You are on page 1of 27

Exigncias Educacionais Contemporneas e novas Atitudes Docentes.

(Jos Carlos Libneo)

Neste momento da histria denominado ora de sociedade ps-moderna, ps-industrial ou ps-mercantil, esta marcada pelos avanos na comunicao e na informtica e por outras tantas transformaes tecnolgicas e cientficas, intervm na vida social, provocando mudanas econmicas, sociais, polticas, culturais, afetando as escolas e o exerccio profissional da docncia; (pg.15)

Na esfera econmica, o fenmeno mais importante a globalizao dos mercados, ou seja a mundializao da economia. Novas tecnologias de produo afetam a organizao do trabalho modificando o perfil do trabalhador. H uma tendncia de intelectualizao do processo de produo implicando mais conhecimento, uso da informtica, habilidades comunicativas, flexibilidade de raciocnio; (pg. 15)

No plano educacional, a educao deixa de ser um direito transforma-se em servio, em mercadoria, ao mesmo tempo que se acentua o dualismo educacional: diferentes qualidades de educao para ricos e pobres (pg. 18)

Embora seja verdade que tal repercusso tem se caracterizado pela subordinao da educao economia e ao mercado com nenhuma preocupao com a desigualdade e destino social das pessoas. Investir numa escola que contemple conhecimentos, habilidades e valores necessrios para a sobrevivncia no mundo complexo de hoje (pg.21)

Diante da transformao geral da sociedade, aponta trs ordem de conhecimento: a cincia fundamental( matemtica, biologia, literatura e lngua) prepara para o mundo tecnolgico e comunicacional Saberes socialmente teis( desenvolvimento e defesa do meio ambiente e a segregao social, luta pela vida; (pg.23)

Trata-se de uma escola unitria centrada na formao geral que articule o conhecer, o valorar e agir e na cultura tecnolgica capacidade de fazer escolhas valorativas, tomar decises, fazer anlise globalizantes, interpretar informaes de toda natureza, pensar estrategicamente, e de flexibilidade intelectual; (pg.24)

O que deve ser a escola em face dessas novas realidades?

A escola precisa deixar de ser meramente uma agencia transmissora de informao e transformar-se num lugar de anlises crticas e produo da informao, onde o conhecimento possibilita a atribuio de significado informao; (pg.26)

Diante de todo esse mundo midiatizado o novo professor precisaria, no mnimo, de adquirir slida cultura geral, capacidade de aprender a aprender, competncia para saber agir na sala de aula, habilidades comunicativas, domnio da linguagem informacional e dos meios de informao, habilidade de articular as aulas com as mdias e multimdias; (pg. 28)

O que distingue alunos que aprendem bem e de alunos que aprendem mal?

a sua capacidade de captar, consciente as exigncias da tarefa e de responder a elas adequadamente ou seja a capacidade de reconhecer e controlar a situao de aprendizagem. Alunos que aprenderam a aprender. Recursos: cognitivos, afetivos ou psicomotores; (pg. 35)

A tarefa de ensinar a pensar requer dos professores o conhecimento de estratgias de ensino e o desenvolvimento de suas prprias competncias do pensar. Se o professor no dispe de habilidades de pensamento, se no sabe aprender a prender se incapaz de organizar suas prprias atividades de aprendizagem, ser impossvel ajudar os alunos a potencializarem suas capacidades cognitivas; (pg.36)

Aprender a prender no mais que a condio em que o aluno assume conscientemente a construo do conhecimento, aprende como fazlo e utiliza o contedos internalizados( conceitos, habilidades, atitudes, valores) em problemas e necessidades da vida cotidiana; (pg.36)

Os professores no podem mais ignorar, televiso, o vdeo, o cinema, o computador, o telefone, a internet, que so veculos de informao, de comunicao, de aprendizagem, de lazer, porque h tempo o professor e o livro didtico deixaram de ser as nicas fontes do conhecimento. Ou seja professores, alunos, pais, todos precisamos aprender a ler sons, imagens, movimentos e a lidar com eles; (pg. 40)

O mundo desses alunos polifnico e policrnico. cheio de cores, imagens e sons, muito distante do espao quase que exclusivamente montono, monofnico e monocromtico que a escola costuma lhes oferecer; (pg.40)

O exerccio do trabalho docente requer, alm de uma slida cultura geral, um esforo contnuo de atualizao cientfica na sua disciplina e em campos de outras reas relacionadas, bem como incorporao das inovaes tecnolgicas; (pg. 43)

Proporcionar ao aluno uma aprendizagem significativa supe da parte do professor conhecer e compreender motivaes, interesses, necessidades de alunos diferentes entre si, capacidade de comunicao com o mundo do outro; (pg 44)

necessrio reencontrar o universal em todos, homens e mulheres, gente com lnguas, memrias e crenas diferentes, indivduos com atividades, interesses e gostos diversos ou opostos. Criar a diversidade. Este o principal objetivo da ao poltica; (pg.48)

Toda comunicao educativa, porque ela o processo de compartilhamento da experincia comum e, com isso, s proporciona aos indivduos disposio emocionais e intelectuais como prov experincia mais ampla e mais variada; (pg. 54)

As prticas educativas e os processos comunicativos se estreitaram-se consideravelmente por duas fortes razes: avanos tecnolgicos na comunicao e informtica e as mudanas no sistema produtivo envolvendo novas qualificaes e, portanto novas exigncias educacionais. Nos impem trs tipos de leitura: a pedaggica, a epistemolgica e a psicognitiva; (pg.55)

A pedaggica intervm na prtica educativa dando-lhe uma orientao de sentido e criando condies organizativas e metodolgicas para sua viabilizao, defendendo seu trao mais caracterstico: a intencionalidade que implica perguntas: como? Com quem? por que se educa? para que objetivos se educa? quais os meios adequados de se educar? A partir dessas indagaes todos se envolvem moralmente com a educao; (pg. 56)

Todo trabalho profissional na esfera da intencionalidade( indagaes pedaggicas) que atua em prtica de transmisso e assimilao de saberes , em sentido amplo um pedagogo;( pg.57)

A mdia especializa-se em formar opinio e modificar atitudes, no apenas no campo econmico e poltico mas, especialmente, no campo moral. Presenciamos diariamente a veiculao, a disseminao de saberes e modos de agir, por meio de programas vinhetas e chamadas sobre educao ambiental, drogas, sade etc;

O novo paradigma produtivo acompanha o processo de internacionalizao da economia, a globalizao dos mercados, a intelectualizao no processo produtivo, trazendo modificaes no perfil dos trabalhadores; (pg.58)

Se todas as demais condies necessrias melhorarem mas os alunos no aprenderem mais e melhor, no h melhoria na qualidade da educao;
(pg.61)

Desenvolvimento de novas atitudes e disposies sociomotivacionais relacionadas com o trabalho: responsabilidade, iniciativa, flexibilidade de mudana de papis e rpida adaptao a mquinas e ferramentas e formas de trabalho que envolvem equipes interdisciplinares e heterogneas;
(pg.62)

Assim as mdias desenvolve no aluno pensamento autnomo, estratgias cognitivas, autonomia para organizar e dirigir seu prprio processo de aprendizagem, facilidade de anlise e resoluo de problemas;

Diante da complexidade das relaes comunicacionais no mundo contemporneo os educadores precisam aprender a pensar e a praticar comunicaes midiatizadas como requisito para formao da cidadania; (pg.71)

A escola de hoje precisa propor respostas educativas e metodolgicas em relao a novas exigncias de formao posta pelas realidades contemporneas como a capacitao tecnolgica, a diversidade cultural, alfabetizao tecnolgica, superinformao, o relativismo tico, a conscincia ecolgica. (pg.80)

You might also like