You are on page 1of 27

ALIMENTOS

Conceito, natureza jurdica, espcies. Pressupostos da obrigao alimentar. Obrigao em relao aos filhos. Obrigao decorrente do parentesco. A garantia dos alimentos

1. Conceito e natureza jurdica Alimentos so prestaes destinadas satisfao das necessidades vitais de quem no pode prov-las por si s. Tm por finalidade fornecer a um parente, cnjuge ou companheiro o necessrio sua subsistncia (Orlando Gomes).

No campo do direito, os alimentos no se restringem ao indispensvel, ou seja, ao sustento propriamente dito, mas incluem tudo o que se faz necessrio manuteno da condio social do alimentando. Abrangem sustento, habitao, educao, vesturio, assistncia mdica (art. 1694).

Consistem os alimentos em assistncia imposta por lei no sentido de ser assegurado o direito vida, tanto fsica como moral e social das pessoas que dele necessitem. A relao que se estabelece entre o alimentante e o alimentando de cunho obrigacional. H um devedor e um credor.

O direito a alimentos personalssimo, no podendo ser cedido a outrem.

As normas pertinentes aos alimento so consideradas de ordem pblica, cogentes, imperativas, sendo passveis de sano em caso de descumprimento. O infrator fica sujeito a pena de priso, modalidade de priso civil presente no ordenamento jurdico. Quanto natureza jurdica, prevalece o entendimento de tratar-se de direito de natureza mista, de contedo patrimonial e finalidade pessoal.

2. Espcies - 2.1.Quanto natureza: a)Naturais: limitam-se ao atendimento das necessidades bsicas da vida. b) Civis : destinam-se manuteno da condio social: o status da famlia.

2.2. Quanto causa jurdica: a) legtimos ou legais, devidos em razo da obrigao legal, em virtude do parentesco (iure sanguinis), do casamento ou do companheirismo (art. 1694).
c

b) voluntrios decorrem de uma declarao de vontade, inter vivos ou causa mortis. Os primeiros (inter vivos) so tambm chamados de obrigacionais porque decorrem de uma obrigao assumida mediante contrato, por quem no tinha obrigao legal de pagar alimentos; pertencem ao direito das obrigaes. Os segundos (causa mortis) pertencem ao direito sucessrio em razo de decorrerem de manifestao em testamento, sob a forma de legado de alimentos, prevista no art. 1920; so tambm chamados testamentrios.

c)

indenizatrios ou ressarcitrios decorrem da prtica de um ato ilcito, consistindo em indenizao do dano resultante. Tambm pertencem ao direito das obrigaes e esto disciplinados nos arts. 948, II e 950.

Somente os alimentos legtimos ou legais se inscrevem no mbito do direito de famlia.

2.3.Quanto finalidade: a) provisrios fixados em despacho inicial proferido em ao de alimentos interposta sob o rito especial da Lei 5.478/68 Lei de Alimentos. Exigem prova pr-constituda do parentesco, casamento ou companheirismo. Devem ser requeridos na Ao de Alimentos e o juiz fica obrigado a fix-los, se comprovado o vnculo. b) definitivos tm carter permanente e so estabelecidos pelo juiz em sentena ou acordo das partes devidamente homologado (art. 1699).

c) provisionais definidos em medida cautelar, preparatria ou incidental, de ao de separao judicial, divrcio, nulidade ou anulao de casamento, ou de alimentos. Tm por objetivo assegurar a manuteno do suplicante em geral a mulher e os filhos durante a tramitao da lide principal. Sua determinao depende da comprovao dos requisitos referentes a todas as medidas cautelares (fumus boni iuris e periculum in mora), sujeitandose discrio do juiz.

3. Pressupostos da obrigao alimentar - Existncia de um vnculo de parentesco, a necessidade do reclamante, a possibilidade da pessoa obrigada e a proporcionalidade entre estas duas variveis . Os alimentos so devidos entre parentes, cnjuges ou companheiros no sentido de assegurar o seu sustento e a sua educao de modo compatvel com a sua condio social (art. 1694). Somente pode requerer alimentos aquele que no tem recursos prprios para se manter ou est impossibilitado por algum motivo relevante. No outro vrtice do binmio est o alimentante, que dever fornec-los de acordo com suas possibilidades.

O pargrafo 1 do art. 1694 estabelece a proporcionalidade entre necessidade e possibilidade, entendimento este subjacente letra do art. 1595. A proporcionalidade impe ao juiz o cuidado de no fixar valores exagerados nem reduzidos em demasia, devendo sopesar a necessidade e a possibilidade, buscando um equilbrio. No h regra predeterminada, porm os tribunais, em geral, arbitram penso no valor de 30% da renda do alimentante.

Quando se trata de profissional liberal, empresrio, autnomo, fica difcil conhecer seus ganhos reais.
Neste sentido, alm do rendimento declarado por estas pessoas, deve o juiz observar os sinais exteriores de riqueza.

4. Obrigao em relao aos filhos O dever de sustentar os filhos menores est expresso no art. 1566, IV e enfatizado no 1.634, I do Cdigo Civil, alm do art. 229 da CF. Decorre do poder familiar e deve ser cumprido incondicionalmente, independentemente dos pressupostos da obrigao alimentar. Quanto aos filhos maiores, a incapacidade ou enfermidade que os impossibilite de prover prpria subsistncia permite-lhes pleitear alimentos, ficando estes submetidos comprovao da necessidade e da possibilidade. Pode durar at a morte.

Para os filhos menores, a obrigao se extingue com a maioridade, podendo se estender aos 24 anos desde que o filho esteja cursando faculdade e no disponha de meios para se manter.

Este entendimento encontra respaldo no texto do art. 1694, quando dispe que os alimentos devem atender s necessidades de educao.

O dever de sustento obrigao dos pais, no mbito dos deveres atribudos a ambos os cnjuges em razo do casamento (art. 1566, IV). Decorre do poder familiar e no se estende aos outros ascendentes. No recproco, ao contrrio da obrigao entre ascendentes e descendentes definida no art. 1694. O cumprimento da obrigao alimentar pode ser feito pelo alimentante mediante pagamento de penso peridica ou mediante o recebimento do alimentando em casa, fornecendo-lhe hospedagem e sustento, sem prejuzo do necessrio educao (art. 1701).

A princpio, o direito de escolha cabe ao devedor, ou seja, o alimentante. Porm, a depender das circunstncias, poder o juiz decidir (pargrafo nico do art. 1701). No pode, porm, o juiz, constranger as pessoas a coabitar se existir incompatibilidade entre elas. Esta escolha no definitiva, podendo ser revista a forma de cumprimento da obrigao, da mesma maneira que pode a penso alimentcia ser revista.

Pode, tambm, ser definido o pagamento da penso sob a forma de fornecimento de alimentos propriamente ditos, vesturio, mensalidade escolar, despesas com sade.

Quanto ao direito do nascituro, no havia unanimidade doutrinria. Para alguns doutrinadores, este direito no poderia existir por falta de previso legal expressa, alm de que o art. 2 do Cdigo Civil dispe que a personalidade civil do homem comea com o nascimento com vida. Todavia, o mesmo artigo diz que a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro. Os alimentos garantiriam o direito vida, direito da personalidade a todos assegurado pelo art. 5 da CF.

Recentemente, foi aprovada a Lei 11 804, de 05 de novembro de 2008, que disciplina o direito a alimentos gravdicos. Estes alimentos so atribudos mulher gestante e dizem respeito parte das despesas a serem custeadas pelo futuro pai, em complementao da parte assumida pela mulher grvida, na proporo dos recursos de ambos.

Os alimentos devero compreender valores suficientes para assegurar as despesas adicionais durante a gravidez e que sejam dela decorrentes, incluindo o perodo da concepo ao parto. Esto contempladas as despesas com alimentao especial, assistncia mdica e psicolgica, exames, internaes, parto, medicamentos e outras prescries preventivas e teraputicas indispensveis consoante critrio mdico, alm de outras percebidas como pertinentes pelo juiz.

5. Obrigao decorrente do parentesco - Segundo o art. 1696, o direito a alimentos recproco entre pais e filhos, e extensivo aos ascendentes. Conforme o art. 1697, na falta dos ascendentes, cabe aos descendentes e, em seguida, aos irmos.

- A enunciao taxativa e no inclui os parentes por afinidade.

Quatro so as classes de parentes obrigados a prestar alimentos, existindo uma ordem preferencial, formando uma hierarquia no parentesco: - pais e filhos, reciprocamente; - na falta destes, os ascendentes, segundo a proximidade; - os descendentes, na ordem da sucesso - os irmos, sem distino de preferncia.

Consoante a disposio legal, aquele que necessita de alimentos deve pleite-los primeiramente ao pai ou me. Na falta destes, aos avs, podendo ser paternos ou maternos. Na ausncia destes, aos bisavs. O filho s pode pedir alimentos ao av se no existir o pai, ou, existindo, no tiver ele condies econmicas suficientes. A incapacidade do principal obrigado pode decorrer de situao de doena ou deficincia, velhice, juventude no remunerada, priso do alimentante.

Existe, ainda, a possibilidade de complementao por parte dos avs, quando os pais no tm condies de arcar sozinhos com a obrigao. No havendo ascendentes, os alimentos so pedidos aos descendentes, ou seja, aos filhos maiores (art. 229 da CF),chamados segundo a ordem de sucesso. No existindo descendentes, a obrigao alimentar recai sobre os irmos. Portanto, na linha colateral a obrigao se limita ao segundo grau.

6. Alimentos decorrentes da dissoluo da sociedade conjugal e da unio estvel Os alimentos so devidos, igualmente, em situaes de separao judicial e de dissoluo da unio estvel (art.1694) . Ocorre a equiparao dos companheiros aos cnjuges, aplicando-se todas as disposies do artigo e tambm aquelas presentes no seguinte. Neste sentido, o companheiro pode pedir ao outro os alimentos de que necessite para viver de modo compatvel com a sua condio social... Tambm nesta situao os alimentos devem ser fixados considerando o binmio necessidade X possibilidade.

7. Suspenso/extino: Somente ser suspensa a obrigao nas hipteses de casamento, unio estvel ou concubinato do credor , ou seja, o alimentando (art. 1708). Existe, tambm, a possibilidade de perda dos alimentos em situaes de procedimento indigno do credor em relao ao devedor (art. 1708, pargrafo nico). Entende-se no ser razovel que o alimentante continue a pagar penso a quem tenha atentado contra a sua vida, ou o tenha caluniado, injuriado. Funda-se o entendimento em pressuposto de ordem moral.

O novo casamento do cnjuge devedor no extingue a obrigao decorrente de sentena de divrcio (art. 1709). No se permite alegar nova unio para reduzir penso referente a casamento anterior. Havendo nascimento de filhos desta nova unio, pode ser cogitada a possibilidade de reduo por conta do encargo superveniente.

You might also like