You are on page 1of 24

DESMATAMENTO E DEGRADAO DO SOLO

Eroso localizada na bacia do Apa/ fevereiro de 2007

O solo vivo devido grande quantidade de microorganismos e pequenos invertebrados que vivem nele. Formado pela decomposio de rochas e matria orgnica, leva milhares de anos para se formar.

A conservao do solo tem grande importncia, pois dele retiramos gua, alimento e onde so desenvolvidas todas as atividades humanas. E apesar disso sua degradao tem sido rpida e tem aumentado nas ltimas dcadas; Grave problema mundial, com conseqncias ambientais, sociais e econmicas significativas.
Incio da formao de eroso em uma das nascentes do rio Apa

O desmatamento o principal fator relacionado degradao da maioria dos solos. Solo e cobertura vegetal devem, pois, ser considerados no planejamento da ocupao humana visando conservao ambiental.

Incio de eroso devido ao pisoteio pelo gado na Cabeceira do Apa

Desmatamento e Degradao do solo


No apenas matas, mas gramneas (capins), arbustos e outros tipos de cobertura vegetal contribuem para a conservao dos solos. No caso dos solos hidromrficos, por exemplo (encontrados em brejos e nascentes), ciperceas costumam predominar na vegetao, como o piri-piri. Cada tipo de solo possui cobertura vegetal tpica, adequada sua conservao.
Uma pequena quaresmeira (melastomatcea) em meio a ciperceas, na nascente Estrelita (rio Apa)

Desmatamento e Degradao do solo


A supresso da vegetao nativa o principal fator relacionado degradao da maioria dos solos. Solo e cobertura vegetal (no apenas as matas) devem, pois, ser considerados conjuntamente no planejamento da ocupao humana visando conservao ambiental.

Desmatamento e Degradao do solo


So provocados ou agravados por atividades humanas, como:
-

Prticas agrcolas e florestais inadequadas;


- Ocupao

- Poluio; inadequada
do solo (transgresso legislao ambiental e desrespeito s aptides agrcolas); - Atividades turismo, urbana e desordenados. industriais, expanso industrial

Desmatamento e Degradao do solo

O desmatamento no Brasil comeou com a chegada dos portugueses, que iniciaram a explorao da Mata Atlntica, interessados no lucro com a venda do pau-brasil na Europa.

Desmatamento e Degradao do solo

Hoje, o avano de reas desmatadas/ degradadas na Floresta Amaznica e no Cerrado so preocupantes, e a Mata Atlntica praticamente desapareceu, como nota-se na figura acima.

Desmatamento e Degradao do solo


O desmatamento ocorre: para o plantio, criao de gado, indstria, expanso urbana etc;

Desmatamento e Degradao do solo

Para a comercializao da madeira;

Desmatamento e Degradao do solo


Para a construo moradias, rodovias; de

Devido a queimadas e incndios florestais.

Desmatamento e Degradao do solo


Contribui para o rebaixamento do lenol fretico, esgotamento das fontes naturais de gua, prejudicando o abastecimento, e Aumenta a eroso (o solo fica sem a proteo da vegetao);

Desmatamento e Degradao do solo

Interfere na fauna (perda de habitats, desequilbrio da teia alimentar);


Destri espcies da flora;

Interfere na dinmica dos ecossistemas, eliminando processos s vezes desconhecidos; Prejudica servios ambientais fundamentais (p.ex., elimina polinizadores e dispersores de sementes).

Desmatamento e Degradao do solo


O desmatamento contribui para a poluio da gua, do ar, formao de chuvas cidas e o efeito estufa;

Desmatamento e Degradao do solo


Medidas para proteger o solo: terraceamento, conservao de restos de cultura na superfcie do solo, plantio em consrcio, evitar o uso de agrotxicos, construo de cercas nas nascentes, controle do fogo, etc.

Desmatamento e Degradao do solo


O uso do solo e a recuperao de reas degradadas devem ser feitos considerando-se a bacia hidrogrfica, ou seja, ela deve ser a unidade de planejamento.

Bacia Hidrogrfica do Rio Paraguai: todos os rios da bacia drenam para o rio Paraguai (principal). Fonte: WWF - Brasil

As medidas de preveno de degradao do solo e da gua devem ser adotadas por todos, para garantir maior eficincia, e proporcionar um ambiente mais saudvel e produtivo para a atual e as futuras geraes.

Foz do rio Perdido Parque Mun. Cachoeira do Apa

Pesquisa bibliogrfica e edio desta apresentao feita por Simone Alves da Cunha estagiria da disciplina de Prtica de Ensino de Biologia/2007 da UFMS, como atividade curricular e para o projeto P na gua

Projeto P na gua Concepo


Synara Broch Especialista em Recursos Hdricos / ABRH Paulo Robson de Souza Prof. de Prtica de Ensino de Biologia / UFMS Elisabeth Arndt Especialista em Recursos Hdricos / SEMAC-MS Yara Medeiros Jornalista Allison Ishy Jornalista

Em atendimento ao Edital

CT-HIDRO/MCT/CNPq n 15/2005

Realizao (equipe tcnica)


Paulo Robson de Souza Bilogo (Coordenao Geral) Synara Broch Especialista em Recursos Hdricos (Coordenao Tcnica) Yara Medeiros Jornalista (Coordenao de Comunicao) Elidiene Priscila Seleme Biloga (Bolsista CNPq, Coordenao das oficinas, organizao do CD-ROM) Ana Claudia Delgado Bastos Braga Engenheira Sanitarista (Bolsista CNPq, pesquisa) Allison Ishy Jornalista (Organizao da cartilha) Diego Correia Cientista Social (Bolsista CNPq, pesquisa) Elisabeth Arndt Engenheira Agrcola/ Especialista em Recursos Hdricos (organizao do CD-ROM) Vali Joana Pott Botnica (levantamento florstico / colaborao Angela Sartori Botnica (palestra sobre Chaco / colaborao) Lidimila Tadei, Lucas Pestana, Natasha Penatti, Simone Alves da Cunha bolsistas de extenso UFMS 2007 Paulo Moska ilustrador Marcelo dos Santos design e programao do CD-ROM Karina Rbulla Laitart, Flvia Acceturi, Luis Eduardo Lescano, Gabriel Delgado coletas botnicas e apoio logstico / colaborao Estagirios de Prtica de Ensino de Biologia UFMS 2007

Parceiros

CIDEMA SEMAC - MS SED - MS IBAMA - MS REDE AGUAP EMBRAPA WWF Brasil ECOA Ecologia e Ao REDE DE SEMENTES DO PANTANAL Autores dos captulos do livro P na gua

Parceiros / apoio local


Prefeituras / Secretarias de Educao e de Meio Ambiente dos municpios brasileiros da Bacia: Antnio Joo, Bela Vista, Bonito, Caracol, Jardim, Ponta Por e Porto Murtinho

Marinha do Brasil Porto Murtinho


Rdios e ONGs locais Professores(as) das oficinas realizadas nos sete municpios

Apoio
Pr-reitoria de Extenso e Assuntos Estudantis

Contatos
www.redeaguape.org.br/penaagua E-mail: penaagua@gmail.com (coordenaes) paulorobson.souza@gmail.com (coordenao geral) Telefone: (67) 3345 7329 (UFMS) 9218 4853 (Yara) Laboratrio de Prtica de Ensino de Biologia Departamento de Biologia Centro de Cincias Biolgicas e de Sade Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus Universitrio, s/n. Caixa Postal: 549 CEP: 79070-900

Ateno
Esta apresentao foi preparada exclusivamente para uso em sala de aula.
O projeto P na gua no detm o direito de utilizao de mapas, ilustraes e fotografias utilizadas nesta apresentao, obtidas na internet, exceto as produzidas pela prpria equipe do projeto. Para sua utilizao em outros materiais ou veiculao em qualquer meio (eletrnico ou impresso), os autores ou os detentores dos direitos autorais devem ser formalmente consultados pelo(a) interessado(a).

You might also like