You are on page 1of 28

CRIE

Dra ANELISE RIBEIRO PEIXOTO ALENCAR

CRIE DENTAL E DOENAS DA POLPA


Doena infecto-contagiosa de ETIOLOGIA MULTI-

FATORIAL que se manifesta, por uma degradao localizada nos tecidos duros dos DENTES, esta degradao por sua vez resultado da dissoluo mineral destes tecidos, por produtos metablicos de

natureza cida resultantes da AO DE GRUPOS DE


BACTRIAS capazes da fermentar CARBOIDRATOS, basicamente ACARES.

FATORES ESSENCIAIS
LOCALIZAO DA LESO NOS DENTES
Superfcies oclusais (fossas e fissuras) Superfcies lisas (bases vest., ling. e interproximal) necessidade de uma matriz aderente (pelcula adquirida)

AUSNCIA DE UM MICROG ESPECFICO


Streptococus Mutans S. Salivares S. Sanguis S. Fecales Lactobacillus Casei Actinomiices Viscosus A. Naeslumd A. israeli

FORMA ANATMICA E TAMANHO DA LESO


Regio de fossas e fissuras, forma de cone c/ a base voltada p/ a juno amelo dentinria / posiciona// dos prismas de esmalte Regio de superfcie lisa, forma de cone c/ o pice voltado p/ a juno amelo dentinria / posiciona// dos prismas de esmalte.

Regio amelo dentinria voltada p/ a polpa, forma de cone c/ a base voltada para a juno amelo dentinria / posiciona// dos tbulos dentinrios e diferena de mineralizao, esmalte subjacente dentina solapado em veloci//

ETIOLOGIA MULTIFATORIAL Placa bacteriana Dieta Seleo Natural


MICRORGANISMOS CARIOGNICOS/CARACT
Capaci// de aderir a estr. dentria Acidogenicidade Aciduridade (sobreviver no meio cido) Sacarose maior acidogenici//

FATORES MODIFICADORES
Atuam sobre os fatores essenciais atenuando ou acelerando o processo carioso-Xerostomia, Flor, alteraes da dieta.

CLASSIFICAO
de Fossas ou Fissuras de Superfcie Lisa Primria

Crie

Secundria ou Recidivante (Extenso inadequada da restaurao, m adaptao do material restaurador a cavidade) Aguda Crnica

REGIO DE FOSSAS E FISSURAS E SUPERFCIE LISA / ESMALTE


Forma de cone c/ a base voltada p/ juno amelo dentinria

ESMALTE

DENTINA

POLPA

Forma de cone c/ a base voltada p/ a superfcie do esmalte

REGIO AMELO DENTINRIA


Forma de cone c/ a base voltada p/ a juno amelo dentinria, comprometimento do esmalte adjacente e a juno maior devido a diferena de mineralizao das estruturas e pela disposio dos tbulos dentinrios

Crie de Superfcie Lisa

Crie de Fossas e Fissuras

Crie de Fossas e Fissuras - Avanada


Ponto de penetrao

Esmalte s/ Apoio

DINMICA PATOFISIOLGICA DO PROCESSO DE CRIE


Os minerais esto em contnuo intercmbio entre a superfcie do esmalte e seu ambiente bucal.
Ph = 7,0 Neutro REMINERALIZAO DESMINERALIZAO Concentraes de Minerais

DESMINERALIZAO: O excesso de deslocamento de minerais do esmalte para o meio vizinho por perodos prolongados de tempo produz a leso incipiente (mancha branca), na fase inicial a leso pode ser revertida, porm quando a quantidade de cristais removidos compromete a integridade da estrutura promovendo a cavitao, a leso irreversvel e requer procedimento restaurador.
REMINERALIZAO Ph = 5,5 cido DESMINERALIZAO

REMINERALIZAO: Os cristais so refeitos nas microcavidades que foram criadas durante a desmineralizao, forma-se uma camada superficial hipermineralizada que retarda os efeitos de influncias cariognicas transitrias. A saliva a fonte de minerais para o processo de remineralizao, alteraes em glndulas salivares como a xerostomia resulta em crie rpida e disseminada.

OBS.: A remineralizao s pode ocorrer se no houver cavitao


pH Bsico = 7,5
pH Neutro = 7,0 pH cido = 5,5 (incio da desmineralizao)

Crie Incipiente
Crie por Irradiao Xerostomia

CLASSIFICAO DAS LESES CARIOSAS COM RELAO AO TEMPO DE EVOLUO


O ritmo de evoluo est relacionado intrnsecos e extrnsecos do dente. a fatores

AGUDAS: Geralmente produz uma rea de penetrao pequena e escavao interna grande, de progresso rpida, com pouco efeito de cura ou de mecanismos defensivos. Ocorre geralmente em crianas e adolescentes.
Ingesto excessiva de substrato cariognico ( freq. e intensidade) Esmalte Higienizao

Imaturo

Deficiente

Crie Aguda/Rampante

Colorao amarelada

Inc. inferiores protegidos pela lngua Crie Aguda / Crie de Mamadeira

Crie rampante

Crie Aguda

CRNICAS: Geralmente cavidades abertas e rasas que proporcionam menor reteno de alimentos e maior acesso para a saliva, de progresso lenta, com muitos sinais de ocorrncia de mecanismos de defesa, poucos sintomas clnicos, descolorao e freqentemente uma camada dura de dentina superficial, pode desenvolver-se at o estado de crie estacionria, no requerendo tratamento. Ocorre geralmente em adultos.
Ingesto menor de substrato cariognico Esmalte Higienizao de

Maduro

melhor qualidade

Crie Crnica

Crie Estacionria

Crie Crnica

Colorao castanho-escura Cavidade aberta e rasa

Crie de Interproximal

Crie de Fissura

Crie de Paralisada Estvel e Rara

O esmalte por ser destitudo de clulas no reage de uma maneira vital (96% de minerais) j a dentina capaz de reaes de defesa.

O esmalte afetado extremamente poroso em relao ao esmalte normal, e os cidos so capazes de se difundirem atravs do esmalte cariado para a dentina subjacente.

MECANISMOS DE DEFESA CRIE CRNICA


DENTINA ESCLEROSADA: Atua como uma barreira, isola

a leso da dentina sadia circulante, rea hipermineralizada


(zona translcida) precipitao de minerais dentro dos tbulos.

DENTINA TERCIRIA: Forma-se a uma certa distncia da leso, aumenta a massa de tecido entre a leso invasora e a polpa (tubular). Com o maior progresso da leso, o processo destrutivo

supera as reaes defensivas por parte do dente.

Analise as afirmaes abaixo sobre o diagnstico de crie. I - O diagnstico de crie depende da habilidade e percia do clnico em detectar no somente a leso, mas tambm sua atividade e severidade. II - A sensibilidade de um mtodo de diagnstico de crie o grau de preciso com que tal mtodo capaz de identificar indivduos com crie. III - O objetivo atual do diagnstico de crie a deteco precoce da doena para o tratamento restaurador das leses incipientes em esmalte (manchas brancas). IV - No diagnstico das leses de crie oclusais, o exame ttil por meio da sondagem oferece riscos de defeitos traumticos irreversveis ao esmalte. Esto corretas apenas as afirmaes
(A) III e IV. (B) I, II e III. (C) I, II e IV. (D) I, III e IV. (E) I, II, III e IV. ENADE 2004 - Questo 22

(C) I, II e IV.

Sobre a doena crie INCORRETO afirmar:

(A) uma doena de origem infecciosa, transmissvel, multifatorial, crnica e em geral de progresso lenta. (B) A doena crie caracterizada pelo desequilbrio entre as constantes trocas de minerais que ocorrem entre os tecidos dentrios e o meio fluido bucal. Por outro lado, as leses de crie so os sinais deste desequilbrio. (C) A reteno da sonda exploradora sempre utilizada como indicador da presena de leso cavitada de crie em superfcies oclusais. (D) No passado a etiologia da doena crie era atribuda ao hospedeiro, microbiota e substrato (Trade de Keyes, 1962). (E) Atualmente, sabe-se que a etiologia da doena crie est relacionada a fatores biolgicos (fluxo salivar), qumicos (composio da saliva e presena de flor) e sociais (comportamento e classe social).
Concurso - Prefeitura Municipal de Araguana 2010. Questo 34

(C) A reteno da sonda exploradora sempre utilizada como indicador da presena de leso cavitada de crie em superfcies oclusais.

DOENAS DA POLPA
A polpa uma estrutura extremamente frgil e sensvel.
1) Encontra-se enclausurada entre tecidos duros que impedem a tumefao comum ao exsudato do processo inflamatrio; 2) No h circulao colateral, para manter a vitalidade, caso o suprimento sangneo primrio entre em colapso;

3) A aplicao de medicamentos diretamente sobre o tecido pulpar assim como a bipsia so impossveis sem causar necrose do rgo;
4) A dor constitui o nico sintoma que pode ser usado para determinar a severidade da inflamao pulpar. Geralmente quanto mais intensa a dor e mais longa a durao dos sintomas, maior o comprometimento pulpar.

ETIOLOGIA: A crie a causa mais freqente da pulpite. O grau do dano depende da rapidez e extenso da destruio do tecido duro, a entrada de bactrias no tecido pulpar no obrigatria na pulpite, porm intensifica a resposta inflamatria, outras causas so: traumatismo, materiais restauradores ou doena periodontal que atinge o forame apical ou lateral.
POLPA NORMAL AGRESSO PULPITE AGUDA PULPITE CRNICA

MORTE PULPAR

INFLAMAO PERIAPICAL

PULPITE
AGUDA: Manifesta-se primeiramente por hiperemia, engurgitao e dilatao dos vasos sangneos, dentes sensveis a estmulos trmicos e eltricos, dor branda a moderada, pode tambm representar uma exacerbao aguda de uma pulpite crnica. O dano pulpar pode variar de uma simples inflamao aguda (hiperemia), a uma necrose pulpar supurativa total. A dor intensa e constante, a mesma intensificada por calor ou frio, com a abertura da polpa para o meio bucal os sintomas geralmente se atenuam devido a sada de exsudato. CRNICA: Reao inflamatria que resulta de uma agresso de baixa intensidade e longa durao ou da cronificao de um processo agudo, os sintomas so brandos, intermitentes e aparecem por um longo perodo de tempo.

PULPITE HIPERPLSICA
Variao da pulpite crnica que ocorre geralmente em molares que apresentam grandes leses cariosas, em lugar de necrosar o tecido pulpar hiperplasia, produzindo uma massa de tecido reparador que aflora atravs da polpa exposta, raramente ocorre a presena de sintomas

j que no h exsudato sob presso, apesar do tecido conservar a vitalidade, o processo irreversvel e necessita de tratamento endodntico ou extrao.

TRATAMENTO E PROGNSTICO
Quando a causa identificada e removida o processo tende a regredir, porm se a inflamao progride para uma pulpite aguda com infiltrao de neutrfilos e necrose tecidual a recuperao e improvvel. Com a

pulpite crnica a morte pulpar o resultado comum.


A remoo da causa pode tornar o processo lento e em alguns casos salvar a polpa. Nos casos

irreversveis opta-se pelo tratamento endodntico ou


extrao.

You might also like