You are on page 1of 52

Desenho Geomtrico Mtodos de Representao Normas Tcnicas ABNT Perspectiva Mtodos Descritivos Superfcies, Projees Representao de formas e dimenses

Desenho de peas, perspectivas, cortes e cotagem; Utilizao de elementos grficos na interpretao e soluo de problemas Utilizao de instrumentos informticos computao grfica: CAD.

1 Avaliao: Trabalhos individuais e/ou em grupos (normas)

2 Avaliao: Prova individual no computador (uso do QCAD)

3 Avaliao: Prova individual no computador (desenho tcnico)

O que Desenho Tcnico? uma forma de expresso grfica que tem como finalidade a representao de forma, dimenso e posio de objetos, estruturas, localizao, produtos, etc. O desenho tcnico deve representar de forma clara e objetiva o seu produto final, de modo que a pessoa que est lendo consiga entender todos os aspectos presentes. Resumindo: A principal finalidade do desenho tcnico a representao precisa, no plano, das formas do mundo material de modo que possibilite a reconstituio espacial da mesma. O desenho tcnico sendo uma linguagem grfica universal da engenharia e arquitetura utiliza um conjunto de smbolos, nmeros, linhas e indicaes escritas que so normalizadas internacionalmente.

So guias para a padronizao de procedimentos. As normas tcnicas usadas no desenho tcnico estabelecem

cdigos tcnicos que regulam as relaes entre produtores e consumidores, engenheiros, empreiteiros e clientes. No Brasil as normas so editadas e aprovadas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT. Com o objetivo de desenvolver a padronizao internacional e facilitar o intercmbio de produtos e servios entre as naes, foi criada em 1947 a Organizao Internacional de Normalizao ISO (International Organization for Standardization). As normas tcnicas brasileiras que regulam o desenho tcnico so normas editadas pela ABNT, registradas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial) com Normas Brasileiras (NBRs) e esto em consonncia com as normas internacionais aprovadas pela ISO.

As seguintes normas se aplicam diretamente ao desenho tcnico no Brasil: NBR 10647 Desenho Tcnico NBR 10067 Princpios Gerais de Representao em Desenho Tcnico NBR 10126 Cotagem em Desenho Tcnico Sendo complementadas pelas seguintes normas: NBR 8402 Execuo de Caracteres para Escrita em Desenhos Tcnicos NBR 8403 Aplicao de Linhas em Desenho Tcnico NBR 12296 Representao de rea de Corte por Meio de Hachuras em Desenho Tcnico

O desenho geomtrico fundamental na construo de qualquer desenho tcnico. Todas as construes geomtricas partem dos conceitos bsicos da matemtica. Um simples exemplo uma circunferncia, cujos pontos no trao da circunferncia esto a uma mesma distncia do centro.
R R

A seguir algumas representaes de figuras geomtricas:

Para compreender as figuras geomtricas indispensvel ter algumas noes de Ponto, Linha, Plano e Espao. O PONTO a figura geomtrica mais simples. O ponto (P) representado graficamente pelo cruzamento de duas linhas.

A LINHA pode ser curva ou reta. A Linha Reta ou simplesmente reta no tem inicio nem fim: ela ilimitada.
A Semi-reta sempre tem origem (A), mas A no tem fim. Segmento de Reta um pedao limitado de reta.

O PLANO tambm chamado de superfcie plana. O plano no tem incio nem fim: ele ilimitado.

Pores limitadas do plano e recebem o nome de Figuras Planas.

Existem basicamente trs tipos de representao do desenho tcnico: 1 - Esboo: desenho elaborado a mo livre; 2 - Anteprojeto: desenho preliminar elaborado a partir do esboo; 3 - Desenho Definitivo: desenho completo contendo todas as informaes necessrias ao entendimento do projeto. elaborado a partir do anteprojeto devidamente modificado e corrigido.

NBR 10647 Desenho Tcnico Define os termos empregados em desenho tcnico. Quanto ao aspecto geomtrico: Desenho Projetivo: Desenho resultante de projees do objeto sobre um ou mais planos que fazem coincidir com o prprio desenho, compreendendo: a) Vistas Ortogrficas: figuras resultantes de projees ortogonais do objeto sobre planos, de modo a representar com exatido a forma do mesmo com seus detalhes. b) Perspectivas: figuras resultantes de projeo sobre um nico plano, permitindo uma percepo mais fcil da forma do objeto.

Desenho No Projetivo: Desenho no subordinado correspondncia, por meio de projeo, entre as figuras que constituem e o que por ele representado, compreendendo larga variedade de representaes grficas, tais como: Diagrama valores funcionais so representados em um sistema de coordenadas; Esquema representa no a forma do objeto, mas sim as suas relaes e funes; baco ou nomograma grfico com curvas apropriadas, pelo qual se pode obter as solues de uma equao pelo trao de uma reta; Fluxograma representao grfica de uma seqncia de operaes; Organograma representa os nveis hierrquicos de uma organizao ou servio; Grfico conjunto finito de pontos e de segmentos de linhas que unem pontos distintos, sendo representado por desenho ou figura geomtrica.

Quanto ao grau de elaborao: Esboo: Representao grfica aplicada aos estgios iniciais de um projeto; Desenho preliminar: Representao grfica empregada nos estgios intermedirios do projeto, sujeita ainda a alteraes, correspondendo ao anteprojeto; Croqui: Desenho no obrigatoriamente em escala, confeccionado normalmente mo livre e contendo todas as informaes necessrias sua finalidade; Desenho Definitivo: Desenho integrante da soluo final do projeto, contendo os elementos necessrios sua compreenso.

Quanto ao grau de pormenorizao: - Desenho de componente: Desenho de um ou vrios componentes representados separadamente; - Desenho de conjunto: Desenho mostrando reunidos componentes, que se associam para formar um todo; - Detalhe: Vista geralmente ampliada do componente ou parte de um todo complexo. Quanto ao material empregado: - Desenho executado com lpis, tinta, giz, carvo ou outro material adequado. Quanto tcnica de execuo: - Desenho executado manualmente ( mo livre ou com instrumento) ou mquina. Quanto ao modo de obteno: - Original: Desenho matriz que serve para reproduo. - Reproduo: Desenho obtido, a partir do original, por qualquer processo, compreendendo: a) cpia - reproduo na mesma escala do original; b) ampliao - reproduo maior que o original; c) reduo - reproduo menor que o original.

Esta Norma padroniza as caractersticas dimensionais das folhas em branco e pr-impressas a serem aplicadas em todos os desenhos tcnicos. Condies Especficas: O original deve ser executado em menor formato possvel, desde que no prejudique a sua clareza. As folhas de desenhos podem ser utilizadas tanto na posio horizontal, como na vertical.

O formato da folha usado o A0, que consiste em um retngulo de 1m e lados medindo uma proporo de

O formato da folha recortada da srie "A" considerado principal.

Deste formato bsico, designado por A0 (A zero), deriva-se a srie "A" pela bipartio ou pela duplicao sucessiva.

LEGENDA: A posio da legenda deve estar dentro do quadro para desenho de tal forma que contenha a identificao do desenho (nmero de registro, ttulo, origem, projetista, local, data, escala, logotipo da empresa, etc.); deve estar situada no canto inferior direito da folha; A legenda deve ter 178 mm de comprimento, nos formatos A4, A3 e A2, e 175 mm nos formatos A1 e A0.

Margem e quadro Margens so limitadas pelo contorno externo da folha e quadro. O quadro limita o espao para o desenho de acordo com as seguintes dimenses:

A margem esquerda serve para ser perfurada e utilizada no arquivamento.

Marcas de centro: Nas folhas de formatos de srie "A" devem ser executadas quatro marcas de centros.

A escala mtrica de referncia deve estar embaixo, disposta simetricamente em relao marca de centro, na margem e junto ao quadro, com largura de 5 mm no mximo. Deve ser executada com trao de 0,5 mm de largura no mnimo e deve ser repetida em cada seo do desenho.

Sistema de referncia por malhas Permite a fcil localizao de detalhes nos desenhos, edies, modificaes, etc. Devem ser executadas com trao de 0,5 mm de largura no mnimo, comeando do contorno interno da folha recortada e estendendo-se aproximadamente 0,5 mm, alm do quadro. A tolerncia da posio de 0,5 mm deve ser observada para as marcas. O nmero de divises deve ser determinado pela complexidade do desenho e deve ser par. O comprimento de qualquer lado do retngulo da malha deve ter mais de 25 mm e no mximo 75 mm, e deve ser executado com traos contnuos de 0,5 mm de largura no mnimo. Os retngulos das malhas devem ser designados por letras maisculas ao longo de uma margem e os numerais ao longo de outra margem. Os numerais devem iniciar no canto da folha oposto legenda no sentido da esquerda para direita e devem ser repetidos no lado correspondente . Se o nmero das divises exceder o nmero de letras do alfabeto, as letras de referncia devem ser repetidas (exemplo: AA, BB, etc.)

Esta norma fixa as condies exigveis para a localizao e disposio do espao para: Desenho; Texto; Legenda.

Espao para desenho - Os desenhos so dispostos na ordem horizontal ou vertical. - O desenho principal colocado acima e esquerda, na rea para desenho. Os desenhos so executados, se possvel, levando em considerao o dobramento das cpias do padro de desenho, conforme formato A4. Espao para texto - Todas as informaes necessrias ao entendimento do desenho so colocadas no espao para texto; - O espao para texto colocado direita ou na margem inferior; - Quando o espao para texto colocado na margem inferior, a altura varia conforme a natureza do servio; - A largura do espao de texto igual a da legenda ou no mnimo 100 mm.; - O espao para texto separado em colunas com larguras apropriadas de forma que possvel, leve em considerao o dobramento da cpia do padro de desenho, conforme padro A4; - As seguintes informaes devem conter no espao para texto: explanao (identificao dos smbolos empregados no desenho), instruo (informaes necessrias execuo do desenho), referncia a outros desenhos ou documentos que se faam necessrios, tbua de reviso (histrico da elaborao do desenho com identificao/assinatura do responsvel pela reviso, data, etc).

Legenda Usada para informao, indicao e identificao do desenho, a saber: - designao da firma, projetista, local, data, assinatura, contedo do desenho, escala, nmero do desenho, smbolo de projeo, logotipo da firma, unidade empregada, escala, etc. O nmero do desenho e da reviso so colocados juntos e abaixo no canto direito. A legenda deve ter 178 mm de comprimento nos formatos A2, A3 e A4, e 175mm nos formatos A0 e A1. na legenda que o projetista assina seu projeto e marca revises.

Esta Norma fixa as condies exigveis para o dobramento de cpia de desenho tcnico. Quando o formato do papel maior que A4, necessrio fazer o dobramento para que o formato final seja A4. As cpias devem ser dobradas de modo a deixar visvel a legenda, com isso o desenho pode ser armazenado em uma pasta, e pode ser consultado com facilidade sem necessidade de ser retirado da pasta;

As ilustraes abaixo mostram a ordem das dobras. Primeiro dobra-se na horizontal (em sanfona), depois na vertical (para trs), terminando a dobra com a parte da legenda na frente. A dobra no canto superior esquerdo para evitar de furar a folha na dobra traseira, possibilitando desdobrar o desenho sem retirar do arquivo.

Esta Norma fixa as condies exigveis para a escrita usada em desenhos tcnicos e documentos semelhantes. Visa a uniformidade e a legibilidade para evitar prejuzos na clareza do desenho e evitar a possibilidade de interpretaes erradas.

Esta Norma fixa tipos e o escalonamento de larguras de linhas para uso em desenhos tcnicos e documentos semelhantes. A relao entre as larguras de linhas larga e estreita no deve ser inferior a 2. A largura das linhas deve ser escolhida conforme o tipo, dimenso, escala e densidade, de acordo com o seguinte escalonamento (em mm): 0.13, 0.18, 0.25, 0.35, 0.50, 0.70, 1.00, 1.40 e 2.00. Obs.: As larguras 0.13 e 0.18 mm so utilizadas apenas para originais em que a reproduo se faz em escala natural, no sendo recomendadas para reprodues com reduo.

Tipos de Linhas contnua larga contornos e arestas visveis contnua estreita cotagem, linhas auxiliares, hachuras, linha de chamada, linhas de centro curtas - contnua estreita mo livre limites ou interrupes - contnua estreita em zique-zague limites ou interrupes - tracejada estreita contornos no visveis - trao e ponto estreita linhas de centro, simetria - trao e ponto estreita, mas larga nas extremidades e nas mudanas de direo planos de cortes

Terminao das linhas de chamadas As linhas de chamadas devem terminar: a) sem smbolo, se elas conduzem a uma linha de cota; b) com um ponto, se termina dentro do objeto representado; c) com uma seta, se ela conduz e ou contorna a aresta do objeto representado.

Esta norma fixa as condies exigveis para o emprego de escalas e suas designaes em desenhos tcnicos. Requisitos gerais: A designao completa de uma escala consiste em: ESCALA (ou ESC) + indicao da relao: ESCALA 1:1, para escala natural; ESCALA X:1, para escala de ampliao (X>1); ESCALA 1:X, para escala de reduo (X>1). A escala deve ser indicada na legenda da folha de desenho. - Frmula geral: d/D=1/E, onde: d=dimenso do desenho; D=dimenso real; E=coeficiente. Quando for necessrio o uso de mais de uma escala na folha de desenho, alm da escala geral, estas devem estar indicadas junto identificao do detalhe ou vista a que se referem; na legenda, deve constar a escala geral.

Requisitos Especficos As escalas usadas em desenho tcnico so especificadas na tabela:

A escala selecionada deve ser suficiente para permitir uma interpretao fcil e clara da informao representada.

Esta Norma fixa a forma de representao aplicada em desenho tcnico. Mtodo de Projeo Ortogrfica

Geralmente so inclusos na legenda.

1 diedro Denominao das Vistas: vista frontal (a); vista superior (b); vista lateral esquerda (c); vista lateral direita (d); vista inferior (e); vista posterior (f).

3 diedro

A projeo ortogrfica, na prtica, pode ser feita de duas formas: 1 - no primeiro diedro: imagine vendo a pea a partir de um dos lados do cubo. O desenho da vista ser feito no lado oposto em que voc se localiza.

2 - no terceiro diedro: imagine vendo a pea a partir de um dos lados do cubo. O desenho da vista ser feito no mesmo lado em que voc se localiza.

O conceito de vistas aplicado para todos os seis lados possveis do cubo. A diferena entre a representao no primeiro diedro e no terceiro diedro simplesmente a inverso das posies das vistas no papel. Em muitos casos, havero detalhes da pea que no so vistos normalmente, como detalhes internos, furos, ranhuras, mas que devem ser informados para que o projeto seja compreendido. Para isso, so usadas linhas tracejadas, na mesma espessura das linhas principais da pea.

Escolha das vistas A vista mais importante de uma pea deve ser utilizada como vista frontal ou principal. O projetista escolhe as melhores vistas para ilustrar a pea. Em geral, o uso de trs vistas suficiente, mas podem ocorrer casos particulares. Quando outras vistas forem necessrias, inclusive cortes e/ou sees, elas devem ser selecionadas conforme os seguintes critrios: usar o menor nmero de vistas; evitar repetio de detalhes; evitar linhas tracejadas desnecessrias.

Como projees desenhadas representam uma mesma pea sendo vista por lados diferentes, o desenho deve resguardar, visualmente, as propores da pea, deste modo, os lados que aparecem em mais de uma vista no podem ter tamanhos diferentes.

Na Figura acima, pode-se ver que: as dimenses de largura da pea aparecem nas vistas lateral e superior, as dimenses de altura aparecem nas vistas de frente e lateral e as dimenses de comprimento aparecem nas vistas de frente e superior. Assim sendo, as vistas devem preservar: Os mesmos comprimentos nas vistas de frente e superior. As mesmas alturas nas vistas de frente e lateral. As mesmas larguras nas vistas lateral e superior.

Vistas especiais Outros recursos so usados para ilustrar todos os detalhes do projeto, como por exemplo as vistas em corte. Vistas auxiliares Usado para ilustrar faces fora dos planos ortogonais, no caso de faces inclinadas. Elementos repetitivos A representao de detalhes repetitivos pode ser simplificada.

Detalhes ampliados Quando a escala utilizada no permite demonstrar detalhe ou cotagem de uma parte da pea, este circundado com linha estreita contnua, e designado com letra maiscula. O detalhe correspondente desenhado em escala ampliada e identificada.

Vistas de peas simtricas As peas simtricas podem ser representadas por uma parte do todo. As linhas de simetria so identificadas com dois traos estreitos, curtos e paralelos, conforme a NBR 8403, traados perpendicularmente nas extremidades da linha de simetria. Representao: Pela metade: quando a linha de simetria dividir a vista em duas partes iguais; Pela quarta parte: quando as linhas de simetrias dividirem a vista em quatro partes iguais. Outro processo consiste em traar as linhas da pea simtrica um pouco alm da linha de simetria. Neste caso, os traos curtos paralelos devem ser omitidos.

Vistas de peas encurtadas Na pea longa so representadas somente as partes da pea que contm detalhes. Os limites das partes retidas so traados com linha estreita, conforme a NBR 8403.

Nas peas cnicas e inclinadas

Corte total A pea cortada em toda a sua extenso por um plano de corte. Meio-corte A metade da representao da pea mostrada em corte, permanecendo a outra metade em vista. Este tipo de corte peculiar s peas simtricas.

Corte parcial Apenas uma parte da pea cortada para focalizar um detalhe, delimitando-se por uma linha contnua estreita mo livre ou por uma linha estreita em zigue-zague, conforme a NBR 8403.

Hachuras Linhas ou figuras com o objetivo de representar tipos de materiais em reas de corte. Representao Geral de qualquer material:

Condies Especficas: As hachuras devem ser traadas em linha estreita, conforme a NBR 8403, e sempre numa mesma direo para uma mesma pea. As hachuras so formadas par linhas inclinadas a 45 em relao s linhas principais do contorno ou eixos de simetria, e com espaamento constante. As hachuras, nos desenhos de conjunto, em peas adjacentes, devem ser feitas em direes opostas ou espaamentos diferentes.

As hachuras, em rea de corte muito grande podem ser limitadas a vizinhana do contorno, deixando a parte central em branco. Em desenhos mais complexos, pode-se ter vrios tipos de hachuras. Algumas convenes de hachuras, o que pode variar dependendo da rea, empresa, etc.

Cotagem: Representao grfica no desenho da caracterstica do elemento, atravs de linhas, smbolos, notas e valor numrico numa unidade de medida.
O que uma cota pode indicar: Comprimentos, larguras, alturas, profundidades; Raios e dimetros; ngulos; Coordenadas; Forma (circular, quadrada, esfrica), caso a vista no mostre claramente; Quantidade (por exemplo nmero de furos); Cdigo/ Referncia do produto; Ordem de montagem; Detalhes construtivos, observaes

Elementos de cotagem: -linha auxiliar; - linha de cota; - limite da linha de cota; - cota.

Linhas auxiliares devem ser perpendiculares ao elemento dimensionado, entretanto se necessrio, pode ser desenhado obliquamente a este, (aproximadamente 60), porm paralelas entre si.

A linha de cota no deve ser interrompida, mesmo que o elemento o seja. Limite da linha de cota A indicao dos limites da linha de cota feita por meio de setas ou traos oblquos.

OBS.: Quando houver espao disponvel, as setas de limitao da linha de cota devem ser apresentadas da seguinte maneira:

Quando o espao for limitado, as setas de limitao da linha de cota, podem ser apresentadas assim:

Cotagem de Circunferncia:
Cotas de curva ou circunferncia, deve-se localizar o centro do raio.

Representao de cotas:

Mtodos de cotagem: existem dois, mas s um deve ser usado no desenho. 1 - as cotas devem ser localizadas acima e paralelamente s suas linhas de cotas e preferivelmente no centro. 2 - As linhas de cotas devem ser interrompidas, preferivelmente no meio, para inscrio da cota

Cotagem Angular:

Para facilitar a interpretao da medida, usa-se os seguintes smbolos: 1. - Dimetro 2. R Raio 3. - Quadrado 4. ESF Dimetro esfrico 5. R ESF Raio esfrico

You might also like