You are on page 1of 1

VI MOSTRA DE PS-GRADUAO

AVANOS E DESAFIOS DA EDUCAO ESPECIAL NO ESTADO 1 DO PAR


Charlene Pinheiro de Souza2 Jacqueline Costa Arajo3 4 Wanessa da Silva Rebelo Prof. Msc. Rildo Ferreira da Costa
INTRODUO O objetivo geral do presente artigo ser identificar os principais fatores que contribuem para os avanos e o desenvolvimento da Educao Especial no Estado do Par. Foi utilizada como hiptese na presente pesquisa: As polticas pblicas voltadas para Educao Especial preconizam a promoo da igualdade de condies para o acesso e para a permanncia na escola para todos os alunos com deficincia, promovendo novos valores e prticas educacionais. Com base nos objetivos estabelecidos, foi realizada uma pesquisa exploratria, bibliogrfica e documental com uma abordagem qualitativa. A investigao foi tambm documental, porque se valeu de documentos como, por exemplo, a Constituio Federal de 1988, a Lei n.9.394/96, mais conhecida como Lei Diretrizes e Bases da Educao Nacional, que estabelecem que a educao direito de todos e que as pessoas com necessidades educacionais especiais devem ter atendimento educacional e a resoluo N 001 de 05 de janeiro de 2010, que estabelece as bases da Educao Especial no Estado do Par. Diante deste contexto a questo problema formulada ser respondida foi a seguinte: Como as polticas pblicas podem contribuir para o avano e o desenvolvimento da Educao Especial no Estado do Par? ANLISE DOS RESULTADOS E DISCUSSO
A Educao Especial no Estado do Par vai ganhando o seu modelo de atendimento, influenciada pela a regulamentao e a consolidao das normas estaduais e nacionais aplicveis Educao Bsica no Sistema Estadual de Ensino do Par, como pode ser visto no art 82 da Resoluo n 001 de 05 de Janeiro de 2010 in verbis:
Art. 82. O acesso e o atendimento escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais dar-se-o, para fins da presente Resoluo, da Educao Infantil ao Ensino Mdio, em todas as suas formas e modalidades

Neste sentido, pode-se observar que o Estado do Par segue a mesma lgica da poltica nacional em atender todos os alunos que possuem necessidades especiais. Essas polticas pblicas podem ser caracterizadas por uma viso voltada para profissionalizao, visando preparar as pessoas com deficincia para a integrao na vida social e a promoo da cidadania. Pode-se dizer que este documento apresenta como diretriz a universalizao da educao inclusiva. O profissional em educao voltou-se, ento, para a formao acadmica quando a Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB) n. 9.394/1996, estipulou em seu artigo 62, que:
Art. 62. A formao de docentes para atuar na educao bsica far-se- em nvel superior, em curso de licenciatura, de graduao plena, em universidades e institutos superiores de educao, admitida, como formao mnima para a o exerccio do magistrio na educao infantil e nas quatro primeiras sries do ensino fundamental, a oferecida em nvel mdio, na modalidade Normal

FUNDAMENTAO TERICA

A Declarao de Salamanca refletiu em mudanas significativas nas concepes de educao e na funo social que a escola exerce na sociedade contempornea. Influenciou e ainda influncia no cenrio educacional brasileiro, na Constituio Federal de 1988, na LDB 9394/96, no PNE (Lei 10. 172/ 01) e as diretrizes nacionais para a educao Especial na Educao Bsica (Resoluo CNE/SEB n 02/01). Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB) lei 9394/96 (Brasil 1996) o artigo 58 esclarece que a Educao Especial a modalidade de educao escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educados portadores de necessidades especiais. Na opinio de Mazzotta (2005), se a declarao de Salamanca for seguida corretamente, ela contribuir muito para um ensino de qualidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. A Poltica Nacional de Educao Especial na perspectiva da Educao Inclusiva afirma que a educao especial
modalidade de ensino que perpassa todos os nveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os servios e recursos prprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilizao nas turmas comuns do ensino regular, (...) organizada para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatria dos sistemas de ensino e deve ser realizada no turno inverso ao da classe comum, na prpria escola ou centro especializado que realize esse servio educacional (BRASIL, 2008).

Corroborando este entendimento Carvalho e Moraes (2002, p. 12/13) afirmam que:


A educao especial no Par surgiu para oferecer atendimentos e escolarizao as crianas cujas anormalidades eram a principio entendidas como prejudiciais ou que impediam de ingressar no ensino regular. Se iniciava a educao das crianas portadoras de deficincias em escolas especializadas, atravs de programas educacionais e de reabilitaes, tal como vinha ocorrendo no processo de desenvolvimento da educao especial no contexto brasileiro.

Neste sentido pode-se citar tambm Mazzotta (2005, p. 15) ao ensinar que:
[...] a defesa da cidadania e do direito educao das pessoas portadoras de deficincia uma atitude muito recente em nossa sociedade. Manifestando-se atravs de medidas isoladas, de indivduos ou grupos, a conquista e o reconhecimento de alguns direitos dos portadores de deficincias podem ser identificados como elementos integrantes de polticas sociais, a partir de meados deste sculo.

Desta forma, Mazzotta (2005) analisando todo este arcabouo jurdico, posiciona-se de forma clara de que as polticas pblicas de incluso tratam de incluir todas as crianas que se encontram fora das escolas afirmando que:
Educao Especial incorpora os mais do que comprovados princpios de uma forte pedagogia da qual todas as crianas possam se beneficiar. Ela assume que as diferenas humanas so normais e que, em consonncia com a aprendizagem, deve ser adaptada s necessidades da criana, ao invs de se adaptar criana, s assunes pr-concebidas a respeito do ritmo e natureza do processo de aprendizagem. Escolas centradas na criana so, alm do mais, a base de treino para uma sociedade baseada no povo, que respeita tanto as diferenas quanto a dignidade de todos os seres humanos (UNESCO,1994, p. 4).

Pode-se perceber que as propostas inclusivas vistas na Resoluo n 001 de 05 de janeiro de 2010 esto apoiadas pela tolerncia e pelo respeito ao outro. Elas tm como ponto central o convvio com as diferenas. Desta maneira mostrou-se que a poltica pblica voltada para a educao especial no Estado do Par j mostra avanos e est pautada nos preceitos pacificados pelas politicas pblicas preconizadas pela LDB e a Poltica Nacional de Educao Especial na perspectiva da Educao Inclusiva.

CONSIDERAOES FINAIS

Pode-se dizer que as polticas pblicas da Educao Especial, so pautadas na idia de que nenhuma criana deve ser separada das outras por apresentar alguma espcie de deficincia e deve ser implementada em todas as escolas do Brasil.

METODOLOGIA

Neste estudo adotou-se como fonte de informaes a pesquisa bibliogrfica. A investigao foi tambm documental, porque se valeu de documentos como, por exemplo, a Constituio Federal de 1988, a Lei n.9.394/96, mais conhecida como Lei Diretrizes e Bases da Educao Nacional, que estabelecem que a educao direito de todos e que as pessoas com necessidades educacionais especiais devem ter atendimento educacional e a resoluo N 001 de 05 de janeiro de 2010, que estabelece as bases da Educao Especial no Estado do Par Conforme Ludke e Andr (1986), a pesquisa documental uma tcnica exploratria realizada a partir da anlise de documentos de diversas origens, e pode se constituir numa tcnica valiosa de abordagem de dados qualitativos, seja complementando as informaes obtidas por outras tcnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema (LUDKE e ANDR, 1986, p. 38). Quanto o tipo de abordagem, Gil (1999, p.94) ensina dizendo que [...] mtodos de pesquisa qualitativa esto voltados para auxiliar os pesquisadores a compreenderem pessoas e seus contextos sociais, culturais e institucionais. Portanto, a pesquisa buscou dados que mostrem como est sendo o investimento na rea de educao especial no interior da escola e se o espao escolar est de no de acordo com os padres de incluso no Brasil e principalmente no Estado do Par.

Pode-se concluir inicialmente que no Brasil inegvel o avano das iniciativas referentes promoo do acesso educacional a todos os indivduos com necessidades especiais. Estas iniciativas esto em consonncia com a tendncia da consolidao do direito da pessoa com deficincia escolarizao com qualidade. Em relao s polticas pblicas do Estado do Par, a Resoluo n 001 de 05 de Janeiro de 2010, mostra que segue uma tendncia internacional. Nota-se que o caminho para a incluso no Estado do Par ainda incipiente, levando-se em considerao s haver uma resoluo que trata do assunto. Apesar de debates, resolues, congressos, declaraes e at mesmo as letras da lei, pouco se tem desenvolvido na sociedade contempornea. Pois as prticas confundem o paradigma da incluso com o paradigma da integrao, a medida em que os governos, federal, estadual e municipal admitem tal insero, na maioria das vezes, sem condies mnimas necessrias para que a incluso ocorra. Portanto, Pode-se concluir inicialmente que no Brasil inegvel o avano das iniciativas referentes promoo do acesso educacional a todos os indivduos com necessidades especiais. Estas iniciativas esto em consonncia com a tendncia da consolidao do direito da pessoa com deficincia escolarizao com qualidade. No caso do Estado do Par, pode-se concluir que j se pode dizer que as polticas pblicas esto contribuindo para os avanos e o desenvolvimento da Educao Especial. Porm, torna-se necessrio, fazer uma abordagem mais profunda sobre a temtica, principalmente, no sentido no alcance destas polticas pblicas e na qualidade da educao inclusiva ofertada no Estado do Par.

REFERNCIAS
CARVALHO, R.E. Educao Inclusiva: com os pingos nos is. 6 ed. Porto Alegre: Mediao, 20096. MAZZOTTA, Marcos Jos Silveira. Educao especial no Brasil: Histria e polticas pblicas 5 Ed. So Paulo: Cortez, 2005. PAR. RESOLUO N 001 DE 05 DE JANEIRO DE 2010. Dispe sobre a regulamentao e a consolidao das normas estaduais e nacionais aplicveis Educao Bsica no Sistema Estadual de Ensino do Par. Disponvel em http://www.cee.pa.gov.br/sites/default/files/resolu%C3%A7%C3%A3o%20001%202010_0.pdf. Acesso em 05 jan. 2012, 17:33:21

1 Artigo entregue s Faculdades Integradas Ipiranga como requisito obrigatrio para obteno do ttulo de Especialista em Educao Especial na Perspectiva de Incluso, sob orientao do Prof. Msc. Rildo Ferreira da Costa. 2 Pedagoga, Tcnica em Educao, discente do Curso de Ps-graduao da Faculdade Integradas Ipiranga email: chapinheiro@hotmail.com 3 Pedagoga, Professora do Ensino Fundamental, discente do Curso de Ps-graduao da Faculdade Integradas Ipiranga email: jack.ed29@hotmail.com 4 Pedagoga, Especialista em Gesto de Pessoas, Gestora de Unidade Escolar, Professora do Ensino Fundamental, discente do Curso de Ps-graduao da Faculdade Integradas Ipiranga email: wanessarebelo@hotmail.com

You might also like