You are on page 1of 67

Curso de Administrao

ADMINISTRAO DE FINANAS E ORAMENTO II AFO II.

Curso de Administrao

TRANSFORMAO, INCORPORAO, FUSO,

CISO, RECUPERAO, PENHOR E HIPOTECA

Curso de Administrao

O conceito de transformao, fuso, incorporao e ciso das sociedades constituem, antes de tudo, um processo de sucesso, ou seja, uma operao em que uma pessoa jurdica transfere para outra uma conjunto de direitos e obrigaes, ou de ativos e passivos, ou, ainda, um grupo de haveres e deveres, de tal forma que, sem que haja soluo de continuidade a outra pessoa jurdica (sucessora) absorve o acervo lquido que lhe foi transferido e o utiliza para o exerccio de uma atividade empresarial.

Curso de Administrao

A TRANSFORMAO

Curso de Administrao

Da Transformao Segundo a Lei n 6.404, de 1976, art. 220, A transformao a operao pela qual a sociedade passa, independentemente de dissoluo e liquidao, de um tipo para outro.
5

Curso de Administrao

Essa alterao tem efeitos sobre o grau de responsabilidade dos seus scios com a sociedade e entre si. Essa transformao deve ser resultante da vontade unnime dos scios, com exceo de casos especiais previstos em lei, em que a transformao deve ocorrer independente da vontade dos associados.

Curso de Administrao

A transformao, ao contrrio da dissoluo, tem uma relao de continuidade com o organismo social que a precede. O que se altera apenas a qualificao jurdica de sua estrutura, no suas relaes subjetivas.

Curso de Administrao

Porm, apesar da permanncia da personalidade jurdica, a forma e o seu contedo jurdico se alteram quanto s relaes internas e externas, e quanto aos direitos e deveres dos scios entre si e com relao sociedade.

Curso de Administrao

A transformao substitui atos constitutivos de uma sociedade por outros, mantendo a mesma pessoa jurdica e suas responsabilidades com relao ao plano externo (credores e Poder Pblico), mas alterando os direitos e responsabilidades no plano interno.

Curso de Administrao

Essa forma tem um carter restritivo, j que nem a todos os tipos de empresas permitida essa manobra. Empresas como cooperativas, sociedades de crditos imobilirios e fundaes so impedidas pela lei de realiz-la. Somente as sociedades de natureza civil tm essa possibilidade, quando o contrato assim no impedir.

10

Curso de Administrao

Existem duas formas de transformao: a simples e a constitutiva. No primeiro caso, ela se caracteriza pela manuteno dos elementos de capital, objeto social e quadro de scios. J a segunda forma caracterizada pela mudana, possibilitada pelo momento, de capital, objeto social, ou ainda admitir e retirar alguns scios.

11

Curso de Administrao

A transformao tem vrias funes. Uma das mais importantes possibilitar a flexibilidade e a adaptao de sociedades aos alternados momentos econmicos da histria e s exigncias mutveis do mercado e dos scios.

12

Curso de Administrao

A INCORPORAO

13

Curso de Administrao

Da Incorporao

Conforme definido pela Lei 6.604/76, alterada pela Lei 11.638/07, a incorporao um instituto plurilateral cujo objetivo , atravs da agregao do patrimnio de uma sociedade em outra, integrar seus patrimnios societrios. Haver a extino de uma dessas sociedades.

14

Curso de Administrao

A causa da incorporao a inteno dos scios de realocarem seus recursos patrimoniais e empresariais, usando como meio esse instituto que afeta a personalidade jurdica de uma delas. Com isso, ocorre a sucesso de todos direitos, obrigaes e responsabilidades da sociedade incorporada para a sociedade incorporadora.

15

Curso de Administrao

O negcio jurdico da incorporao , ao mesmo tempo, ato constitutivo e desconstitutivo. Constitutivo, porque agrega patrimnios de duas sociedades em uma nica. Desconstitutivo, porque desaparece a pessoa e a personalidade jurdica de uma das empresas, tendo seu patrimnio absorvido pela incorporadora. Os antigos scios da incorporada agregam-se aos acionistas da incorporadora.
16

Curso de Administrao

Quanto natureza do negcio, embora seja possvel pensar que ela seja um negcio de alienao de natureza diferente da compra e venda e da permuta, na verdade ela o pagamento de uma dvida contrada com a subscrio. Isso porque a incorporao dos capitais da incorporada pela incorporadora no se d atravs da compra e venda, nem da alienao. Ela ocorre a ttulo de pagamento das aes subscritas pela incorporada a favor de seus scios ou acionistas
17

Curso de Administrao

A extino da sociedade incorporada pe fim a todas as responsabilidades de seus scios. A incorporadora que responde pelos dbitos fiscais da sociedade extinta.

18

Curso de Administrao

FUSO

19

Curso de Administrao

A Fuso a operao pela qual se unem duas ou mais sociedade para formar sociedade nova, que lhes suceder em todos os direitos e obrigaes.

20

Curso de Administrao

Uma das conseqncias da fuso a extino de todas as sociedades fundidas. Os acionistas e scios buscam, atravs da fuso, somarem seus recursos patrimoniais e empresariais, afetando, assim, a personalidade jurdica de todas as empresas envolvidas. Todos os direitos, obrigaes e responsabilidades anteriormente assumidos pelas sociedades fundidas ficam a cargo da nova sociedade.
21

Curso de Administrao

A fuso considerada a forma mais radical e menos perigosa dos institutos societrios. Isso porque extingue as sociedades e faz surgir uma nova personalidade jurdica. A personalidade jurdica o que diferencia a fuso dos outros institutos societrios.

22

Curso de Administrao

A natureza jurdica da fuso assunto muito discutido. H teses de que a fuso uma maneira de dissoluo e constituio de sociedade ou uma cesso, compra ou troca de patrimnios. A vontade das sociedades fundidas no de alienar, permutar ou vender seu patrimnio, e sim de causar sua extino. Assim, os scios comeam com esse patrimnio o capital da nova sociedade.
23

Curso de Administrao

Portanto a transferncia dos patrimnios das sociedade fundidas o pagamento da divida adotada pelos scios e acionistas com a subscrio do capital inicial da sociedade. O principal efeito da fuso a independncia completa da nova sociedade em relao s sociedades extintas, nenhum organismo das ltimas herdado.
24

Curso de Administrao

Os acionistas e scios das sociedades fundidas, tornam-se acionistas e scios da nova sociedade. As sociedades fundidas, quando convencionam a fuso, convencionam tambm sua extino. O mesmo negcio jurdico que extingue as sociedades fundidas cria a nova sociedade, simultaneamente de modo, que a sociedade que surge assumir todas as obrigaes ativas e passivas das sociedades fusionadas
25

CISO DE EMPRESAS

A ciso o instrumento jurdico adotado quando os scios (acionistas) de uma empresa no tem mais interesse em continuar a trabalhar juntos ou quando existem situaes operacionais que recomendam uma separao de atividades para determinar um melhor foco nos negcios.

Geralmente numa empresa com poucos scios a ciso vem sendo utilizada para resolver os conflitos entre os mesmos ou problemas de sucesso.

O instrumento jurdico da ciso envolve necessariamente a constituio de uma nova empresa para receber os bens, direitos e obrigaes cindidos. Ou seja, o scio que sai da sociedade deve ter ou constituir uma empresa para receber os ativos e passivos cindidos.

Existem dois tipos de ciso:


a) A ciso parcial - acontece quando parte do patrimnio da empresa segregado (cindido), permanecendo a empresa funcionando com o restante; b) A ciso total - onde todo o patrimnio cindido entre os scios, deixando a empresa de existir.

A ciso parcial utilizada para vrias situaes entre as quais as mais usuais so: a) Quando um scio no tem mais interesse em participar da sociedade;

b) Quando da morte de um scio e os remanescentes no aceitam os c) Herdeiros como novos scios;

d) Quando parte das atividades da empresa deve ser separada, por


e) f) Convenincias operacionais; Para solucionar conflitos entre os scios;

g) Por objetivos de planejamento tributrio;


h) Com objetivos de vender parte do negcio

A ciso total uma medida extrema, utilizada em situaes excepcionais, no apenas pela complexidade jurdica, como pelo fato de haver solues alternativas mais simples e eficazes.

A ciso requer algumas providncias, tais como:


a) Fixar uma data para proceder a ciso. b) Devem ser indicados peritos avaliadores;

c) Devem ser feitos, preliminarmente, a justificativa e o protocolo da ciso, onde os scios estabelecem as razes para proceder a ciso e no protocolo; d) Estabelecem as condies em que a mesma ser feita, como por exemplo, como vo ser avaliados os ativos e passivos, podem estabelecer valores referenciais para os bens a serem cindidos, podem definir o valor do fundo de comrcio de comum acordo, etc.
e) Nas companhias o processo de assemblias gerais mais complexo do que nas sociedades por quotas de responsabilidade limitada pois dependem de convocaes e outras exigncias da lei das sociedades por aes.

RECUPERAO DE EMPRESAS

Busca pela preservao da empresa

Criao de institutos voltados recuperao (judicial e extrajudicial) da empresa, em substituio vetusta e ineficiente concordata.

A recuperao judicial tem por objetivo viabilizar a superao da crise econmicofinanceira do devedor, a fim de permitir a manuteno da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservao da empresa, sua funo social e o estmulo atividade econmica.

Sujeio Empresrio e sociedade empresria, regularmente constitudos, nos termos da Lei. A Lei exclui expressamente as empresas pblicas, as sociedades de economia mista, as seguradoras e as instituies financeiras, dentre outras.

Dois institutos so voltados recuperao: recuperao judicial, e recuperao extrajudicial Duas espcies distintas de recuperao judicial: Uma mais ampla e complexa (ordinria), e Outra baseada em um plano especial, voltada para empresas de micro e pequeno porte

ORDINRIA: TODOS OS CREDORES EXISTENTES NA DATA DO PEDIDO

EXTRAJUDICIAL: A TOTALIDADE DOS CREDORES DE UMA OU MAIS ESPCIES

ESPECIAL: SOMENTE OS QUIROGRAFRIOS1


(1) quirografrio um credor de uma empresa falida que no possui qualquer tipo de garantia para receber seus crditos .

Recuperao Judicial ao movida pelo prprio devedor (cnjuge sobrevivente, herdeiros, inventariante ou scio remanescente)

Requisitos para que o empresrio possa requerer a recuperao Regularmente constitudo h mais de 2 anos; No ser falido, ou, se o foi, estar com suas obrigaes declaradas extintas; No ter obtido concesso de recuperao judicial h menos de 5 anos; No ter obtido concesso de recuperao judicial atravs de plano especial h menos de 8 anos; No ter sido condenado por crime falimentar (empresrio, ou o scio administrador ou controlador)

Todos os crditos existentes na data do pedido esto sujeitos recuperao, ainda que no vencidos. Credores conservam direitos em face dos coobrigados (fiadores, avalistas, etc). Obrigaes anteriores conservam as condies originalmente contratadas, salvo se disposto de forma distinta pelo plano de recuperao.

Procedimento da Recuperao Judicial


Petio inicial expondo as causas da situao patrimonial do devedor e as razes da crise + documentos previstos na LREF Documentos: 1. Demonstraes contbeis relativas aos 3 ltimos exerccios sociais; 2. Relao nominal dos credores, com qualificao completa, natureza, classificao e valor atualizado do crdito, alm da origem e vencimento

3. Relao integral dos empregados, incluindo a funo, salrio, indenizaes, alm dos valores pendentes de pagamento; 4. Certido de regularidade no Registro Pblico de empresas; 5. Relao dos bens particulares dos scios controladores e dos administradores; 6. Extratos bancrios, emitidos pelas instituies financeiras, incluindo quaisquer investimentos; 7. Certides de protesto; 8. Relao de todas as aes judiciais em que seja parte, subscrita pelo devedor, com estimativa dos valores demandados.

Processamento
Estando

em ordem a documentao, o juiz mandar processar a recuperao:

1.
2.

Ser nomeado um administrador judicial; Ser dispensada da apresentao das certides negativas para o exerccio da atividade, salvo contratao com o Poder Pblico;

3. Suspenso de todas as aes e execues movidas em face do devedor, pelo prazo de 180 dias;. 4. O devedor obrigado a apresentao mensal de prestao de contas; 5. MP e comunicar as Fazendas Federal, Estadual e Municipal.

Ser expedido edital, contendo um resumo do pedido, a relao dos credores, com advertncia para os prazos de habilitao e objeo ao plano de recuperao.

Aps a deciso de processamento, o devedor ter o prazo de 60 dias para apresentar seu plano de recuperao. Deferido o processamento, o devedor s poder desistir do pedido se obtiver aprovao na assemblia geral de credores.

Plano de Recuperao
60 dias da intimao da deciso que defere o processamento Descrio dos meios de recuperao a ser empregados Demonstrao da viabilidade econmica Laudo econmico-financeiro e de avaliao dos bens, subscrito por profissional habilitado

Alterao do controle societrio Substituio total ou parcial dos administradores do devedor ou modificao de seus rgos administrativos Concesso aos credores de direito de eleio em separado de administradores e de poder de veto em relao s matrias que o plano especificar Aumento de capital social

Trespasse ou arrendamento de estabelecimento, inclusive sociedade constituda pelo empregados Reduo salarial, compensao de horrios e reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva Dao em pagamento ou novao de dvidas, com ou sem constituio de garantia prpria ou de terceiro Constituio de sociedade de credores

Venda parcial dos bens Equalizao dos encargos financeiros relativos a dbitos de qualquer natureza Usufruto da empresa Administrao compartilhada Emisso de valores mobilirios Constituio de sociedade de propsito especfico para adjudicar, em pagamento aos credores, os ativos da empresa

O Plano no pode prever prazo superior a um ano para pagamento dos crditos trabalhistas ou acidentrios. Tambm no pode prever prazo superior a 30 dias para o pagamento dos crditos de natureza salarial vencidos nos 3 meses anteriores ao pedido de recuperao, no limite de 5 salrios mnimos por trabalhador.

Se o plano envolver a alienao de bens da unidade produtiva, ou de filiais, o adquirente estar livre de quaisquer nus, inclusive os de natureza tributria. O descumprimento de qualquer obrigao prevista no plano, aps a concesso, pelo perodo de at 2 anos, acarretar a falncia do devedor, e os credores tero restitudos seus direitos e garantias nas condies originais, deduzidos os valores eventualmente pagos. Aps os 2 anos, os credores tero direito execuo especfica ou a pedir a falncia do devedor.

Se o devedor no apresentar o plano de recuperao, o juiz decretar a falncia Apresentado o plano, o juiz manda publicar edital para conhecimento dos credores, que tero prazo de 30 dias para apresentar eventuais objees ao plano

Curso de Administrao

Penhor

55

Curso de Administrao

Penhor - o direito real pelo qual o devedor ou terceiro transfere ao credor, em garantia do dbito, a posse de coisa mvel. Exceto: rural, industrial, mercantil e de veculos, que a posse permanece com o devedor. A coisa dada em penhor empenhada ou apenhada.

56

Curso de Administrao

CARACTERSTICAS: Direito real; acessrio; s se perfecciona com a tradio do objeto. Objeto:bens mveis, corpreos ou incorpreos e alienveis. Exceto: penhor agrcola e industrial, pois admitem que recaia sobre imveis por acesso fsica.
57

Curso de Administrao

ESPCIES

O penhor pode ser convencional ou legal


Convencional quando resulta de um acordo de vontades;

Legal quando quando estabelecido por lei (objetiva proteger determinados credores).

58

Curso de Administrao

Direitos e deveres do credor

Direitos a) reteno do bem at receber a dvida; b) excusso (direito que tem o credor de se fazer pagar pelo produto da venda da coisa dada em penhor); c) reembolso das despesas necessrias conservao da coisa, apropria-se dos frutos, promover a venda antecipada, com autorizao judicial, sempre que existir receio de perecimento ou perda;
59

Curso de Administrao

Dever a) restituir o bem aps o pagamento; b) conservar a coisa; c) entregar o que ultrapassar preo,quando a dvida for paga.

60

Curso de Administrao

EXTINO DO PENHOR Extingue-se o penhor nas seguintes hipteses: a) extinguindo-se a obrigao. Sendo direito acessrio, extingue-se com a extino do principal; b) perecendo a coisa. Se parcial a perda, a garantia real permanece quanto frao no atingida. A extino do penhor, que acessrio, no implica a extino da dvida. Esta continua a existir como crdito quirografrio; c) renunciando o credor, expressa ou tacitamente; d) dando-se a adjudicao judicial, remio ou a venda do penhor (quando permitida no contrato); e) pela confuso, quando as qualidades de credor e devedor renem-se em uma mesma pessoa.
61

Curso de Administrao

HIPOTECA

62

Curso de Administrao

Hipoteca uma garantia slida por servir-lhe de objeto, bens de maior significado econmico, que so os bens imveis. Assim considerados tambm navios, aeronaves, mesmo que em construo.

63

Curso de Administrao

As principais caractersticas so as seguintes: a) o objeto gravado deve ser de propriedade do devedor ou de terceiro; b) o devedor continua na posse do imvel hipotecado; c) indivisvel, pois a hipoteca grava o bem na sua totalidade, no acarretando exonerao correspondente da garantia o pagamento parcial da dvida; d) tem carter acessrio; e) na modalidade convencional, negcio solene

64

Curso de Administrao

f) confere ao seu titular os direitos de preferncia. Se o bem for alienado, ser transferido ao adquirente com o nus da hipoteca que o grava, desde que tenha havido o prvio registro. Caso contrrio, o adquirente no lhe sofre os efeitos; g) assenta-se em dois princpios: o da especializao e o da publicidade.
65

Curso de Administrao

A extino da hipoteca se d das seguintes formas:


a)
b)

c)
d) e)

f)

Com a extino da obrigao principal; Com a perda do domnio por parte do devedor hipotecante; Com o perecimento da coisa; Com a renncia do credor; Com a sentena transitada em julgado; Com a prescrio.
66

Curso de Administrao

BIBLIOGRAFIA http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica
Robson Zanetti Elaborado em 02/2005. Atualizado em 04/2005.
GONALVES, Carlos Roberto. Direito das Coisas (Coleo sinopses

67

You might also like