoio, Linguagem.

2 - Desenvolvimento
Factores de aprendizagem.
1- Inteligncia definida como a capacidade da personalidade que permite enfrentar satisfatoriamente os problemas. Uma pessoa com intelectual aprender facilmente. 2- Motivao - o desejo de aprender um factor decisivo. Motivado, o sujeito tem uma atitude activa no processo de aprendizagem. Quanto mais motivados estarmos para mais capacidade

adquirir um comportamento, mais depressa aprendemos.

IMPORTNCIA DOS FACTORES DE APRENDIZAGENS.


A diversidade de valores, interesses e de atitudes de crianas tm como pano do fundo os factores de aprendizagem. Podem Facilitar o processo de aquisio das novas aprendizagens, ficando a depender simplesmente do prprio individuo a sua efectivao. Tambm podem servir de obstculo na aquisio das novas aprendizagens.

CONCLUSO
Com o objectivo de avaliar a matria dada e tambm a avaliao contnua, passo ento para as perguntas de consolidao:

1 Quais so os factores de aprendizagem que estudou ? 2 Descreva a inteligncia como factor que pode influenciar na aprendizagem. 3 Como que as experincias anteriores influenciam nas novas aprendizagens?

RESUMO.
Neste momento o professor faz ento a smula da aula, salientando as partes essenciais da aula. Seria ento recordar que falamos dos factores que influenciam na aprendizagem, que podem ser: inteligncia, motivao, aprendizagens anteriores e o meio social e ainda falamos da importncia dos factores da aprendizagem.

TAREFA

Escrita da tarefa no quadro e a sua respectiva orientao verbal. 1 Indique os principais factores que influenciam na aprendizagem?
2 quais destes factores influem mais e porque?

Orientao da prxima aula


Em funo do contedo tratado hoje nesta aula que o ponto 3.3 (dos factores de aprendizagens), a prxima aula vamos falar ento dos mtodos de aprendizagem que o ponto 3.4.
Para uma boa preparao os alunos devero ler o texto de apoio nas pginas 178 e 179.

Para realizao desta tarefa os alunos devero consultar a seguinte bibliografia: PASCOAL, A. P. CRUZ, C. (2009) Manual de psicologia 12 Ano. pagina 178.

Para a elaborao deste plano consultou-se a seguinte bibliografia:


CABRAL, A. e NICK, E. (1990) Dicionrio Tcnico de Psicologia. 14Edio. So Paulo - Brasil. Cultrix. HAYTDT, C. C. Regina. (2003) - Curso de didctica, 7 edio, So Paulo, editora tica.

Matias P. N. Rosa. (2008) Resumo de apontamento de psicologia pedaggica. Huambo.


PASCOAL, A.P., e CRUZ, C. (2009): Manual de psicologia 12 Ano. S/d.

O MEU MUITO OBRIGADO A TODOS

You might also like