You are on page 1of 37

Escola Secundria Manuel Cargaleiro Projecto Ns Propomos: Cidadania e Inovao na Educao Geogrfica

Geografia 11ANO 2011/2012

O nosso trabalho assenta sobre a problemtica dos dejectos caninos em que pretendemos uma consciencializao cvica e um aumento e melhoria dos equipamentos adequados para a prtica de hbitos que contribuam para um bem comum.

Escolhemos este tema porque um problema vulgar e a vista de todos que continua sem receber o crdito e a importncia devida. um problema a nvel nacional, no qual ns delimitamos uma rea especfica para actuar: Parque Urbano das Paivas Amora.

neste espao que nos debruamos e em que ambicionamos um respeito pblico por parte de todos para que possamos deixar o parque limpo e livre de todas as imundices para que as nossas crianas possam brincar inocentemente.

O Plano Director Municipal do Seixal (PDM) um instrumento de planeamento territorial que estabelece a estrutura espacial, a classificao bsica do solo e os parmetros de ocupao, tendo como base a estratgia de desenvolvimento municipal.

O conceito de ordenamento do territrio implcito no PDM do Seixal tem como objectivo criar uma rede urbana hierarquizada que garanta um desenvolvimento local equilibrado e qualidade ambiental atravs de uma adequada estrutura do uso do solo.

A execuo do Plano Director Municipal do Seixal temse vindo a concretizar com a realizao das aces necessrias sua implementao, nomeadamente Planos de Urbanizao, Planos de Pormenor.

Dejectos caninos relacionados com o contexto geral dos problemas urbanos


Os dejectos caninos sendo um dos factores para a degradao da imagem dos espaos pblicos do Seixal, foi alvo de uma aco de sensibilizao por parte do Plano Integrado de Limpeza Urbano do Municpio (PIL). Que tinha como objectivo reeducar os cidados introduzindo comportamentos ambientalmente correctos. Mas a irresponsabilidade dos cidados no permitiu que este objectivo fosse cumprido. Outra forma encontrada para resolver este problema foi a implementao de coimas (variam entre 25 e 1870 euros) para infractores que no cumprem a devida lei.

Algumas das dificuldades encontradas para a aplicao de coimas: -Tem de se verificar que o acompanhante efectivamente o dono do co. -Tem de se verificar um flagrante delito e comprovar que o acompanhante no teria meios para apanhar os dejectos e que nem o iria fazer.

A presena dos dejectos dos ces no espao pblico e em reas de lazer levanta diversos problemas como: - A sade pblica, por poderem ser veculos de transmisso de doenas. - A contaminao ambiental; - A exposio permanente dos trabalhadores dos servios de limpeza urbana e manuteno dos espaos verdes da autarquia a este tipo de risco.
As crianas so o grupo etrio mais vulnervel s doenas e s contaminaes devido ao facto de estarem muito expostas nos parques e jardins infantis, onde estas substncias se concentram. O facto de levarem a mo boca depois do contacto com a rea contaminada pelo animal pode dar azo a infestaes e a entrada de parasitas, larvas, vrus e bactrias perigosos para o interior do sistema digestivo.

A nossa escolha recaiu no Parque Urbano das Paivas devido proximidade em relao nossa escola e devido ao vasto conhecimento que temos sobre ele.

O parque um espao ajardinado permanentemente aberto ao pblico onde durante o ano se realizam diversas atividades desportivas e culturais.
No perodo da manha, verificam-se no local, os passeios dos mais idosos, as limpezas dos funcionrios municipais e a frequentao dos candeos para a execuo das suas necessidades.

No perodo da tarde, regista-se um aumento populacional. Muitos desportistas aparecem para efetuar as suas atividades ou mesmo uma ligeira corrida e exerccio fsico. As crianas vm acompanhadas dos adultos para brincarem e mais animais se concentram neste jardim para defecarem.

Foram realizados inquritos aos acompanhantes dos ces que frequentam o parque. Eis algumas das questes efectuadas

No perodo noturno, observam-se atividades mais ilcitas conduzidas por jovens embriagados que vandalizam o territrio e o desrespeitam. A nossa aco centraliza-se no problema h muito evidenciado neste espao: os dejetos caninos. Os ces realizam as necessidades no mesmo local onde as crianas ingenuamente brincam, correm e rebolam. Todas as doenas, anteriormente referidas, podem prejudicar seriamente a sade no s das crianas como a dos prprios ces. Doenas que podem ser evitadas se existir uma melhor concepo do dever cvico e uma melhoria dos hbitos e costumes dos muncipes. Para solucionar este problema de ordem ambiental, decidimos criar um esboo daquilo que pretendemos para o parque.

Hidatidose Humana
O co transmite a infeco para o exterior atravs dos ovos microscpicos nas fezes, que depois o Homem pode ingerir ao fazer festas ao animal ou estando em contacto com a relva contaminada.

Toxocarose canina:
Nesta patologia, os parasitas do co ou gato, conhecidos vulgarmente por lombrigas, so transmitidos ao Homem atravs do contacto das mos sujas com a boca. A doena provoca problemas respiratrios, aumento do fgado e alteraes oculares que podem levar, em casos extremos, cegueira.

Colabore para um ambiente mais saudvel, cumprindo alguns conselhos: Tenha sempre mo um saco de plstico para apanhar os dejectos caninos e proceda sua colocao no equipamento apropriado, numa papeleira ou no contentor; Remova de imediato os dejectos do seu co dos locais pblicos; Respeite o direito dos outros muncipes para um concelho limpo e saudvel.

O que deve fazer para remover os dejectos caninos?

1. Introduza a mo no saco de plstico como se fosse uma luva.

2. Apanhe os dejectos. 3. Vire o saco de maneira a que os dejectos fiquem no seu interior. 4. D um n no saco e coloque-o num contentor de resduos. 5. Previna-se sempre e use, caso necessrio, um saco de plstico normal.

Foram realizados inquritos aos acompanhantes dos ces que frequentam o parque. Eis algumas das questes efectuadas

Pergunta: Costuma apanhar os dejectos do seu co?

Com este grfico conclumos que o numero de pessoas que tem o hbito de apanhar os dejectos do seu animal elevada. Neste estudo temos apenas uma pessoa que no apanha os dejectos do seu co.

3 Pergunta: Onde costuma apanhar os dejectos?

Com este grfico conclumos que grande parte da amostra apanha os dejectos do seu co nas vias publicas do Parque das Paivas e os restantes apanhar dentro Jardins do Parque.

Pergunta: Dificuldades encontradas ao apanhar os dejectos?

Com este grfico conclumos que grande parte da amostra tem dificuldades na recolha dos dejectos do seu co devido a encontrar contentor para colocar os dejectos, depois temos pessoas com dificuldade em encontrar sacos de plstico e finalmente algumas que no tem qualquer tipo de problema.

Pergunta: Costuma sensibilizar os acompanhantes para a remoo das fezes?

Com este grfico conclumos que grande parte da amostra no costuma sensibilizar as pessoas a apanhar os dejectos do seu devido co.

Porque? (Sim)

Com este grfico conclumos que grande parte da amostra costuma sensibilizar as pessoas a apanhar os dejectos do seu devido co devido a trs motivos, dos quais so: a questes de higiene, o respeito pelo ambiente e o civismo.

Porque? (No)

Com este grfico conclumos que grande parte da amostra no costuma sensibilizar as pessoas a apanhar os dejectos do seu devido co devido a dois motivos, dos quais so: as pessoas ficarem ofendidas, pelo facto as pessoas sensibilizarem as pessoas para um melhor ambiente, e o segundo motivo cada um sabe de si.

6 Pergunta: Considera positiva a aplicao de coimas?

Com este grfico conclumos que grande parte da amostra considera a aplicao de coimas positiva.

Porque? (Sim)

Com este grfico conclumos que grande parte da amostra

O pretendido a manuteno, criao e melhoria de equipamentos que facilitem o trabalho dos donos dos ces e do pessoal das limpezas.
Por isso deve-se apostar em campanhas publicitrias para a sensibilizao das pessoas para tornar os espaos verdes mais agradveis. Outra possvel soluo a criao de uma casa de banho canina e remoo de dejectos, para que os donos levarem os seus ces a fazer as suas necessidades. Estas Casas de banho canina deviam estar colocados nos principais stios onde os donos costumam levar o seu co, nestes locais deveriam ser instalados dispensadores de sacos com contentores para deposio de dejectos caninos. Tambm deveria haver multas pesadas para quem deixasse o seu co fazer necessidades em plena rua sem apanha-lo.

Atravs da reunio na Camara Municipal do Seixal

http://www.google.pt/imgres?q=parque+das+paivas&um=1&hl=ptPT&sa=N&biw=1366&bih=705&tbm=isch&tbnid=DeRvJSft7kaqaM:&imgrefurl=http://olhares. sapo.pt/parque-das-paivasfoto4482715.html&docid=wBee1xh0t4zwOM&itg=1&imgurl=http://ipt.olhares.com/data/big/ 448/4482715.jpg&w=750&h=562&ei=TaymT52CO6ew0QWzs3fCg&zoom=1&iact=rc&dur=160&sig=106709340193256141664&page=1&tbnh=162&tbnw =225&start=0&ndsp=15&ved=1t:429,r:4,s:0,i:78&tx=57&ty=122 http://www.flickr.com/photos/vitor107/330429884/ http://www.google.pt/imgres?q=parque+das+paivas&um=1&hl=ptPT&sa=N&biw=1366&bih=705&tbm=isch&tbnid=OlY30G4njW9uM:&imgrefurl=http://www.panoramio.com/user/4225163/tags/Canon%2520Po wershot%2520A480&docid=m4B_CGLnUM_XoM&imgurl=http://mw2.google.com/mwpanoramio/photos/small/37108591.jpg&w=240&h=180&ei=TaymT52CO6ew0QWzs3fCg&zoom=1&iact=rc&dur=11&sig=106709340193256141664&page=1&tbnh=144&tbnw= 192&start=0&ndsp=15&ved=1t:429,r:12,s:0,i:96&tx=125&ty=65

You might also like