You are on page 1of 10

ARMAZENAMENTO

Pra guardar o NaOH o local deve ser seco, fresco, protegido da luz, do calor, da umidade e com boa ventilao. No deixar prximo de materiais incompatveis (Alumnio, Magnsio, Estanho, Zinco...) As embalagens devem ser sempre as originais, bem lacradas para evitar a entrada do ar e identificadas. (ex. de etiqueta)

A etiqueta tem conter alm das suas propriedades fsicas, tem que ter a precauo de se evitar contato com os olhos, com a pele e com as roupas, e tbm outras informaes como provoca corroso, queimaduras... e a importncia de ter o Diagrama de Risco indicando seu grau de Inflamabilidade, de Reatividade e seu grau de Perigo a Sade.

A etiqueta deve conter a precauo de se evitar contato com olhos, pele e roupas e outras informaes necessrias (tais como: provoca corroso e queimaduras graves). Em armazenagem industrial, o tanque de armazenamento deve ter um dique de conteno para evitar derramamentos.

EPI e EPC recomendados Luvas, roupa protetora, botas, culos de proteo de ampla viso e com ventilao indireta e sob condies normais no precisa de mscara, mas, em alguns casos, em situao especial mascara com filtro especfico ou mscara facial inteira com linha de ar Fornecer ventilao no ambiente de trabalho, especialmente em locais onde pode existir poeira ou nvoa. Deve-se ter instalado no ambiente: chuveiros de emergncia e lava-olhos.

Primeiros SOS A soda custica reage com uma ampla variedade de produtos qumicos orgnicos e inorgnicos. Todas as formas de soda custica, inclusive a soluo, so altamente corrosivas e podem causar queimaduras graves aos olhos e pele. O contato com os olhos por apenas alguns segundos pode causar danos permanentes, at mesmo a cegueira. E o contato com a pele por um curto perodo de tempo pode causar irritao acentuada ou queimadura qumica.

O que fazer se tiver algum contato com alguma parte do corpo??

Aps o contato com a pele, lavar o local atingido com gua corrente e sabo por pelo menos 15min. Se persistir a irritao, mdico! Se inalar, remover para um local fresco e arejado. Se estiver respirando com dificuldade, administrar Oxignio, e se no estiver respirando, fazer respirao artificial!

O que fazer se tiver algum contato com alguma parte do corpo??

Em contato com os olhos, enxaguar com gua limpa por pelo menos 15min, levantando as plpebras algumas vezes para eliminar qualquer resduo do material (no lava olhos). Se ingerir, no induzir o vmito, se estiver consciente, dar gua pra beber, se no estiver consciente, procurar o mdico imediatamente.

Meio Ambiente
Quando derramado seco, pode ser recolhido com auxlio de uma p para descarte, esse descarte deve respeitar algumas normas para no interferir no meio em que ele esta despejado. Para outras formas de derrame, o local deve ser neutralizado com cido clordrico e depois lavado com bastante gua.

E como toda base forte, sua deposio no ambiente sem tratamento pode alterar o pH das massas da gua matando peixes e outras formas de vida, com prejuzos para a fauna e a flora aqutica.

Produtos incompatveis

Contato direto com certos metais: Alumnio (Al), Magnsio (Mg), Estanho (Sn), Zinco (Zn), pode gerar gs de hidrognio, formando uma mistura explosiva com o ar. Pode reagir violentamente e explosivamente com muitos produtos orgnicos, em particular: nitrocarbono, hidrocarbonos clorados, cidos fortes e aldedos.

You might also like