You are on page 1of 66

Fiscal Federal Agropecurio - MAPA Engenheiro Agrnomo

Pragas Quarentenrias
Pragas No Quarentenrias Regulamentadas

INSTRUO NORMATIVA N 38, DE 14 DE OUTUBRO DE 1999

Revogada - INSTRUO NORMATIVA N 52/2007/MAPA INSTRUO NORMATIVA N 52, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2007 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECURIA E ABASTECIMENTO, no uso das atribuies que lhe confere o art. 2, do Decreto n 5.741, de 30 de maro de 2006, tendo em vista o disposto na Lei n 9.712, de 20 de novembro de 1998, no Decreto n 5.759, de 17 de abril de 2006, no Decreto n 24.114, de 12 de abril de 1934, e o que consta nos Processos nos 21000.004424/2006-17 e 21000.006351/2002-74, resolve:

Art. 1 Estabelecer a lista de pragas quarentenrias ausentes (A1) e de pragas quarentenrias presentes (A2) para o Brasil e aprovar os procedimentos para as suas atualizaes. 1 A lista de pragas quarentenrias ausentes e de pragas quarentenrias presentes constam dos Anexos I e II, respectivamente, desta Instruo Normativa. 2 Para a adoo destes procedimentos, sero adotadas as diretrizes constantes da Norma Internacional para Medidas Fitossanitrias NIMF n 19, no mbito da Conveno Internacional para a Proteo de Vegetais CIPV, que trata das listas de pragas regulamentadas. Art. 2 Criar o Grupo Tcnico de Pragas Quarentenrias - GTPQ, que ter carter consultivo, para a categorizao de pragas, a realizao de Anlise de Risco de Praga - ARP e a elaborao de planos de contingncia e emergncia para as pragas de que trata esta Instruo Normativa.

Pargrafo nico. A Secretaria de Defesa Agropecuria - SDA, por meio de Portaria, definir as normas para a constituio do GTPQ, seu funcionamento, hierarquia e competncias especficas.

Art. 3 Para efeito desta Instruo Normativa, entende-se por: I - Praga Quarentenria Ausente: praga de importncia econmica potencial para uma rea em perigo, porm no presente no territrio nacional; II - Praga Quarentenria Presente: praga de importncia econmica potencial para uma rea em perigo, presente no pas, porm no amplamente distribuda e encontra-se sob controle oficial. Art. 4 Para a categorizao de uma praga quarentenria ausente ou praga quarentenria presente, devero ser atendidas as exigncias estabelecidas por esta Instruo Normativa. Pargrafo nico. As diretrizes e os critrios para a categorizao de uma praga quarentenria tm como base a realizao de Anlise de Risco de Praga - ARP, segundo as orientaes da NIMF n 2 e da NIMF n 11, relacionadas ao tema. Art. 5 A deteco de praga quarentenria ausente ou outra praga extica dever ser notificada ao Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento - MAPA, de acordo com a legislao vigente. 1 O Departamento de Sanidade Vegetal - DSV analisar a notificao e a necessidade de consultar o GTPQ.

2 O DSV encaminhar as medidas cabveis para a contingncia da praga ao Servio de Sanidade Agropecuria - SEDESA para implementao.
Art. 6 A deteco de uma praga quarentenria presente fora da rea de controle oficial dever ser imediatamente comunicada ao SEDESA, da Superintendncia Federal de Agricultura, Pecuria e Abastecimento - SFA da Unidade da Federao em que ocorreu a deteco, que informar a Instncia Intermediria do Sistema Unificado de Ateno Sanidade Agropecuria e ao D S V. Art. 7 A Instncia Intermediria do Sistema Unificado de Ateno Sanidade Agropecuria implantar o plano de contingncia da praga sob a superviso do SEDESA, que notificar as providncias tomadas ao DSV. Art. 8 As Instncias Intermedirias do Sistema Unificado de Ateno Sanidade Agropecuria sero responsveis pela vigilncia fitossanitria na realizao dos levantamentos para deteco, delimitao e monitoramento das pragas quarentenrias presentes, delimitando a rea de ocorrncia e a sua importncia econmica. FAO (2006) Praga No-Quarentenria Regulamentada (PNQR) definida como aquela praga cuja presena em plantas para cultivo afeta o uso pretendido de tais plantas por meio de impacto econmico inaceitvel e ento regulamentada dentro do territrio do pas importador

Cargo: Fiscal de Defesa Agropecurio-2010 Realizao: FUNCAB

Em definio, conforme a Legislao Vigente, uma praga de importncia econmica potencial para a rea posta em perigo pela mesma e onde ainda no est presente. Nestes termos foi definida a praga quarentenria: A) A2. B) B1. C) A1. D) C2. E) C1.

Cargo: Fiscal de Defesa Vegetal-2005 Realizao: Fundao Carlos Chagas


Para impedir a introduo e a disseminao de pragas e doenas que possam comprometer o patrimnio fitossanitrio nacional e para manter a competitividade da agricultura brasileira, tanto em nvel nacional como internacional, o MAPA publicou a Instruo Normativa no 38/99, estabelecendo a lista de pragas quarentenrias A1, A2 e no quarentenrias regulamentadas. Com relao a essas pragas e a essa instruo normativa, considere: I. Pragas quarentenrias A2 so aquelas j presentes e amplamente distribudas no pas, sem um Programa Oficial de Controle. II. Pragas quarentenrias no regulamentadas so aquelas cuja presena em plantas ou, em partes de plantas para plantio, influi no uso proposto com impactos econmicos inaceitveis e no h programa oficial de controle. III. Pragas quarentenrias A1 so aquelas no presentes no pas, porm, se introduzidas, so potenciais causadoras de importantes danos econmicos. correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) II e III, apenas. (D) III, apenas. (E) I, II e III.

1 A Instncia Intermediria do Sistema Unificado de Ateno a Sanidade Agropecuria livre de praga quarentenria presente ou que apresente rea livre da praga dever apresentar no prazo estabelecido na regulamentao especfica da praga, os levantamentos para a manuteno do reconhecimento oficial da condio de rea livre da praga. 2 As Instncias Intermedirias do Sistema Unificado de Ateno a Sanidade Agropecuria podero solicitar a reviso do status das pragas mediante a apresentao de informaes das medidas adotadas como: conteno, supresso, erradicao e levantamentos que justifiquem a alterao. 3 As Instncias Intermedirias do Sistema Unificado de Ateno a Sanidade Agropecuria podero propor a incluso de pragas na lista de quarentenrias presentes, mediante apresentao de ARP da praga, a ser analisada pelo DSV. 4 A ARP e as informaes sobre a praga devero ser encaminhadas ao SEDESA da S FA correspondente, que autuar processo, encaminhando-o ao DSV.

Art. 9 O SEDESA ser responsvel pela compilao e sistematizao das informaes recebidas da Instncia Intermediria do Sistema Unificado de Ateno a Sanidade Agropecuria, alm de manter atualizadas as informaes sobre a lista de pragas quarentenrias presentes na respectiva Unidade da Federao.

Art. 10. Compete ao MAPA a auditoria, a superviso e a avaliao das aes desenvolvidas para a categorizao, deteco, monitoramento, controle e erradicao das pragas quarentenrias presentes. Art. 11. As atualizaes da lista de pragas quarentenrias ausentes e da lista de pragas quarentenrias presentes, dispostas nos Anexos I e II desta Instruo Normativa, sero realizadas de acordo com os levantamentos, notificaes de ocorrncia e a realizao de ARP. Art. 12. As medidas fitossanitrias a serem adotadas para cada praga quarentenria presente sero normatizadas pelo MAPA em regulamentao fitossanitria especfica por praga. Art. 13. Para a realizao de pesquisa com praga quarentenria, dever ser solicitada autorizao prvia SDA. 1 A solicitao de pesquisa que envolva praga quarentenria presente dever ser realizada conforme legislao especfica da praga. 2 O pedido de autorizao para pesquisa com pragas quarentenrias ausentes dever ser protocolado na SFA correspondente, contendo o plano de trabalho e a justificativa da necessidade de realizao da pesquisa. 3 O pedido de que trata este artigo dever vir acompanhado do termo de responsabilidade da Instituio a qual pertence o pesquisador.

Art. 15. Ficam revogados os itens 3.1 - Diretivas para Anlise de Risco de Pragas e 3.3 - Listas de Pragas de Importncia Quarentenria, da Seo III, da Portaria n 641, de 3 de outubro de 1995, e a INSTRUO NORMATIVA SDA N 38, DE 14 DE OUTUBRO DE 1999.

Cargo: Fiscal Estadual Agropecurio-2009 Realizao: UnB/CESPE


Acerca do conceito de praga quarentenria, e das questes econmica e de risco de entrada dessa praga em determinada rea, assinale a opo correta. A) Em funo de sua importncia, as pragas quarentenrias so classificadas em pragas quarentenrias presentes e pragas quarentenrias ausentes. B) A lista de pragas quarentenrias elaborada em cada estado da Federao, considerando sua condio fitossanitria. C) No h restries comercializao de material vegetal entre reas com pragas quarentenrias presentes.

D) A competncia acerca do levantamento de informaes e da vigilncia fitossanitria nas reas de incidncia de pragas quarentenrias presentes exclusiva do MAPA.

Lista de Pragas Quarentenrias Ausentes - (A1)

ACARINA Acarus siro Aceria oleae Aculus schlechtendali Aleuroglyphus beklemishevi Amphitetranychus viennensis Brevipalpus chilensis Brevipalpus lewisi Calacarus citrifolii Cheiracus sulcatus Eotetranychus carpini Eutetranychus orientalis

Halotydeus destructor Penthaleus major Raoiella indica Rhizoglyphus echinopus Steneotarsonemus panshini Steneotarsonemus spinki Tarsonemus cuttacki Tetranychus mcdanieli Tetranychus pacificus Tetranychus truncatus Tetranychus turkestani

Lista de Pragas Quarentenrias Ausentes - (A1)


COLEOPTERA Acalymma vittatum Aegorhinus phaleratus Agriotes mancus Alaus oculatus Ampedus collaris Anoplophora spp. Anthonomus spp. (exceto A. grandis) Brachycerus spp. Bruchidius spp. Bruchus pisorum Callidiellum rufipenne Conoderus vespertinus Caryedon serratus Chaetocnema basalis Conotrachelus nenuphar Cryptorhynchus lapathi Dendroctonus spp. Diabrotica balteata Diabrotica barberi Diabrotica undecimpunctata howardi Diabrotica virgifera virgifera Diocalandra taitense Epicaerus cognatus Heterobostrychus aequalis Holotrichia serrata Hylobius abietis Hylobius pales Hylotrupes bajulus Ips spp. Latheticus oryzae Leptinotarsa decemlineata Limonius californicus Lissorhoptrus oryzophilus Lophocateres pusillus Melanotus communis Monochamus spp. Monolepta australis Odoiporus longicollis Ootheca bennigseni Ootheca mutabilis Oryctes rhinoceros Otiorhynchus cribricollis Otiorhynchus ovatus Otiorhynchus sulcatus Palorus ratzeburgi Plocaederus ferrugineus Popillia japonica

Lista de Pragas Quarentenrias Ausentes - (A1)



DIPTERA Acanthiophilus helianthi Anastrepha ludens Anastrepha suspensa Atherigona soccata Bactrocera spp. (exceto B. carambolae) Ceratitis spp. (exceto C. capitata) Chromatomyia horticola Contarinia tritici Dacus spp. Delia spp. (exceto D. platura)

Liriomyza bryoniae Mayetiola destructor Ophiomyia phaseoli Orseolia oryzae Orseolia oryzivora Prodiplosis longifila Rabdophaga saliciperda (=Helicomyia saliciperda) Rhagoletis spp. Sitodiplosis mosellana Toxotrypana curvicauda

Lista de Pragas Quarentenrias Ausentes - (A1)



HEMIPTERA Aleurocanthus spp. (exceto A. woglumi) Ceroplastes destructor Ceroplastes japonicus Ceroplastes rubens Cicadulina mbila Diuraphis noxia Eurygaster integriceps Fiorinia nephelii Helopeltis antonii Homalodisca coagulata

Icerya seychellarum Leptocoris rufomarginata Leptocoris tagalica Maconellicoccus hirsutus Metcalfa pruinosa Myndus crudus Perkinsiella saccharicida Planococcus lilacinus Planococcoides njalensis Prosapia bicincta Rastrococcus invadens Scaphoideus titanus

Lista de Pragas Quarentenrias Ausentes - (A1)

HYMENOPTERA Cephus cinctus Cephus pygmaeus Megastigmus spp. Nematus desantisi Neodiprion spp. Systole albipennis Tremex spp.

THYSANOPTERA Drepanothrips reuteri Frankliniella bispinosa Frankliniella cestrum Frankliniella intonsa Limothrips cerealium Limothrips denticornis Scirtothrips aurantii Scirtothrips dorsalis Scirtothrips mangiferae

Lista de Pragas Quarentenrias Ausentes - (A1)


LEPIDOPTERA Agrius convolvuli Agrotis lineatus Agrotis segetum Amyelois transitella Anarsia lineatella Archips spp. Argyrogramma signata Carposina niponensis (=Carposina sasakii) Cephonodes hylas Chilecomadia valdiviana Chilo partellus Chilo supressalis Choristoneura spp. Conogethes punctiferalis Conopomorpha cramerella Copitarsia naenoides Cossus cossus Cryptophlebia leucotreta Cryptophlebia ombrodelta Cydia spp. (exceto C. molesta; C. araucariae; C. pomonella) Deilephila elpenor Diaphania indica Dyspessa ulula Earias biplaga Ectomyelois ceratoniae Eldana saccharina Erionota thrax Eudocima fullonia (=Othreis fullona) Gortyna xanthenes Helicoverpa armigera Hippotion celerio Hyphantria cunea Ichneumenoptera chrysophanes Lampides boeticus Leucinodes orbonalis Leucoptera meyricki Lobesia botrana Lymantria dispar Lymantria monacha Malacosoma spp. Mocis repanda Mythimna separata Mythimna loreyi Nacoleia octasema Ostrinia furnacalis

Lista de Pragas Quarentenrias Ausentes - (A1)


FUNGI Atelocauda digitata Alternaria gaisen Alternaria mali Alternaria triticina Alternaria vitis Apiosporina morbosa Armillaria luteobubalina Armillaria ostoyae Armillaria tabescens Arthuriomyces peckianus Balansia clavula Balansia oryzae-sativae (=Ephelis oryzae) Bipolaris australiensis Botrytis fabae Bremiella sphaerosperma Ceratobasidium cereale (=Rhizoctonia cerealis) Chondrostereum purpureum Cladosporium cladosporioides f.sp. pisicola (=Cladosporium pisicola) Cladosporium gossypiicola Colletotrichum kahawa Cronartium spp. Curvularia uncinata Curvularia verruculosa Davidiella populorum (=Mycosphaerella populorum ) Diaporthe tanakae Dichotomophthoropsis safeeulaensis Discosia maculicola Drepanopeziza populi-albae (=Marssonina castagnei) Drepanopeziza populorum (=Marssonina populi) Drepanopeziza punctiformis (=Marssonina brunnea ) Endocronartium harknessii Fusarium camptoceras Fusarium circinatum Fusarium oxysporum f.sp. radicislycopersici Fusarium paspali Ganoderma orbiforme (=Ganoderma boninense) Gibberella xylarioides Gloeotinia granigena Glomerella manihotis

Lista de Pragas Quarentenrias Ausentes - (A1)


FUNGI Haplobasidion musae Helicobasidium longisporum (=Helicobasidium mompa) Helicoceras spp. Hemileia coffeicola Hendersonia oryzae Heterobasidion annosum Hymenoscyphus scutula Hymenula cerealis (=Cephalosporium gramineum ) Kabatiella lini (=Polyspora lini ) Leptosphaeria libanotis Metasphaeria aulica Monilinia vaccinii-corymbosi Moniliophthora roreri Monosporascus eutypoides Mycocentrospora acerina Mycosphaerella dearnessii Mycosphaerella gibsonii Mycosphaerella zeae-maydis Nectria cinnabarina Neonectria galligena (=Nectria galligena) Neottiosporina paspali (=Stagonospora paspali) Neotyphodium coenophialum Oncobasidium theobromae Oospora oryzetorum Periconia circinata Peronosclerospora sacchari Peronospora farinosa Peronospora impatientis Peronospora viciae Phaeosphaerella paspali Phoma andigena Phoma exigua var. foveata Phoma tracheiphila Phomopsis impatientis Phyllosticta brassicae Phyllosticta solitaria Phymatotrichopsis omnivora Physopella ampelopsidis Phytophthora erythroseptica Phytophthora ramorum

Lista de Pragas Quarentenrias Ausentes - (A1)


FUNGI Plasmopara halstedii (exceto raa 2) Plasmopara obducens Podosphaera balsaminae Podosphaera fusca (=Sphaerotheca fusca) Polyscytalum pustulans Pseudopezicula tracheiphila (=Pseudopeziza tracheiphila) Puccinia erianthi Puccinia impatientis (=Puccinia argentata) Puccinia komarovii Puccinia kuehnii Puccinia rubigo-vera var. impatientis Pyrenochaeta glycines (=Dactuliochaeta glycines) Pythium paroecandrum Ramularia collo-cigni Septoria noli-tangere Sphacelotheca sacchari Stagonospora sacchari Synchytrium endobioticum Synchytrium impatientis Taphrina populina Teichospora fulgurata Thecaphora solani (=Angiosorus solani) Tilletia indica Tilletia laevis Trematosphaeria pertusa Urocystis agropyri Valsa nivea Venturia populina Verticillium nigrescens

Lista de Pragas Quarentenrias Ausentes - (A1)


NEMATODA Anguina agrostis Anguina pacificae Anguina tritici Belonolaimus longicaudatus Bursaphelenchus mucronatus Bursaphelenchus xylophilus Criconema mutabile Ditylenchus africanus Ditylenchus angustus Ditylenchus destructor Ditylenchus dipsaci (todas as raas, exceto as do alho) Globodera pallida Globodera rostochiensis Heterodera avenae Heterodera cajani Heterodera ciceri Heterodera goettingiana Heterodera mediterranea Heterodera oryzae Heterodera oryzicola Heterodera punctata Heterodera sacchari Heterodera schachtii Heterodera trifolii Heterodera zeae Meloidogyne chitwoodi Meloidogyne fallax Nacobbus aberrans Nacobbus dorsalis Pratylenchus crenatus Pratylenchus fallax Pratylenchus goodeyi Pratylenchus scribneri Pratylenchus thornei Punctodera chalcoensis Radopholus citrophilus Rotylenchulus parvus Subanguina radicicola Xiphinema diversicaudatum Xiphinema italiae Xiphinema rivesi

Lista de Pragas Quarentenrias Ausentes - (A1)


PROCARIONTES Apple chat fruit phytoplasma Apple proliferation phytoplasma Burkholderia glumae Candidatus liberibacter africanus Clavibacter michiganensis subsp. insidiosus Clavibacter michiganensis subsp. nebraskensis Clavibacter michiganensis subsp. sepedonicus Erwinia amylovora Erwinia salicis Grapevine flavescence dore phytoplasma Palm lethal yellowing phytoplasma Pantoea stewartii Peach X-disease phytoplasma Peach rosette phytoplasma Peach yellows phytoplasma Pear decline phytoplasma Pectobacterium rhapontici Pseudomonas syringae pv. atrofaciens Rhodococcus fascians Spiroplasma citri Xanthomonas axonopodis pv. aurantifolii raa B Xanthomonas campestris pv. cassavae (=Xanthomonas cassavae) Xanthomonas oryzae pv. oryzae Xanthomonas oryzae pv. oryzicola Xanthomonas populi Xanthomonas vasicola pv. musacearum Xylophilus ampelinus

Lista de Pragas Quarentenrias Ausentes - (A1)


VRUS E VIRIDES African cassava mosaic virus - (ACMV) Andean potato latent virus - (APLV) Arabis mosaic virus - (ArMV) Arracacha virus B - (AVB) Artichoke Italian latent virus - (AILV) Artichoke latent virus - (ArLV) Artichoke mottled crinkle virus - (AMCV) Artichoke yellow ringspot virus - (AYRSV) Banana bract mosaic virus - (BBrMV) Banana bunchy top virus - (BBTV) Barley stripe mosaic virus - (BSMV) Beet curly top virus - (BCTV) Blueberry leaf mottle virus - (BLMoV) Broad bean wilt virus - (BBWV) Cacao swollen shoot virus - (CSSV) Coconut Cadang-cadang viroid (CCCVd) Citrus impietratura virus Citrus leaf rugose virus - (CiLRV) Citrus variegation virus - (CVV) Clover yellow vein virus - (ClYVV) Impatiens necrotic spot virus - (INSV)

Lily symptomless virus - (LSV) Melon necrotic spot virus - (MNSV) Peach rosette mosaic virus - (PRMV) Peanut stripe virus - (PStV) Peanut stunt virus - (PSV) Pepino mosaic virus - (PepMV) Perlargonium zonate spot virus (PZSV) Plum pox virus - (PPV) Poplar mosaic virus - (PopMV) Potato mop-top virus - (PMTV) Potato spindle tuber viroid - (PSTVd) (=Tomato bunchy top viroid) Potato virus A (PVA) Potato virus T - (PVT) Potato yellowing virus - (PYV) St. Augustine decline virus - (SAD) Strawberry latent ringspot virus (SLRSV) Fiji disease virus - (FDV) Tobacco black ring virus (=Tomato Black Ring Virus) - (TBRV) Tobacco rattle virus - (TRV) Tomato bushy stunt virus - (TBSV)

Lista de Pragas Quarentenrias Ausentes - (A1)


PLANTAS INFESTANTES E PARASITAS Acroptilon repens Alopecurus myosuroides Amaranthus albus Amaranthus blitoides Amaranthus graecizans Apera spica-venti Arceuthobium spp. Arctotheca calendula Asphodelus tenuifolius Brachiaria paspaloides Brassica tournefortii Bromus rigidus Cardaria draba Carduus acanthoides Carduus pycnocephalus Centaurea diffusa Chondrilla juncea

Cleome viscosa Cirsium arvense Corchorus aestuans Crassocephalum crepidioides Cuscuta australis Cuscuta campestris Cuscuta epithymum Cuscuta europaea Cuscuta reflexa Descurainia sophia Elymus repens Emex australis Euphorbia esula Euphorbia helioscopia Fumaria bastardii Fumaria densiflora Fumaria muralis

Lista de Pragas Quarentenrias Ausentes - (A1)


PLANTAS INFESTANTES E PARASITAS Galeopsis speciosa Heliotropium europaeum Hibiscus trionum Hieracium pilosella Hirschfeldia incana Hordeum leporinum Imperata cylindrica Lactuca serriola Leptochloa chinensis Lindernia antipoda Lindernia ciliata Lindernia procumbens Lolium rigidum Ludwigia adscendens Melochia corchorifolia Monochoria vaginalis Myagrum perfoliatum

Orobanche spp. Phalaris paradoxa Polygonum barbatum Polygonum nepalense Polygonum scabrum Senecio vulgaris Setaria pumila Setaria viridis Sisymbrium loeselii Sisymbrium orientale Sonchus arvensis Solanum rostratum Striga spp. Taeniatherum caput-medusae

Lista de Pragas Quarentenrias Presentes - (A2)


Insetos Aleurocanthus woglumi Hospedeiros citros (Citrus spp.), abacate (Persea americana), caju (Anacardium occidentale), figo (Ficus carica), ma (Malus sp.), bananeira (Musa spp.), caf (Coffea arabica), gengibre (Zingiber officinale), uva (Vitis vinifera), goiaba (Psidium guajava), manga (Mangifera indica), mamo ( Carica papaya), pra (Pyrus spp.), rom (Punica granatum), marmelo (Cydonia oblonga), rosa (Rosa spp.), lichia (Litchi chinensis), mangosto (Garcinia mangostana), grumixama (Eugenia brasiliensis) e ginja ( Prunus lusitanica). Unidades Federativas de ocorrncia da praga Amap, Amazonas, Maranho, Par e Tocantins.

Lista de Pragas Quarentenrias Presentes - (A2)


Insetos Bactrocera carambolae Hospedeiros Hospedeiros primrios: carambola (Averrhoa carambola); manga (Mangifera indica); maaranduba, arapaju, mararaju (Manilkara zapota); laranja caipira, laranja da terra, laranja amarga, laranja (Citrus aurantium), goiaba (Psidium guajava), jambo vermelho (Syzygium malaccensis). Hospedeiros secundrios: caju ( Anacardium occidentale), gomuto (Arenga pinnata), fruta po (Artocarpus altilis), jaca (Artocarpus integrifolia), bilimbi, carambola amarela, limo cayena (Averrhoa bilimbi), Unidades Federativas de ocorrncia da praga Amap e Par (Distrito de Monte Dourado, no municpio de Almeirim).

Lista de Pragas Quarentenrias Presentes - (A2)


Insetos Bactrocera carambolae Hospedeiros Hospedeiros secundrios: pimenta picante, pimenta do diabo (Capsicum annuum), caimito ou abiu (Chrysophyllum caimito), pomelo, toranja (Citrus paradisi), tangerina (Citrus reticulata), laranja doce (Citrus sinensis), pitangueira vermelha (Eugenia uniflora), bacupari (Garcinia dulcis), tomate (Licopersicum esculentum), acerola (Malpighia puncifolia), jambo rosa (Syzygium jambos), jambo branco (Syzygium samarangese), jambo branco ou d'gua (Sypygium aqueum), amendoeira (Terminalia catappa), jujuba (Ziziphus mauritiana e Z jujuba), cajazeiro ou tapereb (Spondias lutea). Unidades Federativas de ocorrncia da praga Amap e Par (Distrito de Monte Dourado, no municpio de Almeirim).

Lista de Pragas Quarentenrias Presentes - (A2)

Insetos Cydia pomonella

Hospedeiros Maa (Malus sp.), pra (Pyrus sp.), marmelo (Cydonia oblonga), pssego (Prunus persica), ameixa (Prunus sp.) e nectarina (Prunus persica var. nucipersica)

Unidades Federativas de ocorrncia da praga Rio Grande do Sul e Santa

Lista de Pragas Quarentenrias Presentes - (A2)


Insetos Dactylopius opuntiae Sinoxylon conigerum Hospedeiros Palma forrageira (Opuntia sp.). Caju (Anacardium occidentale), manga (Mangifera indica), mogno (Switenia macrophyla), teca (Tectona grandis), mandioca (Manihot esculenta), blsamo (Myroxylon balsamum), seringueira (Hevea brasiliensis) e flamboyant (Delonix regia). Unidades Federativas de ocorrncia da praga Cear, Paraba e Pernambuco

Mato Grosso

Insetos Sirex noctilio

Hospedeiros Pinus sp.

Unidades Federativas de ocorrncia da praga Minas Gerais, Paran, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e So Paulo.

Lista de Pragas Quarentenrias Presentes - (A2)


Fungos Guignardia citricarpa Hospedeiros citros (Citrus spp.) Unidades Federativas de ocorrncia da praga Amazonas, Esprito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paran, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e So Paulo. Acre, Amap, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Par, Paran, Rio Grande do Sul, Rondnia, Roraima, Santa Catarina e So Paulo.

Mycosphaerella fijiensis

Bananeiras (Musa spp.) e Heliconia spp.

Lista de Pragas Quarentenrias Presentes - (A2)

Bactrias Candidatus Liberibacter spp. Ralstonia solanacearum raa 2

Hospedeiros

Unidades Federativas de ocorrncia da praga Citros (Citrus spp.) e murta Minas Gerais, Paran e So (Murraya paniculata) Paulo. Bananeiras (Musa spp.) e Amap, Amazonas, Par, Heliconia spp. Pernambuco, Rondnia, Roraima e Sergipe.

Lista de Pragas Quarentenrias Presentes - (A2)

Bactrias Xanthomonas axonopodis pv. citri

Hospedeiros Citros (Citrus spp.)

Xanthomonas campestris pv. viticola

Videira (Vitis vinifera).

Unidades Federativas de ocorrncia da praga Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paran, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e So Paulo. Bahia, Cear e Pernambuco

Cargo: Fiscal Federal Agropecurio-2009 Realizao: Universidade Estadual de Gias

Dentro do manejo integrado de pragas (MIP), encontra-se o mtodo legislativo, que se baseia em leis e portarias federais ou estaduais. Inserido nesse contexto, encontra-se o servio quarentenrio, que tem por objetivo evitar a entrada de insetos-pragas exticos, bem como a sua disseminao. As pragas quarentenrias A2 so aquelas de importncia potencial, porm no se encontrando ainda disseminadas, estando oficialmente sendo controladas. Para a legislao brasileira, quais das espcies abaixo so pragas quarentenrias A2? a) Anthonomus grandis e Cydia pomonella b) Anastrepha fraterculus e Cydia pomonella c) Aleurocanthus woglumi e Sirex noctilio d) Aleurocanthus woglumi e Bemisia argentifolli

Cargo: Fiscal de Defesa Vegetal-2005 Realizao: Fundao Carlos Chagas

De acordo com a Instruo Normativa no 38/99, que estabelece a lista de pragas quarentenrias A1, A2 e no quarentenrias regulamentadas, so consideradas como pragas quarentenrias A2: (A) Ralstonio solanacearum (batata) e Rhizoctonio solani (batata). (B) Mycosphaerella fijiensis (banana) e Fusarium spp (batata). (C) Xanthomonas axonopodis pv. citri (citros) e Meloidogyne spp (batata e caf). (D) Xylella fastidiosa (citros) e Fusarium spp (batata). (E) Guignardia citricarpa (citros) e Mycosphaerella fijiensis (banana).

Cargo: Fiscal Estadual Agropecurio-2007 Realizao: Consulplan


A respeito das pragas quarentenrias e no quarentenrias e as PTV (Permisso de Transito Vegetal), nas afirmativas apresentadas abaixo, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) Pragas no quarentenrias regulamentadas so aquelas no presentes no Pas, mas, caso introduzidas, com potencial para causar importantes danos econmicos. ( ) Sitodiplosis mosellana, trigo, considerada uma praga quarentenria A1. ( ) Ralstonia solanacearum, batata, considerada uma praga no quarentenria regulamentada. ( ) A PTV um documento obrigatrio somente para os produtos orgnicos destinados a grandes mercados consumidores. A sequncia est correta em: A) F, V, V, F B) V, V, V, F C) F, V, F, V D) V, F, V, V E) F, F, F, F

Cargo: Fiscal Federal Agropecurio Realizao: UnB/CESPE


Considerando a importncia econmica da cultura da batata e o poder de destruio da requeima, causada por Phytophthora infestans, e o fato de o patgeno ser transmitido pela batata semente, a classificao correta desta praga, tendo como base a Conveno Internacional de Proteo Fitossanitria, : A) praga quarentenria regulamentada; B) praga no quarentenria regulamentada; C) praga extica regulamentada; D) praga quarentenria A2; E) praga quarentenria A1.

Cargo: Fiscal Estadual Agropecurio Realizao: UnB/CESPE


As pragas quarentenrias A1 e A2 distinguem-se quanto sua presena ou no em determinado pas ou regio e podem representar grandes perdas em safras agrcolas. Acerca das pragas quarentenrias, assinale a opo correta. A) O nematide Xiphinema italiae, que ataca a videira, e o Pratylenchus vulnus, que ataca a bananeira e a citricultura, so considerados pragas quarentenrias A2 nessas culturas. B) A sigatoka-negra (Mycosphaerella fijiensis) considerada praga quarentenria A1 na cultura da bananeira nos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso e Rondnia. C) A clorose variegada dos citros (CVC), causada por Xylella fastidiosa, considerada praga quarentenria A2 de citros em diversos estados, tais como Par, Bahia, Distrito Federal, Gois, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro e So Paulo. D) A mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae) considerada praga quarentenria A1 em diversas culturas, entre as quais a de manga e a de citros.

Pragas No-Quarentenrias Regulamentadas


FAO (2006) Praga No-Quarentenria Regulamentada (PNQR) definida como aquela praga cuja presena em plantas para cultivo afeta o uso pretendido de tais plantas por meio de impacto econmico inaceitvel e ento regulamentada dentro do territrio do pas importador.

Pragas No-Quarentenrias Regulamentadas

A Conveno Internacional de Proteo Fitossanitria CIPF define como praga No Quarentenria Regulamentada: a) Aquela que apesar de no ser considerada uma praga quarentenria, sua presena interfere de forma altamente significativa em sua repercusso econmica. b) Aquela quando no for uma praga quarentenria e cuja Presena nas Plantas Plantas (PPP) influi no uso proposto para estas plantas, com repercusso economica inaceitvel e que, portanto, est regulamentada na regio ou territrio contratante. c) Aquela que por ser uma praga no-quarentenria considerada uma praga inaceitvel ao convvio dentro da prpria regio ou territrio contratante. d) Aquela por no ser uma praga no-quarentenaria, as pragas das plantas plantadas (PPP) apresentam ndices de produtividades agrcolas muito abaixo da media. e) Aquela que por ser uma praga no-quarentenaria, as pragas das plantas plantadas (PPP) apresentam ndices de produtividades agrcolas muito acima da media.

Cargo: Fiscal Federal Agropecurio-2001 Realizao: UnB/CESPE


O MAPA, por meio da Secretaria de Defesa Agropecuria, publicou a Instruo Normativa n. 38/99, em 14 de outubro de 1999, que estabelece a lista das pragas quarentenrias A1, A2 e no-quarentenrias regulamentadas (alerta mximo). Com respeito a essas pragas e a essa instruo normativa, julgue os seguintes itens. 1) As pragas quarentenrias A1 so aquelas no-presentes no pas, porm, se introduzidas, so potenciais causadoras de importantes danos econmicos. 2) Entende-se por pragas no-quarentenrias regulamentadas, aquelas pragas quarentenrias cuja presena em plantas, ou partes destas, para plantio, influi no seu uso proposto com impactos econmicos inaceitveis. 3) O Departamento de Defesa e Inspeo Vegetal (DDIV), da Secretaria de Defesa Agropecuria, dever ser notificado, obrigatoriamente, pelas entidades de pesquisa fitossanitria e pelos profissionais ligados defesa sanitria vegetal, sempre que houver deteco ou caracterizao de qualquer praga quarentenria A1 ou A2. 4) As pragas quarentenrias A2 so assim denominadas por possurem uma importncia secundria, no estarem presentes no Brasil e, nos pases onde elas ocorrem, causarem danos moderados s plantas cultivadas. 5) Esto relacionadas como pragas quarentenrias A1 apenas caros, dpteros, hempteros, hymenpteros, lepidpteros e nematides, no fazendo parte dessa relao, os procariontes, vrus, bactrias, fungos e ervas daninhas.

Cargo: Fiscal Federal Agropecurio Realizao: UnB/CESPE


As Pragas Quarentenrias A1, Pragas Quarentenrias A2 e Pragas no Quarentenrias Regulamentadas podem ser definidas, respectivamente, como sendo: A) aquelas no presentes no Pas e que podem causar danos severos, se introduzidas; aquelas de importncia econmica potencial, j presentes no Pas, porm com distribuio restrita e programa oficial de controle; pragas no quarentenrias cuja presena em plantas ou em partes de plantas usadas para plantio pode resultar em impactos econmicos inaceitveis; B) aquelas no presentes no Pas; aquelas j presentes no Pas, porm de importncia secundria; pragas cuja presena est restrita a regies sem tradio agrcola; C) aquelas no presentes no Pas; pragas cuja presena est restrita a regies sem tradio agrcola; aquelas j presentes no Pas, porm de importncia secundria; D) aquelas no presentes no Pas e que podem causar danos severos, se introduzidas; aquelas no presentes no Pas, porm de importncia secundria; pragas quarentenrias cuja presena em plantas ou em partes de plantas usadas para plantio pode resultar em impactos econmicos inaceitveis; E) aquelas no presentes no Pas e que podem causar danos severos, se introduzidas; aquelas de importncia econmica j presentes no Pas, e com programa oficial de controle; pragas no quarentenrias cuja presena em plantas ou em partes de plantas usadas para plantio pode resultar em impactos econmicos inaceitveis.

Cargo: Tcnico de Defesa Agropecurio-2002 Realizao: UnB/CESPE


Uma das grandes preocupaes dos rgos de defesa agropecuria o estabelecimento das listas positivas das pragas quarentenrias A1, A2 e das no-quarentenarias regulamentas. Nesse sentido, o Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuria, publicou a Instruo Normativa n. 38/1999. Com base nesses textos legais, julgue os itens abaixo:
1) As pragas quarentenrias A1 so aquelas presentes no pas sem, no entanto, serem causadores de importantes danos econmicos. Vivem em perfeito equilbrio com os predadores naturais e apenas nos casos de desequilbrio ecolgico podem ser classificadas como pragas quarentenrias A2 e ser alvo de rigoroso programa de controle por parte dos agentes pbicos. 2) O alto risco potencial de determinadas pragas, presentes nas listas de pragas quarentenrias, demanda ateno especial dos integrantes do sistema de defesa fitossanitria do pas, ficando o estabelecido para essas praga o alerta maximo. O alerta mximo , portanto, caracterizado pelo conjunto de aes que deve ser implementadas no sentido da preveno, conteno ou controle dessas pragas. 3) As pragas quarentenrias A2 so aquelas j presentes no pas. Elas no se encontram amplamente distribudas e possuem programa oficial de controle.

4) As pragas no-quarentenarias regulamentas so aquelas que no influem no uso proposto das plantas em que esto presentes, cujo impacto econmico desprezvel.
5) obrigatria a notificao ao Departamento de Defesa e Inspeo Vegetal (DDIV/DAS/MAPA), no caso de deteco ou caracterizao de qualquer praga quarentenria A1 e A2 ou qualquer outra considerada inexistente no territrios nacional, por todas as entidades que realizem pesquisa na rea de fitossanidade e pelas categorias profissionais diretamente vinculadas rea de defesa sanitria vegetal de qualquer rgo ou entidade do sistema de defesa agropecuria.

Um fiscal federal agropecurio ao proceder fiscalizao que lhe compete percebeu que uma planta continha determinada praga quarentenria ausente (A1) no momento da sua chegada ao Brasil. Dessa maneira conforme a Instruo Normativa N 52, de 20 de novembro de 2007, qual deve ser a atitude tomada pelo respectivo fiscal. Marque a opo correta. a) O fiscal dever liberar a planta para o importador, uma vez que este tipo de praga no causar nenhum dano de importncia econmica para a rea no qual ser transportada e cultivada.
b) Quando detectado a presena de praga quarentenria ausente em partes de vegetais, o fiscal dever notificar imediatamente o Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento MAPA, sendo o Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) o rgo responsvel por analisar tal notificao como tambm a necessidade de consultar o Grupo Tcnico de Pragas Quarentenrias (GTPQ). c) O fiscal responsvel dever notificar o importador do material, e aps a explicao deste a planta infectada ser liberada. d) O fiscal ao perceber que o vegetal continha tal praga lavrou imediatamente um termo de intimao contra o importador, e aps o pagamento da multa o material foi liberado pelo posto de fiscalizao.

A responsabilidade pela superviso e avaliao das aes desenvolvidas para a categorizao, deteco, monitoramento, controle e erradicao de pragas quarentenrias presentes (A2), compete ao: a) Departamento de Sanidade Vegetal (DSV) b) Servio de Sanidade Agropecuria (SEDESA)

c) rgo Estadual de Defesa Sanitria Vegetal (OEDSV)


d) Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA)

Determinado instituto de pesquisa solicitou ao MAPA autorizao para realizar pesquisas com uma determinada praga quarentenria, para isso conforme a Legislao Vigente na IN N 52, de 20 de novembro de 2007 necessrio que este instituto apresente quais documentos. Marque a opo correta. a) Permisso de Trnsito de Vegetais (PTV) b) Plano de contingncia e emergncia para a praga em questo. c) Somente do Termo de responsabilidade da Instituio de Pesquisa. d) O pedido dever ser protocolado no SFA correspondente, contendo o plano de trabalho e a justificativa da necessidade de realizao da pesquisa, como tambm este documento dever ser acompanhado do termo de responsabilidade da Instituio a qual pertence o pesquisador.

Um produtor de citrus situado no Estado do Maranho observou o aparecimento de fumagina sobre as folhas, provocado pelo crescimento de fungos a partir do exsudato causado pela respectiva praga, causando assim dificuldades na respirao e fotossntese. Estes sintomas so causados diretamente pela suco contnua de nutrientes das folhas ocasionando o depauperamento das plantas, onde as ninfas e as pragas adultas se alimentam. No sabendo o agente causal da doena, o produtor solicitou a presena de um fiscal agropecurio que identificou que constatava-se da mosca-negra-dos-citrus. Dessa forma marque a opo correta quanto o nome cientfico desta praga. a) Bactrocera carambolae b) Cydia pomonella c) Aleurocanthus woglumi

d) Fumaria bastardii

Folha de citrus com intensa fumagina, causada pela mosca-negra

A mosca da carambola uma das espcies de moscas-das-frutas de maior importncia econmica para a fruticultura mundial. Ataca vrias espcies de frutferas tais como: carambola, manga, caju, laranja, acerola, tangerina, etc. originria do sul da sia e foi introduzida no continente americano, atravs do Suriname, em meados de 1975. No ano de 1989 foi detectada na Guiana Francesa de onde se dispersou para o municpio de Oiapoque no Estado do Amap (Brasil) em 1996. As larvas da mosca da carambola podem destruir totalmente a polpa dos frutos, tornando-os imprestveis para o consumo. Dessa forma marque a alternativa correta quanto ao nome cientfico desta praga A2:
a) Guignardia citricarpa

b) Cydia pomonella
c) Setaria viridis d) Bactrocera carambolae

O fruto atacado pela mosca-das-frutas fica mole e apodrecido, apresentando geralmente uma mancha circular marrom.

A citricultura a terceira atividade rural mais importante do Estado de So Paulo e gera cerca de 400 mil empregos diretos. O Brasil responsvel pela produo de 53% de suco de laranja do mercado mundial. O greening, tambm chamado de huanglongbing (HLB), considerado a pior doena dos citros no mundo. A doena foi primeiramente relatada na China e os primeiros sintomas da doena no Brasil foram relatados em maro de 2004 e identificados em junho de 2004 em pomares das regies Centro e Sul do Estado de So Paulo. O agente causal do greening uma bactria que sobrevive no floema das plantas, que so os vasos internos das plantas que conduzem a seiva elaborada. A bactria causadora do greening no dissemina pelo vento, pela gua, por operrios ou instrumentos agrcolas. A nica forma de transmisso no pomar por meio do inseto contaminado. O sintoma inicial do greening normalmente aparece em um ramo que se destaca pela presena de folhas amareladas em contraste com a colorao verde das folhas dos ramos no afetados. Com a evoluo da doena, aumenta os ramos com folhas amareladas e comeam a aparecer os sintomas em outros ramos, tomando toda a copa, causando a desidratao e morte dos ponteiros. Marque a opo correta da bactria causadora do greening: a) Xanthomonas campestris pv. viticola b) Guignardia citricarpa

c) Candidatus Liberibacter spp.


d) Xanthomonas axonopodis pv. citri

sintoma inicial do Greening aparece, geralmente, em um ramo que se destaca pela presena de folhas de cor amarela em contraste com a colorao verde das folhas dos ramos no afetados.

Com a evoluo da doena, os sintomas comeam a aparecer em outros ramos da planta at tomar toda a copa. Podem tambm surgir sintomas de deficincia nutricional nas folhas dos ramos afetados, seca e morte de ponteiros.

A mancha preta ou pinta preta dos citrus, causada por uma espcie de fungo, foi registrada pela primeira vez em 1980, no Rio de Janeiro, afetando pomares comerciais de mexerica, nos municpios de So Gonalo e Itabora. Em So Paulo a doena foi constatada nos municpios de Conchal e Engenheiro Coelho, em 1992, afetando limoeiros e laranjeiras doces. No Rio Grande do Sul a doena foi constatada em 1986 afetando tangerinas Montenegrinano vale do Rio Ca. Uma das principais caractersticas da pinta preta que os frutos podem estar contaminados, sem apresentarem os sintomas tpicos da doena. O aparecimento de sintomas pode demorar at um ano, dependendo da variedade e das condies ambientais. O aparecimento favorecido pela luminosidade combinada com altas temperaturas, sendo comum encontrar frutos com maior nmero de leses na face exposta luz do sol. H vrios tipos de leses, nomeados de acordo com suas caractersticas, que podem variar dependendo do tamanho do fruto, condio climtica e tipo de esporo responsvel pela infeco. Conforme com o que foi descrito acima, marque a opo correta quanto ao nome cientfico do fungo causal desta doena:
a) Mycosphaerella fijiensis b) Armillaria tabescens c) Balansia clavula d) Guignardia citricarpa

Sintomas da pinta preta dos citrus.

Um citricultor localizado no Estado de Mato Grosso do Sul verificou nas folhas dos citrus o aparecimento de pequenas leses salientes, que surgem nos dois lados das folhas, sem deform-las. As leses aparecem na cor amarela e logo se tornam marrons. Quando a doena est em estgio mais avanado, as leses nas folhas ficam corticosas, com centro marrom e um anel amarelado em volta. Nos frutos a doena se manifesta pelo surgimento de pequenas manchas amarelas, com um ponto marrom no centro, que aos poucos vo crescendo e podem ocupar grande parte da casca do fruto. As manchas so salientes, mais superficiais, parecidas com verrugas, de cor marrom no centro. Em estgio avanado, as leses provocam o rompimento da casca. Nos ramos as leses tambm so salientes, na forma de crostas de cor parda. Essa doena ocasionada por uma bactria classificada segundo a Instruo Normativa N 52, de 20 de novembro de 2007 como uma praga A2. Marque a opo correta quanto ao nome cientfico desta bactria e o nome vulgar desta doena. a) Aleurocanthus woglumi; mosca-negra-dos-citrus b) Guignardia citricarpa, pinta-preta-dos-citrus c) Xanthomonas axonopodis pv. citri; cancro ctrico

d) Candidatus Liberibacter spp.; greening

Sintoma inicial: mancha amarela pequena que cresce aos poucos, ficando com uma colorao marrom no centro.

No fruto os sintomas so salientes, mas superficiais. Em um estgio avanado, as leses provocam o rompimento da casca

O cancro-bacteriano da videira segundo a Instruo Normativa N 52, de 20 de novembro de 2007 ocorre nos estados da Bahia, Cear e Pernambuco. Esta doena causada por bactrias e ataca a cultura da videira (Vitis vinifera). Os sintomas mais caractersticos da bacteriose so manchas de colorao escura, alongadas e irregulares, principalmente nos ramos, podendo, tambm, se localizar nos pecolos e engaos. Com a evoluo da infeco as leses se transformam em cancros, podendo atingir at 5 cm nos ramos, se aprofundando nos tecidos e provocando o colapso no transporte da seiva. Nas folhas observam-se leses escuras, angulares, pequenas e que ao coalescerem necrosam grandes reas do limbo foliar. As nervuras secundrias e a principal podem mostrar leses longitudinais. Nos frutos (bagas), podem ocorrer leses arredondadas na forma de cancros, atingindo de 1 a 3 mm de dimetro. A doena bastante destrutiva alm de disseminar-se rapidamente entre plantas. Marque o item correto quanto ao nome cientfico dessa bactria causadora do cancro-citrico da videira. a) Aleurocanthus woglumi b) Guignardia citricarpa c) Candidatus Liberibacter spp.

d) Xanthomonas campestris pv. viticola

Nervuras/pecolos: manchas escurecidas, longitudinais e irregulares e com o desenvolvimento da doena, evoluem a cancros;

Frutos:
Manchas escuras, longitudinais e irregulares na rquis, laterais e pedicelos que resultam em cancros e, ocasionalmente, leses circulares nas bagas.

Um produtor de banana verificou nas plantas jovens que pelo menos uma das uma das trs folhas mais novas apresentava colorao verde-plida ou amarela e que esta se quebrava prximo juno do limbo com o pecolo. No espao de poucos dias a uma semana muitas folhas haviam se quebrados. Este sintoma caracterstico do moko, causada por uma bactria, entretanto, se manifesta nas brotaes novas que foram cortadas e que voltaram a crescer. Estas se apresentam escurecidas, atrofiam e podem apresentar distores. As folhas, quando afetadas, podem amarelecer ou necrosar. A descolorao vascular do pseudocaule mais intensa no centro e menos aparente na regio perifrica, ao contrrio do que ocorre na planta atacada pelo mal-do-Panam. Os sintomas em frutos aparecem na forma de podrido seca, firme, e com colorao parda. Dentre as opes a seguir, marque aquela que julgue ser a correta quanto ao seu cientfico. a) Candidatus Liberibacter spp.

b) Armillaria tabescens
c) Balansia clavula d) Ralstonia solanacearum raa 2

Corte realizado em plantas afetadas pelo moko, mostrando a descolorao vascular concentrada no centro do pseudocaule.

Frutos exibindo os sintomas de podrido seca, observada na polpa, tpica dos casos de moko.

A principal praga das pomceas no mundo ocasiona uma doena que conhecida vulgarmente pelo nome de traa da maa. Presente em grande parte dos territrios Europeu, Americano, Africano e Australiano, a mariposa, que o principal entrave fitossanitrio para comercializao da fruta nos mercados interno e externos, esta inserida em praticamente todas as regies produtoras de ma do mundo, com exceo do extremo Oriente, partes da China, Coria, Japo e dos pomares comerciais de ma do Brasil. No Pas, de acordo com a literatura, o primeiro relato da ocorrncia da traa deu-se no estado do RS em 1945. Os frutos atacados por essa praga apodrecem e caem precocemente. Marque a opo correta segundo a Instruo Normativa N 52, de 20 de novembro de 2007 no que diz respeito ao nome cientfico, provveis hospedeiros e as unidades federativas de ocorrncia desta praga classificada como A2. a) Aleurocanthus woglumi/citros (Citrus spp.), pra (Pyrus spp.)/Amap, Amazonas

b) Cydia pomonella/ Maa (Malus sp.), pra (Pyrus sp.)/Rio Grande do Sul e Santa Catarina
c) Xanthomonas axonopodis pv. citri/ Citros (Citrus spp.)/ Mato Grosso, Mato Grosso do Sul

d) Candidatus Liberibacter spp./ Citros (Citrus spp.) e murta (Murraya paniculata)/ Minas Gerais, Paran e So Paulo.

Alguns produtores de banana situados nos Estados do Acre, Amazonas, Rondnia observaram o aparecimento de pequenas estrias de colorao marrom-claro na face adaxial da folha, as quais se tornam, medida que a doena progride de cor predominantemente marrom-escura a negro, sem halo amarelo se expandindo radial e longitudinalmente no limbo foliar. Com o avano da doena aparecem reas cinza-claro sobre as quais forma-se pequenos pontos negros, que so os peritcios do fungo, seu agente causal. Os esporos da fase sexual (ascsporos) produzidos em grande nmero nos peritcios constituem a principal fonte de disseminao da doena, principalmente quando depositados nas primeiras folhas da planta, em boas condies de umidade, ento penetram pelos estmatos e colonizam as clulas adjacentes, produzindo os sintomas caractersticos da doena. Sem conseguir identificar a praga causadora, esses produtores pediram a presena de um fiscal agropecurio federal para que este pudesse auxili-los. O fiscal ento percebeu ento que se tratava de uma das mais graves doenas da bananeira, devido a sua alta agressividade causada segundo a legislao vigente por uma praga A2. De acordo com o que foi descrito, marque o item correto quanto ao nome cientfico da praga e o nome vulgarmente conhecido da doena que ela ocasiona.
a) Guignardia citricarpa, pinta-preta-dos-citrus b) Ralstonia solanacearum raa 2, moko c) Mycosphaerella fijiensis, sigatoka negra

d) Candidatus Liberibacter spp.; greening

Sintomas de Sigatoka Negra com halo amarelo mesclados com alguns sintomas de Sigatoka Amarela na face superior da folha de bananeira em rea de produtor no municpio de Machadinho do Oeste, RO.

BOM ESTUDO PARA TODOS!!!!

You might also like