You are on page 1of 57

As Trs Teorias sobre a Vida e a Morte

Teoria Materialista:

curta jornada: do bero ao tmulo


Aqui Jaz

no h no Universo inteligncia superior da humanidade

Mente: produto de certas correlaes da matria

Nossa existncia termina com a Morte e a dissoluo do Corpo


Prprios cientistas provaram Lei da Conservao da Matria e da Energia: nada destrudo, tudo se transforma A cada 7 anos todos os tomos do corpo so substitudos (mas a memria persiste) Pessoas em transe profundo ou em coma, tidas como mortas, despertam contando tudo que se passou durante o transe

As Trs Teorias sobre a Vida e a Morte

Teoria Teolgica:

vm do Alm - vive de poucos minutos a alguns anos passa pelo portal da Morte, voltando para o Alm onde permanece para sempre

A cada nascimento uma nova alma criada pelas mos de Deus.

Felicidade ou desgraa eterna determinada pelas obras que tenha feito nessa existncia aqui.

Evidncia de injustia: pobre e rico com diferentes chances Bblia: somos compostos de Corpo, Alma e Esprito; teoria teolgica coloca Alma e Esprito como sinnimos. No tendo outra chance, a probabilidade de salvao mnima, j que erramos muito: ou por omisso ou por comisso.

As Trs Teorias sobre a Vida e a Morte

Teoria do Renascimento:
O mesmo esprito desenvolvendo todas as possibilidades divinas: desde a inconscincia at a perfeio e religao com Deus ( a evoluo) A cada Morte no Mundo Fsico passamos para os Mundos Espirituais: a) purgamos todo o Mal que cometemos b) assimilamos todo o Bem que fizemos c) preparamos uma nova vida terrestre A cada vida terrestre: a) trazemos os nossos defeitos para corrigirmos b) trazemos nossas virtudes para ajudar os outros c) evolumos em conjunto: um ajudando o outro

7 49 42 14 35 21 28

Existncias repetidas em corpos terrestres de qualidades gradualmente melhores

Leis Universais

As grandes leis universais

1 A lei da Unidade 2- A lei da manifestao 3- A Lei do Movimento 4- A lei da evoluo 5- A lei do karma 6- A lei da periodicidade 7- A lei setenria

A Lei da Evoluo

OS TRS CANAIS DA CRIAO


A TRINDADE DIVINA
Conscincia Divina

ENERGIA MATRIA

VIDA PROCESSO

ESPRITOALMA

Evoluo MATERIAL

Evoluo BIOLGICA

Evoluo ESPIRITUAL

Anup a

Ad i
daka

Atm ic

Bud dhic o

Me nta l
Ast ral Fsi c o M ineral no Vegetal Animal Huma
no a m u H Super

OS SETE REINOS
Essncia Mondica

ATMICO

BUDDHICO

1a Essncia Elemental 2a Essncia Elemental 3a Essncia Elemental

MENTAL

1o REINO ELE. 2o REINO ELE.

REINO

HUMANO

REINO

ANIMAL

ASTRAL

3o REINO ELEMENTAL

REINO

VEGETAL

FSICO

REINO MINERAL

Super Humano ...

A Lei do Karma

A LEI do KARMA
NA VIDA PASSADA Boas Aes criam NA VIDA PRESENTE Bom Ambiente Mal Ambiente Capacidades Carter Entusiasmo Sabedoria Conscincia Espiritualidade

Ms Aes
Desejos e Aspiraes Pensamentos Concretos xitos Experincias Experincias Dolorosas Vontade de Servir

criam
criam criam criam

criam
criam

criam

Como o Karma Opera


Do Lado da Vida Sanchita Pensamentos, Sentimentos e Aces do Passado Senhores Do Karma (Lipikas)

Do Lado da Forma

Prrabda

Valentia Virilidade Talento Musical Temperamento Psquico Crebro Matemtico Fatores de Incapacidade etc.

A Lei Setenria

A Lei Setenria A manifestao do universo ocorre segundo uma lei correspondente ao nmero sete.

So sete os planos da natureza, os princpios do homem, os chakras principais, os espritos diante do trono de Deus, as cores visveis do espectro solar, as notas musicais, os temperamentos humanos, os perodos de evoluo, etc.

A Constituio do Ser Humano

MONADA (TURIYTMA)

Ego (TMA -- BUDDHI -- MANAS)

CAUSAL (KRANA)

ASTRAL-MENTAL (KMA)

A PERSONALIDADE

DUPLO ETERICO (PRNAMAYA) FSICO DENSO (STHLA)

PERSONALIDADE

Individualidade Monada LOGOS

A Constituio do ser Humano

Constituio do Ser Humano


Nossos Corpos se interpenetram, como os Mundos

Mente
Corpo Astral

Corpo Vital

Corpo Denso

Constituio do Ser Humano


Cada Corpo tem um tomo Semente: a) contm tudo de todos os Corpos que j formamos desde o incio da nossa evoluo b) neles so gravados tudo que fazemos com os nossos Corpos c) a base para formao de novos Corpos

tomo Semente da Mente: na posio do seio frontal tomo Semente do Corpo de Desejos: na posio do fgado

tomo Semente do Corpo Denso: no ventrculo esquerdo do corao

tomo Semente do Corpo Vital: no plexo solar ou epigstrico

Causal

O Processo da Morte

Mental

Casco
Astral

Etrico e Fsico

tomo Permanente adormecido

Causal

O Processo da Reencarnao
tomo Permanente reativado

Mental

Astral

Etrico e Fsico

O SER
ENCARNAO

O Ciclo da Vida Humana

ETAPAS EM UMA ENCARNAO


O corpo fsico se renova totalmente a cada sete anos; os corpos Astral e Mental, em perodos mais curtos. Atividade dos Chakras: 0 -7 anos, Bsico e Esplnico; 7-14 anos, Umbilical e Corao; 14 -21 anos, Garganta e Frontal; o Coronrio tarda mais.

35
ATMICO

28
BUDDHICO

Vontade - perodo dos mais grandes interesses materiais AMOR CASAMENTO MENTE ESTUDO EMOES RELIGIO VITALIDADE-PREPARAO PARA ETAPA FINAL COMPANHEIRISMO OU DIVORCIO SABEDORIA OU MENTE ESTREITA COMPAIXO OU RIGIDEZ EMOCIONAL

35
42 49 56 63

21
MENTAL

14
ASTRAL

7
ETERICO

RECAPITULAO OU SEGUNDA INFANCIA

70

1o Perodo -- a Sombra

2o Perodo -- a Prova

Leis que regem o nascimento


O nascimento determinado por trs fatores: A Lei da evoluo que fora um ego a desenvolver as qualidades que mais precisa. A Lei do Karma que limita a ao da lei anterior A fora dos laos pessoais de amor e dio formados no passado.

Os pais no podem escolher a alma que habitar o corpo do futuro filho, mas se levarem uma vida capaz de oferecer boas oportunidades de progresso, bem provvel que um ego avanado venha a eles. O Ego Humano comum no tem condies de escolher um corpo fsico para si.

O Mecanismo do Nascimento C.W.Leadbeater


Um Ego prestes a reencarnar (aps o Devachan) est descansando na parte superior do plano mental, em seu corpo causal e no possui qualquer veculo inferior a este.
Seus tomos permanentes (Fsico, Astral e mental) esto adormecidos, e o ego guarda estes trs apndices dentro de si.

Ao voltar sua ateno ao plano mental, o tomo permanente mental retorna sua atividade e atrai matria necessria do plano mental para expressar esta atividade.
Ao voltar sua ateno e sua vontade ao plano astral, o tomo permanente astral atrai matria necessria do plano astral para formar um corpo astral idntico ao que existia no final da ltima vida astral.

O Mecanismo do Nascimento C.W.Leadbeater


Ao descer a reencarnao o ego no encontra um corpo astral pronto, devendo construir um novo veculo astral. s vezes reutilizam o casco astral da vida anterior (quando o intervalo entre reencarnaes muito curto) No incio, a matria astral encontra-se distribuda uniformemente pelo ovide, e somente aps a concepo, quando a forma fsica passa a existir no meio do ovide, as matrias astral e mental so atradas para ela, comeam a se moldar e crescer. A matria astral e mental entra em atividade e surgem as emoes e pensamentos.

O Mecanismo do Nascimento C.W.Leadbeater Trs foras principais influem na formao do corpo fsico: A influencia do ego que ir assumir a nova forma O trabalho do elemental construtor criado pelos Senhores do Karma O Pensamento da me. As caractersticas fsicas do ego reencarnante sero determinadas pelo tomo permanente e pela ao dos senhores do Karma (Devarajas) Os senhores do Karma criam uma forma pensamento que ser o elemental construtor do duplo etrico, que usar matrias das 4 subdivises superiores do plano fsico (parte etrica).

O Mecanismo do Nascimento C.W.Leadbeater

O embrio contm todas as potencialidades do pai e da me, bem como de seus antepassados. O elemental tem que fazer a seleo dentro destas possibilidades, considerando qualidade e forma. A forma est relacionada com a matria dos subplanos inferiores.
Se a pessoa merecer uma limitao ou deformidade esse karma ajustado pelo elemental construtor.

O elemental construtor se apossa do embrio at mesmo antes do Ego reencarnante. O elemental a princpio expressa fielmente a forma e o tamanho do corpo do beb a ser construdo, como esse corpo seria no nascimento, no que se refere ao trabalho do elemental.
Os clarividentes confundem essa figura pairando em torno da me e s vezes dentro dela com a alma do beb.

O Mecanismo do Nascimento C.W.Leadbeater Quando o feto atinge o tamanho do molde, o elemental abandona essa casca externa e adota a forma que o corpo ter no momento em que o elemental ir deix-lo. Todo o crescimento posterior ficar a encargo do Ego. O elemental no leva estas instrues na mente, pois ele no tem mente, elas so sua prpria vida e uma vez realizadas o elemental deixa de existir. Concludo seu trabalho a fora que o anima se esgota, no restando poder algum para manter unida suas partculas, e ele se desintegra.

O elemental se encarrega do corpo desde o inicio, um pouco antes do nascimento fsico o ego entra em contato com sua futura morada, e as duas foras trabalham lado a lado.

O Mecanismo do Nascimento C.W.Leadbeater Em alguns casos, o elemental se retira logo aps o nascimento, deixando o ego com pleno controle do corpo, em outros casos, quando h muitas limitaes para desenvolver as caractersticas necessrias, o elemental pode permanecer at o corpo completar sete anos de idade.

O interesse do ego por seu futuro corpo varia muito, alguns flutuam ansiosos em torno desde o inicio, e outros quase no se importam.
A me durante a gravidez, deve estar o melhor possvel, fsica e emocionalmente para fornecer a melhor matria etrica possvel para formao do novo corpo fsico (o elemental retira a matria de dentro da me).

O Mecanismo do Nascimento C.W.Leadbeater Se a me fornecer s bons materiais o elemental obrigado a escolher entre eles. O pensamento da me tambm molda a forma que est crescendo dentro dela. Por isso o pensamento da me dever ser sempre nobre e elevado.

Se o elemental no tiver instrues especficas quanto a beleza ou feira incomuns, neste tocante a maior influencia ser do pensamento da me e formas pensamentos que a rodeiam. Se a me nutre fortes pensamentos de amor pelo pai, h uma forte tendncia da criana parecer com o pai. Se ela fica muito diante do espelho ou pensar em si mesma, provvel que a criana parea com ela.

O Mecanismo do Nascimento C.W.Leadbeater

Caso a me pense constantemente em uma 3 pessoa, com afeio ou admirao a criana pode vir a se parecer com esta pessoa, lembrando sempre que somente quando no h instrues especficas para o elemental construtor. Ao crescerem os corpos fsicos das crianas mudam bastante pelos seus prprios pensamentos, que so diferentes dos da me, o que leva a mudanas considerveis. O Homem o que pensa.
Para um ego avanado as etapas iniciais do nascimento so muito enfadonhas. Leadbeater cita que houve relatos que por mais que o ego tentasse no conseguia fazer a criana dormir mais que 20 horas por dia, e quando no estava dormindo tinha de esperar por perto, alem de agentar as papinhas sem gosto, nauseantes.

O mecanismo do Nascimento

Na vida boa!!

O Mecanismo do Nascimento C.W.Leadbeater As vezes uma pessoa realmente avanada evita tudo isso pedindo que algum lhe ceda um corpo adulto, o que qualquer discpulo aceita alegremente, o que nem sempre vantajoso, visto o corpo j estar cheio de hbitos prprios difceis de mudar.

A aparncia pessoal do homem comum muda bastante de vida para vida, apesar do corpo fsico ser at certo ponto expresso do ego, mas as caractersticas raciais, familiares, superam esta tendncia. No caso de indivduos muito desenvolvidos, quando a personalidade e o ego j esto unificados, as caractersticas do corpo causal relativamente permanente. Os mestres continuam reconhecveis em qualquer reencarnao.

Controle Hereditrio atravs do tomo Permanente


GENES TOMO PERMANENTE

CROMOSSOMAS

Observaes clarividentes de Geoffrey Hodson

O Feto no quarto ms

O Corpo Mental no quarto ms


No quarto ms via-se o corpo mental quase descolorido, de contorno vago e forma ovide. Era visvel, superfcie, certa opalescncia que dava a impresso de cor. Dentro, podia-se distinguir a vaga aparncia de uma forma humana, em que eram visveis os centros ou chakras embrionrios. Todo o tempo o ego trabalhava arduamente na construo do seu corpo, fazendo descer foras sobre ele e carregando seus tomos de especfico poder vibratrio.

O corpo causal, veculo em que reside o ego, era muito maior do que o novo corpo mental, Podia-se ver a influncia egica descer e penetrar na extremidade superior do corpo mental.

O Corpo Mental no quarto ms Havia uma atuao recproca e contnua entre o corpo mental da criana em formao e o da me. Fora da rea dessa atividade, eram visveis certos anjos. Um desses trabalhava ao nvel mental e parecia ter a seu cargo a construo dos trs corpos; outro, de carter um tanto subalterno, trabalhava ao nvel emocional. Ao nvel do corpo causal havia outro grande anjo assistindo no processo encarnatrio, para quem era conhecida a totalidade das vidas passadas e do karma do ego. Ele passava ao seu irmo do nvel mental inferior a seo particular do karma que deveria ser esgotado na vida nascente.

O Corpo Emocional no quarto ms A maior parte da tarefa do anjo a quem estava afeto o trabalho no nvel emocional consistia em obter o melhor veculo possvel, dentro das circunstncias krmicas e ambientais, a fim de modificar os efeitos das vidas passadas e melhorar o corpo emocional Esse anjo no parecia realizar por si prprio qualquer trabalho de construo. Esta era tarefa de espritos da natureza menores. O anjo velava pela crescente forma astral com atitude nitidamente maternal, protegendo-a no possvel de influncias adversas.

O Corpo Emocional no quarto ms Esse anjo realizava o seu trabalho com uma atitude de esprito cientfica e, muito embora sentisse grande alegria e ternura para com a criana, sua atitude mental era a de algum que deliberadamente aplicasse certas foras com o fim de produzir um resultado claramente definido.

Nos locais densamente povoados das grandes cidades. considervel parte do trabalho do anjo consiste em proteger o embrio e seu corpo astral de influncias contrrias.
O corpo astral de uma criana aparece ao exame do observador como includo no da me. A aura materna no parecia interpenetrar muito livremente a da criana.

O Feto no quinto ms

O trabalho dos espritos da natureza no quinto ms O embrio partilhava do prana fsico da me, a maior quantidade de prana era retirada do plexo solar materno para um ponto correspondente do embrio, os espritos da natureza tambm forneciam certa poro de vitalidade, estes espritos da natureza construtores eram visveis dentro do ventre materno, ao nvel astral, em que eles apareciam trabalhando. Os espritos construtores tambm absorviam matria do exterior, assimilavam-na e a descarregavam no feto. Havia centenas dessas minsculas criaturas a trabalhar, todas da mesma aparncia e usando o mesmo mtodo.

O Feto no sexto ms

O Sexto ms Estavam sendo acelerados os processos observados anteriormente e o ego fazia chegar a seus corpos, cada vez mais, a sua prpria energia vital.

O foco da conscincia egica baixara do corpo mental para o astral, - que haveria logo mais de deixar para estabelecer-se no etrico. O corpo astral se tornara capaz de consideravelmente servir como veculo para o ego, no recebimento de impactos do plano astral.
O prprio ego ficara mais vivo e com maior capacidade de resposta, no seu prprio plano, aos impactos externos. Agora j era mais fcil tomar contato com ele e obter resposta.

O Feto no oitavo ms

O Oitavo ms Se notava uma atividade muito aumentada e uma expresso mais plena da fora de vida egica nos trs planos. Sob a direo do prprio ego, a sua conscincia dirigia-se em grau bem maior para o plano fsico.

Em outras palavras, parecia que o ego dava mais de si mesmo personalidade, nesse perodo de um ms antes do nascimento, do que em qualquer outra poca durante a encarnao. No obstante, ficava ainda ao ego, no nvel causal, aprecivel liberdade de vida e de ao.
A conscincia do ego, firmemente estabelecida nos corpos mental e astral, havia penetrado, pelos nveis astrais mais baixos, no corpo etrico, sobre o qual atuavam livremente os seus poderes.

O Oitavo ms O anjo astral associava-se muito de perto ao mencionado corpo. A conscincia do anjo encontrava-se fixamente concentrada no seu encargo, pelo qual demonstrava o maior interesse possvel, agasalhando-o e protegendo-o das influncias externas. Semelhante era a assistncia prestada me pelo anjo. A bela aura anglica cobria-a com um manto, como se fora lanado sobre ela por trs.

Descobrimos que a mudana na aparncia do anjo, observada no oitavo ms, era produzida por uma descida de foras dos mundos superiores, a qual se efetuava atravs do anjo, para a me e para a criana. Revelou-se a presena daquela personificao do princpio feminino na divindade, que entre os povos antigos era reconhecida como sis, Vnus e Ishtar e, em tempos mais recentes, como a Virgem Maria.

O Oitavo ms Ela radiante e linda alm de toda descrio, e brilhava como a encarnao da perfeita feminilidade, a apoteose da beleza, do amor e da ternura. NEla reside a glria da divindade. Atravs de Seus olhos maravilhosos refulge uma felicidade radiosa, um xtase de alegria espiritual.

O Feto s vsperas do nascimento

As proximidades do nascimento A observao final foi feita hora e meia antes do nascimento. Nessa ocasio os anjos do mental superior e do inferior tinham-se desligado da associao; estava concludo o trabalho dos devas, no sendo mais necessria a sua presena. O anjo astral, tambm, havia partido, mas permanecia a forma-pensamento de Nossa Senhora. J no era esta vivificada pela conscincia do anjo construtor do astral, mas pela prpria forma da nossa abenoada Senhora.

Me e filho achavam-se envoltos numa atmosfera de fora e esplendor espirituais, que irradiavam de Sua augusta Presena e eram assim mantidos at ser completado o nascimento.

As proximidades do nascimento Terminado o parto, Ela se retirara. A divina Figura, contudo, desintegrava-se lentamente, demorando o processo de oito a dez horas. Depois de se retirarem os anjos e de ter incio o processo do parto, o contato do ego com o corpo fsico ficava sensivelmente diminudo, desaparecendo praticamente aps o nascimento. Pode-se presumir, por conseguinte, que o fato de estarem os veculos sutis da criana encerrados nos da me e protegidos pelos anjos, capacitava o ego a obter um contacto mais ntimo com o seu novo corpo fsico do que aps o nascimento.

As proximidades do Nascimento Essa mudana era sentida muito distintamente pelo ego, que experimentava uma sensao de perda e se apercebia da sua completa incapacidade de nele funcionar conscientemente ou de afetar seu novo corpo. Nos momentos que precediam imediatamente ao parto, era visvel a ligao entre ambos, podendo-se distinguir o dardo luminoso atravessando a fontanela anterior. Todavia, esse dardo consistia, agora, mais de energias prnicas e magnticas dos planos suprafsicos do que de conscincia egica, que, ento, no descia abaixo do nvel astral.

Depois do nascimento, pode o ego empreender a tarefa de ir aprendendo gradativamente a obter por si prprio aquilo que a presena dos anjos e a imerso na aura da me lhe haviam possibilitado durante o perodo da gestao.

A Me do mundo ao nascimento

A Me e o feto em gestao

You might also like