You are on page 1of 70

Anatomia do sistema respiratrio

Stfane Caju

Sistema respiratrio
Nariz Cavidade nasal Nasofaringe Laringe Traqueia Brnquios Pulmes Pleuras

Nariz
Nariz externo
Vestbulo Dorso Raiz

pice

Asa

Vibrissas

Coluna

Narina

Esqueleto do nariz
sseo -Nasais -Parte nasal do frontal -Processo frontal da maxila

Esqueleto do nariz
Cartilagneo - Cartilagem do septo - Cartilagens alares maiores - Cartilagens laterais - Cartilagens alares menores
Cartilagem alar maior

Cartilagem do septo

Cartilagem lateral

Cartilagens alares menores

Cavidade nasal
- dividida pelo septo mediano em 2 cmaras simtricas e aproximadamente iguais, as fossas nasais. -Se abre no exterior atravs das narinas. -Se abre na nasofaringe atravs das canas.

Regio olfatria: Conchas superiores Regio respiratria: restante da cavidade

Parede lateral da cavidade nasal

Parede lateral da cavidade nasal

Vascularizao do nariz
Artria etmoidal anterior Artria etmoidal posterior Artria esfenopalatina Artria palatina maior Ramo septal da artria labial superior

* rea de Kiesselbach: Plexo anastomtico na regio ntero-inferior do nariz, traumatismos nessa regio provocam epistaxe.

Seios paranasais

Faringe
Via comum para ar e alimento Estende-se da base do crnio at o esfago e a traqueia ao nvel de C6.

Inseres

Msculos da faringe
Constrictores (fibras circulares) Longitudinais (fibras verticais)

Constrictores

Longitudinais

Laringe
G. Larynx= gaita o rgo da voz comunica a faringe com a traquia. cavidade da laringe: estendese do dito da laringe at a borda caudal da cartilagem cricidea (C3-C6). Funes: Formao da voz e esfincter do trato respiratrio inferior. constituda por nove cartilagens, trs cartilagens mpares (cartilagem tireidea, cricidea e epiglote) e seis cartilagens pares (duas cartilagens aritenideas, duas corniculadas ou de Santorini e duas cuneiformes ou de Wrisberg), todas com tendncia a calcificao com a idade.

Esqueleto da laringe
Cartilagens mpares: Cartilagem tireidea Cartilagem cricidea Epiglote
Cartilagens pares: aritenideas corniculadas (de Santorini) cuneiformes (de Wrisberg),

*As cartilagens tiride, cricide e aritenide so constitudas de cartilagem hialina e tornam-se mais ou menos calcificadas medida que a idade avana.

Cartilagem tireidea
Do grego, thyros, escudo A maior das cartilagens Lmina direita e esquerda unidas no plano mediano formando a proeminncia larngea ( pomo de Ado) face interna: no ngulo de juno das lminas se insere o pecolo da cartilagem epigltica (ligamento tiroepigltico), os ligamentos ventricular e vocal. incisura tireidea superior: Em forma de V, est imediatamente acima das lminas. Incisura tireidea inferior borda cranial: d insero membrana tireohiidea e ligamento tiro-hiideo mediano. borda caudal: prximo a linha mediana est o ligamento cricotireideo mediano.

Cartilagem tireidea
Cornos superiores: situados nos dois ngulos superiores dando insero aos ligamentos tireohiideos laterais. * Cartilagem tritcea: est situada no ligamento tireohiideo lateral. cornos inferiores: situados nos dois ngulos inferiores, apresentam na face medial de seu pice uma faceta articular para a cartilagem cricidea. tubrculo tireideo superior: prximo da origem do cornos superiores. tubrculo tireideo inferior: mais afastado anteriormente da origem dos cornos inferiores. linha oblqua: situada na face lateral da lmina da cartilagem tireidea e d insero para os msculos tireohiideo, esternotireideo e constrictor inferior da faringe.

Cartilagem tireidea Incisura tireidea


superior Cornos superiores Lmina direita Lmina esquerda

Tubrculo superior

Linha oblqua

Proeminncia larngea Incisura tireidea inferior Cornos inferiores Tubrculo inferior

Cartilagem tireidea

Face articular para a cartilagem cricide.

Cartilagem tireidea

Cartilagem tireidea

Cartilagem cricide
a mais inferior das cartilagens Mais forte e mais grossa que a cartilagem tireide Formato de anel de sinete o nico anel de cartilagem completo a circundar qualquer parte da via respiratria Fixa-se margem inferior da cartilagem tireoide pelo ligamento cricotireoideo e ao 1 anel traqueal pelo ligamento cricotraqueal

Cartilagem cricide
Face articular aritenidea Fveas Onde se inserem os mm. Cricoaritenideos posteriores

Arco

Lmina

Ligamento cricotraqueal

Face articular tireidea

Crista arqueada onde se insere o esfago

Cartilagem epigltica
Cartilagem em forma de folha a porta para as vias areas inferiores Posteriormente raiz da lngua e ao osso hioide Anteriormente ao dito da laringe pecolo: a parte fixada, unida com o ligamento tiroepigltico no ngulo de juno das lminas da cartilagem tiride. Ligamento hio-epigltico: Fixa a superfcie anterior da cartilagem epigltica ao hiide pregas glossoepiglticas laterais e mediana: consistem de uma prega mediana e duas laterais onde entre elas esto situadas as valculas (depresses entre a raiz da lngua e a cartilagem epiglote).

Cartilagem epigltica
Face anterior Face posterior

Tubrculo epigltico

Ligamento tiroepigltico Pecolo

Cartilagem epigltica

Cartilagem epigltica

Cartilagens aritenides
Forma piramidal 3 faces (medial, ntero-lateral e posterior), 1 base, 1 pice pice: onde se insere a cartilagem corniculada ou de Santorini. base: se articula com a face articular da cartilagem cricidea. Processo vocal (d insero ao ligamento vocal) Processo muscular (recebe a insero dorsalmente do msculo cricoaritenideo posterior e ventralmente do msculo cricoaritenideo lateral).

Cartilagens aritenides

mm Cricoaritenide posterior e lateral


Ligamento vocal

Cartilagens corniculadas (de Santorini)


Forma cnica Articulam-se com o pice da cartilagem aritenide

Cartilagens cuneiformes (de Wrisberg)


Forma de basto Situadas na prega ariepigltica superiormente s cartilagens corniculadas, mas sem se articular com elas.

Ligamentos da laringe
Extrnsecos: Unem a cartilagem tireide e a epiglote ao osso hioide e a cartilagem cricide traqueia Intrnsecos: Ligam as vrias cartilagens da laringe entre si.

Ligamentos extrnsecos
1- Unem a cartilagem tiride ao osso hioide: Membrana tiro-hiidea e ligamentos tiro-hiideos mediano e laterais. 2- Unem a epiglote ao osso hiide: Ligamento hioepigltico. 3- Unem a cartilagem cricide traqueia: Ligamengto cricotraqueal

Ligamentos intrnsecos
Cone elstico (membrana cricotiridea)
- Fixa-se inferiormente no arco da cartilagem cricidea e superiormente na cartilagem tireoidea (anteriormente) e no processo vocal da cartilagem aritenidea (posteriormente). - Sua margem superior espessada formando o ligamento vocal (corda vocal verdadeira) - A membrana cricotiroidea se espessa anteriormente formando o ligamento cricotiroideo mediano (coberto pelo msculo cricotiroideo)

Ligamentos intrnsecos
Membrana quadrangular -Fixa-se superiormente na margem lateral da cartilagem epigltica e inferiormente na face nterolateral da cartilagem aritenidea, tambm se articula com a cartilagem corniculada. - Sua margem inferior espessada formando o ligamento vestibular (corda vocal falsa) - Suas margens laterais so formadas pelas pregas ariepiglticas, dentro dessas se encontram as cartilagens cuneiformes.

Ligamentos intrnsecos

Ligamentos intrnsecos
Ligamento tireoepigltico: Liga o pecolo da epiglote ao ngulo da cartilagem tiride. Ligamento cricoariterideo posterior: Estende-se da cricide para as partes medial e dorsal da base da aritenide. * Articulao cricotireoidea: Une os cornos inferiores da tiride faceta articular cricidea.

Cavidade da laringe
Estende-se do dito da laringe at a borda caudal da cartilagem cricidea. Est dividida pela salincia da cordas vocais em 3 partes: Vestbulo: Vai do dito at as pregas vestibulares Parte mdia: Cavidade central entre as pregas vestibulares e vocais -Ventrculo da laringe (de Morgagni): Recessos que se estendem lateralmente da parte mdia da cavidade larngea. - Sculo: uma bolsa cega que se abre para cada ventrculo revestida por glndulas mucosas. Cavidade infragltica: Entre as pregas vocais e a margem inferior da cartilagem cricide, contnua com a luz da traqueia.

Cavidade da laringe

Cavidade da laringe

Msculos da laringe
Msculos extrnsecos da laringe: Movem a laringe como um todo. So os infra e suprahioideos Msculos intrnsecos da laringe: Movem os componentes da laringe, alterando o comprimento e a tenso das cordas vocais e o tamanho e o formato da rima da glote.

Msculos intrnsecos
Msculo cricotireideo: - Parte oblqua: Vai do arco da cartilagem cricidea at o corno inferior da cartilagem tiride. - Parte reta: Vai do arco da cricide at a parte pstero-inferior da lmina da tiride - Inclinam ou tracionam a proeminncia ou ngulo da cartilagem tiride anterior e inferiormente em direo ao arco da cartilagem cricide. Elevam a voz * o nico msculo intrnseco da laringe inervado pelos ramos larngeos superiores do nervo vago, todos os outros so inervados por ramos larngeos recorrentes do vago.

Msculos intrnsecos
Cricoaritenideo posterior - Origem: Fveas da cartilagem cricide - Insero: Processo muscular da cartilagem aritenide. - Ao: Abduzem e rodam lateralmente as cartilagens aritenides abrindo assim a rima da glote.

Cricoaritenide posterior

Msculos intrnsecos
Cricoaritenide lateral - Origem: Arco da cartilagem cricide - Insero: Processo muscular da cartilagem aritenide. - Ao: Tracionam os processos musculares anteriormente girando as cartilagens aritenides e causando oscilao medial dos seus processos vocais. So os principais adutores.

Msculos intrnsecos
Aritenideo transverso -Origem/insero: Margens laterais adjacentes das cartilagens aritenides - Ao: Aduz as cartilagens aritenideas
Aritenideos oblquos -Origem: Processo muscular da cartilagem aritenide - Insero: pice da cartilagem aritenide do outro lado - Ao: Esfincter do dito da laringe

Msculos intrnsecos
Msculo vocal - Origem: Face lateral do processo vocal da cartilagem aritenidea - Insero: Ligamento vocal e ngulo da cartilagem tiroidea - Ao: Ajusta a tenso nas pregas vocais

Tireoaritenideo - Origem: ngulo tireideo. - Insero: Face ntero-lateral da cartilagem aritenide. - Ao: Relaxa o ligamento vocal para reduzir a altura da voz

Traqueia
Tubo cartilagneo (16 a 20 cartilagens) que se estende se C6 a T5 sustentada por anis traqueais incompletos na parte posterior Sua parede posterior constituda pelo msculo traqueal Carina: o ponto onde a traqueia termina Relaes: Lateralmente: Cartidas comuns e lbulos da g. tireide Ventralmente: Istmo da g. tireide Dorsalmente: Esfago

*A traqueostomia mais bem executada penetrando o pescoo 1 cm abaixo da cartilagem cricide brindo a traqueia entre o 2 e 3 anis cartilagneos

Traqueia

Brnquios
Os brnquios principais fazem a ligao da traqueia aos pulmes. Como a traqueia, os brnquios principais tm anis de cartilagem incompletos Os brnquios principais entram nos pulmes na regio chamada hilo e dentro dos pulmes ramificam-se em brnquios lobares, que por sua vez subdividem-se em brnquios segmentares, que dividem-se em tubos cada vez menores, os bronquolos, ductos alveolares e por fim alvolos.

Brnquio direito
mais largo, mais curto e tem menor angulao em divergncia traqueia que o esquerdo. Emite 3 brnquios colaterais, um para cada lobo. O brnquio para o lobo superior sai acima da artria pulmonar, por isso chamado brnquio epiarterial.
Brnquio para o lobo superior -Brnquio para o segmento apical -Brnquio para o segmento posterior -Brnquio para o segmento anterior -Brnquio para o segmento medial -Brnquio para o segmento lateral -Superior Brnquio para o lobo inferior - Basal

Brnquio para o lobo mdio

-Medial -Anterior -Lateral -Posterior

Brnquio esquerdo
Tem menor calibre, mas o dobro do comprimento do direito. Relaes: Passa por baixo do arco artico e cruza ventralmente o esfago, ducto torcico e aorta descendente -Brnquio segmentar pico-posterior
-Diviso superior
Brnquio lobar superior - Diviso inferior

-Brnquio segmentar anterior -Brnquio segmentar superior -Brnquio segmentar inferior

Brnquio lobar inferior

-Superior - Basal ntero-medial - Basal lateral -Basal posterior

Pulmes
pice Base Face costal Face mediastinal -Mediastinal - Vertebral Margem anterior Margem posterior Margem inferior

You might also like