You are on page 1of 1

IDENTIFICAO DE FUNGOS ANEMFILOS NO HOSPITAL REGIONAL DE ARIQUEMES, RONDNIA.

Jessica Guimares Pereira; Bruna de Gasperi Gomes Carvalho ; Dominique Rodrigues Gonalves; Janaina da Silva; Kelliane da Silva Seibt ; Cacilda de Figueiredo Jardin
1- Discente Curso Farmcia , Faculdade de Educao e Meio Ambiente (FAEMA). 2- Prof. Esp. Cacilda de Figueiredo Jardin, Docente (FAEMA)

INTRODUO A partir dos anos 80, os fungos tm emergido como uma das maiores causas de comprometimento da sade humana, principalmente em pacientes imunocomprometidos e hospitalizados com srias doenas. Aproximadamente 8% dos pacientes que ingressam em um ambiente hospitalar adquirem uma Infeco Hospitalar Fngica (IHF). Estas podem ser de origem endgena, ocasionadas por microrganismos da prpria microbiota, ou de origem exgena, que so provenientes de fontes externas, como mos dos profissionais da sade, sondas, cateteres e o sistema de climatizao do hospital. Os fungos considerados patognicos podem causar desde leses na pele at doenas sistmicas e fatais, porm, outros considerados no-patognicos, e chamados de fungos oportunistas, causam infeces hospitalares. Os fungos tambm so chamados de anemfilos, que so aqueles que possuem disperso area, ou seja, que tornam o ar atmosfrico o meio de disperso mais utilizado. Assim, como no existem ambientes livres da presena fngica, o trabalho objetivou a pesquisar a presena de fungos anemfilos no Hospital Municipal de Ariquemes - RO, evidenciando a presena de organismos potencialmente patognicos e oportunistas de carter anemfilo e caracterizando os gneros de fungos do ambiente areo em relao ao ambiente hospitalar. METODOLOGIA A metodologia baseou-se em Carmo et al., 2007. AMBIENTES ESTUDADOS: Centro Cirrgico (Sala 01, 02, 03, 04), Central de materiais (rea Limpa e rea Suja), Sala de Pequenas Cirurgias, Posto de Enfermagem, Sala G de Internao Clnica. Todos pertencentes ao Hospital Regional de Ariquemes RO. LOCAL DE TRABALHO: Laboratrio de Microbiologia e de Bromatologia da Faculdade de Educao e Meio Ambiente FAEMA. PERODO: Outubro de 2012. COLETA DAS AMOSTRAS DE FUNGOS ANEMFILOS: Atravs da tcnica de exposio das placas de Petri contendo o meio Agar Sabouraund. Elas foram abertas nos setores escolhidos, por 20 - 30 min, a 1 metro do piso e distantes das paredes durante o perodo da manh e da tarde, empregando um total de 19 placas, sendo uma considerada controle. ISOLAMENTO: As colnias dos fungos, que cresceram nas placas com Agar Sabouraund em temperatura ambiente durante 5 a 7 dias, foram isoladas e acondicionadas em tubos de ensaio contendo o mesmo meio de cultura, durante o mesmo perodo de tempo e temperatura, para a realizao dos microcultivos.

IDENTIFICAO: Foram observados a macromorfologia das colnias e a micromorfologia pelo microcultivo, baseando-se nas seguintes literaturas: LARONE, 1994; FISHER et al., 2001; LACAZ et al., 2009. RESULTADOS Pela exposio das placas de Petri, foram isoladas 50 colnias de fungos anemfilos, sendo 44 filamentosos e 06 leveduriformes. Totalizando 12 gneros fngicos diferentes. No houve contaminao na placa de controle e a presena fngica foi: Fusarium spp (20,00%), Curvularia sp (14,00%), Cladosporium sp (12,00%), Leveduras (12,00%) e Aspergillus spp (10,00%), Penicillium spp (8,00%), Acremonium spp (6,00%), Micelia sterilia (6,00%), Scedosporium spp (4,00%), Geotrichum spp (4,00%), Trichoderma sp (2,00%) e Exophiala spp (2,00%). Houve maior nmero de colnias pela manh do que a tarde. Fusarium spp (32,26%), Curvularia sp (16,13%) e Aspergillus spp (12,90%) foram os gneros fngicos predominantes pela manh e Leveduras (21,05%), Cladosporium sp (15,79%) e Penicillium spp, (15,79%) a tarde. Nenhum fungo foi encontrado em todos os setores coletados do Hospital Regional e no houve setor com a frequncia de todos os gneros juntos. O gnero Fusarium spp foi o mais frequente entre os setores e a maior quantidade de fungos isolados foram equivalentes na Sala 03 do Centro Cirrgico, na sala de Pequenas Cirurgias e na Sala G de Internao Clnica. fgf CONCLUSO O estudo realizado indito no que diz respeito ao conhecimento da microbiota fngica anemfila hospitalar neste municpio e tambm para o Estado de Rondnia e o mtodo com meio de cultura especfico mostrou a presena de vrios gneros fngicos anemfilos e estes percussores de infeces oportunistas em condies especiais do hospedeiro, principalmente os imunocomprometidos. A forma como esto dispostas os setores internos um fator importante. Janelas com circulao de ar externo traz ao interior patgenos ambientais do lado de fora do hospital, a ventilao por ar-condicionado que no recebe manuteno peridica eficiente, tambm contribui nas patologias relacionadas a gneros fngicos juntamente com o trnsito das pessoas, uma vez que, a frequncia maior dos fungos deu-se pela manh, que o horrio com maior fluxo de pessoas e que realizada a maior parte dos procedimentos hospitalares. Conhecer a prevalncia dos fungos patognicos e oportunistas que fazem parte de setores internos hospitalares da regio e da prevalncia fngica no setor interno analisado contribui na preveno das infeces nosocomiais e tambm como fonte de estudos de controle de patgenos fngicos em ambientes hospitalares. Reduzindo os ndices de morbidade, mortalidade e os altos custos hospitalares.

You might also like