You are on page 1of 23

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Prof. Ms. Felipe Pinho

O objetivo maior da vida a auto-realizao


Se voc planeja ser qualquer coisa menos do que aquilo que voc capaz, provavelmente voc ser infeliz todos os dias de sua vida. (A. H. Maslow)

Que profissional as empresas querem?

A viso tradicional do Trabalhado (Sculo XX)


O ambiente econmico e social estvel; O ser humano visto, em sua maioria, como avesso ao trabalho (Taylor); O trabalho rotineiro e extremamente simplificado, por isso desmotivante e sem sentido; O trabalhador precisa ser um especialista; O trabalho encarado como um emprego, uma necessidade financeira para sobreviver.

A viso contempornea do Trabalho (Sculo XXI)


O ambiente econmico e social caracterizado pela instabilidade; O trabalho encarado como parte importante da identidade do sujeito; O trabalho desafiador e o trabalhador busca lhe atribuir um sentido vital (gerao y); O trabalhador precisa ter uma viso ampla, global do negcio; precisa estar conectado ao mundo e constantemente aprendendo; O trabalho encarado como uma carreira, que envolve mais do que a sobrevivncia financeira, envolve o desenvolvimento e a realizao do prprio ser.

Breve Histrico

IDADE DA PEDRA

IDADE DO BRONZE

IDADE DO FERRO

IDADE MDIA

IDADE MODERNA

IDADE DA INFORMTICA

As organizaes: uma perspectiva histrica


Sculo XX Sculo XXI

O sucesso: o tamanho O sucesso: a velocidade organizacional; Clareza e definio dos papeis; Departamentalizao e especializao; Controle e burocratizao; As pessoas como recursos. Flexibilidade e agilidade dos papeis; Integrao e sistema; Inovao e criatividade; As pessoas como parceiros.

Que tipo de trabalhador a empresa quer?


A empresa quer um parceiro para o negcio Que se identifiquem com os valores da empresa Algum que venha agregar valor ao seu produto

Pessoas inovadoras; empreendedoras

Pessoas que aprendam novos conhecimentos constantemente

Auto-motivadas; Que trabalhem em equipe

A seleo: uma relao entre o que a empresa quer e o que o candidato quer
As empresas querem contratar quem realmente se identifica com o seu negcio e com os seus valores; Por isso importante, antes do processo seletivo, conhecer a empresa; O selecionador ir comparar o que voc demonstra querer com o que a empresa est lhe oferecendo; As empresas de hoje no querem mais um empregado, elas querem um parceiro.

Que profissional eu quero ser?

Que profissional eu quero ser?


O que voc respondia quando te perguntavam o que voc queria ser quando crescesse? Por que desistiu do seu sonho? Se a gente no deseja nem planeja o futuro a gente levado pelo acaso; Se o que eu desejo para mim no o que consigo como trabalho, nada me motivar e no serei um bom profissional.

1 Passo: Estabelecer meus objetivos


Voc do tamanho dos seus sonhos; Os objetivos so metas que queremos atingir: que tm muita valncia; Objetivos a curto prazo: de 6 meses a 1 ano; Objetivos a mdio prazo: de 1 ano a 5 anos; Objetivos a longo prazo: de 5 anos em diante.

2 Passo: descriminar detalhadamente cada objetivo


Deve-se destacar os desafios e pr-requisitos para se poder alcanar cada objetivo; importante colocar datas e descriminar as aes que devemos realizar; Deve ser feito como um Planejamento Estratgico.

2 Passo: descriminar detalhadamente cada objetivo


Anlise do mercado Objetivo Pontos fortes Pontos a desenvolver Prazo

3 Passo: preparar as ferramentas


Elaborar um bom currculo; Preparar-se para o processo seletivo: entrevista, dinmica de grupo, provas de conhecimento; Fortalecer uma rede de contatos: networking. ATENO: Cuidado com as informaes que voc coloca em redes sociais!!

4 Passo: REALIZAR
Os sonhos existem para serem realizados; O sucesso 90% transpirao e 10 % inspirao (Albert Einstein) No desista na primeira tentativa; Lembre-se...VOC CAPAZ!

Dicas de Seleo

SORRIA! VOC EST SENDO AVALIADO!

Currculo
Informaes pessoais sem documentao; No colocar foto nem pretenso salarial (s se for pedido) Objetivo claro; Mini resumo das qualificaes; Experincias profissionais com data de entrada e de sada; Colocar o cargo que ocupou (CTPS) e as atividades que desempenhava; Colocar os cursos com a Instituio Promotora, data, carga horria; Nada de colocar caractersticas de personalidade: dinmico, pr-ativo; Informaes adicionais no workut.

Entrevista
o seu momento: invista em seu marketing pessoal; Antes da entrevista obtenha o mximo possvel de informaes sobre a empresa e o cargo; Reflita antes da entrevista: o que tenho para oferecer para essa empresa; Demonstre interesse, equilbrio, entusiasmo, pr-atividade; Nunca fale mal das outras empresas; Fale o necessrio, nem de mais, nem de menos; Faa perguntas inteligentes sobre a empresa; (cuidado com as frases de efeito); Nas entrevistas em grupos deve-se sempre respeitar os outros.

Dinmica de Grupo
Parece brincadeira, mas... No reclame, no chie! lembre-se voc est SEMPRE sendo AVALIADO; Voc precisa interagir com os outros de maneira assertiva; Demonstre liderana, mas no exagere. O verdadeiro lder escolhido pelo grupo; No mangue de ningum e nem faa palhaadas: uma seleo para uma empresa, no para um circo; Enquanto durar, procure aproveitar, relaxar, ser o mais espontneo possvel: no fique travado; No final, compartilhe. Seja positivo. As empresas no querem pessoas rabugentas.

Indicao de Bibliografia: DIAS, Maria S. Planejamento de carreira: uma orientao para estudantes universitrios. So Paulo: Vetor, 2009.

Indicao de Filmes/Documentrios Procura da Felicidade O Segredo

felipepinho.blogspot.com

You might also like