You are on page 1of 35

REFLEXOLOGIA E DO-IN

REFLEXOLOGIA E DO-IN
FORMADOR: Andr dos santos

PROGRAMA
OBJECTIVOS AVALIAO

ESTUDO DE CASO

OBJECTIVOS
Pretende-se que no final do mdulo de Reflexologia o formando seja capaz de:

Identificar as reas reflexas. Reconhecer sinais relevantes para o diagnstico reflexolgico. Executar as diversas tcnicas conjugando as diversas teorias. Planear, executar e avaliar uma sesso de Reflexoterapia.

AVALIAO
AVALIAO TERICA 30% AVALIAO PRTICA 30% AVALIAO DO TRABALHO 20%

AVALIAO DA ASSIDUIDADE 20%

MATERIAL
TOALHA TOALHETES LENOL

EQUIPAMENTO

NOTA INTRODUTRIA
Uma vez lanaram a seguinte questo aos reflexologistas.

Porqu que escolheram esta terapia?


A resposta foi unnime Escolhemos a reflexologia

para ajudar pessoas.

NOTA INTRODUTRIA
O p no mais que um microcosmos onde se reflecte todo o nosso corpo, tendo como vantagem principal a possibilidade de se obter uma viso

antecipada do problema.
A reflexologia tem como a sua base, o tratamento de zonas reflexas, ou seja, atravs de determinadas

tcnicas de massagem possvel actuar em certas zonas reflexas que por sua vez iro actuar nas mais diversas partes do corpo.

NOTA INTRODUTRIA
Pode ser praticada com um elevado grau de segurana desde o incio da sua aprendizagem.

uma terapia segura e eficaz.


No recorre a tcnicas invasivas e no utiliza

frmacos.

REFERNCIAS HISTRICAS
Em 1841, F, & W. Huneke, demonstraram que mediante a injeco de um anestsico local com efeito sobre o sistema nervoso num determinado ponto de

interferncias (cicatrizes, etc.) podia-se fazer desaparecer dores localizadas noutras partes do corpo mediante efeitos reflexos distncia, com uma durao de aproximadamente de 20h.

REFERNCIAS HISTRICAS
Iwan P. Paulow, prmio Nobel em 1904 junto ao seu assistente e posterior sucessor Alexei D. Speranski, explicou os reflexos e demonstrou que o sistema

nervoso tem grande destaque no desenvolvimento de variadssimas doenas, desenvolvendo por si as bases cientificas da reflexologia podal.

REFERNCIAS HISTRICAS
Em 1913, o Dr. William Fitzgerald, demonstrou que mediante presses em diferentes zonas do corpo, podia realizar operaes ao nariz, garganta,

dispensando o uso de anestsicos. Assim e com base nos seu conhecimentos anatmicos desenvolveu uma teoria em que o corpo est dividido em 10 linhas longitudinais com representao no p. Apesar da impreciso desta descoberta a verdade que despertou a comunidade mdica para a reflexologia.

REFERNCIAS HISTRICAS
Nos anos 30, a terapeuta Eunice Ingham (1879-1974), baseada nos estudos anteriores produziu os seus prprios mapas reflexolgicos. Estes transportavam

para os ps todo o corpo, bem como toda a teoria do Dr. William Fitzgerald estava representada. Sendo por isto considerada a fundadora da reflexologia moderna, desenvolveu tambm um conjunto de tcnicas de tratamento para cada zona reflexa. Com Eunice Ingham esta terapia adquiriu uma base slida.

DEFINIO
A reflexologia a arte de detectar, prevenir, tratar desequilbrios e melhorar a qualidade de vida da pessoa mediante o recurso a reflexos. A Reflexoterapia o Conjunto de tcnicas que nos permitem tratar esses reflexos, a fim de restabelecer o equilbrio perdido.

REFLEXO DELTA
CRTEX CEREBRAL
MESENCFALO

MEDULA ESPINAL
PARTES DO CORPO CORRESPONDENTES AO P

REAS REFLEXAS DO P

Teoria do Reflexo Delta desenvolvida pelo sino-americano Dr. Cho

REFLEXO DELTA

08-06-2013

1 AULA DE REFLEXOLOGIA e DO-IN

TEORIA ZONAL

TEORIA REFLEXA

08-06-2013

1 AULA DE REFLEXOLOGIA e DO-IN

TEORIA REFLEXA

TEORIA REFLEXA

TEORIA REFLEXA

TEORIA REFLEXA

TEORIA REFLEXA

TEORIA REFLEXA

TEORIA REFLEXA

ANATOMIA DO P
O p humano composto por 26 ossos, distribudos da seguinte forma: 7 ossos do tarso (Astrgalo, Calcneo, Cubide, navicular e os 3 cuneiformes); 5 ossos do metatarso e 14 falanges. Os ossos so mantidos atravs dos ligamentos. No p existem tambm articulaes. Os msculos so classificados em extrnsecos e intrnsecos. Os msculos extrnsecos tm origem abaixo do joelho e insero no p e realizam os movimentos do tornozelo como dorsiflexo. Os intrnsecos so representados pelos que se originam abaixo da articulao do tornozelo, podendo situar-se no dorso ao planta do p. Movimentos os dedos.

Anatomia do P

Anatomia do P

Anatomia do P

Anatomia do P

Anatomia do P

Anatomia do P

FASES DO TRATAMENTO
O tratamento est dividido em duas fases:
Observao terapia

FASES DO TRATAMENTO
Estudo profundo que visa identificar desequilbrios no organismo para assim poder iniciar uma terapia adaptada s suas necessidades. Observao visual, sendo obrigatrio identificar o formato do p (normal, cavo) joanetes, as leses (micoses, frieiras, calos, verrugas)

FASES DO TRATAMENTO
Localizar de acordo com as reas reflexas a origem da patologia.
As alteraes no p no surgem por acaso, so sinais

fisiolgicos do corpo.

You might also like