You are on page 1of 22

Brunna Hevellyn Gabriela Jung Luana Paim Suziane Barros Tatiane Souza

O QUE ?
A Acupuntura uma terapia milenar que consiste na aplicao de agulhas em pontos especficos do corpo. Estas agulhas so aplicadas pelo acupunturista no local correspondente situao a ser tratada, no prprio local e/ou no meridiano correspondente doena a ser tratada.

Para que serve a Acupuntura?

A acupuntura busca a recuperao do organismo como um todo pela induo de processos regenerativos, normalizao das funes alteradas, reforo do sistema imunolgico e controle da dor.

Melhora a circulao sangunea; Preveno de doenas ; Suavizao de estrias e celulites ; Diminuio do stress ; Auxilio no tratamento contra o fumo, lcool e drogas; Combate de doenas crnicas ; Combate a insnia ;

Benefcios...

Como o paciente avaliado?


Pulsologia: atravs da palpao de trs regies especficas no pulso radial, obtm-se a informao de como est circulao de energia nos meridianos principais. So seis posies superficiais (trs de cada lado), que refletem o estado dos meridianos yangs, e seis posies intermedirias e profundas (tambm trs em cada brao), que refletem os meridianos yins.

Como o paciente avaliado?


Observao da lngua: - os aspectos da lngua, tais como tamanho, motilidade e cor, quantidade, presena ou no e cor da saburra, refletem o estado dos rgos, no que diz respeito qualidade da circulao de Qi e sangue nos mesmos.

Em que consiste o tratamento ?

Agulhas

Cada paciente tem o seu prprio jogo de agulhas, que so devidamente acondicionadas em um tubo de ensaio com uma pastilha de formol, para garantir uma melhor desinfeco das mesmas a cada aplicao.

Moxabusto

Consiste na queima de Artemsia (moxa), e na aproximao desse calor em pontos ou reas da pele. indicada nas sndromes de frio, e contraindicada em hipertensos, estados febris ou em sndromes do calor

Eletroestimulao

So estmulos eltricos aplicados nas agulhas ou diretamente na pele. Estes estmulos podem ser por corrente contnua ou alternada. O aparelho de eletroestimulao provido de controle de intensidade da corrente. muito til em casos de contraturas graves, para potencializar o efeito da agulha, para tonificar ou sedar e para analgesiar. aplicado em pontos reativos eletro permeveis (PREPs).

Auriculoterapia

A orelha um microssistema orgnico, onde esto relacionados todos os pontos do corpo. Estes pontos podem ser estimulados atravs de pequenas agulhas esfricas chamadas de semipermanentes, pois so fixadas com esparadrapo (micropore, antialrgico) e ficam atuando nos pontos por alguns dias (em geral em torno de cinco dias, pois depois disso a prpria pele tende a expulsar a agulha).

Ventosa
Tcnica na qual se cria uma presso negativa no interior de copos de plstico ou de vidro , atravs de processos de combusto ou por suco, que faz puxar o sangue para o exterior do corpo, promovendo sua circulao. Quanto mais rapidamente a pele ficar avermelhada, mais evidente essa indicao teraputica.

Outros mtodos... Magnetoterapia ;


Hidroterapia ; Essncias Vibracionais ; Feng Shui ; Quiroacupuntura ; Fitoterapia ;

Efeitos da Acupuntura Efeito analgsico: atravs da regulao da circulao

de Qi e sangue. Efeito regulador: atravs do equilbrio das alteraes funcionais dos Zang Fu (rgos e vsceras),promovese a homeostase orgnica. Efeito psicoemocional: cada rgo possui um componente psico-energtico que garante a elaborao das emoes correspondentes. Observa-se que o indivduo adquire maior conscincia de si mesmo e de seus propsitos de vida, desenvolvendo ou acentuando a clareza mental nos seus processos relacionais de vida.

Biomedicina e a Acupuntura
Realiza atendimento em consultrio voltado atividade e procedimentos de Acupuntura;
Aplica o diagnstico energtico (complementar ao diagnstico clnico nosolgico); Aplica procedimentos tcnicos para promoo do equilbrio energtico orgnico; Exerce atividades ligadas docncia e pesquisa.

Esclarecimento do Conselho Federal de Biomedicina


... O principal argumento do CFM que a prtica da
Acupuntura se constitui ato mdico, sendo 'um mtodo cirrgico invasivo', da o perigo de dano irreparvel, 'pois a Acupuntura um procedimento cirrgico em que h a insero de diversas agulhas que atravessam vrios tecidos do organismo, inclusive nervosos', acrescentando que 'a prtica equivocada de algum ato mdico por profissional sem formao tcnica especfica pode gerar diversos danos sociedade'. "Entendo no lhe assistir razo", considera o juiz Hamilton de S Dantas. E acrescenta:

... "O cerne da controvrsia, contudo, no est na prtica da Acupuntura por profissionais inabilitados, eis que, a Resoluo questionada condiciona a sua prtica pelo profissional que 'apresentar ao CFBM ttulo, diploma ou certificado de concluso de curso especfico, patrocinado por entidade de Acupuntura de reconhecida idoneidade cientfica ou estabelecimento de Ensino Superior'. . Com estas exigncias no est o ru (CFBM) autorizando a prtica da Acupuntura por profissional inabilitado. Ao contrrio, exige que o profissional seja possuidor de formao especfica e adequada capacitao.... Cabe aqui uma simples indagao: o profissional mdico pode praticar a Acupuntura sem frequentar curso especfico? A resposta, evidentemente, s pode ser negativa.

... Ademais, como j sabido, a atividade de acupuntor no est regulada por lei especfica, no podendo sofrer limitaes ao seu exerccio, sob pena de ferir-se o inciso XII do art. 5 da Constituio Federal. ... Assim, entendo que somente a lei pode limitar o exerccio profissional, no sendo a Resoluo do Conselho Federal de Medicina, reconhecendo a Acupuntura como especialidade mdica, o instrumento normativo adequado a conferir a exclusividade da prtica aos mdicos, tal atitude viola, sobremaneira, o Princpio da Legalidade.... "1. Inexistindo lei especfica regulando a atividade de acupuntor, o seu exerccio no pode ser limitado por Resoluo do Conselho Federal de Medicina, sob pena de ofensa ao inciso XIII do art. 5 da Constituio Federal. Juiz Hamilton de S Dantas

Referncias http://biomedicinacomangelica.blogspot.com.br/20
08/06/acupuntura-na-biomedicina-o-que.html http://saude.ig.com.br/acupuntura/ http://www.cfbiomedicina.org.br/importante/Acu puntura_2012.pdf http://www.biomedicinaestetica.bmd.br/decisaoda-justica-sobre-a-acupuntura-pode-afetar-o-futuroda-biomedicina-estetica http://www.biomedicos.com.br/index.php/areasde-atuacao-do-profissional-biomedico/

Obrigado...

You might also like