You are on page 1of 20

Docente: Prof.

Dr Ana Paula Rodrigues Trabalho Elaborado por: Diogo Granja Miguel Pinto Adair Ribeiro

Vivemos numa sociedade dominada por organizaes, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativoshospitais, escolas, igrejas, foras armadas, empresas, governo e organismos oficiais-nas quais as pessoas trabalham em conjunto, com vista prossecuo de objetivos que seriam impossveis de atingir se as pessoas trabalhassem isoladamente. Dentre essas organizaes, a empresa , sem dvida, uma das mais importantes e com maiores repercusses nas nossas vidas. (Teixeira 1998:1)

Uma organizao uma combinao de esforos individuais que tem por finalidade realizar propsitos colectivos. Por meio de uma organizao torna-se possvel perseguir e alcanar objetivos que seriam inatingveis para uma pessoa.
Maximiano (1992)

Segundo, (Bilhim 2006:22) a organizao existe para realizar os seus objetivos, os quais seriam inatingveis se fossem tentados concretizar por uma s pessoa. Assim, as organizaes: So constitudas por grupos de duas ou mais pessoas; H, entre elas relaes de cooperao; Exigem a coordenao formal das aes; Caracterizam-se pela prossecuo de metas; Possuem uma estrutura hierrquica: Caracterizam-se pela existncia de fronteiras.

A noo de organizao apresenta dois significados. Designa unidades e entidades sociais, conjuntos prticos, como, por exemplos, as fbricas, os bancos e a Administrao Pblica. Por outro, designa certas condutas e processos sociais: o acto de organizar tais atividades, a disposio de meios relativamente aos fins e a integrao dos diversos membros numa unidade coerente. Na primeira acepo, a organizao uma entidade social, conscientemente coordenada, gozando de fronteiras delimitadas, que funciona numa base relativamente contnua, tendo em vista a realizao de objetivos.

Teixeira 1998:91, define a estrutura organizacional como sendo o conjunto de relaes formais entre os grupos e os indivduos que constituem a organizao. Define as funes de cada unidade da organizao e os modos de colaborao entre as diversas unidades e normalmente representado num diagrama chamado organigrama (ou organograma). Em todo o acaso, a estrutura adotada tem uma influncia muito grande no comportamento e nas atitudes dos trabalhadores.

A atribuio de responsabilidades, a tomada de deciso, o agrupamento de funes, a coordenao e o controlo, so requisitos fundamentais, que possibilitam a operao contnua da organizao.
A estrutura organizacional auxilia a organizao a alcanar os seus objetivos atravs de trs maneiras: Como estrutura bsica-tomando a forma de descrio do trabalho, organogramas; Como mecanismo de operao-conformando os comportamentos dos indivduos por meio de procedimentos, regras, rotinas de trabalho, padres de desempenho, sistemas de avaliao e recompensa, programaes e sistemas de comunicao; Como mecanismo de deciso-processando informao com origem na envolvente externa, e cruzando, avaliando e disponibilizando as informaes aos decisores.

A existncia das organizaes deve-se a: Razes Sociais; Razes Materiais; Efeito Sinergtico. Tipos de Organizaes: Dedicadas produo de bens e produtos Dedicadas prestao de servios

Indivduos

Tarefas

Grupos

Estruturas

Podemos ter uma ideia porque a organizao importante compreendendo que um dos primeiros passos para uma empresa implantar um processo TQM gerenciamento total da qualidade (total quality management). Esse primeiro passo tem incio no uso dos conhecidos 5 S, que significam, a partir das palavras japonesas: SEIRI que corresponde a eliminar o desnecessrio separando-o do necessrio. SEITON que significa colocar em ordem, guardando de forma ordenada tudo que necessrio.

SEISO que significa limpeza, eliminao do lixo, acabando com as fontes dos problemas. SEIKETSU que significa asseio, padronizao, higiene, e tambm o estgio onde se evita que as etapas anteriores retrocedam. SHITSUKE que significa disciplina, com a cumprimento rigoroso de tudo que foi estabelecido pelo grupo.

Os cinco S somente tero sucesso se forem praticados de forma sistemtica e contnua, bem como sejam resultado do consenso do grupo envolvido neste processo.

Recorrendo ao conceito clssico, podemos definir qualquer organizao como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente mas de forma coordenada e controlada, actuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objectivo pr-determinado atravs da afectao eficaz de diversos meios e recursos disponveis, liderados ou no por algum com as funes de planear, organizar, liderar e controlar.

Desta definio de organizao convm reter alguns conceitos fundamentais para a sua adequada compreenso. Que so as seguintes

Para que exista uma organizao, no basta que um conjunto de pessoas actuem com vista a atingir um objectivo comum; necessrio tambm que essas pessoas se organizem, ou seja, que desenvolvam as suas atividades de forma coordenada e controlada para atingir determinados resultados. Esta coordenao e controlo geralmente efetuada por um lder mas encontram-se muitas vezes organizaes em que estas tarefas so efetuadas por todos os membro em conjunto atravs, por exemplo, de um rgo colegial.

Representam todos os meios colocados disposio da organizao e necessrios realizao das suas atividades/tarefas. Neste recursos incluem-se os recursos humanos, os recursos materiais, os recursos tecnolgicos, os recursos financeiros, a imagem de mercado e credibilidade

Os recursos organizacionais descritos no ponto anterior so, por definio, escassos, da que a sua alocao deva ser efectuada eficazmente por forma a que a probabilidade de atingir os objectivos pr-definidos seja a maior possvel. daqui que surge a principal justificao para a necessidade da gesto nas organizaes.

Representam as metas ou resultados organizacionais pretendidos e a obter no futuro ou, por outras palavras, o propsito que justifica toda a atividade desenvolvida ou mesmo a prpria existncia da organizao. Naturalmente, todas as organizaes devem determinar no apenas os seus objectivos, mas tambm definir as medidas e formas de atuao e de alocao de recursos que se pensam mais adequadas para os atingir.

Representa toda a envolvente externa da organizao que, de forma directa ou indirecta, influencia a sua atuao e o seu desempenho. Nesta envolvente externa inclui-se o contexto econmico, tecnolgico, scio-cultural, polticolegal, e ainda um conjunto de elementos que actuam mais prximo e directamente com a organizao, tais como os clientes, os fornecedores, os concorrentes, as organizaes sindicais, a comunicao social, entre outros.

Como facilmente nos apercebemos, o conceito anteriormente descrito para organizao, pode ser aplicado a qualquer tipo de organizao seja ela empresarial ou no. A nica diferena reside nos objetivos de base a que cada uma se prope. No caso das organizaes empresariais, o objetivo base ou fim ltimo ser a maximizao do seu valor para os seus proprietrios conseguida atravs da satisfao de todos os seus membros e colaboradores e da produo e/ou distribuio de bens e servios a fim de satisfazer necessidades concretas dos seus consumidores.

Se nos referirmos a organizaes no empresariais como so os hospitais, as escolas, os clubes desportivos, as associaes sindicais, ou outras, os principais objetivos diferem ligeiramente, embora o fim ltimo seja sempre a satisfao de necessidades ou a defesa de interesses de um conjunto particular de pessoas ou da sociedade em geral. Desta forma, no caso dos hospitais, o principal objetivo ser a sade da populao a que se destina enquanto que o das escolas ser a aprendizagem dos seus alunos, o dos clubes desportivos ser a obteno de bons resultados desportivos e o das associaes sindicais ser a defesa dos direitos dos trabalhadores.

BILHIM, Joo Abreu de Faria (1996). Teoria Organizacional Estruturas e Pessoas. Lisboa, Instituto Superior de Cincias Sociais e Polticas FERREIRA, Carvalho, Psicossociologia das Organizaes SOUSA, Antnio, Introduo Gesto

NUNES, Paulo, Conceito de Organizao

You might also like