You are on page 1of 19

E B 2,3 De Montelongo

Professora:

Sandra Oliveira

Trabalho elaborado por:

Hugo Carvalho 8D

Recursos Biolgicos
2

Os recursos biolgicos englobam um conjunto de materiais e energia que o Homem pode obter a partir de outros seres vivos.

Matria e Energia
3

Como se exploram os Recursos Biolgicos?


4

A agricultura, a pecuria, a caa, a pesca, a piscicultura e a explorao florestal constituem as principais formas de obteno de recursos biolgicos indispensveis nossa sobrevivncia.

Agricultura
5

A alimentao uma necessidade comum a todos os animais. Assim, ao longo da sua evoluo, o Ser Humano passou de caador e recoletor a pastor e agricultor. A agricultura a principal fonte de alimento dos seres humanos.

Agricultura Intensiva
6

A agricultura intensiva continua a ser a forma mais barata e eficaz para obter alimentos.

Pecuria
7

Os animais criados em cativeiro representam, para alm de uma fonte de alimento, recursos utilizados na indstria do calado, do vesturio, farmacutica e outras.

Atualmente, existem normas sobre medicao e alimentao animal que visam proteger a sade dos cidados.

Caa
9

Esta forma de obteno de produtos de origem animal predominou durante milnios. Atualmente, existem em vrios pases reservas de caa, que permitem a prtica desportiva desta actividade.

10

Quando no existem predadores naturais, a caa torna-se importante no equilbrio dos ecossistemas.

Pesca
11

Peixes, crustceos e outros animais marinhos constituem uma importante fonte de recursos para a Humanidade. No entanto, devido ao progresso tecnolgico, muitas espcies esto beira da extino.

12

A situao to dramtica que a UE e a FAO determinaram cotas de captura, interdies e a adoo de prticas de pesca sustentveis.

Mas nem todos cumprem.


13

Piscicultura
14

Para colmatar a crescente dificuldade na aquisio de pescado, cada vez mais, em todo mundo, a piscicultura tem vindo a crescer como atividade econmica.

Produo florestal
15

Os recursos florestais englobam uma srie de produtos biolgicos indispensveis ao nosso quotidiano.

16

O Homem para se alimentar e suprir outras das suas necessidades, por exemplo, energticas, utiliza muitas vezes os recursos de que dispe at exausto.

17

Assim, a explorao excessiva dos recursos biolgicos uma das principais causas da extino das espcies e, consequentemente, da destruio da biodiversidade.

18

Verifica-se que a caa, a pesca excessiva e a desflorestao com a consequente destruio do habitat, constituem as principais ameaas biodiversidade e ao equilbrio ecolgico do nosso planeta

Fim
19

Escola: E B 2,3 de Montelongo Disciplina: Cincias Naturais Professora: Sandra Oliveira Aluno/Autor: Hugo Carvalho Nmero: 14 Turma: 8D Ano Letivo: 2012/2013

You might also like