You are on page 1of 13

A moda

Em meados dos sculo XVII comearam a circular duas novas palavras nas conversas: moda e modanti seguidores da moda. No decorrer dos ltimos sculos, a moda foi objeto de reflexo de muitos estudiosos, mas tambm de mltiplas e reiteradas censuras.

A moda nos convida a escolher entre a seduo e a elegncia entre o conformismo e a contestao, entre juventude e maturidade. A moda um fenmeno social de difcil definio dada sua amplitude e a diversidade de opinies de que tem sido objeto .

Segunda metade do sculo XX


O imprio da moda fragmentou-se em mil cidades-estados vivemos numa sociedade de modas, onde as nicas coisas sem marca so as ..... moda revoluo permanente At os anos 50 havia a perseguio por um cnone esttico bem delineado. Agora no existe meta, nem um nico caminho.

10 fatores que sintetizam as premissas da situao atual.


1- A revoluo francesa e a abolio das leis sunturias. Cores, tecidos, uso de seda exclusivo dos nobres Em 1793 a Frana aprova decreto que permitia a todos os cidados vestirem-se livremente de acordo com os seus gostos. Este decreto afirmou o principio democrtico da liberdade de vesturio.

Revoluo txtil
2- Com a revoluo txtil a moda pode tornar-se uma industria 1721 Henry Bronw patenteou a mquina que separava as fibras do cnhamo das partes lenhosas. 1764 o carpinteiro e tecelo James Hargreaves Comeou a fiar e enrolar seis fios de cada vez no tear de malha de Jacquard. A revoluo industrial abre o caminho para a moda moderna.

Afirmao da Burguesia
3- Com a afirmao da burguesia como classe social a moda torna-se expresso de uma atitude de competitividade tornando-se um fenmeno social relevante. O homem abandonou a pretenso de ser belo e se preocupou unicamente em ser prtico confiando as mulheres a tarefa de serem as sentinelas da vanguarda da moda.

Mquina de Costura
4-A inveno da mquina de costura 1755 mquinas de coser Karl Wiesenthall 1830 o costureiro francs Barthlemy Thimonnier construiu a 1 mquina de costura juntamente com a 1 oficina para a construo em srie dessas mquinas. Mas os costureiros parisienses destruram em 1831 o estabelecimento. Isaac Singer norte-americano deu a mquina de costura a sua forma moderna e em 1856 adota a venda a credito que permitiu-lhe distribu-la para diversos pases. Possibilitou as classes populares e a pequena burguesia a confecco em casa das suas roupas exprimindo suas preferncias de vesturio.

Revistas
5- O aparecimento das revistas de moda 1797 Frana Les journal des dames et des modes contriburam para a divulgao dos modelos que as senhoras da alta roda vestiam,levaram informaes da ultima moda parisiense.

Magazines
6- os grandes magazines Paris 1852 bom march 1855 louvre 1865 printemps 1869 la samaritaine trouxeram a cultura dos produtos fabricados em srie

Cabelereiros
7- a ascenso social dos coiffers conseguiram bem antes dos costureiros uma autonomia criativa quase como pintores e escultores. Legros ocupou o primeiro lugar, colocava modelos a desfilar pelas ruas mais bem freqentadas ostentando suas criaes (para a corte, para a cidade, para o teatro)

Criadores
8- Charles Frederick Worth, transforma o alfaiate em artista. inventou a haute- couture e transformou o alfaiate em gnio artstico moderno. alfaiate senhor da moda cria o conceito de estao e transforma a moda em espetculo

Mulheres
9-As mulheres e a sua paixo pela moda, o sucesso da moda um sucesso do feminino. Foram as mulheres que favoreceram o ethos da mudana, o culto do novo, a paixo pela obsolescncia programada. Somente no ps 1 guerra, as mulheres passaram a liderana da moda que desenvolveu-se vertiginosamente.

A revoluo do prt-- porter


10- Em 1957 1 salo prt - - porter feminino, estetizou a moda industrial e a moda de massa, favoreceu a democratizao da griffe e a multiplicao das marcas.

You might also like