You are on page 1of 22

INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL

CURSOS DE APRENDIZAGEM
COMPONENTE CIENTFICA
FSICA E QUMICA

Movimentos e Foras

Elaborado por : Goreti Cachide

DESENVOLVIMENTO DA FORMAO

A dvida o principio da sabedoria Aristteles

Movimento unidimensional com acelerao constante


- Movimento uniformemente variado - Lei fundamental da dinmica - Fora do atrito

Movimento no plano

GRANDEZAS FSICAS
A velocidade O que a velocidade?

Chama-se velocidade ( ) ao espao percorrido pelo mvel em cada unidade de tempo. Traduzindo-se pela expresso matemtica:

Converso de unidades?

90 km/h para m/s 35 m/s para km/h

Qual das velocidades maior?


90 km/h = 25 m/s

35 m/s = 126 km/h

GRANDEZAS FSICAS
A acelerao O que a acelerao?

D-se o nome de acelerao (a) grandeza fsica que traduz a variao da velocidade de um mvel num dado intervalo de tempo. Traduz-se pela expresso matemtica:
VF = velocidade final V0 = velocidade inicial t = tempo decorrido

Se VF > Vo , a acelerao positiva, logo a velocidade aumenta


Se VF < Vo , a acelerao negativa, a velocidade diminui Se VF = Vo , a acelerao nula, a velocidade mantm-se constante

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO (MUV)


Os movimentos mais fceis de estudar so aqueles em que um corpo se desloca seguindo uma linha recta e mantendo constante a velocidade a que se desloca.

Quando um automvel circula numa estrada podemos observar:


Se a velocidade do automvel sofrer alteraes, podemos dizer que ele tem acelerao (a). Agora imagine que o motorista do automvel deixa o p no acelerador por um tempo e de forma constante. A velocidade ir aumentar sempre do mesmo modo e a teremos um Movimento Uniformemente Variado (MUV).

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO (MUV)


De que modo sero colocadas essas informaes nos enunciados dos exerccios?
Quais as unidades dessas grandezas no Sistema Internacional (SI)? Espao (S) Tempo (t) Velocidade (v) Acelerao (a) metro segundo metro/segundo metro/segundo2

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO (MUV)


Como calcular?
Como calcular a posio ou o espao (s) do automvel, num certo instante (t)? Equao Horria dos Espaos: s = s0 + v0 . t + a/2 . t2

Como calcular a velocidade do automvel, num determinado instante (t)? Equao Horria das Velocidades: V = V0 + a . t

Um automvel tem acelerao escalar (a) quando a velocidade muda, ou seja, sempre que houver uma variao de velocidade (DV) num intervalo de tempo (DT) . Assim:

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO (MUV)


Se no soubermos o valor da acelerao podemos utilizar a expresso de Velocidade Mdia: Esta equao um modo de descobrir o valor da velocidade escalar final (V1) ou inicial (V0) sem necessitar saber o valor da acelerao (a).

EXEMPLO:
Um automvel, partindo do repouso, circula por uma rua de 100m. Durante os 10s de movimento ele mantm uma acelerao constante. Qual a velocidade escalar atingida no final da corrida? DADOS: V0 = 0 m/s V1 = ? DS = 100 m Dt = 10 s

V1 = 100 x 2 : 10 = 20 m/s

GRFICOS VELOCIDADE-TEMPO PARA MUV


Se o movimento uniformemente acelerado, o grfico que representa o valor da velocidade em funo do tempo uma linha recta ascendente.

Se o movimento uniformemente retardado, o grfico que representa o valor da velocidade em funo do tempo uma linha recta descendente.

EXERCCIO

VELOCIDADE E DISTNCIA DE SEGURANA


O tempo que um condutor demora a actuar, quando se apercebe de um obstculo, chama-se tempo de reaco e depende do condutor. A distncia percorrida pelo veculo durante o tempo de reaco chama-se distncia de reaco. O tempo necessrio para o veculo parar chama-se tempo de travagem. Durante o tempo de travagem, o veculo percorre com movimento retardado uma distncia que se chama distncia de travagem.
A velocidade do veculo durante todo este tempo varia, como mostra o grfico.

A distncia de segurana rodoviria pode ser calculada a partir do grfico velocidade tempo.

EXERCCIO
Supe que um automobilista segue velocidade de 25 m/s quando se apercebe de um obstculo. Passados 0.7 s, trava, parando ao fim de 3.2 s. (Grfico) a) Calcule a distncia de reaco percorrida pelo automvel.

b) Calcule a distncia de travagem percorrida pelo automvel.

c) Calcule a distncia de segurana rodoviria, ou seja, a distncia percorrida pelo automvel aps o automobilista ver o obstculo.

SISTEMA DE FORAS
Uma fora uma causa capaz de alterar o estado de repouso ou movimento de um corpo, sem lhe causar deformao permanente. Quando uma fora actua num corpo, este sofre uma alterao de velocidade em termos de direco, valor ou sentido. As foras so grandezas vectoriais e podem produzir uma acelerao no corpo em que actuam.

DE QUE FORMA SE REPRESENTAM AS FORAS?


A fora uma grandeza vectorial, representa-se por um vector F , que se caracteriza por quatro dados:
O mdulo ou a intensidade uma medida quantitativa da fora. A unidade de medida da intensidade de uma fora no SI o newton (N). A direco a recta sobre a qual se aplica a fora. O sentido mostra se a fora aplicada de cima para baixo ou da esquerda para a direita. Numa mesma direco, existem dois sentidos possveis. O ponto de aplicao o ponto do espao em que se aplica a fora. Isto importante, pois os efeitos que as foras produzem dependem, em muitos casos, do ponto de aplicao.

FORA RESULTANTE E SOMA DE FORAS


Se actuarem vrias foras no mesmo corpo, estas podem somar-se e dar origem fora resultante, cuja intensidade e sentido vo depender das foras que lhe deram origem.

FORA RESULTANTE E SOMA DE FORAS


No caso das foras perpendiculares, pode aplicar-se o Teorema de Pitgoras, de forma a calcular a intensidade da resultante das foras que actuam no sistema.

Caso as foras possuam direces diferentes, pode tambm calcular-se a resultante das foras de forma geomtrica, utilizando a regra do paralelogramo.

PRINCPIOS DA DINMICA: LEIS DE NEWTON


LEI DA INRCIA OU 1 LEI DE NEWTON
Se a resultante das foras que actuam num corpo for nula, o corpo permanece em repouso ou em movimento rectilneo uniforme. Esta situao est relacionada com a inrcia de um corpo, que a resistncia que o corpo oferece mudana de movimento. Quanto maior a massa do corpo, maior a sua inrcia, logo, maior a oposio que oferece alterao do seu estado de movimento . O PRINCIPIO DE ACO DE FORAS OU 2 LEI DE NEWTON Quando uma fora actua sobre um corpo, produz uma acelerao de modo a que ambas as grandezas sejam proporcionais. A constante de proporcionalidade a massa do corpo, ou seja: F=mxa

PRINCPIOS DA DINMICA: LEIS DE NEWTON


LEI DA ACO - REACO OU 3 LEI DE NEWTON
Se um corpo exercer uma fora sobre outro, este ir reagir sobre o primeiro, exercendo uma fora de igual intensidade e direco, mas em sentido oposto. Se um corpo exerce uma fora sobre outro, este reage sobre o primeiro, exercendo uma fora simtrica.

FORA DE ATRITO
Se um corpo exerce uma fora sobre outro, este reage sobre o primeiro, exercendo uma fora simtrica. A fora de atrito paralela s superfcies dos corpos em contacto e ope-se ao movimento de um corpo relativamente a outro. Tem as seguintes caractersticas:
- Depende da natureza das superfcies em contacto; - directamente proporcional ao peso do corpo que desliza.

Podemos escrever:

Fa = . P

Fa Fora de atrito (N) coeficiente de atrito (adimensional) P - peso do corpo (N)

O QUE O PESO?
De todas foras da natureza, a mais conhecida por nos afectar constantemente o peso. O peso a fora com que a Terra atrai um corpo. A fora com que a Terra atrai um quilograma de massa que se encontra na sua superfcie ou na sua proximidade chama-se de fora gravtica e representa-se por g. Por isso, o peso de um corpo de massa m :

P= m . g

P - peso do corpo (N) m massa do corpo (Kg) g - fora gravtica = 9.8 m/s2

No se deve confundir peso com massa, uma vez que se trata de grandezas diferentes

MOMENTO DE UMA FORA


Alm do efeito de movimento rectilneo, as foras so tambm capazes de provocar efeitos de movimento rotativo. o que acontece quando abrimos uma porta ou rodamos o volante: aplicada uma fora que realiza um movimento em torno de um eixo de rotao. A grandeza fsica que permite medir a eficcia da fora em produzir um movimento de rotao, em relao a um eixo de rotao, designa-se de momento de fora (M).

M= F . d
O momento de fora depende:

M - momento de fora (Nm) F intensidade da fora aplicada (N) d - distncia entre o eixo de rotao e ponto de aplicao da fora (m)

Da intensidade da fora aplicada; Da distncia entre o ponto de aplicao da fora e o eixo de rotao; Da direco da fora aplicada.

EXERCCIOS
1. Um automvel de 1200 kg de massa recebe uma fora do motor de 3500 N. Calcule: a) o peso do automvel num local da Terra onde g = 10 m/s2.

b) a fora de atrito que actua sobre o carro. ( = 0.05.)


c) a acelerao do carro. d) a velocidade do carro, em km/h, ao fim de 5 s considerando que

manteve a acelerao constante. 2. Calcula o valor do momento de fora aplicado num volante, sabendo que a fora aplicada de 8 N e que a distncia at ao centro do volante de 20 cm.

You might also like