You are on page 1of 28

Teoria do Trauma Mtodo Catrtico Projeto 1895

Professor: Alexandre Dutra Gomes da Cruz

Histria da Psicanlise

Histria da Psicanlise

Histria da Psicanlise
Primrdios Psicanlise
Hipnose e mtodo catrtico: sugesto Teoria do Trauma (ab-reao): Corpo estranho A causa (etiologia) da neurose est fora do sujeito. H um adulto perverso (pai) que abusa da criana. A hipnose supera as resistncias por meio da sugesto, e no as elabora. Visa unicamente a remoo de sintomas. Inconsciente = Fora do fluxo da conscincia

Histria da Psicanlise
Primrdios Psicanlise
Hipnose e mtodo catrtico: consiste em fazer o paciente remontar, sob efeito hipntico, a pr-histria psquica da doena a fim de que possa ser localizado o acontecimento traumtico (etiologia/causa) que originou o distrbio, eliminando o sintoma. Katharsis (catarse = purgao): termo antigo cunhado por Aristteles, preconizando limpezas simblicas das emoes; o termo tambm utilizado para os laxativos em medicina.

Histria da Psicanlise
Primrdios Psicanlise
Hipnose e mtodo catrtico: Breuer e Anna O.: Anna O. Comeou a apresentar uma srie de sintomas enquanto cuidava do pai doente. Os sintomas desapareciam sempre que o acontecimento traumtico que estava ligado a eles era reproduzido sob hipnose. Mtodo de catrtico (Breuer): a funo da hipnose era a de remeter o paciente ao seu passado de modo que ele prprio encontrasse o fato traumtico, produzindo-se a ab-reao (liberao adequada da carga de afeto). Uso da sugesto (Berheim)

Histria da Psicanlise
Primrdios Psicanlise
Publicaes: 1893- Comunicao preliminar (Anna O.) 1894- As neuropsicoses de defesa. 1895- Estudos sobre histeria. 1895- Projeto para uma Psicologia Cientfica (pstumo)

Histria da Psicanlise
Primrdios Psicanlise
Teoria do Trauma (ab-reao): Trauma: ferida, furar Afluxo de excitaes que excede as defesas do ego

Histria da Psicanlise
Primrdios Psicanlise
Trauma e defesa psquica O procedimento hipntico era o obstculo maior ao fenmeno que se tornar um dos pilares da teoria psicanaltica: a defesa (resistncia/transferncia). Freud abandona a hipnose, solicitando aos pacientes que procurem se lembrar do fato traumtico. Percebe que tanto sua insistncia quanto os esforos do paciente esbarravam com uma resistncia. A defesa aparece, assim, como uma forma de censura por parte do ego do paciente idia ameaadora, focando-a manter-se fora da conscincia; e a resistncia o sinal extremo dessa defesa (pg.38).

Histria da Psicanlise
Primrdios Psicanlise
Trauma e defesa psquica Defesa: Designa o mecanismo pelo qual o ego se protege de uma representao desagradvel e ameaadora. A converso um mecanismo pelo qual a carga de afeto ligada e essa idia (ou conjunto de idias) transformada em sintomas somticos (modo de defesa especfico da histeria) Com esses conceitos, o objetivo da terapia no poderia consistir simplesmente em produzir a ab-reao do afeto, mas em tornar conscientes as idias patognicas possibilitando sua elaborao. Isso prenuncia a passagem do mtodo catrtico para o mtodo psicanaltico.

Histria da Psicanlise
Primrdios Psicanlise
Trauma e defesa psquica A teoria da represso a pedra angular sobre a qual repousa toda a estrutura da psicanlise. a parte mais essencial dela e todavia nada mais seno a formulao terica de um fenmeno que pode ser observado quantas vezes se desejar se se empreende a anlise de um neurtico sem recorrer a hipnose. Em tais casos encontra-se uma resistncia que se ope ao trabalho da anlise e, a fim de frustr-lo, alega falha de memria. O uso da hipnose ocultava essa resistncia; por conseguinte, a histria da psicanlise propriamente dita s comea com a nova tcnica que dispensa a hipnose (Vol. XIV, p. 26).

Histria da Psicanlise
Primrdios Psicanlise
Trauma e defesa psquica A sexualidade O caso Anna O. aliado s experincias de Charcot, nas quais o componente sexual do comportamento das histricas evidente juntamente com a experincia clnica levaram Freud a hiptese de que no era qualquer espcie de excitao emocional que se encontrava por trs dos sintomas neurticos, mas sobretudo uma excitao de natureza sexual e conflitiva (pg. 40). 1895-97: trauma de ordem sexual

Histria da Psicanlise
Primrdios Psicanlise
Trauma e defesa psquica A palavra Trieb surge na teoria freudiana em 1905. Porm, desde suas primeiras publicaes (Sobre as Afasias e Projeto para uma Psicologia Cientfica, em 1895), existem referncias a idia de Pulso, como uma distino entre dois tipos de excitaes no sistema nervoso: externas, s quais o indivduo pode fugir ou proteger-se; ou internas, portadoras de um afluxo constante de excitao da qual no se pode escapar, fator propulsor do funcionamento do aparelho psquico.

Histria da Psicanlise
Primrdios Psicanlise
Trauma e defesa psquica ... nas funes mentais, deve-se distinguir algo - uma carga de afeto ou soma de excitao - que possui todas as caractersticas de uma quantidade (embora no tenhamos meios de medi-la) passvel de aumento, diminuio, deslocamento e descarga, e que se espalha sobre os traos mnmicos das representaes como uma carga eltrica espalhada pela superfcie de um corpo (Vol III, p. 73).

Histria da Psicanlise
Primrdios Psicanlise
Teoria do Trauma (ab-reao): Dois tempos do trauma: Cena 1: Seduo do adulto (desprovida de significao sexual) Cena 2: Aparentemente irrelevante, ocorre na puberdade e evoca a cena 1 mediante associao via trao. Aposteriori (Nachtrglich): Valor traumtico, eficcia patognica: defesa patolgica (recalque). s como lembrana que a primeira cena torna-se traumtica: Os neurticos sofrem de reminiscncias (Estudos sobre histeria)

Histria da Psicanlise
Primrdios Psicanlise
Teoria do Trauma (ab-reao): Este caso nos apresenta um quadro tpico de represso histrica. Sempre constatamos que uma lembrana que reprimida, somente com efeito retardado [nachtrglich] vem a se tornar trauma. A causa primria de tal estado de coisas reside em um retardo da puberdade, se comparado ao resto do desenvolvimento do indivduo. (Freud, 1981, p. 403)

Histria da Psicanlise
Desdobramento da Teoria do Trauma: O significado etiolgico do trauma se apaga em benefcio da fantasia e das fixaes nas diversas fases libidinais (histria infantil) A teoria do trauma abandonada, mas no completamente 1920: Neuroses traumticas (contrariam o princpio do prazer)

Histria da Psicanlise
Srie Complementar (1915-1917): Etiologia da neurose = Constituio sexual (acontecimento pr-histrico, fixao da libido) + Acontecimento traumtico desencadeador Srie complementar: Fatores constitucionais + Vicissitudes da pulso (acidental: elaborao ulterior) A elaborao ulterior decide em termos definitivos. O fator constitucional tem de aguardar experincias que o ponham em vigor; o acidental precisa apoiar-se na constituio para ter efeito.

Histria da Psicanlise
A Teoria da Fantasia e a Inaugurao do Mtodo Analtico O abandono e superao da teoria do trauma implicava duas descobertas: Descoberta da fantasia (roteiro ertico, romance familiar) + Sexualidade infantil = Teoria do Complexo de dipo (carta de 1897- universalizao do dipo) Enquanto persistir a teoria do trauma, a sexualidade infantil e o complexo de dipo no sero considerados .

Projeto - 1895
Um homem como eu no pode viver sem um cavalo de batalha, sem uma paixo devoradora, sem um tirano. Encontrei um. A servio dele no conheo limites. Trata-se da psicologia, que foi sempre minha meta distante a acenarme, e que agora, desde que deparei com o problema das neuroses, aproximou-se muito mais. Estou atormentado por dois objetivos: examinar que forma ir assumir a teoria do funcionamento mental, se introduzirmos consideraes quantitativas, uma espcie de economia das foras nervosas, e, em segundo lugar, extrair da psicopatologia um lucro para a psicologia normal (Freud, 25.05.1895 Carta a Fliess)

Projeto - 1895
A inteno prover uma psicologia que seja cincia natural: isto , representar os processos psquicos como estados quantitativamente determinados de partculas materiais especificveis, tornando assim esses processos claros e livres de contradio. Duas so as idias principais envolvidas: [1] A que distingue a atividade do repouso deve ser considerada como Q, sujeita s leis gerais do movimento. [2] Os neurnios devem se encarados como as partculas materiais.

Projeto - 1895
Trs classes de neurnios: : percepo Por estar ligado diretamente a Qs externas muito intensas, tem as suas barreiras de contato facilitadas ao mximo. Impede a chegada de grandes quantidades a : memria Barreiras de contato, impermeabilidade : conscincia (eu) Assegura ao indivduo a distino entre realidade e fantasia (desejo). Funo inibidora: fazer barreira ao livre escoamento de energia. Distingue o percebido do representado

Projeto - 1895
Princpio da inrcia X Princpio da constncia Princpio do prazer X Princpio da realidade Alm do princpio do prazer (nirvana, pulso de morte) X Princpio do prazer Princpio de inrcia: a inclinao natural dos neurnios livrar-se de Q. E esse modo de funcionamento, somado a um outro (do sistema no procurar apenas se livrar de Q, mas tambm conservar as vias de escoamento pelas quais possa se manter afastado da excitao a fuga do estmulo), constituem a funo primria do aparelho. Processo primrio X Processo secundrio

Projeto - 1895
Ao contrrio dos estmulos externos, que podem ser evitados, os estmulos internos no oferecem possibilidade de fuga. S desaparecem ou diminuem de intensidade aps a realizao de uma ao especfica que os satisfaam. Defesa Patolgica: Implica um deslocamento de quantidade da representao que foi reprimida para a representao que a substituiu.

Projeto - 1895
Princpio do prazer (Princpio da constncia): o A.P. tende a manter a excitao em um nvel mnimo e constante. A constncia obtida mediante a descarga da energia j presente e a evitao de qualquer coisa que provoque aumento de energia Princpio de estabilidade Energia ligada (inibio da descarga) Processo secundrio Alm do Princpio do prazer (Princpio da inrcia): Zerar a energia Energia Livre (escoamento sem barreiras) Processo primrio

Projeto - 1895
Experincia primria de satisfao
Desamparo fundamental (originrio) Hilflosigkeit: ausncia de ajuda, no ter ajuda, insocorribilidade Estado de necessidade (urgncia) Ao especfica (auxlio do Outro) Inscrio de um trao da imagem mnmica do objeto Identidade perceptiva Verificao da realidade: ego como instncia inibidora do investimento regressivo

Projeto - 1895
Como resultado da experincia da satisfao, h uma facilitao (Bahnung) entre duas imagens mnmicas e os neurnios nucleares que ficam catexizados em estado de urgncia (ou desejo). Com o reaparecimento do estado de urgncia ou de desejo, a catexia tambm passa para as duas lembranas, reativando-as.(...) na primeira instncia essa ativao do desejo produz algo idntico a uma percepo - a saber, uma alucinao. Quando uma ao reflexa introduzida em seguida a esta, a conseqncia inevitvel o desapontamento (Vol. I, p.242). ...quando no estado de desejo investe de novo o objetorecordao e ento decreta a descarga; no obstante, a satisfao por fora faltar, porque o objeto no tem presena real mas somente uma representao-fantasia.

Projeto - 1895
Um componente essencial dessa vivncia de satisfao uma percepo especfica (a da nutrio, em nosso exemplo) cuja imagem mnmica fica associada, da por diante, ao trao mnmico da excitao produzida pela necessidade. Em decorrncia do vnculo assim estabelecido, na prxima vez em que essa necessidade for despertada, surgir de imediato uma moo psquica que procurar recatexizar a imagem mnmica da percepo e reevocar a prpria percepo, isto , restabelecer a situao da satisfao original. Uma moo dessa espcie o que chamamos de desejo; o reaparecimento da percepo a realizao do desejo, e o caminho mais curto para essa realizao a via que conduz diretamente da excitao produzida pelo desejo para uma completa catexia (Besetzung - investimento) da percepo (1900, Vol V, p.602)

You might also like