You are on page 1of 14

Prof.

Marcelo Toffano

Aula 4

FICHAMENTO BIBLIOGRFICO

Quando lemos alguns textos cientficos, ou acadmicos, podemos ter algumas dificuldades na apreenso do contedo e das informaes transmitidas.

Para facilitar, ou para nos ajudar na compreenso dos textos, podemos dividir esta tarefa em momentos distintos: momento de anlise textual e de anlise temtica.

A anlise textual o primeiro momento da leitura, onde procuramos entender o texto como um todo, a fim de compreender a lgica, o esquema de exposio das idias, assim como o raciocnio do autor.

nesse primeiro momento de reconhecimento do texto que se torna necessrio procurar no dicionrio as palavras que no sabemos, e em dicionrios especializados, ou em obras de referncia os conceitos que desconhecemos.

Lembrem-se: s poderemos escrever se lermos, se tivermos dados. O trabalho cientfico depende de leituras, de fontes de informao. Se no organizarmos e sistematizarmos o nosso conhecimento e os nossos dados, no teremos sobre o que e do que falar.

Essa leitura, como forma de organizao do conhecimento adquirido, deve ser acompanhada de anotaes.

A anlise textual pode ser encerrada com uma esquematizao do texto cuja finalidade apresentar uma viso de conjunto da unidade.

As anotaes e esquematizao inicial so realizadas atravs do Fichamento Bibliogrfico.

necessrio criar um mnimo de organizao dos dados que coletamos para, depois, ter acesso a eles. O Fichamento um modo de coletar e de separar o conhecimento, conforme avanamos na pesquisa e nas nossas leituras. Antigamente as anotaes eram feitas em fichas, porm hoje recomenda-se que sejam elaboradas em um editor de texto no computador.

Como elaborar um Fichamento Bibliogrfico: Antes de iniciar a leitura do texto, anote, logo no incio do seu documento, as referncias bibliogrficas de acordo com as normas ABNT. Se for livro de biblioteca, aproveite para anotar o nmero do Tombo. Assim, quando fizer a bibliografia do trabalho, j a ter pronta (no computador pode usar copiar colar), e se precisar voltar biblioteca, no ter que consultar novamente a localizao do livro. Deixe um pequeno espao em branco posteriormente ser realizado um resumo. para

Comece a fazer as anotaes.

No Fichamento no se anota tudo que est no livro, no reescrevemos. A idia que deve organizar as anotaes a mesma que utilizamos para as anotaes em sala de aula.

A anotao pode ser tpica, de pequenas frases, de conceitos-chave (IDEIAS CENTRAIS). Se copiar uma frase mais longa, no esquea de utilizar aspas e o nmero da pgina do texto.

Ao finalizar o Fichamento e ao ler as suas anotaes, ter uma viso global.

O Fichamento permite a leitura e a compreenso do texto em dois momentos essenciais: a) um fragmentado (durante a leitura e nas anotaes do texto), b) um mais geral e compreensivo (na leitura do Fichamento).

Ao finalizar a leitura e as anotaes, leia o Fichamento e, a partir de um entendimento mais amplo, redija um pequeno resumo.

O Fichamento fica composto da seguinte estrutura:

1. O endereo e localizao da obra, de acordo com a ABNT. 2. Pequeno resumo 2. As partes especficas que compem o texto (ideias centrais do autor) e a referncia das pginas.

A partir dessa leitura textual, possvel fazer uma anlise temtica, cujo objetivo se aprofundar no entendimento do texto. Em qualquer momento da leitura, importa entender o que e como o autor expe suas idias. Quer concordemos ou no com as suas idias, o fundamental , em primeiro lugar, entend-lo.

Para orientar o entendimento do texto, propomos algumas questes a serem respondidas aps sua leitura:

1.Qual o tema ou assunto?

2.Qual o tipo de texto? Acadmico-pedaggico, de informao, jornalstico-investigativo?

3. Qual o problema que o autor pretende desenvolver? Ou seja, o que levou o autor a escrever seu texto e qual tipo de questo que procura responder com sua argumentao?

4. A partir disso, como apresenta sua(s) ideia(s) central(is), qual a(s) sua(s) proposio fundamental ou tese(s)?

5. Existem ideias secundrias, argumentaes complementares que auxiliam na construo da(s) tese(s)?

FIM

You might also like