You are on page 1of 13

BIOQUMICA PROF: GREGRIO GONALVES

ALINE OLIVEIRA BRUNA DE LOURDES MAIRA DA SILVA CARLOS ANTNIO

Paciente: - 60 anos, fem., branca, domstica. Queixa Principal.: - Dor epigstrica, febre, vmitos. Histrico Clnico.: - Aps ingesto de alimentos gordurosos apresentou dor tipo clica no HD. Aps algumas horas teve acentuao da dor que tornou-se de carter contnuo e com irradiao, em faixa por todo o abdmen. O histrico clnico relata que h cerca de dez anos vinha apresentando clicas de fgado em intervalos variveis de meses at um ano, sendo geralmente a dor tipo clica no HD com durao de poucos minutos a meia hora. Obtinha melhora da queixa ora espontneamente, ora com uso de Buscopan. Relatava tambm intolerncia a alimentos gordurosos e nuseas ocasionais desde esta poca.

DIAGNSTICO

DEFICINCIA DAS ENZIMAS LIPASES GSTRICA

O diagnstico realizado atravs da observao do indivduo, sua histria clnica e confirmada atravs de teste gentico. A intolerncia alimentos gordurosos relacionado aos demais sintomas indicam disfuno no trato digestivo, que pode ser causado por vrias doenas como a pancreatite, dentre outros . Porm a frequncia da ocorrncia dos sintomas nos leva a concluso de que se trata de uma disfuno enzimtica. A condio diagnosticada por via de excluso, confirmando-se apenas com o teste gentico.

O QUE SO LIPASES GSTRICAS ?


Produzido pelo estmago
Solvel em gua Digesto, Processamento e

Transporte

Degradao das gorduras

(Lipdeos)
cidos graxos e glicerol

TIPOS DE LIPASES
HEPTICAS - FIGADO

PANCRETICA - PNCREAS
DIGESTIVA SISTEMA

DIGESTIVO

ENTENDENDO AS ENZIMAS
O QUE SO ENZIMAS?

FUNO

ONDE SO ENCONTRADAS

SINTOMAS
VMITO DOR EPIGSTRICA

CLICA APS INGESTO DE ALIMENTOS

GORDUROSOS
CLICAS DE FGADO

POSSVEIS CONSEQUNCIAS
Presso arterial

Colesterol Alto
Diabetes Glicosria Deficincia de

vitaminas lipossolveis

TRATAMENTO
Suplementos a base de lipase
Mudanas dietticas

MUITO OBRIGADO

REFERNCIAS

ANDRADE, Agda. Lipase. Labor News 238. Disponvel em: <http://blogbiotecnica.ind.br/blog/2012/12/lipase/>. Acesso em 23 de maio de 2013. Postado pelo usurio: Informao6. Baixos nveis de lipase. Disponvel em: <http://quentehoje.blogspot.com.br/2012/08/baixos-niveis-de-lipase.html>. Acesso em 23 de maio de 2013. AUTOR ANNIMO. Deficincia lipase lipoprotica: sintomas, tratamento e causas. Disponvel em:<http://textozon.com/dicas-da-saude/artigo885.htm>.Acesso em 23 de maio de 2013. Postado pelo usurio "Informao6".Lipase gstrica. Disponvel em:<http://concorrentecomum.blogspot.com.br/2012/08/lipase-gastrica.html>. Acesso em 23 de maio de 2013. lpase. In Infopdia. Porto: Porto Editora, 2003-2013. Disponvel na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$lipase>. Acesso em 23 de maio de 2013.

You might also like