You are on page 1of 9

RESDUOS INDESEJVEIS

Os pneus usados so classificados como inertes,sendo considerados resduos indesejveis do ponto de vista ambiental. Quando descartados inadequadamente,por exemplo, em lixes, propiciam o acmulo de gua em seu interior e podem contribuir para a proliferao de mosquitos transmissores da dengue e do clera

Quando descartados em rios e lagos podem contribuir para o assoreamento e enchentes. Quando so queimados, produzem emisses extremamente txicas, devido presena de substncias que contm cloro. Por esse motivo, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) proibiu o descarte e a queima de pneus a cu aberto e responsabilizou fabricantes e importadores pela destinao final ambientalmente adequada daqueles que no tiverem mais condies de uso.

SOLUES
A triturao dos pneus descartados visando a regenerao da borracha neles contida, um dos principais mercados para a reciclagem desse material. Com a pasta resultante deste processo, as indstrias produzem tapetes de automveis, solado de sapato, pisos industriais e borrachas de vedao, entre outros

No Brasil j h tecnologia em escala industrial para regenerar a borracha por processo a frio, obtendo um produto reciclado com elasticidade e resistncia semelhantes ao do material virgem. Alm disso, essa tcnica usa solventes capazes de separar o tecido e o ao dos pneus, permitindo seu reaproveitamento.

O p gerado na recauchutagem e os restos de pneus modos podem ser aplicados na composio de asfalto, alm de atuarem como elemento aerador de solos compactados e pilhas de composto orgnico. Os pneus inteiros so reutilizados em parachoque, drenagem de gases em aterros sanitrios,conteno de encostas e produtos artesanais.

COMO RESOLVER O PROBLEMA DO LIXO?


Princpio dos trs erres: Reduzir:consumir menos produtos e preferir aqueles que ofeream menor potencial de gerao de resduos e tenham maior durabilidade. Reutilizar:aproveitar as embalagens,potes plsticos por exemplo para guardar alimentos ou outros materiais. Reciclar:envolve a transformao dos materiais j utilizados em novos produtos.Como produzir papel reciclando papeis usados.

RECICLAGEM: A INDUSTRIA DO PRESENTE


Vantajosa para o ambiente e para a sociedade. Reduo dos recursos naturais Poupa energia e gua Diminuio de lixo e poluio Gerao de emprego e renda Desfazer preconceitos

Para onde vai o lixo?


No Brasil 64% do lixo depositado de forma inadequada,em lixes a cu aberto. Alem de degradar a paisagem e produzir mau cheiro,os lixes colocam em risco o meio ambiente e a sade publica. Em relao a questo social varias famlias muito pobres de nossa sociedade sobrevivem desses lixes.

Outro problema causado pelos lixes so a contaminao do solo pelo liquido percolato,que tem um potencial de contaminao de 200 vezes superior ao esgoto domestico. E a contaminao do ar pelos gases gerados pelos lixes principalmente o metano e o dixido de carbono.

You might also like