You are on page 1of 10

Direito

Disciplina de Fundamentos de Filosofia e Cincias Humanas


Prof. Alfredo Pereira Jr.

Significados de Direito
1) Sistema de normas de conduta imposto por um conjunto de instituies para regular as relaes sociais: o que os juristas chamam de direito objetivo. Neste sentido, equivale ao conceito de "ordem jurdica, como o sistema ou conjunto de normas jurdicas de um determinado pas, ou de um determinado ramo do direito ("o direito penal", "o direito de famlia"); 2) Faculdade concedida a uma pessoa para mover a ordem jurdica a favor de seus interesses: o que os juristas chamam de direitos subjetivos, a que os leigos se referem quando dizem "eu tenho o direito de falar o que eu quiser" ou "ele tinha direito quelas terras; 3) Ramo das cincias sociais que estuda o sistema de normas que regulam as relaes sociais: o que os juristas chamam de cincia do direito, a que os leigos se referem quando dizem "eu preciso estudar direito comercial para conseguir um bom emprego".

Direito e Normas de Conduta Social

A vida em sociedade exige a formulao de regras de conduta que disciplinem a interao entre as pessoas, com o objetivo de alcanar o bem comum, a paz e a organizao sociais. Tais regras, chamadas normas ticas ou de conduta, podem ser de natureza moral, religiosa e jurdica. A norma do direito, chamada "norma jurdica", difere das demais por dirigir-se conduta externa do indivduo, exigindo-lhe que faa ou deixe de fazer algo, objetivamente, e atribuindo responsabilidades, direitos e obrigaes, enquanto as normas morais e religiosas so dirigidas inteno interna, ao processo psicolgico. Outra caracterstica a distinguir a norma jurdica a existncia de uma sano obrigatria para o caso de seu descumprimento, imposta por uma autoridade constituda pela sociedade organizada (no mundo moderno, o Estado). A sano aplicada pelo descumprimento da regra moral no organizada, sendo difusa por toda a sociedade.

Definio e Objetivo do Direito

O direito constitui, assim, um conjunto de normas de conduta estabelecidas para regular as relaes sociais e garantidas pela interveno do poder pblico (mediante o estabelecimento de sanes para aqueles que descumprem tais normas). Nem toda norma de conduta, portanto, jurdica. A sociedade atribui a proteo mxima do direito a alguns valores que julga essenciais e que os juristas chamam de "o mnimo tico". As normas jurdicas tm por objetivo criar direitos e obrigaes para pessoas, quer sejam pessoas naturais, quer pessoas jurdicas. Isto no significa que o direito no discipline as coisas e os animais, por exemplo, mas o faz com o propsito de proteger direitos ou gerar obrigaes para pessoas, ainda que, modernamente, o interesse protegido possa ser o de toda uma coletividade ou, at mesmo, da humanidade abstratamente.

Direito Positivo e Direito Natural

D-se o nome de "direito positivo" ao conjunto de normas em vigor ditadas e impostas por um Estado em dado territrio. O direito positivo, gerado por um determinado Estado, necessariamente peculiar quele Estado e varia segundo as condies sociais de uma determinada poca. Embora o conceito de direito natural surja na Grcia antiga e seja tratado pelos juristas romanos, sua importncia para o direito contemporneo advm do movimento racionalista jurdico do sculo XVIII, que concebia a razo como base do direito, e propugnava a existncia de um direito natural (por exemplo, os direitos fundamentais do homem) acima do direito positivo. O direito natural representou, historicamente, uma forma de libertao em relao ordem jurdica imposta pelas autoridades das monarquias absolutistas. Com a Revoluo Francesa (1789), iniciou-se um processo de codificao orientado pela razo, apontada, naquela altura, como base do direito natural.

Escultura A Justia, de Alfredo Ceschiatti, em Braslia, segue a tradio de representla com os olhos vendados, para demonstrar a sua imparcialidade, e a espada, smbolo da fora de que dispe para impor o direito. A justia tambm comparada com uma balana, que representa a ponderao dos interesses das partes em litgio.

Direito Pblico e Privado

Pertencem ao direito pblico as normas que regulam as relaes em que o Estado exerce sua soberania, contendo ramos como o direito constitucional, o direito administrativo, o direito penal e o direito processual; O direito privado no cuida apenas dos interesses individuais mas inclui tambm a proteo de valores de interesse coletivo, como a famlia. Pertencem ao direito privado ramos como o direito civil e o direito comercial. O direito privado baseia-se no princpio da autonomia da vontade, isto , as pessoas gozam da faculdade de estabelecer entre si as normas que desejarem (tudo que no proibido permitido); j o direito pblico segue o princpio da legalidade estrita, pelo qual o Estado somente pode fazer o que previsto em lei. Quando o Estado age de igual para igual com o indivduo (por exemplo, no caso de empresas estatais), a matria poder ser da alada do direito privado. Alguns ramos do direito so mistos, como o direito do trabalho.

Direito Ambiental

um conjunto de normas jurdicas relacionadas proteo do meio ambiente. Pode ser conceituado como direito transversal ou horizontal, pois abrange todos os ramos do direito, estando intimamente relacionado com o direito constitucional, direito administrativo, direito civil, direito penal, direito processual e direito do trabalho; A legislao ambiental faz o controle de poluio, em suas diversas formas. A quantidade de normas dificulta a instrumentalizao e aplicao do direito neste ramo do direito. O ideal seria a formao de um sistema coerente, com a finalidade de proteo do meio ambiente; Mas foi apenas nos anos 60 que a proteo do ambiente foi introduzida na discusso poltica, logo tambm para o Direito. De uma viso puramente antropocntrica do Direito, nos ltimos anos tem-se passado a uma viso mais abrangente que inclui o dever de preservao do meio ambiente, os direitos dos animais, entre outros.

Direito Ambiental no Brasil


A matria do meio ambiente foi introduzida em nosso ordenamento jurdico atravs da Lei 6.938/81, que estabeleceu a Poltica Nacional do Meio Ambiente; Em 1985 foi editada a Lei 7.347, que proporcionou a oportunidade de agir processualmente, atravs da Ao Civil Pblica, toda vez que houvesse leso ou ameaa ao meio ambiente, ao consumidor, aos bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, turstico e paisagstico; A Constituio Federal de 1988 trouxe ao nosso ordenamento jurdico a defesa dos bens coletivos. Admite, inclusive, a existncia de uma terceira espcie de bem: o bem ambiental. Este bem caracterizado por no ter uma propriedade definida, isto , no interesse nico do particular, nem tampouco considerado bem pblico: um bem comum, de uso coletivo de todo um povo. A ao civil pblica foi reintroduzida em nosso ordenamento jurdico quando da edio da Lei 8.078/90.

You might also like