You are on page 1of 8

1) Contedo: ENEM x Vestibular Tradicional; 2) Vestibular Especfico x Vestibular Global; 3) Questes Tradicionais x Questes Contextualizadas; 4) Redao. Prof.

Alexandre Fa (matemtica no vestibular)


prof_alefae@yahoo.com.br

Profa. Ms. Genevive Fa (redao no vestibular)


genefaers@hotmail.com

CONTEDO
ENEM VESTIBULAR TRADICIONAL A matriz de referncia do ENEM A maioria dos concursos vestibulares apresenta um programa apresenta programas extensos, superficial, com contedos muito normalmente trabalhados em ementas diludos. de Ensino Mdio tradicional. O objetivo eliminar a excessiva O objetivo avaliar a formao terica memorizao e trabalhar outras decorrente de toda a educao bsica. habilidades como interpretao de textos e resoluo de problemas.

Sugesto: elaborar concursos vestibulares que desafiem o aluno no sentido de questionar os aspectos MAIS relevantes da formao bsica, descartando-se os contedos programticos muito extensos. Em outras palavras, concursos que investiguem habilidades, competncias e conhecimentos inerentes ao incio de qualquer carreira acadmica.

VESTIBULAR ESPECFICO X VESTIBULAR GLOBAL


VESTIBULAR ESPECFICO (OU POR REA DE INTERESSE) VESTIBULAR GLOBAL

Seleciona alunos com preparao Seleciona alunos com viso global e especfica. formao bsica mais ampla. Tende a aprovar especialistas Tende a aprovar alunos que apresentam em determinadas reas, que bom domnio de conhecimento nos pouco desenvolvem habilidades e diversos componentes curriculares do competncias que julgam Ensino Mdio. desnecessrias ao curso escolhido.

Sugesto: vestibular global. A tendncia dessa modalidade de concurso aprovar estudantes mais capazes de resolver problemas, j que essa postura implica a viso do todo, no s das partes. Os vestibulares especficos realizam o oposto: corroboram a fragmentao do contedo, herana descarteana. Alm disso, as teorias pedaggicas mais modernas apontam o caminho da interdisciplinaridade.

QUESTES TRADICIONAIS X QUESTES CONTEXTUALIZADAS


QUESTES TRADICIONAIS QUESTES CONTEXTUALIZADAS

Privilegiam memorizao e/ou Associam conhecimento especfico conhecimento especfico interpretao e/ou compreenso textual. interpretao e/ou compreenso Podem minimizar a necessidade de de textual. memorizao por meio de informaes Normalmente no apresentam relevantes apresentadas no texto, como aplicaes ou conexes com frmulas, propriedades, definies, etc. outras reas do conhecimento. Considera-se, ento, que o aluno deve saber RELACIONAR os dados, no memoriz-los.
Sugesto: questes contextualizadas que priorizem as habilidades e competncias descritas nos Parmetros Curriculares Nacionais e minimizem a necessidade de memorizao.

Exemplo de questo tradicional na prova de matemtica:


f x) Sendo (
(f o f) (x) 1 x a) 1 x 1 x b) 1 x 1 c) x 2 d) x e) x
Fonte: Vestibular de vero/2011 de universidade gacha.
-1

1 x , x -1, ento 1 x

Exemplo de questo contextualizada na prova de matemtica:


Os praticantes de exerccios fsicos se preocupam com o conforto dos calados utilizados em cada modalidade. O mais comum o tnis, que utilizado em corridas, caminhadas, etc. A numerao para esses calados diferente em vrios pases, porm existe uma forma para converter essa numerao de x acordo com os tamanhos. Assim, a funo g(x) = 6 converte a numerao dos tnis fabricados no Brasil para a dos tnis fabricados nos Estados Unidos, e a funo f(x) = 40x + 1 converte a numerao dos tnis fabricados nos Estados Unidos para a dos tnis fabricados na Coria. A funo h que converte a numerao dos tnis brasileiros para a dos tnis coreanos 20 1 2 x . a) hx b) hx x 1. 3 3 6 20 20x 1 . x 1. c) hx d) hx 3 3 2x 1 . e) hx 3
Fonte: Vestibular de vero/2012 de universidade gacha.

REDAO
ENEM VESTIBULAR TRADICIONAL Em junho de 2012, o INEP divulgou As Universidades divulgam os critrios o Guia do Participante 2012, de correo no Manual do Candidato, composto pelo detalhamento das mas no explicitam detalhadamente o competncias avaliadas, anlise da que a banca avaliadora espera do proposta de redao de 2011 e aluno. No h exemplificao. anlise de algumas redaes nota Adequao norma culta da lngua portuguesa mxima. O objetivo foi tornar a Alguns concursos divulgam textos de alunos que obtiveram nota mxima. metodologia de avaliao mais Exemplos: FUVEST, UNICAMP, transparente e facilitar o estudo. PUCRS (provas at 2007). Sugesto: mais divulgao de material de apoio, com esclarecimento dos critrios de correo das redaes e modelos de textos. Tal material auxilia o processo de ensino-aprendizagem nas escolas e nos cursos pr-vestibulares, instrumentalizando o aluno no s para atingir as expectativas das bancas avaliadoras como tambm para melhorar a competncia discursiva.

Como o vestibular pode ser agente estimulador para que os alunos de Ensino Mdio se empenhem mais nos estudos?
1) Padronizao dos contedos programticos nos diferentes vestibulares; 2) Aplicao de vestibulares globais (com todas as disciplinas), incentivando o aluno a estudar todos os componentes curriculares do Ensino Mdio; 3) Divulgao dos programas de vestibular aos docentes de Ensino Mdio, bem como aos alunos, disponibilizando mais material de apoio ao processo de ensino-aprendizagem; 4) Realizao de simulados para o Ensino Mdio (organizados pelas Universidades), incluindo a prova de redao; 5) Sistematizao das datas de aplicao das provas, para que o aluno possa prestar diversos vestibulares.

You might also like